Marketing para Escola de idiomas: 12 tendências para aplicar na Instituição

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Publicado: 12 de dezembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O Marketing para Escola de idiomas é a melhor estratégia para quem quer saber como atrair alunos para escola de inglês, por exemplo, mas sem gastar muito para tanto. Mas só consegue alcançar melhores resultados quem conhece as próximas 12 tendências da área que vamos mostrar aqui.

Há inúmeras escolas de idiomas espalhadas pelo país, muitas das quais utilizam os mesmos recursos para se promoverem e atrair novos alunos.

Para de destacar no mercado, é preciso investir em estratégias capazes de mostrar o seu diferencial a fim de não ter dificuldades em como captar alunos para escola de idiomas.

E visando uma ótima relação de custo-benefício, o Marketing para Escola de idiomas é a solução ideal para quem quer melhorar seus resultados sem gastar muito por isso.

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Para tanto, reunimos neste conteúdo as 12 principais tendências no setor para você arrasar no mercado! Confira:

12 tendências para você investir no Marketing para Escola de idiomas

A procura por escolas de idiomas está cada vez mais crescente, principalmente pelo fato de que as pessoas desejam dar uma turbinada em seus currículos.

Para atender essa demanda, o número de escolas de idiomas tem aumentado com o passar dos anos, especialmente aquelas voltadas para o inglês.

Com isso, você precisa saber como fazer um bom Marketing para Escola de idiomas para destacar a sua Instituição no mercado e torná-la relevante.

Mas antes de você saber, de fato, como captar alunos para escola de idiomas, é necessário focar no diferencial que a sua escola apresenta.

Sendo assim, a primeira dica de como atrair alunos para escola de inglês é fazer um estudo minucioso sobre o mercado e apresentar uma oferta inegável a todos os alunos.

A partir daí, você consegue realizar um bom marketing para escola de idiomas, que pode ser melhor aproveitado com as 12 tendências a seguir:

1. Defina seu público-alvo

Ao tentar descobrir como captar alunos para escola de idiomas, você precisa saber quem são essas pessoas.

E o ponto de partida para quem quer começar a trabalhar com o marketing digital em uma instituição de ensino é definir o público-alvo para se comunicar de forma assertiva com ele.

Por exemplo, se a sua intenção é captar adolescentes para realizar um semestre de inglês, a linguagem deve ser extremamente divertida e descontraída.

Mas se a ideia é atrair jovens profissionais, enviar uma campanha via email marketing toda em inglês pode motivá-los a desvendar o que está escrito nele.

No fim das contas, o que realmente importa para você saber como atrair alunos para escola de inglês é o impacto que a sua mensagem terá para cada tipo de público-alvo.

Por isso, realize pesquisas entre seus atuais alunos para entender o perfil dele, bem como suas preferências, a fim de conseguir direcionar melhor suas futuras ações.

2. Aposte no Marketing de Conteúdo

O jeito como as pessoas compram produtos e serviços mudou bastante de uns tempos para cá.

Agora, elas pesquisam arduamente sobre o que desejam adquirir antes de ir a uma loja física para realizar a compra.

Dentro do mercado educacional não é diferente, e você precisa mostrar que a sua escola de idiomas oferece todas as soluções que o usuário está buscando.

Por isso, investir no Marketing de Conteúdo é fundamental para fortalecer o relacionamento com o público, pois por meio de materiais relevantes eles podem ver o valor da sua escola.

Sendo assim, procure produzir materiais que estejam de acordo com a linguagem e tema de interesse da sua audiência para mostrar que consegue atender a sua demanda.

3. Invista na produção de materiais para download

Uma das maneiras mais prática de realizar o Marketing para Escola de idiomas e educar todos os seus leads (potenciais clientes) é disponibilizando materiais para download.

Para tanto, você pode criar uma seção exclusiva no seu site para ebooks, infográficos, planilhas, dicionários etc., para dar um gostinho do que a sua instituição pode oferecer.

A partir disso, você terá como resultado a construção de uma base de emails de todos os usuários que estão interessados pela sua escola.

Desse modo, você nem vai mais precisar se preocupar com o fato de sair na rua para realizar entrevistas.

4. Faça publicações nas redes sociais

Houve um tempo que estar presente nas redes sociais era um grande diferencial das escolas de idiomas.

Agora, essa prática é um requisito obrigatório para qualquer instituição de ensino que queira saber como captar alunos para escola de idiomas.

Para se ter uma ideia, atualmente o Facebook e o WhatsApp são duas das redes sociais mais utilizadas pelas pessoas e são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Isso porque com elas você consegue estar mais próximo dos seus alunos e interagir com eles de forma diferente, com uma linguagem mais próxima e descontraída.

