Marketing para Academia: 8 exercícios para deixar o negócio marombado!

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Publicado: 15 de novembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O Marketing para Academia é como todo músculo do corpo humano: precisa de exercícios práticos para obter ótimos resultados a longo prazo. Que tal começar a se exercitar agora mesmo?

Saúde, estética e condicionamento físico são os assuntos do momento entre diversas pessoas que buscam ter uma melhor qualidade de vida.

Consequentemente, a busca por academias também cresceu, o que acirrou a concorrência para conquistar esse público.

Sendo assim, para se destacar no mercado é preciso conhecer algumas técnicas de marketing para academias a fim de atrair mais clientes.

A boa notícia de hoje é que você não vai precisar ir muito longe para isso, pois vamos apresentar aqui diversas formas de trabalhar o seu marketing digital para academias!

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Afinal, como fazer Marketing para Academia?

De nada adianta seguir o lema “foco, força e fé”, se você não começar a praticar agora mesmo os exercícios certos para saber como atrair clientes para a sua academia.

Por isso, relaxe os músculos por um pouco mais de 45 segundos para acompanhar essas dicas infalíveis para fazer um bom marketing de academia.

1. Defina o planejamento

Não importa qual seja o segmento de atuação, toda e qualquer empresa precisa definir um planejamento para obter os resultados desejados.

E isso vale para você, dono de academia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Assim como os seus alunos chegam até o seu estabelecimento com um objetivo, o mesmo deve mostrar que possui planejamento para continuar agindo igual aos músculos: em constante crescimento.

Nesse sentido, para realizar um bom Marketing para Academia, o primeiro exercício é ter um planejamento muito bem definido.

Dentro desse planejamento, você pode:

  • Fazer uma análise do ambiente para avaliar quais os pontos fracos e fortes do seu empreendimento;
  • Ter objetivos concretos, como a captação de 300 novos atletas no período de um ano e meio;
  • Conseguir alcançar a meta de redução de cancelamento em 5 clientes por mês, por exemplo;
  • Definir o seu cliente ideal, do qual também é conhecido como personas;
  • Encontrar os canais certos para realizar o marketing de academia adequadamente, como email marketing, redes sociais, blogs etc.;
  • Traçar um plano de ação para descobrir quais os diferenciais da sua academia.

Com isso feito, você está pronto para correr para o próximo exercício de marketing para academia.

2. Conheça os seus alunos (ou defina a sua persona)

No tópico acima, nós mencionamos a persona, que é um personagem semi-fictício do qual representa o seu cliente ideal, ajudando no melhor entendimento do seu público-alvo.

Com uma persona definida por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores, você é capaz de descobrir quem são as pessoas que desejam entrar na sua academia.

Isso porque essa estratégia não traça somente dados demográficos e financeiros de um possível cliente (lead), como também traz detalhes precisos para conhecer melhor o perfil de todos os alunos.

Assim, você tem informações privilegiadas sobre os consumidores, como hobbies, hábitos de consumo, objetivos, problemas que estão enfrentando, quais os seus interesses, entre outras.

Tendo o resultado da sua persona em mãos, você poderá saber, por exemplo, se o seu Marketing de Academia deverá ser mais voltado para pessoas que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular.

Além disso, você conseguirá ter uma comunicação mais efetiva com todos os seus clientes, estreitando cada vez mais os laços com os mesmos.

3. Investir em blog e marketing de conteúdo

Pensar estrategicamente em como fazer o marketing digital para academias precisa de técnicas que façam o seu negócio ser visível para quem se interessar por ele.

Por isso, se você deseja realmente ser encontrado na internet, invista na criação de um blog, do qual você poderá publicar diversos conteúdos relevantes sobre exercícios físicos, saúde e alimentação, por exemplo.

Isso porque o grande benefício de criar um blog para a sua academia é o investimento em Marketing de Conteúdo, que torna relevante seus artigos para descobrir como atrair clientes para academia e melhorar seu relacionamento com ele.

Afinal de contas, os conteúdos elaborados a partir desse conceito é possível educar o seu mercado, fazendo com que pessoas encontrem a sua academia na internet mais facilmente.

E para começar a trabalhar com o conteúdo dentro do Marketing para Academia, basta iniciar com artigos mais genéricos para atrair os clientes, depois criando textos mais específicos sobre o seu ramo e, por fim, conteúdos que falem a respeito da sua marca.

