Mobile Friendly: o que é e como usar para alavancar seus resultados

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Publicado: 6 de junho de 2023 | Atualizado: 6 de junho de 2023.

Mobile Friendly é uma característica fundamental para obter bons resultados na internet. A maior parte do tráfego online acontece em dispositivos móveis, ou seja, você precisa ter páginas otimizadas para não ficar para trás da concorrência.

De acordo com pesquisa da Comscore, os brasileiros passam 91% do tempo online em smartphones. Isso faz com que o Mobile Friendly seja fundamental para quem quer alcançar bons resultados de Marketing Digital.

Afinal, ignorar a importância dos dispositivos móveis faz com que você perca terreno para marcas que trabalham com esse objetivo. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre Mobile Friendly para você compreender o conceito e aplicar as melhores práticas de otimização para dispositivos móveis nas páginas do seu site.

Mulher sorrindo ao ar livre e segurando um smartphone em sua mão direita. Ao que tudo indica, ela está tendo uma experiência Mobile Friendly em seu dispositivo móvel,

O que é um site Mobile Friendly?

Você já reparou que o layout de um site muda do computador para o smartphone? E não, isso não acontece de forma mágica: é preciso programá-los separadamente.

A ideia do mobile friendly é que suas páginas sejam tão fáceis de acessar por um dispositivo móvel quanto em um desktop. 

Embora isso possa parecer óbvio, muitos profissionais digitais não se atentam à necessidade dessa otimização. 

Afinal, pense no layout de um computador e no de um celular: um é mais horizontal, outro mais vertical. Sem falar, é claro, na diferença de tamanho.

Logo, um site mobile friendly é pensado para aproveitar ao máximo o tamanho disponível nos smartphones e tablets sem deixar que nenhum elemento fique de fora. 

Isso inclui, por exemplo, as imagens, que são mais difíceis de carregar em dispositivos móveis. 

Muitas vezes o usuário está acessando por conexões 3G ou 4G, que costumam ser mais instáveis e demorar muito tempo para carregar arquivos pesados. Logo, os elementos das suas páginas precisam ser mais leves e fáceis de visualizar.

Se todos esses aspectos são levados em consideração, parabéns: você tem um site Mobile Friendly! Mas isso é o mesmo que ter um site responsivo? Explicaremos a seguir.

Existe diferença entre site responsivo e Mobile Friendly?

Os conceitos de responsividade e mobile friendly são complementares, mas têm suas diferenças.

Um site responsivo é capaz de se adaptar a diferentes tamanhos de tela, seja no smartphone, tablet ou desktop. Um domínio mobile friendly, por sua vez, possui uma versão inteiramente própria e adaptada para dispositivos móveis.

Logo, um site mobile friendly deve ser, sim, responsivo, já que precisa mostrar todos os elementos fundamentais para o usuário independentemente do tipo de display.

No entanto, um site pode ser responsivo mesmo sem ser adaptado para mobile, já que ele significa apenas uma característica do layout.

Em um domínio mobile friendly, tudo que existe foi criado para oferecer a melhor experiência possível para o usuário, ou seja, até mesmo o código do site é diferente da versão para desktop.

Qual é a importância de ter um site Mobile Friendly?

Para além do fato de que grande parte dos acessos à internet são feitos em dispositivos móveis, podemos destacar outros benefícios importantes que o mobile friendly pode proporcionar à sua marca.

Vamos a eles.

Aprimora a experiência do usuário

Costumamos falar sobre a importância de uma user experience otimizada em diversos dos nossos artigos, e desta vez não é diferente. 

Afinal, oferecer experiências positivas faz com que o internauta enxergue sua marca com bons olhos. 

Isso potencializa novas visitas às suas páginas, aumenta as chances de torná-lo um lead e, quem sabe, um cliente da sua marca.

Por definição, ter um site com versão mobile friendly serve a esse propósito. Isso porque, independentemente de como e onde o leitor acessar seu site, ele terá a melhor versão possível em display. 

Diminui a taxa de rejeição

Um site mal otimizado faz com que o usuário o feche em instantes. Caso seu domínio demore para carregar elementos ou seja difícil de identificar o que há dentro dele, você passa a ter uma taxa de rejeição bastante elevada. 

Logo, o mobile friendly reduz de maneira considerável sua taxa de rejeição, aumentando o tempo de duração médio das visitas no seu site. 

Gera mais oportunidades

Quando algum elemento do seu site demora carregar ou não pode ser clicado pelo usuário, você perde uma oportunidade.