Sendo assim, a dica é realizar uma excelente gestão nas redes sociais para criar um ótima imagem institucional para saber como atrair alunos para escola de inglês.

5. Parcerias

Você já ouviu falar em Co-Marketing? Essa estratégia de marketing digital se baseia na parceria entre duas empresas que possuem um público-alvo em comum.

E realizar o Co-Marketing, ou seja, o Marketing Compartilhado com outras escolas de idiomas pode ser extremamente vantajoso para a captação de mais alunos.

Além de outras instituições, você também pode procurar por empresas que desejam especializar os seus profissionais.
Assim, é possível ampliar o seu público e aproveitar novas oportunidades de negócio sem investir muito para tanto.

6. Descontos

Quem é que não gosta de um bom desconto, não é mesmo?

Essa estratégia de marketing para escola de idiomas é perfeita para captar aquele potencial aluno que estava na indeciso na hora de se matricular.

Para tanto, isentar a taxa de matrícula ou apresentar descontos nos materiais para quem possui um orçamento apertado pode ser a solução de muitas instituições.

Mas não se esqueça de ter um bom planejamento e conhecimento de mercado para depois não acabar perdendo dinheiro.

Afinal, descontos não devem ser bons somente para os alunos, mas também para a escola de idiomas.

7. Participação em eventos

Estar presente em eventos do setor pode ser uma boa tática para realizar a divulgação da sua escola de idiomas, bem como os cursos que são oferecidos nela.

Por exemplo, feiras de profissões em outras instituições de ensino são grande oportunidades para ter uma conversa pessoal o público-alvo do seu negócio.

Além do mais, realizar eventos internos, como festas de final de ano para os alunos e professores, pode ser uma ótima pedida para melhorar o relacionamento entre eles.

8. Email marketing

Falando em relacionamento, o email marketing é uma das melhores estratégias para você ficar mais próximo dos seus alunos.

Para que essa estratégia seja usada adequadamente, é necessário de um bom planejamento com o objetivo de saber como atrair alunos para escola de inglês.

A partir disso, é possível fazer a segmentação de todos os contatos e criar listas para direcionar as campanhas para o público-alvo certo.

Com ele, tente fazer a divulgação dos cursos, dos descontos, os materiais para download disponíveis, entre outros assuntos.

9. Atendimento de qualidade

Realizar o bom atendimento é fundamental para manter seus alunos satisfeitos com a sua escola, bem como convencer aqueles que estão indecisos de se matricularem ou não.

Isso porque, querendo ou não, essa é uma excelente forma de você realizar a divulgação dos seus produtos e serviços.

Para tanto, realizar treinamentos com toda a equipe é fundamental para ter um atendimento diferenciado das outras instituições.

10. Fidelização de alunos

A fidelização de alunos tem a ver com a sua taxa de rematrícula, ou seja, os alunos que após terminarem um semestre, escolhem continuar na sua escola.

Para que isso seja recorrente na sua Instituição de ensino, é importante ouvir as suas queixas e sugestões a fim de aprimorar cada vez mais o seu atendimento.

Com isso, fica mais fácil até saber como captar alunos para escola de idiomas, pois seus atuais clientes vão recomendar seus serviços a amigos e conhecidos.

11. Pós-venda

Assim como em grande empresas, o pós-venda deve estar presente na sua estratégia de marketing para escola de idiomas.

Praticado depois que uma pessoa realiza uma compra de um produto ou serviço, o pós-venda também serve como uma técnica de fidelização de consumidores.

Isso porque essa estratégia tem como fundamento saber o que o cliente achou do produto, se ele está gostando das suas funcionalidade e se há sugestões de melhoria.

E para saber como atrair alunos para escola de inglês, o pós-venda é uma excelente forma de começar a comunicação depois que uma pessoa decidiu se matricular na sua instituição.

12. Observe as métricas

A grande vantagem de trabalhar com o marketing digital é conseguir observar as métricas e monitorar todos os resultados em tempo real.

Por exemplo, é possível ver como andam as suas publicações nas redes sociais, qual a taxa de abertura de email marketing e quais as páginas mais visitadas do seu blog ou site.

Com isso, você consegue otimizar o desempenho da sua estratégia em tempo real, bem como ter insights para futuras ações a fim de aumentar sua margem de sucesso.

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Neste conteúdo, você viu 12 tendências incríveis para você investir no marketing para escola de idiomas e saber como atrair alunos para escola de inglês.

Para implementar todas essas estratégias, é necessário que você esteja atento às novidades do seu setor para procurar sempre pela inovação.

Além disso, o mais fundamental de todas essas técnicas é que a satisfação do cliente é o ponto principal para você conseguir conquistar novos alunos.

Agora, se você quer realmente se jogar nas novas tendências, nossa última dica é a leitura do conteúdo sobre melhores técnicas de marketing digital.

Bons negócios!

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