Marketing Digital em 2023: o que é, as melhores estratégias e TUDO sobre o assunto
Marketing Digital é um conjunto de estratégias e técnicas que uma empresa pode aplicar para divulgação na internet. Descubra como aumentar o tráfego, captar leads e converter vendas no ambiente digital.
Mídias sociais, SEO, anúncios, stories, marketing de conteúdo, email marketing… seja como negócio ou como consumidor, ninguém escapa da importância do marketing digital.
Mas afinal, o que é Marketing Digital? Como podemos definir esse conceito e, mais importante, como colocá-lo em prática?
Nos dias atuais, entender sobre as melhores estratégias e técnicas de divulgação online é indispensável para qualquer negócio. É preciso dominar as ferramentas e saber como extrair todo potencial dos diferentes canais digitais.
Preparamos este conteúdo completo para você aprender tudo que precisa saber sobre Marketing Digital. Confira os tópicos do nosso material:
O que é Marketing Digital
Podemos definir Marketing Digital como o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para promover negócios na internet.
O conceito engloba todo tipo de ação de marketing de empresas com seu público nos canais digitais. Seja em redes sociais, sites de buscas, aplicativos de mensagens, plataformas de vídeos, provedores de email ou outras plataformas.
Entre muitos outros benefícios, o Marketing Digital trouxe mais assertividade no direcionamento de anúncios, segmentação de público, otimização de investimentos e mais facilidade para mensurar resultados.
Mesmo com todas essas mudanças, o marketing não deixou de ser “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”, como definiu o professor Philip Kotler.
Em resumo, o Marketing Digital nada mais é do que o marketing aplicado ao ambiente online para atender aos consumidores e promover produtos e serviços.
História do Marketing Digital
Com a popularização da internet no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, a dinâmica de comunicação entre marcas e indivíduos mudou radicalmente.
Os consumidores passaram a ser mais ativos em seu relacionamento com empresas, interagindo, sugerindo, cobrando, elogiando…
Ao mesmo tempo, o processo de compra também evoluiu. Agora conectados, os usuários podem pesquisar melhor sobre as marcas e seus produtos antes de tomarem uma decisão.
Por isso, estabelecer presença online passou a ser indispensável para qualquer tipo de negócio. É preciso se destacar no meio da concorrência.
A conexão de rede mudou o comportamento dos consumidores, mas também criou novas formas e oportunidades para que negócios cheguem até essas pessoas.
Estratégias como email marketing, marketing de conteúdo, inbound marketing, publicidade em redes sociais e sites de pesquisas hoje fazem parte do repertório de qualquer projeto.
Evolução da Web
A Web nem sempre foi como conhecemos hoje, na verdade a rede passou por muitas mudanças para chegar até essa configuração atual.
Cada uma dessas mudanças impactou diretamente no comportamento dos consumidores e exigiu rápida adaptação das empresas.
Web 1.0
A primeira fase da internet data do início dos anos 1990 e é caracterizada por páginas de conteúdo estático e comunicação unilateral.
Nesse período, usuários estavam reduzidos apenas a consumidores de conteúdo, sem possibilidade de produzir ou editar nenhuma dessas páginas existentes.
Mídias eram extremamente raras e a navegação se dava quase que só por meio de hiperlinks.
O Outbound Marketing era a única forma de Marketing Digital, ou seja, empresas produziam publicidade para tentar atingir seu público consumidor.
Web 2.0
Com a criação da internet banda larga e novas linguagens de programação, a fase 2.0 da Web é marcada por maior velocidade na troca de informações e maior riqueza de informações e mídias.
Usuários passaram para uma postura mais ativa, podendo interagir e alterar mutuamente conteúdos. É nesta fase que surgem os blogs, as redes sociais e os aplicativos.
Nessa fase, o comércio eletrônico, ou e-commerce, ganha interfaces mais agradáveis e intuitivas, conseguindo assim alcançar mais consumidores.
Estratégias como o marketing de conteúdo, o branding e o Inbound Marketing surgem com a proposta de atrair o público em vez de buscar por ele.
Web 3.0
Também conhecida como Web Semântica ou Web Inteligente, a Web 3.0 foi idealizada por Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, em 2001, mas se tornou possível apenas algum tempo depois.
A terceira fase da rede é a onda dos metadados e da interação automatizada entre bancos de dados produzindo novas conexões.
Tecnologias de inteligência artificial passam a ser mais comuns, assim como o blockchain. Agora as informações podem ser processadas por sistemas de infraestrutura independentes da mão humana.
Novas estratégias e técnicas de Marketing Digital que fazem uso desses recursos têm surgido a cada dia. Automação de Marketing e Data Marketing são só alguns exemplos disso.
Mix de Marketing Digital (os 8 Ps)
Os 4 Ps do Marketing são um dos conceitos mais fundamentais para quem trabalha ou se interessa pela área.
Também conhecidos como Mix de Marketing, os 4 Ps são entendidos como os pilares que fundamentam o Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.
Essas são as quatros variáveis do comportamento do consumidor, ou seja, os quatro fatores que influenciam a decisão de compra por um determinado produto.
Com o tempo, “pessoas” passou a ser considerada como uma quinta variável alternativa junto com os outros 4 Ps.
No Marketing Digital ainda outros 3 novos Ps foram somados a esse conceito tentando compreender as novas dinâmicas da internet: Processos, Posicionamento e Performance.
Preço
É comum comparar preço entre produtos concorrentes no momento de decisão de uma compra. Por isso, manter uma precificação competitiva é indispensável em qualquer segmento de mercado.
No entanto, esse fator não está isolado dos outros Ps do Marketing. Nem sempre o produto é mais atrativo só por ser mais barato.
Praça
No passado, “Praça” significava exclusivamente a localização de uma loja física, mas esse significado mudou depois da internet. Isso porque, consumidores podem acessar os sites e ecommerces de qualquer marca a qualquer hora e de qualquer lugar.
Porém, o princípio por trás desse P ainda é o mesmo no Marketing Digital, é preciso estar “bem localizado” nos mais diversos canais de internet. Seja nas redes sociais ou sites de buscas, com uma loja virtual própria ou dentro de algum marketplace.
Produto
O P de “Produto” trata sobre aquilo que um negócio “vende”, seja um produto ou serviço, ou até mesmo ideias e causas em casos como Instituições ou ONGs.
Diferentemente do que se poderia imaginar, esse pilar também é bastante impactado pela internet. O público agora pode reagir em tempo real ao produto de uma empresa, atestando ou desaprovando a qualidade, validando ou rejeitando alterações.
Promoção
A “Promoção” é o pilar referente ao esforço de levar o produto ao conhecimento do público. Muitos se enganam acreditando que se trata simplesmente de campanhas de desconto ou de publicidade.
No Marketing Digital, esse P é o mais ligado ao trabalho prático, isso é, o uso de estratégias e técnicas para captar novos consumidores.
Pessoas
O quinto P do Marketing Digital é o de “Pessoas”, mas entender o que isso realmente representa não é tão simples. Mesmo teóricos da área não estão em consenso sobre quais pessoas são essas.
Alguns defendem que essa variável está ligada aos colaboradores de um projeto de marketing, ou seja, os profissionais que trabalham com Marketing Digital, outros dizem que na verdade essas pessoas seriam o público.
Processos
Quando falamos em “Processos” estamos falando dos fluxos internos do trabalho de Marketing Digital, alinhamento entre diferentes equipes e até mesmo setores da empresa.
Neste P, busca-se pela criação das melhores campanhas de divulgação, no menor tempo necessário, para alcançar melhores resultados.
Posicionamento
Posicionamento é a opção estratégica que uma marca faz de como quer ser vista pelo seu público, sua comunidade. Em outras palavras, são as ações que uma empresa realiza para tentar representar certos valores para seus consumidores.
Com o Marketing Digital, os negócios ganham mais capacidade de definir seu posicionamento e construir sua imagem interagindo com o público e produzindo conteúdos.
Performance
A performance nada mais é do que os resultados alcançados pelas campanhas de Marketing Digital.
Neste pilar, indicadores são usados para medir o sucesso ou fracasso de uma ação ou projeto e produzir novas ideias para projetos futuros.
Conceitos de Marketing Digital
Novos conceitos e ideias foram necessários para elaborar as estratégias no ambiente online, novos nomes para novas coisas. Sem eles, seria impossível compreender o Marketing Digital.
Esses termos estão espalhados em conteúdos por toda parte, mas nem todos dominam verdadeiramente seus significados.
