Como montar uma estratégia de marketing digital para e-commerce
Por: Ideal Marketing
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 10 de janeiro de 2020.
Marketing digital para e-commerce? Imagina potencializar os resultados das suas vendas on-line a partir de estratégias assertivas! Para ter ideia, o e-commerce brasileiro fechou 2016 com um faturamento de R$ 44,4 bilhões e os números continuam a subir! Então não perca tempo e entenda quais as melhores estratégias para a sua loja virtual bem aqui!
Não é segredo e nem novidade que a internet está dominando tudo, inclusive o ramo de vendas.
Hoje já se tornou hábito dos usuários efetuarem compras pela internet, tanto pela praticidade oferecida, quanto pela diversidade de opções de produtos e empresas.
Por isso surgiram os comércios on-line.
O e-commerce é basicamente um site de vendas criado em plataformas de comércio eletrônico, ou seja, é uma loja virtual.
Mas para seu bom funcionamento e retorno financeiro é necessário contar com estratégias de marketing digital para e-commerce.
Um dos inúmeros benefícios oferecidos por ele é a capacidade de atender e gerar resultados à negócios de todos os portes.
Em 2016 a Ebit, empresa responsável pelo indicador que demonstra o lucro operacional de empresas, havia previsto crescimento de 12% no faturamento de lojas virtuais no Brasil no ano de 2017.
Segundo Pedro Guasti, presidente da Ebit, esse crescimento aconteceria por conta da contínua entrada de novos consumidores no mercado, com migração dos clientes de lojas físicas ao ambiente virtual.
É inegável que essa é uma das estratégias de marketing que mais traz retornos financeiros à sua empresa.
Mas como escolher quais estratégias de marketing digital para e-commerce investir visando ter uma loja virtual de sucesso?
É isso que iremos responder nesse conteúdo.
Nos acompanhe e conheça as estratégias e os melhores canais para a sua loja virtual conquistar o sucesso de vendas em e-commerce!
Dicas de e-commerce de sucesso
Uma loja virtual funciona assim como lojas físicas, onde você precisa se manter presente, ter controle de produtos, assim como tê-los organizados, ter um bom atendimento, entender e se relacionar com seu público e, principalmente, planejar estratégias focadas na venda e divulgação da marca, estratégias de e-commerce.
A diferença entre os meios (virtual e físico) está nas métricas, as quais são benefícios incríveis do ambiente on-line, afinal são mais assertivas e podem ser acompanhadas de maneira mais próxima no caso dos e-commerces.
As métricas oferecem a possibilidade de entender melhor seus resultados, acompanhar o andamento e o retorno de suas ações, aprimorar estratégias e assim por diante.
Para investir no marketing digital para e-commerce e torná-lo um sucesso em vendas on-line é necessário seguir alguns passos:
- Realize um planejamento contendo os objetivos da sua empresa;
- Trace um planejamento de Marketing Digital para seu negócio on-line e suas vendas em e-commerce;
- Escolha a plataforma ideal de hospedagem da sua loja virtual;
- Determine quais serão as formas de pagamentos oferecidas aos clientes;
- Escolha sistemas de segurança da sua loja virtual;
- Alinhe expectativas com sua equipe de logística;
- Mão a obra! Comece a divulgar seus produtos/serviços em seu e-commerce.
Agora é necessário colocar tudo isso em prática visando criar sua estratégia de e-commerce assertiva. Mas fique tranquilo, nosso passo a passo te ajudará nessa tarefa.
Como ter um e-commerce de sucesso?
Agora que você já sabe quais são os passos que devem ser realizados a partir de uma estratégia de marketing digital para e-commerce, aprenda como fazer para torná-lo um sucesso em vendas on-line e como divulgá-lo de maneira ampla.
O principal ponto é: seja estratégico!
Mas como?
Atualmente existem inúmeras estratégias de Marketing Digital para e-commerce destinadas a divulgar e tornar sua loja virtual conhecida, impactando diretamente na lucratividade do seu negócio.
Vamos conhecer essas estratégias e aprender como aplicá-las.
Google Adwords
Google Adwords está entre as principais estratégias de e-commerce adotadas pelas empresas que buscam por grande alcance de usuários e aumento de visibilidade de maneira rápida.
