Marketing Tradicional x Marketing digital: saiba como escolher a melhor estratégia

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Publicado: 28 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 9 de março de 2020.

Marketing Tradicional x marketing digital: qual das duas estratégias ganha o coração da sua empresa? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, mas estamos aqui para te ajudar. Quer descobrir qual delas é a melhor para você? Então, nos acompanhe!

Divulgar uma empresa apresenta diversos obstáculos, os quais devem ser estudados detalhadamente.

Isso porque é necessário ter informações como: quem é o seu público-alvo, quais são os seus concorrentes, entre outras informações.

Por isso, o marketing digital e Marketing Tradicional se apresentam como soluções vantajosas para você implementar no seu empreendimento, seja uma pequena, média ou grande empresa. Ou então que possua um orçamento limitado e poucos colaboradores.

Ainda assim, fica complicado saber qual das duas estratégias é a melhor: Marketing Tradicional x marketing digital?

Sendo assim, para conhecer as vantagens de cada um, criamos este artigo exclusivo para você investir naquilo que é melhor para o seu negócio.

Então, vamos ver qual a diferença entre Marketing Tradicional e marketing digital?

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As vantagens do Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional pode ser visto como a forma que empresas se comunicam por meio de canais off-line, como a televisão, os jornais, as revistas impressas, o rádio etc.

Esse o tipo de marketing contempla diversos anúncios feitos em horários nobre da televisão, em pequenos panfletos, outdoors, entre outros.

Mesmo que vivamos em um mundo tecnológico, o Marketing Tradicional jamais sairá de cena, uma vez que mostra resultados muito positivos para a organização que os utilizam.

Falando em resultados, as principais vantagens encontradas no Marketing Tradicional são:

  • Maior alcance: o Marketing Tradicional alcança até mesmo lugares que não têm acesso à internet ou à televisão, seja por meio de rádio ou canais de comunicação impressos;
  • Grande visibilidade: a partir do momento em que se tem alcance, tem também visibilidade. Ou seja, muitas pessoas passam a conhecer a sua marca;
  • Realidade impressa: diferente das campanhas online do Marketing Digital, os anúncios impressos podem ser tocados e, por conta disso, são considerados verdadeiros pelas pessoas;
  • Contempla pessoas da terceira idade: dificilmente se vê pessoas com mais de 60 anos acessando a internet com facilidade e frequência. Nesse sentido, o Marketing Tradicional leva a melhor, pois fazer com os mais velhos acreditem no que está sendo veiculado e ter mais chance de alcançá-los;
  • Grande visibilidade online: caso a sua campanha off-line seja feita adequadamente, isso pode causar um efeito no universo online, especialmente dentro das redes sociais, que geram visibilidade na web de forma orgânica, ou seja, sem custo nenhum;
  • Duração prolongada: você já ficou esperando na sala de espera do dentista lendo uma revista que estava em cima de uma mesa de centro? Pois bem, essa é a forma de prolongar anúncios de uma marca para atingir cada vez mais pessoas.

É muito comum ler e ouvir por aí que quem faz Marketing Tradicional são empresas de grande porte, pois podem investir um alto valor em cima disso.

Porém, essa ideia é errada: qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode usufruir das vantagens do Marketing Tradicional.

Basta seguir esses passos:

1. Procure nichos de baixo custo: jornais de bairro, rádios comunitárias e revistas voltadas para um único tema são opções vantajosas e baratas e que possuem uma grande eficácia por atingirem um público bastante segmentado;
2. Invista em materiais impressos: mala direta e flyers não morreram e possuem um baixo custo em vista da quantidade de pessoas que esses materiais atingem;
3. Use brindes: quem é que não gosta de receber presentes? Os seus clientes e colaboradores vão é te agradecer se fizer isso. Pois é uma maneira de fidelizar clientes e incentivar a sua equipe a prestigiar cada vez mais a sua marca.

Agora que você sabe quais as vantagens do off-line, com certeza deve estar se questionando: “Afinal, Marketing Tradicional x marketing digital?”.

Calma que vamos responder a essa pergunta nas próximas linhas, depois de você descobrir as vantagens do marketing digital.

As vantagens do Marketing Digital

Diferente do Marketing Tradicional, o Marketing Digital foca em ações no ambiente online, como sites, blogs corporativos, redes sociais etc.