Público-alvo
Esse conceito trata de um certo segmento da população que se deseja atingir com ações de divulgação de um produto. Por suas características e preferências, esse grupo é entendida como ideal, ou seja, aquela com maior chances de realizar a compra.
“Público-alvo” não é um termo novo ou próprio da internet, mas ganha uma nova dinâmica no digital. Com os dados disponíveis online, essas semelhanças são mais facilmente percebidas e também mais profundamente estudadas.
Persona
A persona é um perfil fictício criado a partir das informações do público-alvo e é utilizada para facilitar o trabalho criativo de profissionais do Marketing Digital.
É uma ferramenta que transforma informações amplas e abstratas (ex.: Gênero Masculino, 25 – 29 anos, segundo grau completo) em um personagem concreto (ex.: Gabriel, 26 anos, formado em Direito pela USP).
Jornada de compra
O caminho percorrido por um cliente desde primeiro contato com a marca até a efetivação da compra é chamado de Jornada de Compra.
Essa jornada é dividida em quatro etapas: 1. Aprendizado e Descoberta, 2. Reconhecimento do Problema, 3. Consideração da Solução e 4. Decisão de compra.
Funil de Vendas
O Funil de Vendas é a representação das etapas de todo o processo comercial de um negócio. Esse modelo estratégico define diferentes estágios para estruturar as ações de Marketing e Vendas.
A finalidade do funil é que a empresa alcance o consumidor em todos os momentos da Jornada de Compra.
Lead
“Lead” é o termo usado no Marketing Digital para tratar de cada oportunidade de negócio de uma empresa, ou seja, contatos comerciais com possibilidade de fechar negócio.
Na prática, os Leads são pessoas que oferecem informações pessoais em troca de conteúdos ou ofertas de uma marca, cadastrando seus dados em formulários.
MQL
Muitas estratégias do digital consistem na oferta de conteúdos para o público. Isso porque, esses conteúdos servem para medir e aumentar o interesse dos contatos nos produtos da empresa.
Quando um Lead interage com esses materiais a ponto de ser considerado suficientemente qualificado pelo Marketing, ele passa a ser tratado como MQL. Essa é a sigla para Marketing Qualified Lead ou, em português, Lead qualificado pelo Marketing.
SQL
O SQL, ou Sales Qualified Leads, é a etapa seguinte ao MQL. Nela, os contatos que já passaram pelo Marketing são qualificados pelo Marketing pelo time de vendas.
Para isso, a validação do interesse do Lead é reforçada juntamente com sua capacidade de aderência ao produto.
Lead Scoring
Lead Scoring é uma escala de pontos usada para medir a qualificação do lead. A partir dessa escala os contatos são qualificados para que os times de Marketing e Vendas saibam quais estão prontos para a abordagem comercial.
Essa pontuação é gerada em ferramentas de automação de marketing e, normalmente, está ligada à interação com a campanha, como abertura de emails, cliques em links e visitas às páginas.
Conversão
A conversão de forma genérica é a passagem do Lead de uma etapa para a etapa seguinte do Funil de Vendas.
Todas estratégias de Marketing Digital buscam provocar a conversão aproximando cada vez mais o contato da decisão de compra.
Conteúdo rico
Conteúdo rico, ou também Material Rico, são os conteúdos oferecidos em estratégias de Marketing Digital para atrair e converter o público.
Esses materiais muitas vezes são usados como oferta para convencer o usuário a disponibilizar seus dados pessoais
Fluxo de nutrição
No Marketing Digital, estratégias automatizadas de relacionamento são muito comuns. O fluxo de nutrição é uma sequência pré-definida de emails para enviar o conteúdo certo para cada momento do Lead.
Dessa maneira, o fluxo de nutrição acompanha toda jornada do Lead e sua passagem até o momento de Decisão de compra é acelerada.
Copy
Copywriting, ou simplesmente Copy, é a técnica de redação publicitária no Marketing Digital. Essa escrita é aplicada na produção de textos de divulgação de produtos ou promoção de marca.
Isso porque, os conteúdos criados nas estratégias online busca persuadir a tomar a decisão de compra.
CTA
A sigla CTA é o encurtamento de Call-to-Action e se refere aos elementos de texto ou design que buscam direcionar o leitor a tomar uma ação.
Normalmente, esse chamado para ação é feito em formato de botão nos anúncios e páginas de campanhas de Marketing Digital.
Landing Page
Comuns em praticamente todas as estratégias de Marketing Digital, Landing Pages são páginas criadas para captação de leads ou vendas de produtos.
Em resumo, uma landing page é desenvolvida para conversão. Para isso, faz uso de elementos gráficos, copy e CTAs.
Palavra-chave
Palavras-chave, também conhecidas como keywords, são termos de pesquisa em sites de busca, ou seja, são a forma que os usuários fazem pesquisas no Google, Bing, Yahoo e demais motores de busca.
Para trabalhar com otimização de conteúdo em estratégias como o SEO, SEM e Marketing de Conteúdo é necessário dominar esse conceito e as ferramentas para aplicá-lo.
Benefícios do Marketing Digital
As mudanças causadas pela internet que criaram o Marketing Digital trouxeram junto também diversas vantagens para os negócios.
Essas facilidades foram possibilitadas pela novas tecnologias e tornaram estratégias, técnicas e ferramentas mais acessíveis a qualquer empresa.
Dessa forma, trabalhar com a promoção online de produtos e serviços está ao alcance de todos.
Interações
A comunicação na rede é uma via de mão dupla. Os usuários têm o poder de responder, interagir e compartilhar conteúdos de marcas em tempo real.
Consequentemente, os feedbacks sobre ações de Marketing Digital são muito mais rápidos. As campanhas chegam até o consumidor de maneira imediata e o retorno possibilita otimizações e melhorias.
Outro benefício dessa interatividade é a produção de conteúdos interativos, que impulsionam o engajamento e criam uma conexão com o público.
Por fim, o compartilhamento orgânico de materiais e campanhas em redes sociais aumenta o alcance e a autoridade da marca gratuitamente.
Segmentação
Direcionar assertivamente as ações de Marketing ao público sempre foi um desafio para empresas e profissionais da área.
Nos veículos de mídia tradicional, praticamente não existem recursos para segmentar o público que recebe os anúncios. A comunicação é feita em massa, para grande número de pessoas.
No Marketing Digital é possível montar estratégias para atingir as pessoas certas. As ferramentas de anúncios de redes sociais, por exemplo, permitem diversas configurações de público-alvo por características ou interesses.
Ao segmentar a audiência, suas campanhas miram nos consumidores com maior chances de fechar negócios. Dessa forma, as ações de divulgação demandam menor investimento para trazer bons resultados.
Personalização
As estratégias de Marketing Digital permitem alto nível de personalização de materiais e anúncios.
Inserir informações pessoais nas copys e também alterar o conteúdo de acordo com a interação do lead com a campanha é uma opção em ferramentas digitais.
Nas lojas virtuais, ofertas baseadas nas compras anteriores ou consultas aos sites podem ser facilmente geradas.
Assim, os ativos são otimizados para cada contato, suas características, necessidades e momento da jornada de compra. Com isso, a personalização aumenta as taxas de conversão e engajamento.
Mensuração
Medir e analisar resultados é muito mais fácil e rápido no Marketing Digital. A resposta do público a um conteúdo ou anúncio é praticamente instantânea e a análise do desempenho simplificada.
Dados de visualizações, cliques e conversões são atualizados em tempo real. Na prática, isso permite gerar insights para melhorias de campanhas.
Com o feedback constante, a otimização também é contínua. Copys, artes, direcionamento de público… tudo pode ser alterado para alcançar o máximo potencial de usuários, captação de leads e geração de novos negócios.
A identificação da origem de cada nova oportunidade de venda também é descomplicada. Dessa forma, é possível entender qual canal de Marketing traz maiores resultados e aumentar o investimento.
Automação
Tudo pode ser automatizado no Marketing Digital, disparos de email, publicação de postagens ou qualquer outro ativo.
Os processos de trabalho são facilitados com mais organização, reduzindo erros, esforço e custos. Usando a automação, profissionais de Marketing podem agendar campanhas, monitorar resultados e construir fluxos de nutrição.
Ferramentas de automação permitem a comunicação em diferentes canais a qualquer momento. Mais do que isso, a automação permite criar diferentes variações da campanha que são acionadas de acordo com as interações e comportamentos do lead.
Outra vantagem dessas ferramentas é contar com recursos criativos que podem ser usados para desenvolver design de Email Marketing, Landing Pages, posts de Social Media, otimização de conteúdos SEO entre outros ativos.
