Marketing Humanizado: o que é e como fazer [+5 dicas]

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Publicado: 27 de setembro de 2023 | Atualizado: 28 de setembro de 2023.

O Marketing Humanizado é uma abordagem que busca criar uma conexão próxima e especial entre marca e consumidor. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre esse conceito que tem revolucionado a forma de vender.

No passado, ações de marketing focavam exclusivamente no produto e suas utilidades, mas o novo perfil de consumidor quer criar conexões mais profundas com as empresas em que compram.

Em busca de vínculos mais significativos e relações mais estreitas com o público, o Marketing Humanizado vem se tornando uma das principais tendências entre negócios que investem no marketing digital.

Essa estratégia visa iniciar diálogos mais sinceros e transparentes, transmitindo os valores da organização e mostrando aos consumidores como a marca se posiciona dentro do seu mercado e da sociedade.

Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo sobre Marketing Humanizado e descubra como tocar seus clientes pelos sentimentos.

O que é Marketing Humanizado?

A imagem mostra quatro pessoa reunidas em volta de uma mesa enquanto discutem sobre estratégias de marketing

O Marketing Humanizado é uma abordagem utilizada para que uma empresa construa uma relação mais próxima com os consumidores ao criar ações que não focam exclusivamente em vendas.

O grande objetivo dessa proposta é humanizar as campanhas para gerar identificação entre o público-alvo e os valores que a empresa representa.

A mudança no comportamento dos consumidores possibilitada pela internet criou a demanda por conhecer o “outro lado” dos negócios. Agora, quanto mais próximo o potencial cliente se sentir, melhor para a empresa.

Por que o Marketing Humanizado é importante?

Vimos no tópico anterior que o Marketing Humanizado é uma abordagem que foca em construir uma relação. Mas, como exatamente isso beneficia as empresas e por qual motivo essa estratégia deve ser levada em consideração?

Ao implementar ações que humanizam a marca, uma organização está indo muito além de oferecer atendimentos robotizados, vendas onde uma pessoa consegue o que quer e logo se esquece da empresa e até mesmo uma experiência não tão positiva.

Olhar o consumidor como um indivíduo e não como um número faz com que o empreendimento se torne capaz de potencializar suas estratégias de marketing e oferecer o que aquela pessoa deseja.

Isso faz com que a compra seja muito mais do que o ato de adquirir algo e sim uma experiência completa.

E, a partir de uma vivência positiva, esse consumidor está pronto para continuar sua jornada com a empresa e continuar comprando dela. Afinal, os dois lados tiveram uma boa comunicação durante todo o processo.

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Dicas para implementação eficiente do Marketing Humanizado

Agora que você sabe o que é Marketing Humanizado e como ele funciona na prática, chegou a hora de aprender a tirar essa ideia do papel e começar a utilizar essa abordagem no dia a dia. Confira:

Mude internamente

O cerne do Marketing Humanizado é mostrar ao consumidor que ele não é apenas mais um número e sim um indivíduo que merece uma experiência de compra positiva. Portanto, a empresa deve cuidar para que todas as etapas da compra sejam, de fato, proveitosas.

Isso só é possível com um diálogo transparente entre as equipes internas da empresa, além de boas ferramentas de trabalho e investimentos para o bom desenvolvimento da organização. É preciso ter em mente que a mudança vem de dentro e transparece para fora.

Entenda o público-alvo a fundo

O estudo de público-alvo ajuda uma marca a identificar oportunidades de mercado, quais produtos deve produzir e quais canais de comunicação devem ser utilizados em suas ações de marketing digital.

Mas, muito além disso, ter um amplo conhecimento a respeito do público faz com que o empreendimento conheça bem quem está se comunicando e quais abordagens adotar para personalizar suas campanhas.

Conte histórias

Histórias emocionam, engajam e cativam. Portanto, desenvolver um bom Storytelling em ações de marketing desperta sentimentos e aproxima as pessoas, mostrando um lado mais humano da marca.

Conteúdos pensados para as pessoas do outro lado da tela criam conexões. Portanto, invista em artigos, vídeos, podcasts ou materiais ricos que aproximem o público-alvo e não apenas vendam produtos.

Engaje o público

O engajamento é um conceito que ganhou força com o boom das redes sociais. Se antes as empresas precisavam aumentar os números de suas vendas, agora comentários, curtidas e compartilhamentos também merecem atenção.

Para aumentar a autoridade da marca, é fundamental que a empresa invista em Marketing de Conteúdo e trabalhe com estratégias focadas nas redes sociais. Nesses canais, se torna importante que a empresa desenvolva ações focadas em aproximar os seguidores.

Busque pela melhoria constante

A relação entre empresa e consumidor é algo que deve ser trabalhado ao longo do tempo e não apenas quando uma pessoa decide comprar um produto. Portanto, a organização deve acompanhar toda a jornada de seu cliente.

Além disso, é essencial ficar de olho em pontos como:

  • Novas ferramentas de trabalho;
  • Investimento constante em novas tecnologias;
  • Pesquisas de mercado;
  • Mudanças internas quando necessário.

Tudo isso contribui para o bom desenvolvimento e sucesso das ações de marketing e abre novas portas para oportunidades que surgem.

Mude a forma de fazer marketing e conquiste o cliente

A imagem mostra três pessoas sentadas em uma mesa enquanto uma quarta pessoa apresenta uma ideia em um quadro branco

O Marketing Humanizado é uma abordagem que busca pela conexão entre marca e consumidor ao humanizar a empresa por meio de ações que mostrem seus valores e que colocam o consumidor como peça central.

Implementar essa estratégia é uma forma de manter uma ligação forte com as pessoas que consomem da marca, além de ser o caminho para conquistar mais engajamento e autoridade.

Portanto, coloque em prática as dicas que demos ao longo do artigo e passe a focar nas pessoas que conhecem e escolhem a sua empresa.

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