Vai investir em Marketing multinível? Conheça a eficiência das vendas diretas
Por: Ideal Marketing
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2020.
O Marketing multinível é uma forma dinâmica de obter lucro com o menor esforço possível, por meio das vendas diretas feitas por você e por sua equipe de revendedores. O modelo oferece ganhos impressionantes e grandes chances de crescimento.
O Marketing multinível é uma forma de venda direta feita com o conceito de contato entre vendedores e clientes para oferecer produtos e serviços diversos. Ele auxilia no crescimento das redes.
Este modelo de negócio foi criado em 1940 por um especialista em vendas, Carl Rhenborg nos EUA. Foi um marco no processo de venda direta unilevel, tratando do ganho individual de comissão de cada revendedor.
E com tanta oportunidade de promoção dentro destas empresas, os vendedores conseguem se tornar líderes ou gerentes de equipes de revenda com mais rapidez, se for comparado com os métodos tradicionais de vendas.
Isso incrementa o sistema de negócios e faz a roda da economia girar.
Nesse sentido, o Marketing multinível, ou MMN como também é chamado, veio para incentivar os revendedores a conseguir mais lucro com o seu trabalho, além de atrair mais distribuidores para uma empresa.
Neste artigo mostraremos como você pode crescer com o modelo correto de MMN, confira:
Quanto mais trabalho, mais ganhos
No caso de vendas no modelo de Marketing multinível, o revendedor precisa sozinho buscar clientes e fidelizá-los, desse jeito você pode vender seus produtos ganhando um lucro direto com isso.
Outra forma de ganhar um dinheirinho extra vem por meio do lucro indireto, conseguindo atrair novos vendedores para a sua rede pessoal. Chamamos este tipo de ganho de comissão residual, sendo uma das mais completas características do MMN.
É preciso investir tempo em treinamento e orientação para sua rede de revendedores e para os especialistas baterem as metas estipuladas, as premiações são uma excelente forma de garantir mais dedicação da sua equipe.
Quanto mais bem preparada estiverem você e sua rede de revendedores, maiores serão as taxas de lucro com o trabalho do MMN.
Autonomia no trabalho
Por mais que você me diga: “Olha, isso é discurso de vendedor buscando mais gente para a equipe”, acredite, o Marketing multinível é uma forma muito eficiente de obter lucro com uma certa liberdade.
Você não está necessariamente ligado de forma burocrática a uma empresa e isso disponibiliza muito mais tranquilidade ao vendedor de Marketing multinível à procura de resultados.
Revendedores de empresas que usam o MMN como um modelo de negócio, possuem liberdade para definirem quantas horas trabalharão no dia e qual tipo de produtos poderá vender à sua rede de clientes.
Embora exista uma liberdade relacionada ao seu trabalho, é importante lembrar o quanto os seus ganhos são proporcionais ao seu esforço nas vendas, ou seja, está diretamente relacionado a sua produtividade.
Economia e carreira profissional no MMN
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há cerca de 13 milhões de pessoas desempregadas no Brasil.
Sem muitas esperanças de conseguir um trabalho formal com a carteira assinada, muitos trabalhadores apostam em formas de negócios alternativas para compor a renda.
Apesar de o Governo Federal afirmar a criação de vagas formais pelo Brasil, é importante saber que a maioria das pessoas não conseguem um trabalho com carteira assinada e uma das formas de ajudar a manter a renda de casa é trabalhando de forma autônoma.
Assim você encontra as grandes chances de sucesso com o modelo de Marketing multinível.
O trabalhador que entra para o modelo de Marketing multinível garante um fluxo de dinheiro dentro de casa e pode tranquilamente trabalhar no seu tempo e de acordo com os seus horários.
É aí que a eficiência do MMN aparece!
De acordo com a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o modelo de Marketing multinível registrou em 2016 cerca de R$ 40,4 bilhões de negócios fechados por meio do MMN.
Por ser uma forma mais independente de trabalho, o modelo de Marketing multinível permite que você possa divulgar seu trabalho e seus produtos por meio da internet ou presencialmente.
Dessa forma o desenvolvimento econômico das pessoas que trabalham com MMN cresce de forma especial.
De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a venda direta como um todo movimentou R$ 50 bilhões de reais, isso em 2011.
Imagine agora quais as chances de um trabalho “comum” ganhar do Marketing multinível.
Sinceramente, são poucas! Um trabalhador que busca por uma renda constante e boa, precisa conhecer o modelo de marketing.
Ganhos com o Marketing Multinível
Quando você começa a trabalhar com o modelo de Marketing multinível, os ganhos começam a aparecer com as suas vendas diretas, porém quando você começa a recrutar novos revendedores, seus ganhos podem aumentar consideravelmente.
E o seu novo integrante também poderá montar sua própria rede de revendedores.
Os que forem incluídos na rede por esse novo colega vão começar a formar uma grande rede de negócios de MMN, dessa forma a força nas vendas se multiplica de modo eficiente e de maneira sequencial.