Custos
O Marketing Digital é mais barato que a promoção em mídias tradicionais. Isso porque, estratégias online não exigem materiais físicos e demandam menor custo de produção de conteúdos e anúncios.
Não só o espaço publicitário é menos custoso como também é mais duradouro, uma vez que nada se perde na internet e um ativo de campanha pode ser compartilhado e acessado diversas vezes.
O retorno sobre o investimento é maximizado com o uso das possibilidades da internet, maior capacidade de direcionamento, segmentação, personalização e análise de resultados.
Para além de tudo isso, as ferramentas de Marketing diminuem a necessidade de pessoas envolvidas na criação de campanhas, ou seja, mesmo o passivo trabalhista é menor.
Estratégias de Marketing Digital
Diferentes canais da internet demandam diferentes soluções de comunicação. Nesse sentido, surgem diversas estratégias e técnicas de Marketing Digital para empresas.
Cada um desses “métodos” atua em diferentes plataformas, adaptados à lógica de funcionamento e ao comportamento dos usuários. Isso significa que o Marketing Digital atua de maneira diferente nas Rede Sociais e no Google, por exemplo.
No entanto, nenhuma dessas estratégias pode ser totalmente isolada. Combinar e “atacar” os diferentes canais digitais aumenta o desempenho do trabalho de divulgação na internet.
Entender e praticar as diferentes formas de promoção online permite alcançar os leads em todos os estágios do funil de vendas, aumentar a autoridade da marca e fechar mais negócios.
SEO e SEM
A sigla SEO significa Search Engine Optimization é uma das mais conhecidas do Marketing Digital. Traduzido para o português SEO é a otimização (de sites) para motores de buscas, ou ainda sites de buscas.
Já SEM, Search Engine Marketing, refere-se ao trabalho de posicionamento de empresas e produtos nos mecanismos de busca, ou seja, a estratégia de promover marcas nos resultados de pesquisas de buscadores como o Google ou Bing.
Com intuito de oferecer o melhor conteúdo para seus usuários, os sites de busca desenvolvem algoritmos, ou crawlers, que avaliam e ranqueiam páginas nos resultados das pesquisas.
Quando uma palavra-chave é acionada, o buscador traz os conteúdos classificados em posições. Essa página de resultados é chamada de SERP, Search Engine Results Page.
Para isso, tanto o conteúdo interno da página , SEO On Page, quanto fatores externos ao site, SEO Off Page, são levados em consideração.
Páginas otimizadas para esses critérios tendem a alcançar melhores posições na SERP, por consequência, tracionam mais usuários, maior tráfego orgânico.
SEO On Page
SEO On Page são os fatores de posicionamento internos, isto é, os critérios avaliados dentro da página pelo algoritmo.
O objetivo principal dos buscadores é oferecer uma boa experiência de usuário, para isso o crawler considera fatores como:
- Tempo de carregamento da página;
- Velocidade de carregamento do conteúdo;
- Parâmetros de segurança;
- Legibilidade;
- Acessibilidade;
- Estrutura HTML;
- SEO Title e Meta tag;
- Estrutura do conteúdo (heading tags);
- Tamanho do conteúdo;
- Relevância e autoridade das informações;
- Links internos;
- Elementos gráficos.
Em outras palavras, o site não é otimizado somente para o público mas também para os motores de busca.
SEO Off Page
Critérios externos também são avaliados pelos algoritmos dos motores de busca. Os crawlers buscam por links entre domínios diferentes e menções à marca com intuito de medir a “popularidade” das páginas.
Esses links externos e menções funcionam como forma de compartilhamento de relevância entre sites, como se ao fazer essa referência um ateste o conteúdo do outro.
O esforço para conseguir essa rede de linkagens é conhecido como Link Building, enquanto a troca de conteúdos é chamada de Guest Posts.
No passado, a questão era meramente quantitativa, quanto mais links, melhor, mas os algoritmos evoluíram para dinâmicas mais complexas. Isso porque,
Atualmente, os motores levam em conta diversidade de domínios, confiabilidade dos sites, contexto dos hiperlinks, texto-âncora entre outros fatores.
Marketing de Conteúdo
A estratégia de Marketing de Conteúdo consiste em usar conteúdos educativos para alcançar, informar, educar e converter leads.
Com as possibilidades de pesquisa na internet, o público passou a se tornar mais crítico e buscar por alternativas e opções. Para isso, consumidores usam sites de busca e redes sociais para encontrar respostas para seus problemas.
O Marketing de Conteúdo é uma solução de Marketing Digital que usa textos, vídeos e materiais ricos e relevantes com o objetivo de comunicar com esse consumidor em todas as etapas do funil.
Esses ativos ficam disponibilizados nos canais da empresa, Blog, Facebook, Instagram, LinkedIn etc. A ideia é que a empresa seja útil ao possível cliente durante todo a jornada de compra.
Produzidos estrategicamente, esses conteúdos são criados usando otimização, SEO, copywriting, storytelling entre outras técnicas para garantir que alcancem o público e convertam novos leads.
Blog
O Blog é a ferramenta mais comum para se trabalhar com Marketing de Conteúdo. Dado que, esse é um recurso barato e de fácil manutenção.
Os artigos são aliados às técnicas de SEO para atrair tráfego orgânico por meio dos sites de busca. Juntamente a isso, toda produção desse canal pode ser aproveitada e compartilhada em redes sociais.
Uma vez que o usuário chega ao conteúdo, ele também é exposto aos banners, formulários, links e Landing Pages, aumentando as chances de conversão.
Site Institucional
O Site Institucional é outro canal de comunicação indispensável para qualquer empresa atuante na internet.
Ele funciona como meio de comunicação oficial com consumidores, fornecedores, concorrentes, mídias e outras instituições. Esse canal é ideal para postagem de notícias e comunicados oficiais.
Não é só Marketing Digital, mas o site institucional pode também ser usado para outras estratégias de comunicação como Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.
Vídeo Marketing
O Vídeo Marketing é uma variedade do Marketing de Conteúdo que trabalha com o formato de vídeos e está em constante crescimento.
Isso porque, segundo um estudo da Demand Sage, a produção audiovisual é a mais consumida na internet em 2023, representando 82,5% dos conteúdos em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok.
Os princípios são os mesmos que campanhas com outro formatos de conteúdo, produzir informações relevantes que auxiliem o público a solucionar problemas.
No YouTube, ferramenta Google, é necessário otimizar os vídeos e suas legendas para fatores SEO com intuito de atrair tráfego orgânico. Já nas em redes sociais a dinâmica é baseada em interesses do usuário e engajamento.
Inbound Marketing
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma estratégia na qual a empresa atrai o público para dentro do seus canais de marketing, como site, blog e email.
Diferentemente do marketing tradicional (outbound marketing) em que os anúncios alcançam o público como interrupção, o Inbound traz o usuário até a empresa.
Para isso, as marcas criam conteúdos relevantes que ajudam os consumidores, solucionando problemas e esclarecendo dúvidas.
Assim como o Marketing de Conteúdo, essa é outra estratégia de Marketing Digital que se beneficia do SEO. Dessa forma, o público pode encontrar os artigos produzidos mais facilmente.
Metodologia do Inbound Marketing
O Inbound Marketing segue uma metodologia determinada para extrair o máximo potencial de atração e conversão de leads.
As quatro etapas dessa metodologia são: Atrair, Converter, Relacionar e Vender. Esses passos são estruturados para conduzir o lead por todo funil de vendas.
Atrair
A etapa Atrair é o momento de captação de tráfego no blog. Para tanto, deve-se produzir conteúdos aplicando técnicas de SEO.
Converter
Depois de atrair o tráfego, o Inbound Marketing trabalha para converter o usuário em lead. Como esse intuito, materiais ricos, como e-books, planilhas, webinars e whitepapers, são oferecidos aos leads em troca de preenchimento de formulários.
Relacionar
O passo seguinte é manter o relacionamento para qualificar o lead. Isso porque o Inbound Marketing se baseia na pirâmide de Chet Holmes, que defende que 3% dos consumidores estão no momento de compra enquanto os outros 97% se encontram em outra etapa da jornada. Veja uma representação da pirâmide a seguir:
Vender
Por fim, vender é o passo final dessa estratégia de Marketing Digital. No Inbound Marketing, os leads são considerados qualificados, MQLs, quando atingem determinado lead scoring ou “levantam a mão” solicitando contato comercial.
Email Marketing
Em resumo, o Email Marketing é o disparo de emails para comunicação, divulgação ou promocionais para os contatos da empresa.