4.Faça eventos e parcerias

Os eventos e as parcerias são importantes para qualquer tipo de estratégia de marketing digital para academias.

Isso porque é por meio deles que é possível captar novos leads e fidelizar clientes antigos, já que eles podem criar maior afinidade com o local, bem como criar laços com outros consumidores.

A dica, portanto, para você saber como atrair clientes para academia com eventos é realizá-los periodicamente.

E para melhorar todo o ritmo de festa, acione a secretaria de esportes do município para que o evento seja estendido para as ruas, escolas, entre outros locais públicos.

Com isso, é possível começar a elaborar projetos com outras empresas da região e, assim, aumentar o poder de alcance do seu negócio.

Por fim, lembre-se que, apesar do foco da sua academia são os exercícios físicos, você pode apresentar um diferencial na hora de elaborar esses eventos, como realizar ações sociais.

Provavelmente, tanto o público externo quanto o interno conseguirão se interessar pela sua marca devido ao ótimo apelo feito com o Marketing de Academia.

5. Trabalhe as redes sociais

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As redes sociais não servem apenas para entreter o seu público-alvo, mas também para potencializar os resultados do seu Marketing para Academia.

Isso porque elas são consideradas canais ideais para se aproximar cada vez mais de todos os seus clientes e leads a partir de um relacionamento descontraído e descompromissado.

Para descobrir onde o seu público-alvo se encontra, é necessário se basear nas pesquisas feitas para definir a sua persona.

Mas para te dar uma ideia, muitas marcas costumam descobrir como atrair clientes para academia por meio do Instagram, Facebook e YouTube, que trazem um apelo mais visual.

Nelas, são mostradas dicas de exercícios físicos, de alimentação com nutricionistas, esclarecimento de dúvidas sobre os aparelhos, entre outras.

6. Email marketing com atuais e potenciais clientes

Você que pensa que o email marketing não é um bom exercício para o seu negócio, então é melhor começar a mudar essa ideia agora mesmo.

Isso porque esse canal consegue bons resultados ao mesmo tempo que possui baixo custo de investimento e maior proximidade com o público.

Mas para usá-lo adequadamente na sua estratégia de marketing de academia, crie listas com os atuais e potenciais clientes da sua empresa.

Para tanto, coloque formulários nas páginas do seu blog para conseguir suas informações de contato em troca de ebooks, infográficos, entre outros materiais ricos.

Fora isso, a dica mais valiosa na hora de investir nessa estratégia para o Marketing Digital para Academia é personalizar todas as suas mensagens.

Então, envie um conteúdo útil e relevante de acordo com as necessidades do seu contato para conseguir os resultados esperados.

7. Promova o Marketing de Referência

Faça o seguinte teste com seus alunos: pergunte a eles como eles ficaram sabendo da sua academia.

Provavelmente, você receberá diversas respostas das quais falam sobre indicações de amigos: e esse é exatamente o sétimo exercício deste conteúdo!

Para tanto, tente encontrar programas de referências, dos quais premiam alunos, colaboradores e outras empresas parceiras para saber como atrair clientes para academia.

Um bom exemplo disso é realizar descontos em mensalidades e maior comissão para os funcionários que indicarem novos clientes.

Para as empresas, vale realizar o co-marketing, que é uma parceria para aumentar a produtividade dos outros colaboradores.

8. Pratique o Remarketing

Ex-alunos também são valiosos para uma estratégia de marketing digital para academia, especialmente quando o assunto é aumento de lucro do seu negócio.

Apesar de estarem fora do seu estabelecimento, provavelmente grande parte deles teve uma boa experiência dentro da sua academia.

Portanto, tente compreender os motivos que o fizeram sair para incentivá-los a voltar no futuro.

Além disso, essas informações são importantes para que você corrija possíveis falhas e evite que perdas como essa aconteçam pelo mesmo motivo.

Chega de aquecimento! Bora virar monstrão do marketing para academia!

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Agora que você aprendeu 8 exercícios para ter sucesso com o seu Marketing Digital para academias, chegou o momento de praticá-los adequadamente.

Por isso, realize testes dos quais os modelos mais adequados para você possam ser encontrados.

E se quiser potencializar ainda mais seus resultados e ficar craque em como atrair clientes para academia, conheça em nosso conteúdo as melhores técnicas de marketing digital.

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