Mercado de afiliados: o que é e como começar?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Hoje em dia, o mercado de afiliados é uma excelente opção para quem está buscando uma renda extra. Contudo, são poucas as pessoas que realmente sabem como funciona esse sistema.

Para ajudar você a entender mais sobre o mercado de afiliados, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é uma forma de marketing em que os anunciantes – muitas vezes, por exemplo, lojas online – trabalham em conjunto com os parceiros (afiliados) com base no desempenho. 

Este é um modelo de pagamento por venda em que o anunciante paga apenas pelos resultados. O afiliado recebe então uma comissão pela venda que ajudou a realizar. 

Por meio do marketing de afiliados, os anunciantes podem atingir um público maior, pelo qual só pagam se houver resultado.

Na configuração padrão, existem três partes envolvidas:

1. Anunciantes

Muitas vezes é um especialista, uma loja virtual, uma empresa, eles oferecem produtos ou serviços. Objetivo: gerar tráfego e vendas extras e disponibilizar material promocional para esse fim e vincular uma comissão aos resultados.

2. Afiliados 

Estes são pessoas, editores de sites, criadores de conteúdo, que apoiam os anunciantes na aquisição de novos clientes. Eles informam os visitantes sobre as ofertas e os encaminham ao anunciante. Se isso leva à conversão, então eles recebem uma certa comissão por isso.

3. Rede de afiliados

Uma rede de afiliados é o elo entre o anunciante e os afiliados. Elas garantem uma medição correta dos resultados e observam onde a recompensa deve ser paga ou não.

Como você pode começar?

Abaixo, está um pequeno passo a passo que pode lhe ajudar a iniciar no mercado de afiliados!

Escolha um nicho de mercado

Para começar, primeiro você deve pensar sobre o que deseja fazer em um site.

Você já deve ter algum tipo de ideia sobre o que deseja escrever. A maneira mais fácil é criar um site sobre um assunto com o qual você tenha algum tipo de afinidade. 

Por exemplo, escolha um tópico relacionado a um hobby ou um interesse extraordinário por algo.

Se você não consegue pensar em nada, escreva algumas coisas que você gosta de fazer. Isso pode ajudar a fazer uma escolha no final.

Escolha o nome do domínio

A etapa 2 é que você deve criar um nome para o seu site de marketing de afiliados. 

É melhor escolher o nome de domínio mais curto possível. 

Você tem que pesquisar e pensar até encontrar um nome de domínio que não esteja ocupado e que você pode associar ao seu nicho.

Escolha uma hospedagem 

Simplificando, uma hospedagem é como alugar um espaço de armazenamento de um servidor. 

Arquivos que juntos formam um site são colocados neste servidor. Você pode pensar, por exemplo, em páginas da web, fotos, vídeos.

Assim que alguém digita o nome de domínio do site em um navegador, os arquivos do site são carregados automaticamente do servidor. O visitante então verá o site. As empresas que oferecem hospedagem na web também são chamadas de ‘provedores de hospedagem’.

Crie seu site WordPress

Assim que tiver concluído as primeiras 3 etapas, você está prestes a realmente começar com o seu site, uma das ferramentas que podem te auxiliar no seu trabalho como afiliado.

O WordPress é um sistema para gerenciar um site, blog ou loja virtual sem exigir (muito) conhecimento técnico. É realmente muito fácil criar um site através dele.

Escolha o tema

Você também precisa escolher um tema depois de criar seu site WordPress. 

Você pode começar com um tema totalmente gratuito. Conforme ganha mais experiência e os resultados forem surgindo, é possível optar por um tema pago.

Instale os plug-ins

Depois de escolher o seu tema, você também precisará instalar alguns plug-ins!

Aqui está a lista de plug-ins que acho que você deveria ter.

  • YoastSEO: Para obter uma pontuação melhor no Google, você precisa ter uma boa pontuação no seu site e seu conteúdo. Esse plug-in lhe ajudará nisso.
  • Elementor: Este é o melhor construtor de sites. Funciona com arrastar e soltar. 
  • Akismet: Isso é padrão no WordPress e existe para manter o spam fora.
  • Google Analytics: Medir é saber, o Google Analytics mede tudo. É um sistema bastante complicado no início, mas fornece muitas informações.

Esses são os plug-ins mais importantes e, se você já está nisso há algum tempo, adicionará mais alguns ao longo do caminho.

Pesquisa de palavras-chave / SEO

Esta é a parte mais importante de toda a lista.

O Google é um sistema muito complicado baseado em algoritmos e está em constante mudança. Contudo, não é tão importante desvendar todos os detalhes sobre SEO no começo. Primeiro, mantenha as coisas simples. Concentre-se nas palavras-chave. O resto virá depois.

Você deve pesquisar as palavras-chave com cuidado e existem ferramentas gratuitas para isso, mas também pagas. Se você está apenas começando, pode fazê-lo com as ferramentas gratuitas.

Você tem um produto e precisa escrever um texto sobre ele. É importante que você escreva um texto sobre um tópico que as pessoas pesquisaram. Se você escreve um texto sobre um assunto que só é pesquisado 3 vezes por mês, não faz muito sentido. 

Adicione links de afiliado ao conteúdo

Em seguida, você pode começar a escrever artigos relacionados às palavras-chave pesquisadas anteriormente.

Para complementar o conteúdo, não esqueça de adicionar os links de afiliados dos seus produtos. Dessa forma, as pessoas saberão onde clicar. 

Site que podem te ajudar a encontrar bons produtos para se afiliar 

Se você está em dúvida sobre a qualidade de um produto que quer promover, o site OCACO é uma excelente opção.

Nesse site, você encontra avaliações sobre infoprodutos. São avaliações sinceras, deixadas por outras pessoas que já adquiriram o produto.

Dessa forma, você pode avaliar por si mesmo para fazer a escolha correta de qual produto irá promover.

Gostou de saber mais sobre o mercado de afiliados? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!