Uma das mais antigas estratégias de Marketing Digital, esse canal continua sendo uma forma eficiente de relacionamento com o público. No mundo, estima-se que o número de usuários do email ultrapasse os 4,3 bilhões ainda em 2023, segundo o Statista.
Atualmente, existem ferramentas que possibilitam total automação das campanhas de email. Por meio delas, o profissional de marketing pode programar mensagens, segmentar a base de contatos e personalizar o conteúdo para cada lead.
Dessa forma, criar disparos é mais barato e facilmente escalável comparado a outros canais de divulgação na internet.
No entanto, o público pode muitas vezes considerar esse método invasivo. Disparos indesejados e sem relevância interrompem o uso profissional ou pessoal do email.
Envios não solicitados ou mal configurados são considerados spams e prejudicam a imagem da empresa e o desempenho do seu projeto de Marketing Digital.
Por esse motivo, é importante entender a audiência para trabalhar com envios assertivos e relevantes. Dessa forma, é possível definir a frequência de disparos, a linguagem e as ofertas ideais para os leads.
Nesse sentido, existem diversos tipos de emails para se trabalhar com essa estratégia. Cada um é mais adequado para circunstâncias e objetivos específicos.
Email Institucional
Emails institucionais funcionam como forma de comunicação oficial entre empresa e seus consumidores. Essas mensagens permitem atualizar clientes sobre notícias, eventos, recall de produtos e outras comunicações oficiais.
Email de Nutrição
Por meio de estratégias de Inbound Marketing, os emails de nutrição buscam educar os leads por meio de conteúdos relevantes. O objetivo é acelerar a jornada de compra antecipando soluções para as necessidades do contato.
Email Transacional
O transacional é um tipo de email em que a empresa contata o cliente para se posicionar sobre “transações”, confirmações de compra, envios de senha etc. Geralmente, esses disparos são automáticos e individuais.
Newsletter
A newsletter é uma estratégia específica de email marketing para divulgação de notícias e conteúdos de marcas. Nesse canal, o usuário faz a inscrição aceitando receber novidades com certa frequência.
Redes Sociais
As redes sociais estão atualmente entre os principais canais de comunicação com consumidores na internet. Isso se deve aos mais de 4 bilhões de usuários ativos nessas plataformas.
Segundo o Digital 2023: Brazil, a média de horas diárias gastas na internet no Brasil é de 9 horas e 32 minutos, sendo 3 horas e 46 minutos somente nas redes sociais
Nessas mídias, os usuários recebem informações, descobrem novos produtos e exercem seu poder de influência sobre seus amigos ou seguidores.
Por isso, a presença das marcas nas redes sociais se tornou fundamental em qualquer ação de Marketing Digital. Dialogar com a audiência, oferecer canais de resolução e atendimento ao cliente e construir a autoridade da marca.
Mais do que isso, empresas podem utilizar essas plataformas para transmitir seus valores ao público, trabalhando o branding e estabelecer posicionamento.
O trabalho nas redes gera enorme inteligência para o marketing, revelando preferências e características dos consumidores. Somado a isso, o engajamento nas publicações aumenta o alcance orgânico da empresa.
Dessa forma, aliar esses canais à estratégia de conteúdo, oferecendo materiais ricos, impulsiona a captação de leads e a geração de oportunidades.
Facebook Ads
Segundo dados da própria empresa, atualmente 2 bilhões de pessoas acessam o Facebook mensalmente e 1,6 bilhão estão conectadas a pequenos negócios.
O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios das redes sociais da Meta, Facebook e Instagram.
Para isso, a empresa anunciante utiliza a plataforma Gerenciador de Anúncios do Facebook. Por meio desse recurso é possível criar e gerenciar campanhas nas duas redes sociais.
Outro elemento importante para trabalhar com publicidade nessas redes sociais é o Pixel do Facebook. O Pixel nada mais é do que uma linha de código inserida no site que permite o rastreamento de usuários e métricas dos anúncios.
O processo de criação das campanhas é dividido basicamente em quatro etapas simples: objetivo, público, investimento e criativo.
Objetivo
A criação de anúncios começa pela configuração do objetivo, ou seja, a definição da finalidade que se deseja atingir.
Os objetivos disponíveis são:
- reconhecimento da marca;
- alcance;
- tráfego;
- envolvimento/engajamento;
- instalação do aplicativo;
- visualizações de vídeo;
- geração de cadastros;
- mensagens;
- conversões;
- vendas no catálogo;
- tráfego para o estabelecimento.
Na ferramenta, esses são subdivididos entre as etapas Reconhecimento, Consideração e Conversão do funil de vendas.
Público
A segunda fase da criação dos anúncios é a definição do público. Toda dinâmica de funcionamento do Facebook e Instagram Ads é realizada a partir da audiência atingida pela campanha.
Alcançar um bom resultado depende de encontrar a melhor segmentação de usuários. Por essa razão, especialistas neste canal de Marketing Digital recomendam realizar testes com diferentes públicos.
Para isso, é possível definir a audiência considerando dados demográficos, interesses, padrão de compra, entre outros fatores. Utilizar informações de base externas ou de plataformas parceiras da Meta é outra opção de segmentação.
Nessa mesma seção ainda é selecionado o posicionamento do anúncio, ou seja, onde o usuário pode visualizá-lo. O posicionamento automático é realizado pela plataforma, enquanto o posicionamento manual é escolhido pelo anunciante.
Investimento
O investimento, ou seja, estabelecer o orçamento da campanha, é a terceira etapa da criação de anúncios. Esse orçamento pode ser definido em gasto diário ou gasto vitalício.
Na plataforma, a empresa também pode definir período de início, fim e intervalos de veiculação.
Criativo
O último momento do anúncio é a inserção dos elementos criativos, isto é, imagens e textos do anúncio. Essa etapa é realizada na ferramenta central de criativos dentro do Gerenciador de Negócios.
A plataforma permite a criação de vários formatos diferentes do mesmo anúncio para realizar o Teste A/B e otimizar os resultados.
TikTok Ads
O TikTok Ads é a ferramenta de anúncios da plataforma de vídeos curtos lançada em 2016.
Assim como Facebook e Instagram Ads, o recurso permite que o usuário crie campanhas patrocinadas para se conectar com seus seguidores e atrair clientes.
O TikTok Ads disponibiliza uma série de formatos para seus anúncios, como vídeos, gráficos e peças interativas. Além disso, dá para segmentar campanhas para alcançar os públicos-alvo das empresas.
No mais, também é viável monitorar o desempenho dos anúncios produzidos para ajustá-los – ou utilizar os insights nas campanhas futuras.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é a principal rede social com foco corporativo do mundo. Diante dessa projeção, é natural que ela possua uma plataforma de anúncios própria e bastante estabelecida no mercado.
Por meio do LinkedIn Ads, as empresas conseguem criar campanhas em 4 formatos diferentes. São eles:
- Conteúdo patrocinado;
- Imagens patrocinadas;
- Anúncios dinâmicos;
- Anúncios em texto.
Em adição aos formatos, também é possível determinar os públicos que se deseja atingir, segmentando por cargo, função, setor e mais.
Diante disso, o Linkedin Ads serve como uma importante ferramenta de marketing digital para diversas empresas que desejam atrair uma audiência qualificada, gerar leads e divulgar suas respectivas marcas.
Google Ads
Quando falamos em campanhas de mídia paga na internet, não há como ignorar o Google Ads (anteriormente Google Adwords), principal ferramenta do mercado.
A ferramenta de anúncios do Google foi lançada em 2000 e é responsável por grande parte da receita que a empresa gera anualmente.
E com o Google sendo o buscador mais popular do mundo, entender o porquê do Google Ads ser tão requisitado se torna uma tarefa fácil.
Assim como nas demais ferramentas, há uma variedade de maneiras para anunciar sua empresa no GA. Veja quais são:
Links Patrocinados
Os links patrocinados são aqueles que ficam no topo dos resultados de pesquisa por uma palavra-chave, mas que não estão posicionados no topo do Google.
Trata-se de uma posição momentânea, que dura enquanto você mantiver a campanha rodando.
Os anúncios ficam até mesmo acima dos primeiros resultados orgânicos da pesquisa, o que garante maior visibilidade e estimula cliques.
Redes de parceiros
Similar aos links patrocinados, a diferença é que esses anúncios aparecem dentro de sites parceiros do Google, como Amazon e eBay.
Com esse diferencial, você consegue atingir públicos ainda mais qualificados e que já estão até mesmo na decisão de compra, uma vez que esses sites costumam ser e-commerces.
Rede de display
Você com certeza já se deparou com anúncios em display durante sua navegação pela internet, seja em algum site ou aplicativo.
