As novas redes sociais que se destacam no meio digital

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Publicado: 1 de janeiro de 2023 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2023.

Não é surpresa afirmar que novas redes sociais surgem praticamente todos os anos. Um dos intuitos é atrair o maior número possível de pessoas, que apreciam interagir com outras, e estabelecer conexões. 

Além disso, novas oportunidades surgem, como o uso das redes sociais para relacionamentos comerciais.

Cada vez mais essas plataformas buscam desenvolver recursos e funcionalidades para se destacar diante das outras.

Dois exemplos bastante expressivos de tendências nas redes sociais e que permeiam o universo digital – e estratégias nesse meio -, foram o BeReal e o TikTok. 

Apesar de haver outras redes sociais que possuem um número maior de usuários, as duas se destacam por conta da proposta agregada, que vai além do que o público estava acostumado com as demais plataformas, despertando um interesse crescente nas pessoas.

Quais as propostas das novas redes sociais para tendências: BeReal e Tik Tok?

A verdade é que novas redes surgem a todo momento, modificando o comportamento do usuário nesses plataformas.

Apesar disso, muitas tendências se consagram, sendo implementadas em todas as mídias e até mesmo produzindo novos formatos de conteúdo para além das modas anuais. 

Confira a seguir os principais impactos das novas redes e como elas estão modificando o uso das mídias sociais nos próximos anos.

Vídeos curtos

Uma realidade inegável em termos de tendências de marketing digital para as redes sociais é o uso de imagens e, sobretudo, de vídeos, principalmente vídeos mais curtos – que se consagraram com o modelo do TikTok. 

De fato, os vídeos curtos se tornaram imensamente populares.

Isso começou a ficar evidente com a implementação em redes sociais como Facebook e Instagram. 

E, com o advento do Tiktok, o formato se consolidou ainda mais como uma estratégia fundamental para alcançar e reter a atenção de potenciais leads de forma criativa, dinâmica e prolongada.

Aliás, a rede social chinesa TikTok teve um destaque tão grande que serviu para influenciar, de maneira direta e indireta, a concorrência, que se vê instigada a buscar meios de incorporar o modelo de negócio dessa gigante. 

Tanto é que já se criou um termo para referenciar o impacto da rede nas demais mídias sociais – e até mesmo em outros âmbitos da sociedade: a tiktokização.

Como se sabe, a rede social TikTok aposta na ideia vídeos curtos, que podem ter de 15 segundos a até 10 minutos, os quais possuem um formato vertical. 

Em outras palavras, o usuário vê um vídeo e, ao terminar, arrasta para cima para ter acesso a novos vídeos em seu feed. 

Caso ele não goste de um conteúdo – e não queira ver até o final – o procedimento de rolagem no feed é o mesmo.

Compartilhamento e viralização de conteúdo

Um dos trunfos dessa rede é dar mais espaço para que os usuários produzam e compartilhem seus próprios conteúdos, podendo até mesmo viralizar. 

Com diversos filtros e maneiras de editar o vídeo, não é preciso – necessariamente – ter muitos recursos ou ser famoso para alcançar um público interessado e fiel, ampliando as redes de alcance.

Menos filtros com novas redes sociais

Além do Tiktok, outra rede social que se destacou, ganhando notoriedade cada vez maior nos últimos anos é a BeReal. 

Criada na França no ano de 2020, sua proposta tem como fruto a saturação do público com as redes sociais “tradicionais”, nas quais o uso de filtros e uma realidade “romanceada” prevalecem.

Ou seja, o intuito é reduzir as publicações ensaiadas, super editadas e que, para muitas pessoas, escondem a realidade e forçam uma positividade tóxica.

Diante desse cenário, a proposta do BeReal é permitir ao usuário a publicação de somente uma foto por dia, sem filtros e no momento que a plataforma permite/solicitar, atuando como um desafio com atualização pré-determinada, mas em tempo real, conectando os usuários por meio da atividade e das interações a esse “retrato da realidade”>

Assim, basicamente, em um momento do dia, o usuário receberá uma notificação dizendo que pode fazer a postagem, tendo o prazo de 2 minutos para concluir essa publicação.

Após publicar a imagem mais realista, de seu momento atual, o usuário será liberado para ver o que os seus amigos postaram na rede em questão.

Google e Meta: Os contrapontos entre as propostas do BeReal e Tiktok

A principal aposta e objetivo da Meta para o futuro é o Metaverso, que consiste em um novo universo virtual, que visa transformar por completo a internet como é usada hoje. 

Isso porque seu intuito é ser uma plataforma imersiva, em que será possível fazer todo tipo de atividade por meio de um avatar que representa o usuário real, conectando ainda mais real e digital..

Por sua vez, o Google está investindo em diferentes propostas, como ambient computing, incentivando o uso de mais dispositivos. Ou seja, visam que o ambiente online seja cada vez mais habitado e relacionado ao mundo físico.

Para isso, dentre os objetivo do principal buscador é dominar o mercado de hardware, criar uma versão offline do Google Ads e apresentar novos (e melhorados) resultados de busca.

O que se pode observar de maneira comparada entre as tendências provocadas pelas redes como BeReal e Tiktok, e gigantes como a Meta e o Google; é que enquanto as gigantes da tecnologia e comunicação estão apostando nos negócios integrados – e no usuário como um meio e não um fim -, as redes sociais estão mais centradas no usuário, usando a lógica oposta.

Apesar disso, ambos ambientes visam promover excelentes experiências para transformar e criar oportunidades no mercado, modificando a forma com que as pessoas se relacionam online e com a internet. 

Este conteúdo foi produzido pela Ideia Agência Digital, Agência especializada em soluções de marketing digital.