Marketing Digital: 4 serviços essenciais para a minha empresa

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Publicado: 10 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 20 de março de 2023.

Você já ouviu falar em marketing digital? Nos últimos anos, com o advento da internet, o mundo tem passado por uma série de transformações no que diz respeito aos hábitos do consumidor

Nos tempos atuais, as pessoas não utilizam mais os meios de transporte, compram comida ou assinam determinados tipos de serviços como antigamente. Até mesmo resolver problemas bancários em uma agência física se tornou algo quase obsoleto, uma vez que as instituições financeiras estão, cada vez mais, digitalizadas.

O que é o marketing digital e como funciona?

Para acompanhar tamanhas mudanças, o marketing também precisou se reinventar. Claro que os métodos tradicionais de apresentar, promover e comercializar produtos e serviços seguem relevantes e têm o seu lugar. Contudo, hoje em dia, posicionar a marca na internet é imprescindível. 

E por que dizemos isso? Já reparou o que as pessoas costumam fazer quando precisam adquirir algo nos tempos atuais? Seja para contratar um eletricista, pesquisar uma ração saudável para cachorros ou mesmo saber onde fica um laboratório de análises clínicas, a maioria dos consumidores recorrem à internet.

Além do Google, o maior site de buscas do planeta, os consumidores (cada vez mais exigentes) também costumam analisar as redes sociais das marcas, sites e blogs institucionais, tudo para auxiliar em sua jornada de compra, o que inclui fatores como avaliações positivas dos clientes, credibilidade e segurança.

O marketing digital exerce papel preponderante nessa relação. Definimos o marketing digital como o conjunto de estratégias, informações e iniciativas capazes de serem realizadas por meio das diversas plataformas digitais, no intuito de promover e posicionar organizações e produtos

Por que investir em marketing digital?

Como já mencionamos neste artigo, a internet se tornou o principal modo de procura das pessoas em relação às empresas.

Parece exagero, mas a verdade é que hoje em dia, os negócios que se mantém apenas fisicamente estão fadados ao fracasso, até porque muitos dos seus concorrentes já perceberam a importância do marketing digital – e estão investindo nele.

Alguns números ajudam a reforçar a importância do marketing digital. Sabia que, de acordo com a AdWeek, o Facebook é utilizado, atualmente, por três milhões de anunciantes? O Instagram, por sua vez, chegou a marca de 200 mil anunciantes apenas cinco meses depois de ter lançado a sua plataforma de anúncios. 

Segundo a WebDAM, o Inbound Marketing angaria um número 54% maior de leads em comparação com o Outbound Marketing e, conforme a Demand Metric, o Marketing de Conteúdo chega a ser 62% mais em conta do que o tradicional, além de gerar o triplo de leads.

Criação de sites e marketing digital

Quando falamos em marketing digital é importante salientar que a Criação de Sites é um serviço extremamente significativo. É comum, contudo, que as empresas manifestem o desejo de trabalhar apenas as redes sociais de sua marca, ignorando muitas vezes a importância de ter seu próprio canal institucional integrado a plataformas como Instagram, Facebook, Linkedin, entre outras.

Além de ser uma espécie de “vitrine digital” do seu negócio – um complemento importante para a loja física -, um site é um ativo muito importante para as estratégias de marketing digital, uma vez que ele representa um excelente canal de relacionamento com os seus clientes (que o utilizarão para saber mais sobre os seus produtos e serviços).

Mais do que isso: por meio de um site é possível criar um blog para o seu negócio, dotado de informações e dicas capazes de agregarem valor ao seu público, algo que vai muito além de apenas vender o que você deseja. E, assim, é aberta a possibilidade de o Google indexar as páginas deste canal, o que significa mais chances de aparecer nas buscas dos seus potenciais clientes.

Importância das redes sociais

A implementação e gestão das redes sociais da sua organização também são cruciais nas estratégias de marketing digital. E sobram motivos para isso. Um dos principais é que 3.484 bilhões de usuários estiveram conectados a elas somente em 2021, o que representa cerca de metade da população mundial

As redes sociais também são importantes para fortalecer a sua lembrança de marca, estabelecer relações mais humanizadas com o seu público e, claro, divulgar os produtos e serviços da sua empresa aos seus seguidores. 