Eles costumam ter formato de banner e caixas de texto, e são baseados em dados sobre a sua navegação coletados pelo Google. Essa prática também é conhecida como remarketing.
Não à toa, é o formato ideal para capturar usuários que acessaram seu site anteriormente e desistiram da compra, especialmente para os que abandonaram o carrinho de compras.
Youtube Ads
O YouTube é a maior plataforma de vídeos e uma das principais redes sociais do mundo. Com isso, o Google – dono da empresa – criou no Google Ads um ambiente dedicado aos anúncios voltados para o site, o YouTube Ads.
É por lá que são feitas as campanhas, segmentação do público-alvo, definição do orçamento dedicado e, é claro, o acompanhamento das métricas de cada ação publicitária.
O YouTube Ads possui uma série de formatos para seus anúncios, sendo eles:
Bumper Ads
São anúncios de até 6 segundos inseridos no meio de um conteúdo e não podem ser evitados pelo usuário.
Portanto, é preciso tomar cuidado com o que é publicado para não causar um efeito negativo na audiência.
A cobrança dos Bumper Ads é feita a cada mil visualizações, ou seja, é uma modalidade de anúncios CPM (cost per mile).
Anúncios in-stream
Esses anúncios são de maior duração e podem ser inseridos antes ou no decorrer do vídeo desejado.
O custo é por visualização (CPV ou cost per view) e o anunciante só paga quando um usuário tiver assistido a campanha por pelo menos 30 segundos.
A vantagem desse tipo de anúncio é a geração de prova social que cada vídeo gera, já que as visualizações são contabilizadas no próprio canal do anunciante.
Anúncios de descoberta
São casos em que o vídeo do anunciante é sugerido como um “link patrocinado” numa página de resultados ou na barra de vídeos relacionados, que aparece sempre que se abre um vídeo do YouTube no Desktop.
Eles possuem thumbnail e vêm com uma tag de “anúncio” para deixar claro ao usuário que se trata de uma ação publicitária. Esse tipo de anúncio também pode ser publicado no mobile, sendo exibido na página inicial do app.
Anúncios na Masthead
A Masthead é a página inicial do YouTube, equivalente ao topo do Google, por assim dizer.
São anúncios veiculados com banners, já que ocupam bastante espaço da home do site, e precisam ser aprovados em até 48h por representantes de vendas do Google antes de serem publicados.
Video Action
Esse formato de anúncios do YouTube foi lançado em meados de 2020 como um dos esforços da plataforma para impulsionar vendas online em meio à pandemia.
Os anúncios de Video Action unem o vídeo a um catálogo de produtos, ou seja, o usuário pode assistir ao anúncio enquanto navega por opções de compra do que está sendo anunciado.
Além disso, há um botão “Compre Agora” para direcioná-lo ao site do anunciante, o que gerou, segundo o Google, diversos benefícios para as empresas que aderiram à modalidade.
YouTube Shorts
É impossível falar de anúncios no YouTube sem mencionar o Shorts. A plataforma lançou o formato de vídeos curtos (similares ao TikTok) em setembro de 2020, e desde então as campanhas no site ganharam uma nova dimensão.
Com o YouTube Shorts, é possível divulgar sua marca em vídeos de até 60 segundos, transformá-los em uma vitrine virtual similar ao video action para anunciar seus produtos e divulgar seu app em um espaço dedicado.
Web Stories
As Web Stories são baseadas no formato “história”, popularizado nos Stories do SnapChat em 2015 e, posteriormente, no Instagram.
É um recurso do Google para oferecer aos usuários do buscador conteúdos lúdicos, ágeis e informativos, indo além dos formatos tradicionais do website.
Os Web Stories funcionam como um dos pilares do Google Discover, o feed de sugestões de conteúdo baseados nas preferências do usuário.
Sendo assim, não é preciso buscar por esse tipo de conteúdo: com base no seu histórico de navegação, o Google sugere Web Stories para você nas descobertas do aplicativo.
No entanto, os Web Stories são páginas web e também podem ser encontrados no formato tradicional, como é o caso da Ideal Marketing.
Temos dezenas de histórias publicadas no nosso blog – e todas elas podem ser acessadas na categoria de Web Stories.
Como criar Web Stories?
Há duas formas de criar Web Stories: utilizando códigos de programação ou ferramentas dedicadas.
No primeiro caso, há uma dificuldade maior, claro, já que é preciso construir toda a estrutura necessária para divulgação do conteúdo.
Porém, existem diversas ferramentas gratuitas para Web Stories com uma estrutura previamente montada para comportá-los no seu site.
O principal deles é o plugin de Web Stories do WordPress, maior ferramenta de gestão de conteúdo para internet do mundo.
Além dele, há ferramentas adicionais para te ajudar a construir as telas do seu carrossel no plugin, mas o recurso também conta com templates para facilitar seu trabalho.
Web Stories e SEO
Embora as histórias não posicionem como conteúdos convencionais, há boas práticas que valem a pena seguir para aparecer mais vezes no feed do seu público-alvo.
Atente-se principalmente aos metadados solicitados pelo Google, que estão descritos neste link do blog de desenvolvedores da empresa.
Otimize suas Web Stories para gerar visualizações, cliques e, integrando-os corretamente à sua estratégia de conteúdo, novos leads e clientes.
Métricas de Marketing Digital
As métricas de tráfego existem para te ajudar a compreender melhor toda a origem e as principais características do seu tráfego.
As principais ferramentas utilizadas para esse propósito são as de Web Analytics, como o Google Analytics e o Adobe Analytics – este, por sua vez, é voltado para empresas com milhões de acessos mensais.
Dito isso, vamos às principais métricas de tráfego:
Visitantes
O número de visitantes é uma métrica que indica a quantidade de usuários que acessaram o seu site ou aplicativo em um determinado período.
Novos visitantes
Um novo visitante é um usuário que nunca acessou seus canais ou que nunca compartilhou seus dados. Assim, as ferramentas o identificam como um novo usuário.
Vale dizer que um novo visitante é considerado um visitante recorrente sempre que retorna ao seu site ou app e, por isso, pode causar dúvidas na coleta de informações.
É importante saber que um novo visitante só é contabilizado uma vez, mas ao retornar, ele continua gerando tráfego para você. A diferença é que a partir da segunda vez, ele se torna um visitante recorrente.
Sessões
Uma sessão é um grupo de interações de um usuário com seu site em um determinado período.
É possível que uma mesma sessão contenha exibições de página, eventos, interações sociais e transações de e-commerce.
Uma sessão pode durar tanto quanto for possível, já que ela continua enquanto o usuário permanecer ativo no site ou aplicativo.
Sessões engajadas
Uma sessão engajada é aquela em que o usuário interage com seu site por no mínimo 10 segundos, realizando ao menos um evento de conversão ou duas visualizações/exibições de página.
Vale dizer que as sessões engajadas são uma novidade do GA4, a nova versão padrão do Google Analytics.
Rejeição
A taxa de rejeição é calculada com base nas sessões não engajadas. Logo, toda sessão que não for engajada é considerada uma rejeição.
Duração média de sessão
A duração média de sessão é simples: com base no número total de sessões (engajadas ou rejeitadas) e o tempo gasto em cada uma delas, as ferramentas de Web Analytics fazem uma divisão para obter esse resultado.
Também é possível filtrar o período em que você deseja obter a duração média de sessão dos seus canais.
Tráfego por canal
O tráfego por canal te ajuda a identificar o caminho usado por cada usuário para chegar ao seu site.
Assim, você descobre quais são suas principais fontes de tráfego e as que precisam ser melhor trabalhadas para gerar visitantes.
As origens de tráfego são divididas por busca orgânica, tráfego direto, tráfego de referência e de redes sociais, sendo que cada uma possui seus próprios canais específicos.
Métricas de conversão
As métricas de conversão são importantes para orientar o sucesso das estratégias implementadas no seu site.
Para isso, podemos utilizar alguns indicadores cruciais que te ajudam a obter diagnósticos valiosos sobre as suas ações.
Taxa de conversão
Naturalmente, a taxa de conversão é a principal métrica de conversão para o seu site. Há diversos tipos de conversões possíveis, e é fundamental entender isso para compreender o indicador.
Uma conversão pode ser o simples preenchimento de um formulário para receber um ebook, a inscrição em um evento ou um acesso à sua landing page de vendas.
Logo, a taxa de conversão é o percentual de visitantes que realizaram ao menos uma dessas ações no seu website.
CTR
O CTR (Click Through Rate) é um dos principais indicadores de qualquer estratégia de Marketing Digital. Em uma tradução simples, representa a taxa de cliques de um anúncio.
