O que Nutrição Digital e como produzir conteúdo relevante
Nutrição digital é um termo que vem se popularizando nos últimos e tempos e representa o nível de qualidade dos conteúdos consumidos pelos usuários nas plataformas digitais. Se você ainda não sabe como utilizar isso ao seu favor, acompanhe o conteúdo a seguir.
Nossa relação com a internet avançou em pouquíssimo tempo. Se no começo dos anos 2000 estar conectado era uma novidade, hoje em dia é parte da rotina de todos.
Não há mais dúvida que a internet já é parte fundamental de nossas vidas. A questão agora é o nível da qualidade dos conteúdos que consumimos sem moderação.
Mais do que isso, precisamos considerar como isso passou a impactar os criadores de conteúdo, a reputação de marcas na internet e o que fazer para se adaptar e atuar de forma saudável no ambiente virtual.
Por isso, neste texto falaremos sobre Nutrição Digital. O termo vem se popularizando recentemente e se refere aos usuários que vêm analisando a maneira como consomem conteúdos online.
O que é Nutrição Digital?
Antes de tudo, vamos entender com mais calma o termo Nutrição Digital. Não por acaso, a primeira palavra remete a nutrição tradicional, ou seja, a qualidade dos alimentos que consumimos e como eles contribuem para uma vida mais saudável.
Logo, a analogia é bem simples: a Nutrição Digital se refere ao valor dos conteúdos que consumimos na internet e como eles afetam nossa saúde mental e emocional. Sejam eles textos, vídeos, posts em redes sociais ou até notícias publicadas.
Qual o impacto da Nutrição digital para as marcas?
Precisamos lembrar que consciente ou inconscientemente, o que lemos, assistimos e ouvimos, interfere na nossa mente de forma positiva ou negativa.
Com a popularidade das redes sociais, veio também uma enxurrada de conteúdos de todos os lados. Destacar-se em meio a tantos concorrentes se tornou um desafio.
Por isso, a estratégia mais eficiente para chamar a atenção é investir no que chamamos de marketing de conteúdo.
Isso porque, quando se cria e compartilha material relevante, a audiência reconhece seus esforços e comprometimento com a qualidade do que está sendo produzido. Assim, fica mais fácil criar a base de um relacionamento de confiança com o cliente.
Além disso, de acordo com Rafael Kiso, CMO da mLabs em uma entrevista para a Rock Content, um conteúdo bem feito deve entreter, informar e educar a audiência.
Isso evita interpretações erradas e efeitos colaterais no público como danos psicológicos ou emocionais, além de uma péssima experiência com a marca.
Em uma realidade em que o público está escolhendo com cuidado o que consome, esses princípios passam a ser fundamentais na hora de definir o que será publicado.
Como colocar a Nutrição Digital em prática
Agora você já sabe do que se trata a Nutrição Digital e o que faz dela tão importante para a sua marca, certo? Então anote as dicas a seguir de como criar conteúdos relevantes e de qualidade e colaborar com a saúde da sua audiência.
Conheça seu público
Pode ser uma dica muito batida, mas acredite ou não, ainda há muitas empresas que ignoram esse fator e passam a criar conteúdos de forma generalizada para tentar conversar com qualquer pessoa. O que é um erro terrível.
Descubra para quem você está escrevendo. Trace um perfil psicológico e demográfico de quem está consumindo seu conteúdo e procure entender as necessidades e desejos dele.
Dessa forma, você consegue filtrar e definir o que mais engaja e por quais materiais sua audiência aguarda.
Produza em diferentes formatos
Hoje em dia, o que não falta é variedade de plataformas com diferentes formatos. Não tenha medo de explorar e se arriscar na hora de produzir para mais de um meio digital.
Escreva blog posts, grave vídeos, participe de trends e veja o que funciona melhor com o seu público.
Assim que descobrir, procure se estabelecer dentro daquele formato, apenas tome cuidado para não ficar para trás em tendências que surgem eventualmente.
Escolha bem as pautas
Com o seu público bem definido, o próximo passo é escolher as pautas mais relevantes e que possam sanar dúvidas e atender às necessidades deles.
Faça um levantamento de dúvidas mais frequentes ou, se possível, tente prever as necessidades que surgirão sobre seu produto ou serviço.
Fique atento aos comentários e interações, já que é muito comum os espectadores deixarem suas opiniões e sugestões para futuros vídeos e textos.
Siga os valores da marca
Não tente ser algo que você não é. Isso é muito importante na hora de criar uma imagem na internet, já que manter um personagem é muito mais complicado do que simplesmente ser fiel aos valores já estabelecidos da sua marca.
Para poder influenciar alguém, é preciso se conhecer primeiro. Só assim, você será capaz de entender seus limites e saber o que pode oferecer de melhor. Depois disso, basta alinhar suas capacidades com as necessidades do seu público e gerar um conteúdo único.
Uma dica interessante é ficar de olho em seus concorrentes, mas cuidado para não cair na armadilha de “já existe muita marca igual a minha, não tem como inovar”, pois acredite, sempre tem!
Analise os erros e acertos de outros perfis similares ao seu e estude o que você pode oferecer de diferente.
Saiba o que a sua marca tem que as outras não podem oferecer e use isso ao seu favor. A resposta pode não vir de primeira, mas vai valer a pena quando aparecer.
Hora de produzir
Já deu para perceber que a Nutrição Digital não deve ser ignorada, não é? Afinal de contas, a internet faz parte de praticamente tudo o que fazemos nos dias de hoje, por isso, é preciso ficar de olho no que consumimos online e o que isso nos agrega.
É preciso entender que ser capaz de influenciar pessoas é uma grande responsabilidade e a missão da sua empresa é fornecer conteúdo de valor para que ambos os lados possam se beneficiar. Assim, seu público fica satisfeito e a reputação da marca só tende a crescer.
Tire um tempo para analisar qual o seu papel na internet e como o conteúdo produzido impacta na vida da sua audiência. Se preciso, repense seu posicionamento atual e crie um planejamento do zero para definir os próximos passos.
Continue lendo os artigos do blog Ideal Marketing para aprender mais sobre Marketing Digital e SEO todos os dias.
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