Marketing de influência: Tendências para 2022

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Publicado: 14 de janeiro de 2022 | Atualizado: 18 de janeiro de 2022.

Nestes últimos anos, a indústria de marketing de influência ganhou uma enorme visibilidade, tendo se tornado uma das maneiras mais eficazes de se divulgar um produto ou serviço a um nível macro.

E, segundo a Forbes, as práticas que nasceram em 2021 continuarão sendo aplicadas – exemplos sendo o apoio às causas sociais, a inclusão e diversidade de influenciadores, a preferência por personagens que geram conteúdo criativo e pelo formato de vídeo curto como veículo de publicidade.

De acordo com a agência regional de comunicação another, em 2022 surgirão 6 novas tendências para o marketing digital de influência. Veja abaixo quais serão.

1. Exigência nas performances

A previsão para 2022 é de que haverá uma maior exigência nos resultados individuais de cada influenciador. Maricarmen Alcocer, gerente de influencer marketing na another, afirmou que algo que eles notaram com alguns dos clientes “é que eles são cada vez mais críticos em relação às métricas e aos resultados entregues, por isso, esperamos que métricas, como o alcance potencial se tornem obsoletas e o foco se volte para o engajamento ou o alcance verdadeiro”.

2. Boom de influenciadores esportivos

O ano de 2022 é de Copa do Mundo, o que quer dizer que jogadores de futebol rumo ao Qatar serão uns dos grandes influenciadores digitais.

Na verdade, várias empresas já vêm utilizando o marketing de influência através de atletas para fortalecer a sua marca, e um exemplo de segmento que implementou essa estratégia em 2021 foram as plataformas de apostas esportivas e cassinos online, que podem ser acessadas através de um site confiável pelos fãs de esportes.

Várias das operadoras estão competindo para se posicionar no mercado brasileiro, que tem muito potencial, e por isso oferecem inúmeros bônus e promoções para novos usuários que queiram apostar sem custos ou até mesmo jogar algumas rodadas de poker e blackjack por diversão.

3. Mais relevância para nano e micro influenciadores

Micro influenciadores e nano influenciadores (perfis com entre mil e 10 mil seguidores) também chamam  a atenção em 2022, já que focam em nichos bem específicos e possuem um público mais fiel. Além disso, essas pessoas tendem a ser mais criativas na criação de conteúdos e custam menos para as empresas.

4. Regras claras para todos

Apesar do setor já estar mais profissionalizado em alguns países, a regulamentação sobre o trabalho de influencer na América Latina não existe ou não é transparente o suficiente. Espera-se que neste ano vejamos avanços na regularização da profissão.

5. NFTs, metaverso e influenciadores digitais

Inteligência artificial, NFTs e metaverso são só alguns dos termos que se popularizaram nos últimos meses de 2021, criando uma onda de curiosidade que já está se transformando em tendência. Neste ano, espera-se que influenciadores possam integrar tanto a tecnologia de IA quanto o metaverso em suas estratégias de marketing, aumentando o número de campanhas feitas completamente no mundo virtual e intensificando a oferta de uma publicidade mais criativa e inovadora, o que irá aumentar a competitividade do setor.

A competição ficará ainda mais acirrada com os chamados influenciadores virtuais. Aqui no Brasil, já temos dois exemplos de virtual influencers que já provaram ter alta capacidade de engajamento: a Lu, da varejista Magazine Luiza, e o Baianinho, das Casas Bahia. A expectativa é que eles dominem o futuro do metaverso.

6. Lives e social commerce

Lives já se tornaram rotina nas redes sociais e a tendência é que continuem com muita força em 2022, trazendo, além da divulgação de produtos, algumas características de social commerce para garantir as vendas.

Esta estratégia, chamada de live streaming e-commerce, permite que marcas implementem links de compras em vídeos ao vivo para aproveitar o engajamento do público, que pode comprar sem sair do app. Já é possível fazer uso deste recurso em algumas redes sociais, como é o caso do Instagram e TikTok.