Assim, ele te ajuda a mensurar a eficiência das suas campanhas e é feito de maneira simples: basta dividir a quantidade de cliques pelo número de visualizações de um anúncio.
Métricas de investimento e retorno
Agora que já abordamos as métricas de conversão, é natural levantarmos os principais indicadores de investimento e retorno do marketing digital. Confira a seguir:
CPL
CPL é uma sigla do Marketing Digital que significa custo por lead, ou seja, qual é o valor investido nas campanhas para cada lead adquirido.
Tendo em vista que é necessário gerar diversos leads para conseguir um novo cliente, o CPL ideal precisa ser baixo o suficiente para essa conta fechar.
O cálculo é simples: basta dividir o valor total gasto com anúncios pelo número de leads gerados para saber o seu CPL.
CAC
CAC é o custo de aquisição de cliente. Ele calcula tudo que é gasto por uma empresa para adquirir um novo cliente, desde o orçamento de campanhas até os salários das equipes de marketing e vendas.
Para obter seu CAC, basta dividir todo o valor investido nos setores de marketing e vendas (ou seja, seus gastos com a aquisição de clientes) pelo número de clientes conquistados.
Ticket médio
O Ticket Médio é um indicador importante para avaliar a rentabilidade dos seus clientes. Ele calcula o valor médio que é gasto pelos consumidores das suas soluções, ou seja, o quanto as pessoas e empresas estão dispostas a gastar com você.
O ticket médio é obtido pela divisão do faturamento pela quantidade de vendas concretizadas em um mesmo período.
ROI
ROI é uma sigla em inglês que significa Return Over Investment, ou seja, retorno sobre o investimento.
Ela te ajuda a saber quanto sua empresa faturou com seus investimentos em Marketing Digital e pode ser calculada com a fórmula a seguir:
ROI = Receita – Custos / Custos.
MRR
O Monthly Recurring Revenue (Receita Recorrente Mensal) é um indicador que possibilita visualizar o faturamento mensal de uma empresa.
Por natureza, o MRR é bastante utilizado por empresas do modelo SaaS (software as a service), que oferecem diferentes planos de assinaturas mensais.
Dessa forma, é possível mensurar as variações no número de assinantes e o impacto no faturamento total do negócio.
Para isso, basta dividir o valor mensal dos planos pelo número de assinantes. No caso de diferentes planos e valores, basta realizar os cálculos separadamente e somá-los ao final.
LTV
O Lifetime Value é, sem sombra de dúvidas, uma das métricas mais importantes para qualquer empresa. Ele representa o lucro gerado por um cliente ao longo de seu relacionamento com uma empresa.
O cálculo do LTV é um pouco maior que o de outros indicadores, mas também é simples de ser compreendido. A fórmula é:
Essa fórmula é ideal para dar uma ideia do valor gerado por cada cliente para sua marca e deve ser combinado com outras métricas para o benefício da sua empresa.
Ao cruzar o LTV com o CAC, por exemplo, você consegue ter uma boa ideia do quanto é necessário investir para conquistar novos clientes e quanto esses novos clientes podem gerar de lucro para sua marca.
Retenção de clientes
A retenção de clientes permite aumentar o LTV da sua empresa, já que ao garantir que seus clientes permaneçam por mais tempo, você lucra ainda mais com eles.
O índice de retenção é um indicador importante para mensurar o nível de satisfação dos clientes com sua marca, e pode ser calculado com a seguinte fórmula:
Métricas de email marketing
Dentre as principais estratégias de marketing digital, o email marketing se destaca como o mais rentável.
Diante da importância de aproveitar ao máximo os benefícios desse tradicional canal de comunicação, é preciso entender seus principais indicadores.
Entregabilidade
A taxa de entregabilidade indica quantos dos seus emails chegaram às caixas de entrada dos seus leads e clientes.
Para chegar aos destinatários, os emails passam por filtros e autenticações das ferramentas de disparo, como Gmail e Yahoo.
Sendo assim, é preciso manter sua entregabilidade alta, de preferência acima dos 95%. Dessa forma, suas campanhas de email podem obter resultados mais satisfatórios.
Taxa de abertura
Seguindo pelas métricas de email marketing, a taxa de abertura tem a ver com os emails que, de fato, chegaram à caixa de entrada do usuário.
Assim, se 100 emails chegaram ao inbox dos seus contatos e 25 deles foram abertos, sua taxa de abertura é de 25%.
É importante notar que essa métrica não se baseia em nada além da abertura dos emails. Pode ser que as pessoas tenham visto todo o material, ou fechado o conteúdo de imediato.
Cliques no email
O já mencionado CTR também se faz presente como uma das principais métricas do email marketing.
Nesse contexto, a taxa de cliques é calculada com base no número de emails entregues. Logo, se você entregou 1000 emails e obteve 100 cliques, o CTR é de 10%.
É natural que emails com taxas de abertura maiores geram mais cliques, e vice-versa. Portanto, é fundamental trabalhar as diferentes métricas de email marketing para fazer sua estratégia funcionar da maneira desejada.
Métricas de engajamento
Os indicadores de engajamento compõem uma parte valiosa das métricas de marketing digital, já que por meio deles você consegue medir o sucesso das suas estratégias com seus respectivos públicos-alvo.
Ao mensurar os níveis de interação com seus conteúdos, você também identifica as possíveis melhorias no planejamento das ações. Vamos compreendê-los melhor a seguir.
Alcance
O alcance de um conteúdo é representado pelo número de usuários que entraram em contato com a publicação. Mesmo que uma mesma pessoa veja seus posts diversas vezes, ela só será contabilizada uma única vez para cada um deles.
Engajamento
A taxa de engajamento é uma das métricas mais valiosas do universo digital. Ela pode ser calculada tanto nas redes sociais quanto nos aplicativos e websites por suas respectivas ferramentas – como o Google Analytics e o Meta Analytics.
Naturalmente, a taxa de engajamento representa o percentual de usuários que interagiram com um post em relação ao total de pessoas que tiveram acesso a ele.
Um engajamento pode ser definido como:
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Menções;
- Itens salvos;
- Mensagens diretas.
Assim, sempre que um usuário realiza qualquer uma dessas ações pela primeira vez – já que o cálculo é feito com base no percentual de usuários engajados –, sua taxa de engajamento aumenta.
Compartilhamento
Com uma lógica similar à do engajamento, a taxa de compartilhamento é o percentual de usuários que gostaram do seu conteúdo a ponto de indicá-lo para outras pessoas.
Esse dado também é calculado com base na quantidade de pessoas alcançadas pelas suas postagens.
Como fazer Marketing Digital
Tendo visto os diferentes conceitos, abordagens e estratégias do marketing digital, resta saber como colocar esse conhecimento em prática na sua empresa.
Existem negócios dos mais variados tamanhos e nichos, mas a boa notícia é que o marketing digital funciona para todos eles. Vamos saber como.
Marketing Digital B2B
Um dos grandes desafios das empresas B2B (Business to Business) é a construção de autoridade com a audiência.
Para isso, você precisa focar na produção de conteúdo valioso para atrair clientes em potencial e transformar sua marca em uma verdadeira referência de mercado.
Nesse modelo de negócio, as vendas são mais complexas e têm um ciclo mais duradouro. Estamos falando de empresas confiando umas nas outras para fechar contratos e contratar serviços, o que requer processos mais robustos que os de marcas B2C.
Diante desse cenário, o melhor caminho a ser seguido é o do Marketing de Conteúdo, um dos pilares do universo do Marketing Digital.
Essa estratégia tem como objetivo construir materiais qualificados e relevantes para seu público-alvo, te ajudando a adquirir leads qualificados e transformá-los em clientes.
Com ele, seu planejamento de conteúdo passa a considerar clientes em potencial em todas as etapas do funil: topo, meio e fundo.
Dessa forma, você garante que haja um material certo – seja ele um artigo ou material rico – para todos os participantes do seu ciclo de vendas.
Marketing Digital B2C
Já os negócios B2C (Business to Consumer) são estruturados em busca de consumidores finais, ou seja, ajudar pessoas comuns com necessidades diárias.
Naturalmente, o ciclo de vendas desse modelo de negócios é mais curto e bastante direto, o que apresenta desafios um pouco diferentes dos enfrentados por marcas B2B.
Nesse caso, o processo de compras é mais impulsivo e instantâneo, com os estímulos desempenhando um papel fundamental nessa decisão.