Por isso quem busca saber qual estratégia de marketing digital para e-commerce deve investir, visando retornos rápidos, aposta em Adwords atualmente.
Ele é essencial para gerar mais tráfego às páginas e conquistar resultados positivos em um curto espaço de tempo.
Os anúncios do Adwords disponibilizam dois tipos de campanha:
Rede de Pesquisa;
Rede de Display.
Cada uma dessas estratégias têm suas características específicas.
A Rede de Pesquisa exibe anúncios de resultados do Google ou em redes de pesquisa parceiras do buscador.
Esse tipo de campanha funciona como um tipo de leilão: você, anunciante, escolhe qual palavra-chave quer “comprar” e quanto você quer gastar nela.
Depois disso determina que seu anúncio aparecerá quando alguém digitar essa essa palavra-chave e que irá pagar uma quantia específica por cada vez que alguém clicar em seu anúncio.
Dependendo do lance ofertado e de alguns outros fatores, o Google vai determinar em qual ordem irá exibir seu anúncio. Como no exemplo abaixo:
Essa estratégia é diferente da Rede de Display, a qual exibe anúncios em milhares de sites e blogs parceiros do Google. Nesse caso é necessário saber onde seu público navega e começar a criar banners estratégicos.
Remarketing
A estratégia de Remarketing tem o intuito de conquistar o usuário que entra na sua loja virtual, mas por algum motivo sai sem efetivar a compra.
Mas o que é o remarketing na prática?
Já reparou que depois de entrar em alguma loja virtual e visualizar um produto, como um passe de mágica ele começa a aparecer em diversas outras páginas que você acessa? Pois é, isso não é mágica, é remarketing!
Essa estratégia ajuda o visitante a lembrar do produto, aumentando as chances dele voltar à sua loja virtual e realizar a compra.
O remarketing pode ser feito através do Google Adwords, a estratégia de e-commerce que citamos anteriormente, para aparecer em sites parceiros do Google, ou no Facebook, por exemplo.
Ele é uma das estratégias a serem adotadas como sinônimo de sucesso de vendas em e-commerce.
SEO
A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de páginas e conteúdos para mecanismos de busca.
Ela é formada por técnicas focadas em melhorar o posicionamento dos resultados orgânicos nos buscadores, como o Google, por exemplo, sendo essencial como estratégia de SEO para e-commerce visando o bom posicionamento de uma loja virtual.
Diferente do anúncios pagos, os quais oferecem resultados a curto prazo, a estratégia de SEO para e-commerce dá retornos a médio e longo prazo.
Cerca de 3 meses, no mínimo, para começar a surtir efeito, pois é necessário que o Google encontre seu site, avalie sua relevância para seu setor e dê uma posição menor ou maior.
Porém, os resultados são incríveis para uma loja virtual, pois além de receber visitas sem pagar por elas, os visitantes são muito mais propensos a comprar.
Afinal o grande diferencial é que os anúncios pagos são percebidos pelo público e geram sensação de incerteza, pois os usuários sabem que eles só estão ali por terem pagado por isso, justamente pela palavra ANÚNCIO ao lado.
Já a busca orgânica gera mais credibilidade, pois os usuários sabem que os resultados são selecionados por critério de qualidade e não por investimento financeiro.
SEO é uma estratégia muito ampla, ela trabalha com técnicas para produção de blogs, criação de conteúdos, investimento em e-commerces, sites institucionais, divulgação de loja virtual e assim por diante.
São inúmeros os fatores de rankeamento no Google levados em consideração para obter um bom posicionamento.
Redes sociais
Para obter uma loja virtual de sucesso, uma das estratégias fundamentais é o investimento nas Redes Sociais.
As Redes Sociais auxiliam tanto nas postagens pagas, quanto orgânicas, como no caso da estratégia de SEO para e-commerce que explicamos anteriormente.
Através delas, uma loja virtual ganha força por conta da visibilidade e engajamento gerados.
Isso auxilia os consumidores no momento de compra dependendo da forma como as postagens são trabalhadas a partir de uma estratégia de marketing no e-commerce bem planejada.
Quando você investe nos anúncios pagos, é possível segmentar postagens e ultrapassar fronteiras, o que é essencial em um negócio on-line, principalmente porque essa estratégia ajuda a obter resultados de maneira rápida e assertiva.
