Melhores negócios para abrir em 2022: o que está em alta?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 17 de janeiro de 2022 | Atualizado: 17 de janeiro de 2022.
Alguns dos melhores negócios para abrir em 2022 você já conhece. Eles estão, por exemplo, no mercado de Alimentação e no setor Pet, já que estes têm alta demanda.
Mas essas não são as únicas opções para você considerar. Até porque, existem pontos importantes para avaliar na hora de abrir seu próprio negócio. Nós falamos destes pontos logo abaixo.
Porém, já vale dizer que, quanto mais você pesquisar, maiores serão suas chances de escolher bem o que abrir. Leia sobre os setores, pesquise por vídeos, participe de feiras de negócios. Algumas feiras, inclusive, são gratuitas e permitem conhecer vários tipos de empresas em um mesmo local.
Como escolher no que investir?
Escolher que negócio você vai abrir é uma tarefa que merece cuidado. Afinal de contas, você vai investir seu tempo e dinheiro, e errar vai causar prejuízo e frustração.
Dito isso, é preciso destacar que o mais importante nessa decisão é saber o que você quer realmente fazer. Com o que você gosta de trabalhar? O que lhe daria prazer de atuar todos os dias?
Muitos empreendedores dão prioridade ao lucro que podem ganhar em um negócio. Porém, esse é um modo perigoso de escolher sua empresa.
Imagine só: você terá que se dedicar ao máximo ao negócio para fazê-lo crescer. Se você não gosta de animais e abrir um pet shop, vai fazer tudo por obrigação, não porque se sente bem com aquilo.
Mas abrir o próprio negócio é uma oportunidade de se realizar pessoal e profissionalmente. De início, pode até ser que você se dedique bem a algo que não gosta. Porém, com o tempo você se sentirá incomodado e bem pouco estimulado. Daí para a frente, o negócio pode ruir.
Então, primeiro passo: conheça seu perfil e escolha algo que combine com você.
Em seguida, analise seu mercado local. É importante que sua região tenha capacidade de aderir ao que você vai vender ou oferecer. Por exemplo: se os picolés são “desprezados” onde você mora, não seria muito eficaz vender picolés, concorda?
Avalie também o lucro possível. Como dissemos, esse não pode ser o ponto principal da sua decisão. Porém, é algo que deve ser, sim, considerado, uma vez que você vai precisar desse faturamento para manter sua empresa funcionando.
Por último, escolha o tipo de negócio que você quer abrir. Existem dois principais: aquele aberto do zero e a franquia.
Franquia é modelo de negócio mais seguro
Para quem busca mais facilidade em se estabelecer, a franquia será a melhor opção. Isso porque, ao abrir um negócio desse tipo, você vai iniciar uma nova unidade de uma empresa que já existe no mercado. As lojas McDonald’s, por exemplo, são franquias.
A franquia tem um modelo preestabelecido, que o empreendedor, chamado de franqueado, precisa apenas colocar em prática. Além disso, há suporte oferecido pela franqueadora (dona da marca).
Assim, o franqueado aprende como trabalhar com a marca, tem apoio para fazer seu marketing, contratar pessoas etc. Existem também opções de franquias baratas, do tipo home office.
Quais os melhores negócios para abrir em 2022?
Agora que você já sabe como escolher o melhor negócio para você, vale a pena dizer que alguns setores estão em alta.
Assim, caso você tenha identificação com eles, podem ser boas opções para investir. Neles, você vai encontrar diversas possibilidades de empresa para abrir, e também um público variado. Veja abaixo.
Negócio de alimentação
O mercado de Alimentação é um dos poucos que não têm problemas, mesmo em momentos de baixa da Economia. Todo mundo precisa comer, não é mesmo?
Neste segmento, é possível investir em diferentes tipos de negócio. Você pode abrir uma lanchonete, um restaurante, hamburgueria, trabalhar com doces gourmet, bombons, açaí etc.
Se preferir, você nem precisa cozinhar. Existem franquias, por exemplo, que já entregam as refeições prontas para o franqueado, que só faz o trabalho de revenda.
Mercado pet
Outro dos melhores negócios para abrir em 2022 pode estar no setor pet. Afinal de contas, esse é um ramo que continua a gerar bons números, mesmo na crise.
Para se ter uma ideia, em 2020 o setor cresceu 13,5%, tendo faturamento de R$ 40,1 bilhões em todo o Brasil.
Na hora de abrir seu negócio, existem várias opções. Pode ser um pet shop, uma loja de roupas para animais, uma padaria para pets e até uma cervejaria para eles! Todos esses modelos já atuam no mercado e têm contribuído para a sustentação deste segmento.
Loja virtual
As compras pela internet ganharam bastante espaço nos últimos tempos. No país, o e-commerce cresceu 75% em meio à pandemia, e a tendência é que as vendas continuem em alta.
Por isso, pode ser uma excelente opção abrir uma loja virtual. Você só precisa encontrar um bom produto, que tenha demanda, e que seja fácil de entregar. Até porque, você não quer ter problemas com logística.
Outro atrativo de abrir uma loja online é que, muitas vezes, dá para trabalhar 100% em casa. Dependendo do seu produto, nem será preciso ter espaço para estoque. Então, é um tipo de negócio que pode ajudar a ter mais flexibilidade no dia a dia.
Empresa online
Se você não quiser vender produtos, pode oferecer serviços fazendo o atendimento online.
Você pode, por exemplo, abrir uma agência de viagens virtual. Assim, seus clientes interessados em viajar vão entrar em contato pelo seu site, e então você poderá fazer todo o roteiro de viagem deles.
Esse tipo de negócio é, assim como a loja virtual, uma opção para quem gosta da ideia de trabalhar em casa. Na maior parte das vezes, será preciso apenas um computador, acesso à internet e um telefone para falar.
É, inclusive, uma opção de negócio barata, uma vez que não será necessário montar uma loja. E a agência de viagens foi apenas um exemplo. Você também pode trabalhar como corretor de seguros, consultoria empresarial, serviços de marketing etc.
Lembre-se: os melhores negócios para abrir em 2022 vão variar conforme o seu perfil. Portanto, as ideias que trouxemos aqui são apenas isso: ideias. Avalie bem o que combina com o que você quer fazer, para poder investir com sucesso.