Estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 9 de dezembro de 2021 | Atualizado: 9 de dezembro de 2021.
Desenvolver projetos de marketing digital para micro e pequenas empresas é um investimento estratégico que coloca o negócio à frente de seus concorrentes, destacando-o e melhorando o posicionamento, atraindo mais clientes e, consequentemente, fechando mais vendas.
Uma das dúvidas mais frequentes do micro e pequeno empresário é a respeito de como fazer o marketing dar certo, como começar, se precisa investir grandes quantias etc. A resposta é simples: não é somente um único fator que vai determinar o sucesso da marca, e sim, um conjunto de estratégias, que quando combinadas, entram em ação para atingir as metas desejadas e atingir as pessoas certas.
Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância de investir no marketing digital para micro e pequenas empresas, os benefícios e dar muitas dicas de como fazer isso por conta própria!
Por que investir em marketing digital em micro e pequenas empresas?
Você já sabe que o marketing digital é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que deseja crescer e se destacar no mercado atual, certo? Essa é a primeira coisa que é preciso ter em mente, ainda mais quando se é um micro ou pequeno empresário.
Responsável pela definição do público alvo, tipo de linguagem a ser utilizada, monitoramento de campanhas e satisfação dos clientes, além de muitos outros indicadores, o marketing digital tem como principal objetivo entregar bons resultados e bater as metas desejadas.
De forma enxuta, alguns dos fatores que geram maior impacto são:
- Garante presença na internet;
- Constrói uma audiência de qualidade;
- Comunica com o público certo, na hora certa;
- Se destaca da concorrência;
- Analisa resultados com precisão.
Quais os benefícios do marketing digital para as empresas?
Uma estratégia bem planejada, gerenciada e executada, pode trazer excelentes benefícios para a sua empresa, veja alguns:
- produção de conteúdo relevante para cada etapa do funil de vendas, com o objetivo de criar um relacionamento de longo prazo e, consequentemente, fidelizar os clientes;
- aumento da confiança do consumidor na sua marca;
- potencialização das vendas e da porcentagem de lucros;
- possibilidade de acompanhamento e medição de métricas de cada campanha, otimizando o seu investimento em ações que trazem melhor retorno;
- melhor posicionamento no ranqueamento orgânico do Google, atraindo mais usuários e possíveis clientes;
- melhoria da experiência de compra do seu cliente.
Quais são as estratégias relevantes de marketing digital para micro e pequenas empresas?
Após ter criado todos os componentes da identidade visual do seu negócio, definido a persona e essência da marca, feito a análise do seu público alvo e pesquisa dos concorrentes, é hora de focar nas estratégias de marketing mais relevantes para a obtenção dos resultados desejados.
Separamos 11 dicas para você aplicar na sua empresa e atrair mais clientes! Veja só:
Entenda profundamente quem deseja atrair
Um dos principais pilares do marketing digital é conhecer profundamente o seu público-alvo. Quanto mais informações você tiver sobre essas pessoas, mais fácil será direcionar suas ações para atraí-las.
No marketing digital, é muito usado o conceito de persona. Ela é um perfil semi fictício que retrata o consumidor ideal do seu negócio.
Para desenvolver suas personas, algumas informações básicas devem ser levantadas sobre seus clientes, como: idade, renda, sexo, localização, preferências de compra, quais problemas seus produtos ou serviços podem ajudá-lo(a) a resolver, principais inseguranças, redes sociais que mais usam etc.
Tenha um site e/ou blog
O site é uma estratégia básica para captação de novos clientes. Elabore um site que possua boa navegabilidade e usabilidade, que seja otimizado para acesso via celulares e outros dispositivos móveis, veloz e que contenha as principais informações do seu negócio, como telefone e email de contato, endereço (se houver), redes sociais etc.
Outra dica importante é aliar um blog ao seu site. Assim, você poderá desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, postando artigos otimizados para as principais palavras-chaves do segmento em que atua. Isso ajuda a melhorar a autoridade e o posicionamento da sua marca no ranqueamento do Google.
Faça Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa atrair mais potenciais clientes, através da entrega de materiais ricos relevantes para eles, como e-books, textos, informativos, webinars e outros.