Com isso, o seu principal objetivo é divulgar empresas para que as mesmas consigam aumentar o poder de vendas dos seus produtos ou serviços.

Sendo adotado por muitas companhias, essa metodologia gera muitas dúvidas em empreendedores que querem saber qual a diferença entre Marketing Tradicional e Marketing Digital.

Por isso, resolvemos também mostrar quais as principais vantagens dela para você saber em qual estratégia focar: de Marketing Tradicional x Marketing Digital.

  • Grande segmentação: ao focar em campanhas online, você é capaz de criar mensagens diferenciadas para cada tipo de público da sua empresa. Essas informações podem ser hábitos de consumo e hobbies, por exemplo;
  • Maior alcance: o fato é que a internet é infinita e pode atravessar qualquer barreira. Portanto, manter presença na web permite que a sua marca seja exposta a todas as pessoas do mundo;
  • Rapidez: os resultados das suas campanhas online podem ser mensurados em tempo real, algo que não acontece com os meios off-line, o qual não permite mensuração assertiva;
  • Mensuração: relacionada a vantagem acima, a mensuração é importante para que você consiga descobrir quais ações dão resultados positivos para a marca e se alguma delas estão prejudicando seu negócio;
  • Fácil de ajustar: caso você perceba que uma campanha de marketing digital não está de acordo com o esperado, é possível fazer ajustes ou excluí-la rapidamente;
  • Capacidade de viralização: com bons conteúdos, a sua empresa consegue receber uma alta taxa de compartilhamento derivado de pessoas que seguem a sua página, aumentando o poder de exposição da marca.
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São muitas vantagens para uma metodologia só, não é mesmo? Não à toa, há essa guerra Marketing Tradicional x Marketing Digital entre as empresas.

E para implementar o Marketing Digital de modo assertivo no seu negócio, veja as dicas que temos para te passar abaixo:

1. Crie um site/blog corporativo: criar um site e um blog corporativo é fundamental para gerar autonomia diante do seu setor de atuação. Além disso, é uma maneira de não sofrer com as mudanças do algoritmo das redes sociais;
2. Elabore bons conteúdos: conteúdos são a base do sucesso para quem quer investir no Marketing Digital. Sendo assim, ofereça materiais diferenciados para o seu público-alvo;
3. Invista no design: possuir peças de alta qualidade, com um design arrojado e exclusiva é o que há de melhor, uma vez que a web é totalmente visual;
4. Foque em multimídia: textos, podcasts, vídeos, gifs e músicas ganham uma importância muito maior na internet. Portanto, vale muito à pena investir nesses formatos de conteúdo;
5. Segmente suas ações: graças ao poder da internet, hoje já é possível classificar todos os seus consumidores com base nas campanhas realizadas pela sua empresa;
6. Use as redes sociais de maneira inteligente: essas poderosas ferramentas servem tanto para divertir os seus consumidores quanto se relacionar profissionalmente, desde que você realmente saiba em quais redes sociais os seus clientes estão presentes;
7. Aposte em e-mail marketing: o e-mail marketing ainda é um sucesso, principalmente quando o objetivo é segmentar as campanhas da sua empresa ao máximo. Não se esqueça de sempre utilizá-lo;
8. Faça anúncios pagos: juntamente com as redes sociais, os anúncios pagos são a maneira de fazer publicidade de primeira para algum produto ou serviço da marca.

Existem inúmeras vantagens com o Marketing Digital, mas com certeza essas são as principais e que você deve prestar sempre bastante atenção.

Já se decidiu entre Marketing Tradicional x Marketing Digital? Então foque agora mesmo!

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Com muitos benefícios apresentados, com certeza fica difícil escolher entre Marketing Tradicional e Marketing Digital, não é mesmo?

O ideal, quando você pensar em focar a sua estratégia em uma dessas estratégias, é criar campanhas que mesclem tanto o Marketing Digital quanto o Marketing Tradicional.

Isso porque a linha de comunicação das suas campanhas deve ser eficiente o suficiente para que o consumidor se lembre do seu produto ou serviço.

Portanto, não perca mais tempo: conheça a sua persona (cliente ideal) e saiba os principais Tipos de marketing (Melhores formas de marketing atuais) para a sua necessidade.

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