Marketing Digital automotivo: 5 formas de ter sucesso

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Publicado: 16 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Qualquer empreendedor na área de automóveis, incluindo donos de concessionárias de carros novos ou usados, lojas de pneus e de acessórios, precisa saber como trabalhar com o Marketing Digital automotivo.

Afinal, ter uma ferramenta capaz de trazer clientes e posicionar a empresa no mercado é essencial para conseguir ter um bom fluxo financeiro e estabelecer seu planejamento para o futuro. 

Que o mercado automotivo não está em bom estado, é fato. Para se ter uma ideia, a Ford disse que o seu “faturamento sumiu” no último ano, o que explica a empresa sair do Brasil. 

No entanto, isso não significa que não dê para estabelecer uma empresa de sucesso na área. 

Claro que dá! É necessário, no entanto, entender como funciona o Marketing Digital automotivo e conseguir atrair consumidores de maneira consistente.

E aí, quer aprender como usar o Marketing Digital automotivo para ter sucesso com seu empreendimento? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas para usar o Marketing Digital automotivo!

1. Construa um site completo

Muitas pessoas acreditam que as redes sociais são as únicas ferramentas para trabalhar marketing na internet, e acabam se esquecendo que sites movimentam páginas de busca e os próprios conteúdos de redes sociais, através de compartilhamento. 

Um bom site automotivo deve conter informações de compra, fotos dos produtos e meios de contato. 

Compartilhar avaliações positivas e experiências de compradores pode rapidamente aumentar a confiança de futuros clientes em sua empresa e garantir novas vendas.

A ideia é que o seu site funcione como um HUB central para a sua estratégia. É claro que é bom estar nas redes sociais e no YouTube, mas o site é a única parte da Internet que é realmente sua. 

Levar os clientes para converter lá garante que você não estará vulnerável a mudanças dessas plataformas.

2. Trabalhe o SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização de Ferramenta de Busca. 

Na prática, é um conjunto de ações que faz com que seu site apareça em primeiro lugar nas pesquisas do Google. 

Como o buscador gera mais de 100 bilhões de pesquisas por mês, ele é a maior fonte de tráfego da Internet. Portanto, ajuda a conseguir mais clientes. 

A ação mais comum são textos estratégicos com palavras-chaves buscadas com mais frequência por seu público-alvo. 

Estes textos, criados por profissionais especializados na técnica, validam seu site como autoridade no assunto, levando-o para o alto nos resultados de busca.

Além disso, vale a pena estabelecer uma estratégia de link building com as principais marcas e sites do seu segmento. 

Isso dará autoridade para o seu site e permitirá que você se posicione melhor no Google.

3. Coloque sua empresa no Google Maps

Esta é outra ferramenta que é tão comum para usuários que passa despercebida como marketing digital. 

Para colocar sua empresa no Google Maps, basta acessar o site Meu Negócio, da própria Google, e cadastrar o endereço, seus dados e o nome de seu negócio. 

Este recurso só é útil se sua loja tiver espaço físico, e não for apenas online.

Além disso, é importante estar no Google Maps e em outros sistemas de GPS também, como o Waze. Afinal, é possível que os clientes procurem por opções de lojas ou serviços nesses aplicativos.

4. Compartilhe vídeos nas redes

O setor automotivo precisa de inovação para interagir nas redes sociais. Fotos podem não trazer o apelo de uma visita presencial, por isso, invista em vídeos criativos mostrando a potência e vantagens de seus produtos. 

Outra forma de manter a interatividade, é trazer a equipe para a frente das câmeras e mostrar como é o dia a dia da empresa, os detalhes do funcionamento interno, conversar com o público em Lives e enquetes personalizadas.

Atualmente, estima-se que o conteúdo em vídeo já corresponda a 80% de todo o tráfego online. Portanto, use essa ferramenta a seu dispor da maneira correta.

5. Feche parceria com influenciadores

Influenciadores próximos de seu público são uma boa estratégia para inspirar futuros clientes. Uma parceria pode se dar por meio de propaganda, presenteando ou alugando os automóveis para uma experiência única. 

A parte boa é que os influenciadores conseguem naturalizar a sua marca no mercado de maneira muito mais natural. 

O mecanismo é praticamente o mesmo de quando recebemos a indicação de um amigo: logo confiamos de que aquele serviço é bom mesmo. No entanto, isso é feito em uma escala muito maior.

Pronto! Agora que você já viu como usar o Marketing Digital automotivo a seu favor, você poderá montar um plano publicitário adequado para conseguir um bom fluxo de clientes para o seu negócio. 

Lembre-se de montar uma mensagem publicitária ao redor das necessidades e das dores dos seus clientes, para poder atraí-los e ganhar mais autoridade no mercado.

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