Uma dúvida frequente: a minha empresa precisa estar presente em todas as redes sociais? Dificilmente. Hoje em dia há dezenas de redes sociais (e outras ainda serão criadas), sendo que cada uma delas possui particularidades específicas

Algumas dessas características, certamente, têm sinergia com o seu negócio, enquanto outras carecem de qualquer tipo de relação. O mais indicado, logicamente, é trabalhar somente as redes sociais viáveis para a sua organização, direcionando energia apenas para o que pode gerar resultados assertivos.

Links Patrocinados

Outro item que também merece atenção especial em se tratando de marketing digital são os links patrocinados, aqueles anúncios que vemos com frequência nas redes de pesquisa do Google e também nas redes sociais. 

Eles são fundamentais porque têm uma capacidade imensamente maior de alcance de público e conversão de vendas, além de construir lembrança de marca e gerar tráfego mensurável ao seu site. Ao contrário do que muitos imaginam, os links patrocinados não demandam grandes investimentos, ao contrário do que ocorre no marketing tradicional (anúncios em TV, jornais ou outdoors, por exemplo).

Claro que também é possível obter bons resultados trabalhando o seu conteúdo de maneira orgânica (não patrocinada), entretanto, para isso será necessário um trabalho muito bem feito e em longo prazo de SEO (Search Engine Optimization). 

O que acontece se não anunciar?

Isso ocorre porque empresas como Google e Facebook/Instagram obtém lucro, justamente, por meio dos anúncios realizados em sua plataforma. Para estimulá-los, essas companhias reduzem o alcance dos conteúdos orgânicos a menos de 10% do público total. 

Um exemplo prático: um perfil de empresa que tenha cerca de 7 mil seguidores no Instagram e que não invista nada em links patrocinados, terá o seu conteúdo entregue (no feed) para algo em torno de 1,2 mil desse total. Isso significa que todos os demais, que ficaram de fora dessa conta, seriam obrigados a acessar esta rede social, voluntariamente, para visualizar o que foi postado, ao invés de serem impactados diretamente na linha do tempo. 

Inbound Marketing: quando o cliente vem até o seu negócio

O sonho de toda empresa é que o cliente procure por ela por conta própria, concorda? Pois isso é justamente o que o Inbound Marketing (Marketing de Atração) entrega. Para conseguir esse resultado, ao invés de se valer de propagandas intrusivas e prospecção ativa de clientes, como faz o marketing convencional (Outbound Marketing), o Inbound tem como premissas o relacionamento e a educação do consumidor

Vamos supor que você acesse um site de uma pet shop porque está procurando ração para o seu cachorrinho. Ao acessá-lo, visualiza uma landing page que oferece um e-book gratuito sobre alimentação saudável para cães. Caso tenha interesse nesse tipo de conteúdo, sua próxima ação será fazer o download deste livro digital, não é mesmo? Este é um tipo de exemplo de como o Inbound Marketing costuma agir. 

4 benefícios principais do Inbound Marketing:

  1. Alcançar o público certo;
  2. Encurtar o ciclo de vendas;
  3. Diminuição dos custos;
  4. Mensuração de resultados em tempo real.

Neste artigo, procuramos demonstrar como funcionam quatro serviços essenciais do marketing digital, uma área extremamente ampla e em constante desenvolvimento, a qual tem contribuído, consideravelmente, para o crescimento de negócios no mundo inteiro. 

Nesse sentido, para que a sua organização possa se dedicar com mais afinco às operações do seu negócio, o mais recomendado é contratar uma agência especializada em marketing digital no intuito de delegar esse tipo de estratégia a quem já tem expertise.

A depender da natureza e necessidade específicas da sua empresa, os serviços de marketing digital a serem implementados podem passar por variações – cada estratégia precisa levar em conta as especificidades de cada organização. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você compreender melhor como funciona o marketing digital e quais dos seus serviços podem ser considerados essenciais para a sua organização, seja ela privada ou pública, de grande, médio ou pequeno porte.