Este modelo de escala é que define o marketing de rede, e aumenta os ganhos de um líder ou gerente de vendas em um sistema de Marketing multinível.
Algumas empresas limitam a 5 redes criadas, para facilitar os ganhos com vendas e evitar que o único modo de ganho seja por meio de recrutamento de revendedores e o dinheiro investido pode ser variado, dependendo da empresa.
Quanto é preciso investir inicialmente no Marketing multinível?
Agora que você já conhece as definições de Marketing multinível, saiba que o desenvolvimento deste tipo de negócio depende muito do seu empenho no dia a dia de trabalho.
É muito importante saber onde colocar o seu dinheiro. O valor de investimento inicial depende de diferentes fatores, o principal deles é a qualidade ou saída do produto oferecido.
Existem modelos de MMN onde o investimento pode ser alto ou baixo, embora isso dependa muito da empresa escolhida para revender, do público-alvo que deseja atingir e do ticket médio que os clientes em potencial possuem para realizar suas compras.
Tudo vai depender de quanto você pretende investir para começar a trabalhar com o modelo de marketing multinível e com qual empresa fará essa parceria de vendas.
Há muitos planos que oferecem catálogos, desse jeito fica mais fácil realizar a venda, afinal o revendedor não precisa comprar antecipadamente os produtos para comercializar.
Isso tranquiliza uma boa quantidade de pessoas procurando trabalhar com o modelo de Marketing multinível.
Porém, a maioria dos planos de Marketing multinível precisam de um investimento inicial, ou seja, o revendedor precisa comprar os produtos antecipadamente para revender por um preço previamente sugerido pela empresa.
Nestes casos, o vendedor ganha uma comissão em cada venda.
Kits para Marketing multinível
Os planos e kits de MMN podem variar muito, existem empresas que cobram R$ 50 reais pelo kit, enquanto outras chegam a R$ 1000 reais, vai depender muito do kit de produtos adquirido, do público-alvo (A, B, C, D ou E) e do ticket médio desses clientes.
Se você conseguir um bom kit de revenda ou um catálogo legal para começar a trabalhar com o modelo de Marketing multinível, poderá iniciar as vendas e, consequentemente iniciar as indicações de pessoas para compor a sua rede de revendedores.
Tenha em mente que mesmo as pessoas que estão há anos trabalhando com o sistema de Marketing multinível, tiveram dificuldade em montar sua rede de revendedores. Isso é muito comum no mercado do MMN.
Entender o tempo para o retorno com a criação da sua própria rede de colaboradores é o primeiro passo para o sucesso.
Pode demorar um pouco para montar uma boa equipe, às vezes longos meses e, em alguns casos, anos. O importante é garantir que todo esse processo seja justo e esteja dentro da lei e fora do famoso esquema de pirâmide.
Pirâmide ou MMN?
Para entender o que é pirâmide você precisa conhecer o que era a rede de revendedores de uma empresa de Marketing de multinível.
O foco destas empresas de marketing é obter o lucro por meio das vendas diretas e não baseados apenas na rede. Não há nenhuma ilegalidade nisso, de acordo com as leis do Brasil.
O esquema de pirâmide existe quando uma empresa obtém ganhos exclusivamente com a rede de revendedores, ou seja, quando o serviço ou produto oferecido não existe ou não é a principal fonte de recursos da empresa.
Este tipo de negócio é proibido em diferentes países, inclusive aqui no Brasil. Atualmente, o Ministério Público investiga cerca de 30 empresas acusadas de promover o esquema de pirâmide e prejudicar seus revendedores.
O coordenador do MBA do Insper, faculdade de economia, explica que na pirâmide existe um processo de comercialização dos produtos de dentro da pirâmide, e muitas vezes estes “produtos” nem existem. Na verdade o que acontece é a troca destes recursos internos.
Esquema de pirâmide
No caso da pirâmide, a falta de treinamento para os vendedores também caracteriza o esquema.
Diferente da venda direta e legal, quando há o pagamento de todos os impostos e a recompensa pela dedicação de cada vendedor, a pirâmide favorece quem está no topo de hierarquia.
Em linhas gerais, o esquema de pirâmide se baseia no recrutamento de novos revendedores. Nas reuniões e treinamentos (quando se tem) são voltadas para “como obter mais membros” e não em “como vender mais“.
Desse modo, ganha mais quem indica mais pessoas para o esquema.
Muita gente não sabe, mas as pirâmides possuem um prazo de validade. Chega um momento em que a base não pode mais recrutar pessoal pois o sistema não se sustenta sozinho, isso interrompe o fluxo de dinheiro e acaba desmontando a pirâmide.
Isso difere do marketing de multinível, pois é um sistema saudável de negócio e se mantém exclusivamente com as vendas de cada um dos representantes da empresa.
Veja o vídeo abaixo para entender melhor as diferenças entre o modelo de Marketing multinível e como os esquemas de pirâmide.
Certifique-se que a empresa de Marketing de multinível a qual você estará se filiando está associada à ABEVD, pois o órgão possui um sistema rigoroso para as empresas afiliadas.
