Marketing de Fidelização: seja a empresa recomendada por 9 entre 10 clientes
Por: Ideal Marketing
Publicado: 9 de setembro de 2019 | Atualizado: 12 de setembro de 2019.
O Marketing de Fidelização tem tudo para se tornar a menina dos olhos das grandes empresas, principalmente se considerarmos que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Não à toa, quem quer sair na frente de seus concorrentes já está investindo em técnicas que visam como fidelizar clientes.
Sabe aquele velho ditado que diz “cliente bom, é cliente fiel?” Então, ele não tão é famoso à toa!
Isso porque ter em sua base consumidores que voltam a fazer negócio com a sua empresa é essencial para reduzir o custo com a aquisição de novos clientes e manter suas vendas sustentáveis.
Por isso, é comum vermos entre os empreendimentos que são líderes no mercado investimentos cada vez mais significativos na fidelização de clientes, principalmente no Marketing de Fidelização.
Espera, você ainda não conhece essa metodologia? Então confira os próximos tópicos e saiba como fidelizar clientes!
O que é Marketing de Fidelização? Entenda por que ele é tão importante!
Chamamos de Marketing de Fidelização uma parte específica da Gestão do Relacionamento com o Cliente, cujo objetivo principal é reconhecer as necessidades do público a fim de atendê-las da melhor forma.
Isso significa que as suas ações visam envolver o consumidor com uma marca em um relacionamento de longo prazo, em uma conexão forte e até mesmo emocional com a empresa.
Com isso, o seu negócio consegue ter clientes com um ticket médio maior e frequente, uma vez que eles não só conhecem o seu produto ou serviço, como também confiam no seu brand.
E esse não é o único benefício do Marketing de Fidelização de Clientes! Isso porque consumidores satisfeitos costumam comentar sobre a sua experiência com pessoas do seu círculo social, gerando um Marketing Boca a Boca espontâneo e gratuito.
Assim, podemos concluir que investir em técnicas de como fidelizar clientes acaba ajudando a sua estratégia de atração de novos clientes, consequentemente.
Por fim, a cada consumidor conquistado você consegue coletar informações valiosas para a construção do perfil de uma persona mais assertiva, te ajudando a desenvolver estratégias, produtos e serviços muito mais atraentes.
Viu só como entender o que é Marketing de Fidelização é importante para o futuro do seu negócio? E para saber como colocar a sua empresa nos trilhos certos, confira o próximo tópico!
Como fidelizar clientes? 4 dicas simples para formar embaixadores da sua marca!
Cliente fiel é aquele que, quando disposto a tomar uma decisão de compra, vai sempre preferir a sua marca a do concorrente.
Mas como fazer com que a sua empresa seja a número no coração do seu público?
Bom, a resposta é bem simples: conhecendo-o bem! Isso porque reconhecer seus desejos, preferências e hábitos é fundamental para atendê-lo de forma personalizada.
Por isso, conhecer a sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido por meio de pesquisas entre seus consumidores, é essencial para que consiga acompanhar as próximas dicas com sucesso.
Agora que você já sabe por onde começar, vamos lá?
1. Tenha um software de CRM sempre à mão
Chamamos de software de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em bom português, uma plataforma que concentra todas as informações e interações entre a sua empresa e seus clientes.
Com isso, é possível manter todos os departamentos do seu negócio com informações atualizadas da base de contato de vocês, facilitando o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.
Além disso, também é possível criar produtos, serviços e ofertas que atendam de fato a demanda do público, o que é essencial para o Marketing de Fidelização atingir o seu objetivo.
2. Realize pesquisas de satisfação entre seus consumidores
A pesquisa para a criação da persona da sua empresa não é a única que deve realizar., pois as pesquisas de satisfação são fundamentais para quem deseja implementar o Marketing de Fidelização em seu negócio.
Isso porque é por meio das respostas as suas questões que você vai descobrir o que está funcionando ou não e achar brechas que podem ser aprimoradas em seu produto ou serviço.
Com isso, é possível prestar um serviço cada vez mais atencioso e fornecer mercadorias que realmente agreguem valor ao seu público, o que é fundamental para ter sucesso na sua estratégia de marketing de fidelização de clientes.
3. Desenvolva programas de fidelização de clientes
Sabe aqueles programas de acúmulo de pontos que podem ser trocados por um serviço toda vez que utiliza o seu cartão de crédito?
Ou ainda aquele cartãozinho que você ganha um selo a cada compra para ganhar um produto assim que completar a tabela?
Então, todos esses exemplos se referem a programas de fidelização de clientes, que tem como único objetivo estimular o consumo e oferecer vantagens exclusivas aos clientes da sua marca.
Por isso, aplicar essa técnica no seu negócio pode ser muito interessante para estimular as pessoas a voltarem a fazer compras com você.
Mas para que a troca seja vantajosa para ambos os lados, não se esqueça de voltar ao perfil da sua persona para checar o que é realmente útil e relevante a ela.
Assim, você consegue criar um programa de fidelização de clientes atrativo e que entregue de fato um benefício a quem participar dele.
4. Implemente uma área ao sucesso do cliente
O departamento que cuida do Sucesso do Cliente, ou simplesmente Customer Success é um setor que concentra seus esforços em ajudar o consumidor a ter a melhor experiência possível com o seu produto ou serviço.
Por isso, para garantir o bom desempenho da sua estratégia de marketing de fidelização, designe pessoas qualificadas para prestar esse atendimento, explicando o essencial a cada um de seus clientes para que eles consigam usufruir todos os benefícios da sua mercadoria.
Para tanto, não esqueça de compartilhar o acesso da sua plataforma de CRM a todos do setor, pois as informações contidas ali são essenciais para que sua equipe de CS consiga dar o atendimento adequado a sua base de clientes.
Assim, você se certifica que o consumidor está sendo bem atendido em todas as fases do relacionamento entre ele e a sua empresa, aumentando as chances dele voltar a fazer negócio com o seu negócio.
Já sabe como fidelizar clientes? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você aprendeu o que é Marketing de Fidelização e viu que ele é uma estratégia que visa fazer com que seus consumidores voltem a fazer negócio com a sua empresa.
E viu que aplicar as técnicas de como fidelizar clientes ainda é uma ótima tática para atrair outros possíveis clientes espontaneamente por meio do Marketing Boca a Boca.
Para tanto, te mostramos aqui 4 dicas simples de como aplicar o Marketing de Fidelização a fim de te ajudar a colocar o seu negócio nos trilhos do sucesso.
Se você quiser incrementar a sua estratégia de marketing além do Fidelização de Clientes e até mesmo o Boca a Boca, confira nosso conteúdo sobre tipos de marketing.