Logo, um site responsivo e otimizado para mobile reduz drasticamente esse efeito, te ajudando a tirar o máximo proveito de cada oportunidade de conversão.

Contribui para seu rankeamento

Desde 2015, o algoritmo do Google leva em consideração a otimização para dispositivos móveis. 

A mudança foi realizada durante o boom dos tablets e dos smartphones, o que aumentou a importância de priorizar esse aspecto de um domínio como um fator de rankeamento.

Pessoa segurando um celular com uma mão e clicando em um ícone sorridente com a outra. Em frente a ele há um tablet deitado numa mesa.

Quais são os principais critérios para ter um site otimizado para dispositivos móveis?

Podemos listar alguns critérios como essenciais para otimizar suas páginas:

  • Velocidade de carregamento: Todos os elementos do site devem carregar rapidamente. Lembre-se de que a velocidade de carregamento é um Core Web Vitals do seu site, ou seja, um elemento vital da experiência do leitor;
  • Navegação simples: Uma tela menor requer elementos de navegação simples para não poluir o display e permitir que o usuário vá de uma parte para outra sem maiores problemas;
  • Toque facilitado: Quando você tenta clicar em um link e ele não carrega (ou demora muito carregar), você acaba se frustrando, não é mesmo? Portanto, garanta que cada elemento clicável esteja otimizado para o usuário.

Como tornar seu site Mobile Friendly?

Mas, enfim, como colocar esse conceito em prática e otimizar seu site? Separamos as melhores dicas para te ajudar com isso:

Faça um teste

O Google possui uma ferramenta gratuita que permite descobrir se seu site é mobile friendly ou não. 

Além disso, ela disponibiliza insights valiosos para você otimizar o domínio, sendo um excelente ponto de partida.

Garanta um layout responsivo

Um layout responsivo é, como você já pôde perceber, um elemento fundamental para o mobile friendly. Logo, é preciso garantir que seu site consiga se adaptar para cada formato de tela.

Existem smartphones dos mais variados tamanhos, ou seja, uma página responsiva precisa considerar todos eles para ser efetiva.

Atente-se ao tempo de carregamento

Assim como na primeira dica, o Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para te ajudar a monitorar seu tempo de carregamento, o PageSpeed Insights

Basta colocar sua URL para obter diversos insights importantes para melhorar a velocidade de carregamento das suas páginas. 

O ideal é que ele aconteça em menos de 2 segundos, visto que as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação a isso. 

Afinal, há uma infinidade de conteúdo na internet, o que torna o tempo do usuário ainda mais valioso.

Aplique técnicas de mobile writing no seu conteúdo

Assim como as boas práticas de SEO melhoram a experiência do usuário e aprimoram seu posicionamento, o mobile writing é um recurso valioso para quem deseja otimizar o site para dispositivos móveis. 

Em resumo, mobile writing é a redação de conteúdos utilizando técnicas específicas para tablets e smartphones. 

E o melhor: não há segredo! É muito provável que você já aplique algumas delas naturalmente. De qualquer forma, vamos às principais:

  • Destaque trechos em negrito;
  • Utilize bullet points para listar itens;
  • Distribua intertítulos para quebrar o texto;
  • Faça parágrafos curtos;
  • Use elementos visuais para tornar a leitura mais agradável. 

Vale dizer que a lista de tópicos acima é um exemplo de mobile writing para você se espelhar. 

Além dela, há diversos outros elementos pensados para melhorar sua experiência de leitura em um dispositivo móvel no decorrer deste e todos os outros artigos do nosso blog.

Aposte em fontes que facilitam a leitura

As fontes escolhidas para seus conteúdos também fazem parte das otimizações mobile friendly. Se você optar por formatos difíceis de ler, irá prejudicar a experiência do usuário.

Portanto, escolha fontes que são fáceis de ler, além de pensar em cores e contrastes que façam sentido para o leitor. Por fim, opte por tamanhos que aproveitem ao máximo o layout dos smartphones, mas sem serem grandes ou pequenos demais. 

Seja mobile first!

Deu para entender que o conceito de mobile friendly é fundamental para qualquer negócio nos tempos atuais, não é mesmo?

Com isso, por que não focar em estratégias que priorizam os dispositivos móveis no lugar de ficar se preocupando com otimizações a cada nova ação implementada?

Aproveite todas as dicas e insights que obteve no decorrer da leitura e torne o seu site uma referência de mobile first!

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