Por isso é muito importante verificar quem é a empresa a qual você prestará serviços de revenda.
Um bom exemplo do perigo de participar de um esquema de pirâmide é o caso da Telexfree, acusada de oferecer um esquema de pirâmide com seus integrantes.
A empresa se defende dizendo que pratica corretamente o marketing nos negócios fechados.
Uma fraude para as leis brasileiras, pois os valores não compensam e não são justos com todos os integrantes da pirâmide, apenas os do topo da pirâmide ganham bem, pois são os mais antigos no negócio.
Depois de toda essa parte investigativa do artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre as maiores empresas que trabalham com Marketing de multinível.
Afinal de contas, todo mundo aqui quer ganhar dinheiro trabalhando honestamente, não é mesmo?!
Marketing multinível é tendência de mercado
De acordo com o especialista em marketing de multinivel, Robert Kiyosaki, se a empresa não se adaptar ao mundo do marketing não conseguirá manter-se de pé no mercado mundial.
O especialista é uma referência no mercado do marketing, pois exemplifica há décadas o modelo de negócio como uma forma completa de obter lucro e sucesso em uma carreira promissora.
Toda a empresa de sucesso precisará investir em marketing, se quiser ter mais peso no mercado onde atua.
Por esse motivo, Robert Kiyosaki defende que o futuro das vendas de uma forma geral está ligado, de alguma maneira ao modelo de negócio de marketing.
O empresário, investidor e escritor de livros que se tornaram referência no mundo corporativo, como Pai Rico e Pai Pobre, ensina de forma muito eficiente que o trabalho de um especialista em marketing de multinível depende de dedicação com as vendas realizadas.
O Marketing de multinível é a mais nova tendência do mercado pois garante a você, investidor, empresário ou até mesmo o revendedor, obtenha lucro e peso no mercado divulgando uma marca de qualidade.
Empresas gigantes no Marketing multinível
Vamos lá! O mundo do Marketing é muito amplo e possui chances de crescimento para muitas pessoas.
Agora você verá 4 das maiores empresas voltadas para a prática de Marketing de multinível no Brasil. Se liga nessa seleção de gigantes:
Jequiti
Sim, o dono do Baú é também um grande gestor de Marketing de multinível no Brasil!! A tão famosa marca do Patrão Silvio Santos é uma das maiores companhias do negócio.
Nos últimos anos, a Jequiti ganhou espaço no mercado por seguir rigorosamente as determinações para marketing multinível.
Além dos ganhos com as revendas de diferentes produtos, os revendedores da marca tem a possibilidade de participar de programas do canal SBT, como o Roda a Roda Jequiti, comandado pelo próprio Silvio.
Já imaginou ganhar prêmios de até 1 milhão de reais e de quebra conhecer “o cara”?!
Amway
Uma empresa enorme com foco em produtos de nutrição e beleza, cuidados pessoais e objetos para casa por meio do Marketing multinível.
A empresa possui marcas muito conhecidas no mercado, como a Nutrilite™ e Artistry™, empresas voltadas para o marketing de multinível e que oferecem o sucesso aos revendedores.
Presente em mais de 100 países, a Amway conta com 3 milhões de “Empresários”, como são chamados os revendedores da empresa.
Herbalife
Há décadas no ramo de suplementos e produtos voltados para uma vida mais saudável, a empresa possui um excelente atendimento de marketing de multinível a cada um de seus revendedores.
Esta é uma empresa que já sofreu com denúncias de trabalhar com pirâmide, mas pode provar a legalidade de seus serviços perante a lei, pois nenhum dos ataques afetaram o caráter da companhia.
A Herbalife garante uma vida mais saudável com a prática de exercicios físicos e o consumo de seus shakes, barras de proteínas e suplementos revendidos por representantes especializados.
Polishop
Esta é uma daquelas empresas grudadas na mente do consumidor pela peculiaridade dos comerciais e de seus apresentadores de TV.
A Polishop é uma gigante no varejo brasileiro e em 2011 inaugurou um canal de marketing , o chamado “Polishop com vc”.
O canal de marketing de multinível da Polishop levou um tempo para decolar e algumas mudanças de plano e adaptações foram necessárias, mas hoje em dia o canal está com mais respaldo e uma incrível visibilidade.
Agora que você conhece algumas das maiores empresas que usam Marketing para crescer e ajudar pessoas a crescer, observe o seguinte: todas essas empresas fazem parte da ABEVD, garantindo tranquilidade para os revendedores.
Entenda o Marketing de multinível para ter sucesso
A desconfiança com este modelo de negócio pode existir e é normal, por conta da comparação errada do Marketing com o esquema de pirâmide. Porém o próprio revendedor enxergará os benefícios do negócio a sí e para o mercado.
O Marketing de multinivel é um modelo sustentável de negócios e se baseia em meritocracia, produtividade e em relacionamentos sólidos com toda a cartela de clientes e parceiros.
Por isso fica claro entender o Marketing multinível como uma excelente chance de ter uma renda fixa e garantir sucesso na sua carreira.