O propósito é fazer com que os clientes encontrem em seu conteúdo, a solução para sua “dor/necessidade” do momento. Essa estratégia tem o poder de despertar a atenção do consumidor em relação à sua marca.
Capte leads e nutra-os com e-mail marketing
Os leads são usuários que demonstraram algum interesse na sua marca e poderão vir a se tornar clientes. Uma forma de captar esses leads é utilizar os materiais ricos produzidos pelo Marketing de Conteúdo, disponibilizando-os por meio de preenchimento de formulários dentro do seu site ou blog e, posteriormente, encaminhado via e-mail.
É um dos meios de comunicação mais efetivos até hoje, pois é financeiramente acessível e consegue comunicar um grande público de uma vez só.
O principal objetivo é fazer com que as pessoas voltem a acessar seu site já como meio ou fundo de funil, ou seja, com a intenção de conhecer mais a sua empresa e, posteriormente, comprar seu produto ou serviço.
Aprenda o básico de SEO
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Baseado em um conjunto de técnicas para otimizar seu site, blog e outras páginas da Web, o SEO é uma das estratégias chave do Marketing Digital.
Essas otimizações permitem melhorar o posicionamento da sua página no ranking de buscas, gerando autoridade e tráfego de qualidade.
Seja presente nas redes sociais
Além do site e do blog, crie perfis nas redes sociais que seus clientes mais usam –– as pesquisas mercadológicas entregam essas informações ––. O Facebook e o Instagram costumam ser as principais, mas tudo depende do segmento em que a sua empresa atua e das características do seu público-alvo.
Empresas que vendem para pessoas mais jovens, podem investir na criação de um perfil no TikTok, por exemplo. Ser atua no setor B2B, o LinkedIn pode ser uma boa ideia. Para quem vende produtos visuais, como itens ou serviços de decoração, o Pinterest é a melhor rede.
Atualmente, a grande maioria das pessoas que tem o interesse de comprar de uma marca, acessam primeiramente as redes sociais para conferir o perfil e compreender o comportamento da marca na internet.
Esses fatores influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor. É uma ótima opção para mostrar o que você vende, sem gastar nada. Caso a empresa opte por investir dinheiro em posts patrocinados e anúncios de forma geral, é uma ótima maneira de atingir diversos perfis e impulsionar sua marca no Instagram, por exemplo.
Invista em mídia paga
O objetivo de investir em mídias pagas para as redes sociais é atingir maior número de leads qualificados, ou seja, fazer com que a mensagem chegue para as pessoas certas (o seu público alvo, no caso).
Com o tempo, torna-se possível coletar dados mais precisos, e assim, trabalhar com campanhas mais segmentadas.
Use do poder do vídeo marketing
Os vídeos são tendência na internet –– principalmente nas redes sociais –– porque conseguem se comunicar de maneira satisfatória com os usuários. Então, aproveite essa oportunidade para engajar as pessoas!
Realize parcerias
As parcerias são estratégias muito importantes no que tange a visibilidade e relevância à uma marca. Por exemplo, no caso de blogs, as parcerias vêm em forma de link building ou guest posts.
Parcerias com empresas que complementam o que você vende costumam ser interessantes para criar outros tipos de necessidades em seus clientes.
Mensure suas ações
Para mensurar os resultados das ações aplicadas, é preciso definir alguns indicadores que vão de acordo com as metas pré-estabelecidas no planejamento da campanha.
É essencial que exista o acompanhamento periódico de cada campanha em circulação, por dois motivos:
- Saber de onde está vindo os resultados positivos e assim, manter essas ações;
- Se não estiver entregando o resultado esperado, dá tempo de mudá-la rapidamente e evitar uma maior perda de dinheiro.
Contrate um software de gestão
Sabemos o quanto pode ser complicado ter que se preocupar sozinho com o marketing digital de micro e pequenas empresas, além de todas as outras funções que um empreendedor possui. Uma boa saída é contratar uma agência especializada no que tange planejamento e execução de estratégias de marketing.
Em consequência, é importante investir em tecnologias adicionais que suportam toda essa estrutura. Um bom exemplo são os sistemas de gestão online que oferecem ao empreendedor uma visão muito mais ampla do seu negócio, integrando todos os setores e favorecendo o controle total das suas vendas.
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