Primeiramente, também é preciso construir a autoridade da sua marca e gerar brand awareness. Dessa forma, o seu nome estará sempre entre as opções consideradas pelo consumidor final.
Outro caminho a ser seguido é o dos anúncios de mídia paga, configurando uma estratégia de Search Engine Marketing (que une SEO e publicidade) para sua marca.
Exemplos como o da Netshoes estão por toda parte: investindo em links patrocinados e banners em sites esportivos, a marca alcança o público-alvo e, muitas vezes, gera vendas instantâneas.
Marketing Digital para pequenas empresas
Com a chegada do Marketing Digital ao mercado, a viabilidade de criar e sustentar uma pequena empresa cresceu consideravelmente.
Se em outros tempos essa tarefa obrigava os empreendedores a utilizar os meios tradicionais, a realidade agora é outra.
Aplicando estratégias de marketing digital pensadas para seu nicho de mercado, modelo de negócio e público-alvo, é possível alavancar sua marca na internet.
Em se tratando de pequenas empresas, a tendência é que o orçamento publicitário seja limitado. E não há problema nisso! O marketing digital é o meio ideal para investir pouco e ainda assim obter resultados satisfatórios.
Afinal, uma só campanha de mídia paga é capaz de impulsionar suas vendas. O mais importante é ter o know-how necessário para executá-la, segmentando cada campanha da melhor forma possível.
Ademais, um bom trabalho de Marketing de Conteúdo também possibilita atrair e converter leads em clientes, construindo uma audiência sólida para sua marca e colocando sua empresa na boca do povo.
Por esses e outros motivos, o Marketing Digital é o caminho ideal para pequenas empresas. Saiba mais com o nosso guia completo sobre o assunto:
Marketing Digital para médias empresas
Assim como é o caso das pequenas empresas, existem técnicas de Marketing Digital ideais para as empresas de médio porte.
Nas médias empresas já é possível observar níveis maiores de investimento em marketing e vendas com o intuito de impulsionar o crescimento dessas marcas.
Com carteiras de clientes mais consolidadas, essas marcas têm como principal desafio fidelizar seus consumidores e expandir o alcance das suas ofertas.
Diante disso, o Marketing de Conteúdo segue como uma das melhores estratégias para as empresas de médio porte obterem tráfego orgânico e visibilidade.
Além disso, parcerias estratégicas com influenciadores digitais podem aproximar a marca das audiências desejadas, transmitindo credibilidade e gerando bons retornos comerciais.
Marketing Digital para grandes empresas
Grandes empresas são protagonistas em seus respectivos mercados e, por isso, o grande desafio é continuar tendo a preferência do público em relação à concorrência.
Neste caso, o orçamento de Marketing Digital tende a ser maior e incluir desde uma sólida estratégia de marketing orgânico, focada na produção de conteúdo qualificado, com boas campanhas de mídia paga.
Além disso, é importante investir em ferramentas de análise de dados para mensurar os resultados de cada estratégia e implementar melhorias.
Plano de Marketing Digital
Uma coisa é certa: para investir no Marketing Digital, você precisa de planejamento. Um bom plano de marketing digital permite que você invista nas estratégias mais adequadas para alcançar seus objetivos, evitando desperdícios de tempo e dinheiro.
Essa metodologia possui incontáveis táticas para os mais variados tipos de empresa, o que acentua a necessidade de planejar suas ações com inteligência.
Dessa forma, se o seu principal objetivo é vender mais na internet, é preciso focar em ações para aumentar sua geração de leads.
Ou, ainda, se você busca aumentar seu tráfego orgânico, o SEO deve ficar no centro do seu planejamento.
De qualquer forma, planejar suas ações de marketing digital tendo como base seus objetivos enquanto empresa é o cenário ideal para alcançá-los!
E apesar das especificidades de cada negócio, existem duas estratégias centrais para o sucesso do marketing digital nas empresas: as redes sociais e o marketing de conteúdo.
Portanto, vamos entender como planejar as melhores táticas e utilizá-las a seu favor.
Planejamento de Marketing para Redes Sociais
Segundo este relatório da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo. Ao todo, são mais de 131 milhões de contas ativas.
Diante desses dados – e dos que já mencionamos anteriormente –, é natural entender a importância das redes sociais para qualquer estratégia de marketing digital.
Com um número tão expressivo de usuários ativos nas plataformas sociais, todo e qualquer público-alvo pode ser alcançado.
Para isso, é necessário planejar suas ações nas redes sociais de modo que ela contribua com geração de tráfego, divulgação da sua marca e boas oportunidades comerciais. Organize suas ações com um passo a passo:
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1º passo – Estabeleça metas. Considere que as redes sociais também possuem um funil próprio e que este, por sua vez, conta com métricas importantes de se monitorar. Utilize a metodologia OKR (Objectives and Key Results) para te ajudar nesta etapa;
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2º passo – Escolha as redes certas. Antes de sair apostando em toda e qualquer rede social, analise quais são as que mais fazem sentido para você com base nas características de cada público. Assim, você assegura um investimento mais assertivo de recursos na sua estratégia.
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3º passo – Crie seus perfis. Com base nos objetivos definidos no primeiro passo, construa seus perfis nas redes selecionadas e coloque em prática seu planejamento. Lembre-se, ainda, de seguir a identidade visual e o tom de voz definidos pelos OKRs.
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4º passo – Faça Benchmarking. Uma das melhores boas práticas de um planejamento de marketing para redes sociais é observar o que de melhor tem sido feito pelos concorrentes. Identifique o que pode ser aproveitado por você – e fuja de táticas ineficientes.
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5º passo – Monte seu calendário. Construa um calendário de postagens para suas redes, organizando e distribuindo as responsabilidades de todos envolvidos no processo de criação e publicação de conteúdo.
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6º passo – Analise suas métricas. Como qualquer estratégia de marketing digital, seu plano para as redes sociais pode – e deve – ser medido e melhorado. Utilize as ferramentas de análise das mídias sociais para tal.
Planejamento de Marketing de Conteúdo
O conteúdo é um recurso central de qualquer boa estratégia de marketing digital. Por isso, é necessário planejar as diferentes maneiras de implementá-lo na sua.
Ele possibilita atrair consumidores até sua marca com conteúdos valiosos, abastecendo o topo do funil de vendas com visitantes interessados no que você tem a oferecer.
A partir disso, o Marketing de Conteúdo te ajuda a educar o público de meio e fundo de funil, preparando-os para a decisão de compra e encaminhando-os para as vendas.
Conteúdos como artigos, ebooks, infográficos, webinars, vídeos e posts nas redes sociais (entre outros) fazem parte dessa estratégia e permitem que sua marca alcance excelentes resultados na internet.
Conheça seu público
O sucesso de um planejamento de marketing de conteúdo só pode ser alcançado a partir do entendimento sobre os públicos da marca.
Saiba quais são suas dores, desejos e objeções. Dessa forma, seu conteúdo se torna muito mais que uma ferramenta de convencimento: ele passa a chegar ao público certo e garantir o sucesso do seu relacionamento com o cliente.
Assim, seu conteúdo precisa ser relevante para essas pessoas, mas isso não é tudo. Também é preciso se manter atento às boas práticas de SEO e aos principais fatores de ranqueamento para otimizar suas publicações e posicioná-las.
Ao ocupar as primeiras posições do Google, você concretiza o objetivo de alcançar seu público-alvo. Portanto, combine o conteúdo relevante com o melhor do SEO para obter sucesso no seu planejamento de marketing de conteúdo.
Ademais, divulgue suas produções nos principais canais de comunicação com sua audiência, como as redes sociais e o email.
Dessa forma, vemos que um plano de marketing requer atenção especial às mídias sociais e ao marketing de conteúdo para ser o mais eficiente possível.
Ferramentas de Marketing Digital
Falamos sobre o conceito de marketing digital, principais estratégias e como construir um planejamento eficiente para sua marca.
Sendo assim, chegou a hora de falar sobre os diversos tipos de ferramentas usados para colocar tudo isso em prática, monitorar resultados e identificar possíveis melhorias.
Seu foco precisa estar direcionado aos números que realmente importam e, por isso, saber quais são as melhores ferramentas de marketing digital e suas aplicações é um diferencial valioso.
Pensando nisso, separamos elas em diferentes categorias para você entender:
- Quais são as líderes de mercado;
- Como elas contribuem para suas estratégias digitais;
- Benefícios e possibilidades de integrá-las;
- Melhores opções para cada necessidade.
Ferramentas de SEO
As ferramentas de SEO, voltadas à otimização para mecanismos de busca, visam melhorar seu ranqueamento nos buscadores, como Google e Bing.
