Marketing e frete para e-commerce: a chave para o sucesso

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Publicado: 31 de janeiro de 2022 | Atualizado: 31 de janeiro de 2022.

Quer aprender como utilizar o frete para impulsionar as campanhas de marketing do seu e-commerce? Então, continue a leitura e descubra!

Quem vende pela internet sabe que o frete é um fator crucial na decisão de compra do consumidor. Isso acontece porque os clientes tendem a enxergar as tarifas de entrega como um custo extra e, normalmente, acabam abandonando o carrinho quando se deparam com o valor do frete alto. 

Tanto que, de acordo com um estudo realizado pelo Reclame Aqui, 63,9% dos consumidores já abandonaram o carrinho de compra devido ao preço do frete.

Mas sabe qual é o lado bom disso? Você pode usar o frete como uma ferramenta estratégica nas campanhas de marketing do seu e-commerce. Ao longo do artigo, vamos mostrar dicas práticas de como usar o frete para reimpactar clientes, atrair leads e aumentar as conversões. Então, vamos começar?!

Use frete como diferencial nas campanhas de marketing da sua loja online

Como o frete é um dos principais obstáculos que desmotivam os clientes de comprar pela internet, desenvolver campanhas estratégias tendo o frete como a oferta principal acaba surtindo efeitos positivos para o seu e-commerce.

É importante salientar que você não precisa ficar preso apenas ao frete grátis. Dependendo da situação, oferecer frete fixo, modalidades de envio expresso ou apenas baratear o valor do frete são soluções bastante eficientes para melhorar os resultados das campanhas de marketing e aumentar as vendas.

A seguir, separamos algumas dicas para você aplicar no seu e-commerce:

Remarketing e retargeting

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que consiste em impactar as pessoas que já tiveram algum contato com sua loja virtual, mas não finalizaram o pedido.

Se você perceber que os clientes estão abandonando o carrinho devido ao valor do frete, é possível disparar e-mails segmentados para sua base de contatos oferecendo descontos na entrega, frete fixo ou gratuito.

Outra maneira de tentar impactar novamente o usuário que desistiu de concluir um pedido é usando o retargeting. Sabe aqueles anúncios que aparecem depois de você interagir com um produto em uma loja online? Então, provavelmente eles fazem parte da estratégia de marketing digital do e-commerce que você visitou.

A boa notícia é que você também pode usar o retargeting na sua loja para atrair as pessoas que abandonaram o carrinho de compras. Tudo que você precisa fazer é criar anúncios disponibilizando condições especiais de frete no Google Adwords e Facebook Ads, por exemplo. Assim, as chances de o cliente ser reimpactado pelo anúncio e voltar ao site para efetuar a compra aumentam consideravelmente.

Gatilhos mentais

Para quem não conhece, os gatilhos mentais são muito usados no marketing digital e têm como objetivo estimular o cliente a tomar decisões rápidas. A seguir, confira alguns exemplos de gatilhos mentais que podem ser eficazes para o seu e-commerce:

  • Escassez: “Frete fixo para todo Brasil, corre que é por tempo limitado”.
  • Urgência: “Comprando nas próximas duas horas, o frete é por nossa conta”.
  • Novidade: “Pré-venda da coleção Alto Verão com frete grátis”.

Lembrando que oferecer frete grátis para todo o país nem sempre é viável e pode resultar em prejuízos. Por isso, tome cuidado com essa estratégia. Uma solução é oferecer a entrega gratuita apenas para produtos selecionados. Por exemplo, “Lançamento Smartphone X, em 10 vezes sem juros + frete grátis para todo o Brasil”.

Outra dica para não errar na hora de oferecer a entrega gratuita para o cliente é usar ferramentas como a Calculadora de Frete Grátis. Com a funcionalidade você consegue verificar rapidamente em quais produtos é lucrativo manter o frete grátis. Assim você não corre o risco de comprometer as finanças do seu negócio.

Você pode usar gatilhos mentais em diferentes etapas da sua estratégia de marketing, como por exemplo em e-mail marketing, newsletter, anúncios, landing page e muito mais.

Dependendo do conteúdo, também é possível adicionar botões CTA (call-to-action ou chamada para ação), cuja intenção é incentivar o consumidor a clicar no link e ir para uma página específica da sua loja virtual.

Ofereça opções de frete para o cliente

Não adianta focar na estratégia de marketing e não ter um serviço de qualidade. Por isso, oferecer diferentes transportadoras e modalidades de frete para os clientes pode ser o diferencial competitivo do seu e-commerce.

Afinal, enquanto alguns consumidores procuram envios mais econômicos, outros preferem pagar mais para receber os produtos mais rápido. Além disso, ao trabalhar com mais de uma transportadora, você tem outras opções caso aconteça algum imprevisto. Portanto, a saída para o sucesso é diversificar os meios de transporte e as modalidades de frete.

Para isso, você tem duas alternativas. A primeira é fechar contratos individuais com cada transportadora que deseja trabalhar. Porém essa alternativa costuma ser mais burocrática, já que cada empresa possui regras e condições específicas.

Outra opção é utilizar os serviços de plataformas de cotação de frete. O grande diferencial dessas empresas é que você consegue comparar preços, prazos e condições em diversas transportadoras ao mesmo tempo. Depois é só escolher o serviço desejado, gerar a etiqueta de frete e despachar a encomenda. Simples, rápido, sem taxas de adesão e sem burocracias, já que você não precisa fechar contratos individuais.

Marketing e frete para e-commerce: fique de olho nas métricas

Como vimos, o frete para e-commerce é uma ferramenta de ouro para quem precisa turbinar as campanhas de marketing e aumentar a conversão de lojas online. Mas, para melhorar ainda mais os resultados, é fundamental criar métricas que permitam acompanhar os resultados de cada ação. Por exemplo:

Qual a modalidade de frete que mais converte (expresso ou econômico)?
Qual transportadora é a mais usada pelos seus clientes?
Como é o CTR (número de cliques) e o CPC (custo por clique) de anúncios nos quais o frete é o foco principal ?
Qual a taxa de conversão de e-mails de carrinho abandonado?

Depois de definir as métricas, fica mais fácil segmentar os clientes da sua loja virtual. Assim fica mais simples fazer o direcionamento de campanhas e ações promocionais.

Agora que você já sabe como usar o frete para impulsionar as campanhas de marketing na sua loja virtual, confira outros conteúdos do blog da Ideal Marketing para aprimorar ainda mais as estratégias do seu negócio!

Este artigo foi produzido pelo time do Melhor Envio, plataforma de gestão logística que conecta transportadoras e lojistas que vendem online.