Marketing no Instagram – Guia para Iniciantes
O Instagram é considerado a rede social popular mais informal atualmente. Nesse sentido, é possível elaborar e aplicar estratégias de marketing digital nessa rede social utilizando seus diferenciais, como a informalidade, a possibilidade de criar uma conta comercial e as funcionalidades empresariais.
Hoje em dia, o Instagram conta com cerca de 800 milhões de usuários em todo o mundo. O Brasil está em terceiro lugar com a maior quantidade de usuários na rede social.
Além disso, há 400 milhões de usuários ativos de diferentes grupos, seja social, por faixa etária, por sexo e muito mais. Isso torna o aplicativo uma fonte para atrair mais clientes, fidelizá-los e ainda se destacar da concorrência.
Você também pode aprender a utilizar o Instagram de forma profissional através de melhores cursos online. Os profissionais podem ensinar o passo a passo de como usar marketing no instagram e gerar bons conteúdos, aumentando sua escala, seja de lojas ou perfil pessoal. Seu aprendizado será rápido e direto.
No entanto, o primeiro passo para saber se o seu público-alvo está ativo no Instagram, é necessário fazer uma pesquisa de buyer persona. Se seus potenciais clientes estão ativos no Instagram, vale a pena fazer uma conta comercial para sua empresa.
Conheça algumas táticas para aplicar estratégias de marketing digital no Instagram.
1. Faça um calendário editorial
Depois de estabelecer quem é sua buyer persona, é possível traçar o tom e o tipo de abordagem dos conteúdos do seu Instagram. Isso significa falar diretamente com seu público. Caso sua buyer persona seja de pessoas mais jovens, você pode falar em um tom mais informal e descontraído.
Já no caso de empresários, por exemplo, o tom precisa ser mais formal. Por isso, é fundamental conhecer sua buyer persona antes de saber como se posicionar no Instagram.
Depois disso, faça um calendário editorial. Isso é a organização de pelo menos um mês de postagens na rede social. Faça postagens de qualidade, não apenas com seus produtos ou serviços. Poste curiosidades sobre seu segmento, modo de usar os produtos, datas comemorativas relevantes e muito mais informações necessárias para sua buyer persona.
2. Poste com frequência semanal
O Instagram é uma rede social de consumo rápido. Isso significa que as pessoas passam as postagens de modo muito rápido. Ou seja, suas informações precisam ser diretas, claras e eficazes. Não é possível exagerar em textos nas postagens do Instagram, a não ser em postagens carrossel.
O ideal é começar seu calendário editorial com pelo menos três postagens na semana e depois aumentar a quantidade, conforme seu número de seguidores aumentar.
Isso dará oportunidade de seus potenciais clientes terem mais conteúdo de sua empresa para consumir. Dessa forma, você aumentará a visibilidade de sua marca no Instagram.
Além disso, o algoritmo do Instagram leva em consideração quanto tempo as pessoas passam em seu perfil para mostrar o conteúdo para mais pessoas. Dessa forma, faça postagens com frequência.
3. Use fotos de qualidade
O Instagram é uma rede social visual. Isso significa que os seguidores estão mais interessados em consumir informações através de fotos e imagens. Dessa forma, você precisa colocar fotos e imagens de qualidade em seu feed.
Você pode usar bancos de imagens gratuitos, bancos de imagens pagos ou até mesmo contratar um designer gráfico para fazer suas postagens. Caso você ainda não tenha dinheiro para um investimento assim, você poderá aprender a editar o básico de suas imagens em softwares para computador.
O ideal é ter imagens únicas, com informações de relevância e muito atrativas para chamar a atenção de seus potenciais clientes.
4. Utilize hashtags
As hashtags no Instagram funcionam para filtrar postagens de uma mesma temática. Ou seja, uma pessoa pode clicar em determinada hashtag de interesse e achar seu perfil desse modo.
Com conteúdo interessante, você terá mais chances de adquirir cada vez mais seguidores. Além disso, uma boa dica é colocar as hashtags no primeiro comentário da postagem, em vez de colocar na publicação. Dessa maneira, as hashtags terão o mesmo efeito e nada irá poluir sua legenda.
Na hora de fazer legendas, tenha preferência por legendas pequenas ou médias. Nada de fazer um conteúdo muito grande, já que essa é uma rede social visual e de rápido consumo. É difícil algum usuário parar para ler uma legenda gigantesca.
Além disso, faça uma ou duas hashtags de uso próprio, como o nome de sua empresa, por exemplo. Dessa maneira, ficará mais fácil filtrar suas próprias publicações. Com esses cuidados, seu perfil comercial será bem-sucedido.