Dentro dessas plataformas, é possível encontrar uma série de funções, como estudos de palavras-chave, análise de tráfego, link building e relatórios.
Dentre elas, é possível encontrar alternativas gratuitas, como o Google Search Console, além das plataformas pagas, como SEMrush e Ubersuggest.
Ferramentas de CRO
As conversões representam parte fundamental do sucesso de um site, e por isso é de grande importância monitorá-las. Algumas das líderes desse mercado são:
Cada uma à sua maneira, as ferramentas de Conversion Rate Optimization são excelentes recursos para contribuir com a melhoria das suas conversões na internet. Por consequência, você conquista mais clientes e aumenta seus níveis de faturamento.
Ferramentas de Email Marketing
Estratégia de marketing digital com o maior ROI do mercado, o email marketing pode ser feito a partir de uma série de boas ferramentas, como:
A plataforma certa permite criar bons emails, enviá-los aos seus contatos em grande escala e monitorar os resultados, otimizando o trabalho das suas equipes de marketing e vendas.
Ferramentas de Automação
Em se tratando de ferramentas equipadas para gerir uma estratégia de marketing digital, os softwares de automação são verdadeiros protagonistas.
Com eles, você gerencia seus emails, sua base de leads, integrar os setores de marketing e vendas, criar testes A/B e novos fluxos de trabalho.
Ademais, essas plataformas possibilitam a integração com outras ferramentas, como um CRM de vendas. As principais ferramentas de automação de marketing digital são:
Ferramentas de gestão de Redes Sociais
As ferramentas de gestão de redes sociais existem para profissionalizar sua atuação nos canais ocupados pela sua empresa.
Com o software certo, você constrói e agenda suas publicações, monitora os resultados e centraliza a gestão de diferentes redes em um só ambiente. Destaque para:
Ferramentas de gestão de projetos
A organização das tarefas de marketing digital é um desafio para todas as empresas. No entanto, isso tende a ser um verdadeiro problema para as que não utilizam uma ferramenta de gestão de projetos.
Estamos falando de serviços desenvolvidos para integrar diferentes setores e coordenar a realização das tarefas necessárias para alcançar seus objetivos publicitários. Entre elas, destacamos:
Ferramentas de Design
Um erro que não pode ser cometido pela sua empresa é o de considerar o design um elemento pouco importante da sua estratégia.
Dito isso, podemos dividir as ferramentas de design em duas frentes de mídia: imagens e vídeos.
Ferramentas de imagens
Sua empresa precisa de imagens de qualidade para agregar valor à experiência do cliente. Além do mais, é possível usar recursos gratuitos para obter fotografias, ilustrações e templates para criar suas próprias artes.
No mais, também existem recursos de edição e tratamento de imagens, como:
Ferramentas de vídeos
Os vídeos representam um dos formatos de conteúdo mais populares da internet. Eles te ajudam a educar seu público sobre diferentes assuntos com fluidez e profundidade e, para isso, podem ser feitos de inúmeras formas.
Para tirar proveito de todo o potencial criativo do video marketing, você pode utilizar ferramentas como:
Cursos de Marketing Digital
Para além dos conhecimentos adquiridos com este conteúdo, separamos os principais cursos de marketing digital do mercado para você. Afinal, conhecimento nunca é demais!
Portanto, incluímos opções gratuitas e pagas sobre as principais estratégias de marketing digital para você se capacitar ainda mais.
Curso de Marketing de Conteúdo
Em se tratando de marketing de conteúdo, a Rock Content é uma das marcas de maior destaque do mercado.
A empresa oferece um curso gratuito com dicas para te ajudar a construir conteúdos ricos e otimizados para os mais variados canais. Além disso, você também recebe um certificado após sua conclusão.
Clique aqui para acessar o curso.
Curso de Inbound Marketing
Principal empresa de Inbound Marketing do mundo, a Hubspot conta com um curso gratuito em português, inglês e espanhol para te ajudar a implementar a metodologia na sua empresa.
O curso também oferece um certificado a quem concluí-lo pode ser acessado na Hubspot Academy clicando aqui.
Curso de introdução ao Marketing Digital
Composto por 20 aulas, 6 horas de duração, certificado e material complementar, a RD Station possui um dos cursos mais interessantes de introdução ao Marketing Digital do mercado.
As aulas abordam as principais estratégias da metodologia, como email marketing, inbound marketing. Clique aqui para acessar gratuitamente.
Cursos integrados de Marketing Digital
Para quem busca colocar em prática tudo que aprendeu neste conteúdo e adquirir ainda mais conhecimentos sobre a metodologia, a Coursera possui um programa de cursos integrados de Marketing Digital.
O programa dura até 3 meses, com 10 horas de estudo semanais, e oferece conhecimentos essenciais para os mais variados tipos de publicidade online.
Para acessar, clique aqui.
Livros de Marketing Digital
Outra maneira valiosa de adquirir mais conhecimento sobre o conceito de marketing digital e suas estratégias é por meio de bons livros.
Ao acessar a obra dos principais autores de Marketing Digital do mundo, você se prepara para expandir seus horizontes e aprimorar a aplicação do conceito na sua empresa.
Vamos aos 5 livros de Marketing Digital que elencamos para você conferir.
1. Marketing 4.0: Do Tradicional Ao Digital – Philip Kotler
Considerado por muitos o pai do marketing moderno, Kotler contou com a participação de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan para escrever uma das obras essenciais sobre o tema.
O livro relata com riqueza de detalhes a transição do marketing do tradicional para o digital, reunindo conceitos que continuam tão atuais quanto na época em que foi publicado.
2. Marketing de Performance – José Paulo Pereira Silva
O livro de José Paulo Pereira Silva, fundador da Ideal Marketing, é um guia para quem busca alavancar o faturamento de sua empresa na internet.
A obra direciona o leitor aos principais conceitos e estratégias capazes de gerar mais vendas online e dominar diferentes mercados no ambiente digital.
3. Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade – Philip Kotler
A obra mais recente do pai do Marketing dá continuidade aos conceitos apresentados em Marketing 4.0.
A abordagem de Kotler evidencia a importância da experiência do cliente e fala de como o marketing deve contribuir para o bem comum.
Segundo o autor, somente assim será possível conquistar resultados satisfatórios e duradouros.
4. Storybrand – Donald Miller
Em Story Brand, Donald Miller oferece um framework de storytelling para aprimorar a maneira com que as empresas se comunicam e se conectam com seus clientes.
5. Copywriting– Paulo Macedo
Um dos livros de marketing digital mais vendidos no Brasil, a obra apresenta diversas maneiras de utilizar o Copywriting para persuadir e vender mais na internet.
Com exemplos práticos de empresas que adotaram a estratégia e obtiveram sucesso, Paulo Macedo te ajuda a construir as mensagens certas para suas campanhas.
Construa a melhor estratégia de Marketing Digital possível para sua empresa
Em um mundo cada vez mais conectado, o Marketing Digital é uma obrigação para empresas que querem se destacar no mercado. E agora que você sabe tudo sobre o assunto, é hora de pôr o que aprendeu em prática.
Faça seu planejamento de marketing digital utilizando os conhecimentos adquiridos. Estude seu público-alvo, determine os canais que farão parte da estratégia e adote as táticas mais eficientes para colocar seu negócio no topo!
Ademais, garanta que sua empresa tenha uma estrutura otimizada para garantir um bom posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca.
E para isso, conte com a Ideal Marketing! Utilizamos uma tecnologia patenteada para construir projetos funcionais e lucrativos para nossos clientes dominarem a maior vitrine de vendas do mundo.
Então, não perca tempo: aproveite para agendar uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.
Perguntas Frequentes
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é um conjunto de técnicas voltadas para a divulgação de uma marca na internet, promovendo suas soluções em diferentes canais digitais e monitorando os resultados para realizar melhorias.
Como aplicar o Marketing Digital?
É preciso planejar suas ações, estudar seu público-alvo e, com isso, colocar em prática as estratégias formuladas para divulgar sua empresa na internet e gerar bons resultados.
Qual a diferença entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional?
Você consegue monitorar o desempenho de todas as suas estratégias de Marketing Digital e aprimorá-las de acordo com a sua necessidade. No caso do Marketing tradicional, que é aplicado em canais offline, como jornais, revistas e televisão, é virtualmente impossível mensurar os resultados concretos de cada ação.
Quais são as melhores táticas e estratégias de Marketing Digital?
As principais estratégias de Marketing Digital são: Inbound Marketing; Marketing de Conteúdo; Email Marketing; SEO; Redes Sociais; SEM.