Não basta focar apenas em ter uma loja virtual, é preciso apostar em estratégias de Marketing Digital para e-commerce, como o investimento em Redes Sociais, por exemplo.
Elas são conhecidas e usadas pelos anunciantes por conta da força que têm junto aos usuários, afinal o Brasil é o país que mais usa Redes Sociais na América Latina.
Só na metade de 2016 já eram 93,2 milhões de usuários mensais ativos na Redes Sociais!
Sendo assim, ter um plano de marketing e-commerce é uma estratégia digital que faz toda a diferença nos seus resultados de vendas em e-commerce.
Para saber mais sobre essa estratégia, confira o conteúdo do link!
E-mail Marketing
O e-mail marketing está entre as estratégias de Marketing Digital mais utilizadas para divulgar, nutrir, converter e atrair consumidores aos e-commerces. Porém, um dos erros cometidos por muitas empresas é a compra de dados de e-mails.
Não faça isso!
Construa a sua como quem constrói um negócio se preocupando com cada detalhe, pois essa base será o início do contato com seu público-alvo em uma estratégia de e-commerce e-mail marketing.
A partir de uma base bem feita e assertiva, a probabilidade de usuários se tornarem clientes efetivos da sua loja virtual, por exemplo, é muito grande.
Afinal você terá passado por uma pré-seleção de dados e entendido quais usuários têm o potencial de se tornar clientes do seu negócio, evitando perdas de tempo.
Então invista em e-commerce e-mail marketing e trabalhe a ferramenta da maneira mais assertiva de acordo com sua estratégia de Marketing Digital para e-commerce.
Marketing de Conteúdo
Diríamos que o conteúdo é o chamariz do seu produto. É ele quem vai atrair o olhar do usuário, direcionando-o à sua loja virtual com o intuito de fazê-lo efetivar uma compra. É aí que entra a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Essa estratégia de marketing no e-commerce deve oferecer conteúdos com informações descritivas, contendo dados técnicos, únicos e ricos.
Além disso, ele deve apresentar imagens que representem exatamente aquilo que o cliente está buscando de maneira clara e objetiva.
Ou seja, uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem trabalhada em sua loja virtual pode ser o diferencial necessário para levar seu usuário à compra de um produto de maneira simples, estratégica e eficiente.
Seu e-commerce pode voar longe com o Marketing de Conteúdo
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia ainda pouco usada, mas que promete ser o futuro do Marketing Digital. E não seria diferente em um plano de marketing para e-commerce.
Ela tem o intuito de fazer seus leads (possíveis clientes) te encontrarem por meio do seu conteúdo, educando-os até entenderem que precisam do seu produto e finalmente fazê-los comprarem de você através da sua loja virtual, por exemplo, potencializando suas vendas em e-commerce.
Ou seja, esteja onde seu cliente busca, no momento que ele busca e ofereça o resultado ideal para ele!
A estratégia de Inbound se baseia em:
- Atrair visitantes;
- Converter visitantes em Leads;
- Fechar negócios;
- Fidelizar clientes.
Seguindo essas dicas de e-commerce, dificilmente seu negócio deixará de trilhar caminhos incrivelmente benéficos e rentáveis!
Coloque sua estratégia de Marketing Digital para e-commerce em prática!
Neste conteúdo você pôde conhecer e entender quais são as estratégias de Marketing Digital para e-commerce mais utilizadas na atualidade, agora é hora de praticar!
Estude seu público-alvo, seu mercado, entenda quais são seus objetivos e estabeleça a sua estratégias.
Lembre-se: para sua loja virtual ter resultados promissores, ou seja, aumentar suas vendas em e-commerce, mantenha-se atualizado.
O mercado digital é um dos mais inovadores e sofre mudanças a todo momento, impactando no hábito dos consumidores também.
Sendo assim, quanto mais informado você estiver, maiores serão as chances de investir em estratégias assertivas e colher resultados incríveis!
Além disso, é primordial estudar seu público-alvo e entender onde eles estão com o intuito de saber em quais canais investir, isso fará toda a diferença na sua estratégia e a direcionará ao sucesso da sua loja virtual!
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