Marketing personalizado: o que é e como usar a seu favor
O marketing personalizado é uma estratégia utilizada para valorizar a vivência do cliente em relação ao seu produto ou serviço. Continue lendo para saber mais sobre este assunto e melhorar a comunicação da sua empresa.
Para o seu negócio dar certo, nada melhor do que conhecer os hábitos, comportamentos e gostos do seu potencial cliente.
É importante lembrar que, há alguns anos, o marketing era feito por meio das mídias tradicionais, como TV e rádio, e era pensado para o público em geral. Porém, com a chegada da internet, esse movimento mudou.
Os passos do consumidor passaram a ser monitorados a partir das métricas de dados. Com isso, cada clique e página acessada passou a fazer parte das estratégias de marketing.
O objetivo é sempre chegar ao consumidor final da forma mais personalizada possível. Neste artigo, você vai entender mais sobre os seguintes tópicos:
O que é marketing personalizado?
É um conjunto de métodos de marcas que se baseiam no perfil do consumidor.
Para atingir seus objetivos, os profissionais da área podem trabalhar por meio de algumas pontas para traçar boas estratégias de comunicação e se relacionar melhor com o público-alvo. Entre eles:
- Produtos;
- Serviços;
- Ofertas;
- Conteúdos;
- Experiências personalizadas.
Um bom exemplo de marketing personalizado que podemos dar é: quando um consumidor acessa uma página de loja de roupas.
Se este visitante saiu sem comprar nada, mas deixou seu e-mail em um formulário, a empresa pode usar esta oportunidade para entrar em contato oferecendo um desconto naquela peça ou uma promoção imperdível.
Como funciona o marketing personalizado?
Para funcionar de forma eficiente, é necessário uma boa aplicação do Business Intelligence (BI). Também conhecida como marketing BI.
O marketing BI é um ótimo aliado para realizar análise e demonstrações de resultados. Isso porque ele é um conjunto de técnicas utilizadas para coletar e analisar dados de futuros clientes.
Essa coleta é transformada em informação clara, direta e muito valiosa. Portanto, é um passo muito importante no processo.
Por se tratar de coleta de informações de seus consumidores, é necessário ter atenção a um ponto muito importante: eles não podem ter a sensação de estarem sendo vigiados.
Caso contrário, em vez de um resultado positivo, essa estratégia aplicada de forma errada pode afastar o cliente.
Portanto, as questões de ética online devem ser levadas a sério. Assim como as orientações sobre a privacidade do cliente.
Ao utilizar este método, colete os dados de forma transparente. Isso é fundamental para que o consumidor não se sinta enganado.
Vale destacar que o uso indevido deste material pode colocar o seu negócio em risco. E todo o seu esforço pode ir por água abaixo.
Principais benefícios e importância de investir no marketing personalizado
Tenha em mente que o bom marketing é aquele que não parece marketing. Essa é uma regra básica para o resultado positivo.
Portanto, o Business Intelligence deve ser aplicado de forma que valorize o cliente. Ou seja, o consumidor precisa se sentir exclusivo e com alto grau de satisfação.
Isso significa oferecer aquilo que ele vai enxergar como algo único. Dessa forma, a chance de ele se tornar um cliente fiel é muito grande.
Esta estratégia constrói um relacionamento menos superficial com quem está do outro lado. E essa relação também se torna mais transparente e verdadeira.
Portanto, é fundamental fazer uso correto do Business Intelligence. Assim, novos clientes são conquistados. Além de que, aqueles mais antigos se mantêm fiéis.
Desafios do marketing personalizado
Se você chegou até aqui, já entendeu que todo o processo tem como principal objetivo interagir com o público. Essa interação deve ser sempre personalizada, de acordo com comportamentos e gostos.
Para isso, é necessário ter acesso a diferentes materiais coletados por meio do Business Intelligence.
Atualmente, ter informações sobre clientes é um verdadeiro mapa do tesouro para as empresas.
É necessário levar em consideração que número de dados é muito grande. Por conta disso, o desafio se torna justamente reunir e analisar toda essa coleta.
Todo esse banco deve ser transformado em materiais relevantes para a equipe de marketing. E isso, certamente, não é tarefa fácil.
Dito isso, é importante destacar a importância de um marketing BI eficiente.
Bônus: marcas que executam ótimas ações de marketing personalizado
Para que você tenha uma ideia prática e consiga visualizar os resultados, seguem abaixo alguns exemplos de marcas que usaram a estratégia de forma correta e positiva, veja:
Netflix
Quem usa o serviço de streaming sabe que o catálogo é diversificado. Mas também sabe que os filmes oferecidos geralmente são do gênero que você costuma assistir.
Dessa forma, o serviço facilita a vida do telespectador e o mantém fiel.
Amazon
A empresa sabe muito bem como usar a estratégia de marketing BI a seu favor.
Basta que você pesquise um produto. A partir daí, todas as ofertas sobre ele começam a aparecer, de alguma forma, para você.
Isso porque as suas informações são muito bem armazenadas e transformadas em ferramentas de venda.
Spotify
Quem usa o aplicativo sabe que, ao escolher uma música, várias outras do mesmo estilo são tocadas em seguida.
O segredo, mais uma vez, está nos dados. Muito bem compilados por um eficaz Business Intelligence.
Por onde começar a aplicar um bom marketing personalizado?
O primeiro passo é definir quem é o seu público-alvo.
Qual o cliente que você quer atingir? Após isso, escolha uma estratégia competente de marketing BI, para que os dados sejam coletados e transformados em materiais úteis para a empresa.
São esses materiais relevantes que ajudam o profissional ou a equipe de marketing no momento de definir processos eficazes.
Se lembre que, como dito já no tópico sobre os desafios, o número de dados é muito grande. Por isso, fique atento às informações que realmente importam para o seu negócio.
O resultado do impacto positivo no cliente
Para finalizar, nunca é demais enfatizar que o marketing, principalmente o digital, é fundamental para impactar o cliente.
Com o uso do Business Intelligence é possível trabalhar de forma personalizada. O marketing feito dessa forma garante um efeito muito mais direto e forte no cliente.
E esse resultado, claro, pode ser revertido em vendas e aumento do faturamento. Afinal, esses dois fatores são os objetivos finais de um negócio.
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