MEI: como trabalhar com marketing digital em 2023
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 21 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Se as ferramentas de marketing antes passavam pela construção do ponto de vendas, especialmente precisando que muitas pessoas circulassem pelo local para conhecer seu produto, hoje isso é passado.
É claro que ainda existem locais privilegiados para exposição de determinados itens, mas a vitrine cresceu, e muito: a internet disponibiliza acesso ao olhar de muitos consumidores!
É disso que estamos falando quando abordamos as ferramentas de marketing digital: atrair clientes através das telas de smartphones e computadores, deixar produtos e marcas à vista nos espaços em que “circulam” os potenciais compradores. E isso é fundamental para que as empresas tenham sucesso – independente do tamanho do negócio!
Abrir uma microempresa (ME) para ofertar serviços de marketing digital é facinho! Se você é do tipo que gosta de tudo online (o que certamente confere com o perfil do profissional de marketing digital), a Contabilizei oferece auxílio sobre como abrir uma ME.
A própria Contabilizei é uma empresa digital – então tem tudo a ver com o seu tipo de negócio. A burocracia para se abrir uma empresa é muito facilitada, mas mesmo assim contar com a ajuda de quem entende do assunto é importante, e você vai precisar de um contador para acompanhar os trâmites legais da sua empresa.
O que é Marketing digital?
Marketing digital é trabalhar com as ferramentas de busca e manutenção de clientela que estão disponíveis online hoje. O brasileiro ama o mundo virtual – especialmente as redes sociais. É aí que estão muitas das práticas utilizadas para expor produtos e serviços, e manter um relacionamento constante com o público-alvo do negócio.
Sim, relacionamento! Quando estamos falando sobre marketing digital não estamos tratando apenas do potencial de venda efetiva de um produto pela internet, mas sim de um dia a dia em que a marca se aproxima do cliente e atua quase como “amiga” dele. É por isso que muitas empresas buscam profissionais qualificados para manter postagens e interações com seus clientes através da internet.
Diferente daquele conceito de ponto de vendas, como falamos antes, passando do marketing tradicional para o marketing digital as métricas de quantos consumidores interagem com a marca, efetuam compras, por quais canais os compradores chegam até a marca – e muito mais – estão facilmente acessíveis.
Então, se por um lado é embaraçoso não oferecer resultados positivos a um cliente que contrata você para fazer o marketing da empresa, é muito mais fácil também comprovar os resultados do que foi feito – e fazendo as ações bem feitas, o resultado aparece.
Quais as áreas de atuação de um profissional de marketing digital em 2023?
A principal fonte de trabalho para quem vai atuar com marketing digital é a presença das marcas nas redes sociais. Além das redes serem muitas e ser necessário dar conta de estar “conversando” com os clientes em todas elas, as empresas também precisam que essa comunicação toda tenha algum fio condutor, um tipo de alinhamento, para que essa presença virtual seja tanto significativa quanto captadora de bons resultados.
E para que esse posicionamento da empresa aconteça corretamente, mais de um tipo de profissional está envolvido – porque existem os criativos e existem os técnicos, e todo mundo conversa nesse jogo.
Quando se fala em presença online, o Google é um forte alimentador para que aquela pessoa que procura o seu produto ou serviço encontre.
E é por isso que faz parte do marketing digital o que chamamos de SEO ou marketing de conteúdo. A ideia aqui engloba dois tipos de profissionais: um analista, que vai estudar o que está sendo buscado e como encaixar seu produto com palavras-chave que fazem sentido; e um redator, que fará mágica com as palavras para que além de palavras-chave soltas você ofereça conteúdo de qualidade.
Na parte de marketing de performance, por exemplo, o profissional atua com análises de dados e pesquisas, para definir onde irão aparecer as campanhas do cliente, quanto tempo é necessário que durem, em quais plataformas.
Daí temos também o gestor de mídias sociais, que fica organizando quais materiais serão postados em quais momentos, e respondendo ativamente aos comentários, compartilhamentos, e quaisquer interações do público com a campanha. Em geral, quem atua como gestor de mídias sociais circula por todas as funções – e muitas vezes pode ser o “exército de um homem só” mesmo.
Como abrir um negócio de marketing digital?
Se você viu que seu perfil é ideal para trabalhar com uma das etapas que comentamos acima dentro do marketing digital (ou todas!), abrir um negócio nesta área pode ser bastante vantajoso! Sim, muitas marcas estão buscando fornecedores para manter esse relacionamento com o cliente ativo – e é um tipo de trabalho que dá super certo para contratação externa.
Quer dizer, fica mais fácil você montar o próprio negócio e atender mais de um cliente do que esperar ser contratado como funcionário para esta atividade.
Uma das primeiras etapas para abrir uma empresa é verificar qual é o código da atividade que será realizada no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), e com isso definir o tipo de empresa que pode ser aberto.
Alguns profissionais da área do marketing digital, como os redatores, estão liberados para abertura inclusive de MEI – Microempreendedor Individual. Este é um tipo de empresa muito vantajoso para quem tem faturamento baixo – e pode ser bem bom para começar um negócio.
O que é CNAE e como identificar a melhor opção para o meu negócio?
Então, conforme comentamos, o CNAE define o tipo de empresa que você pode abrir. É assim: o Governo Federal mantém este cadastro para que cada atividade econômica desenvolvida no Brasil possa ser tributada e regulada, conforme as necessidades de cada profissão.
É a partir do CNAE que fica definido se determinada atividade por estar incluída em uma empresa MEI, por exemplo. A mesma coisa vale para o Simples Nacional – que é um sistema de tributação que permite menor imposto para micro e pequenas empresas. Resumindo: escolhendo a atividade no CNAE é que você vai saber como será seu relacionamento com o fisco.
Das atividades relacionadas ao marketing digital, algumas permitem adesão ao MEI, outras não. Redatores, por exemplo, podem definir o CNAE como EDITOR(A) DE REVISTAS INDEPENDENTE (5813-1/00), que está incluído nas possibilidades do MEI. Esse já não é o caso dos programadores, que podem sim abrir uma micro empresa optante pelo Simples Nacional, mas não podem ser MEI.
Para avaliar qual CNAE pode ser interessante para sua empresa, aproveite a ferramenta CONSULTA CNAE disponibilizada pela Contabilizei – quem sabe a que você está pensando está com a melhor de todas as tributações?!