O que é Marketing de Engajamento e como aumentar os resultados nas redes sociais
O Marketing de Engajamento pode ajudar a criar conexões mais profundas com a audiência, melhorar o relacionamento e gerar vendas. Entenda mais sobre essa estratégia e como aumentar o alcance orgânico nas redes sociais.
O Marketing de Engajamento é uma das estratégias mais buscadas do universo do Marketing Digital. As redes sociais são atualmente as principais plataformas de comunicação e conteúdo da internet.
Essas ações buscam aumentar a participação do seu público nas postagens e campanhas. Interações como curtidas, comentários e compartilhamentos ampliam o alcance da marca.
Dessa forma, o engajamento contribui com o reconhecimento, autoridade da marca e geração de novos negócios.
Pensando nisso, decidimos falar sobre o marketing de engajamento. Entenda o que é, quais técnicas mais efetivas, como aplicar na prática para seu negócio e transformar likes em vendas.
O que é Marketing de Engajamento?
O Marketing de Engajamento é um conjunto de técnicas com o objetivo de aumentar as interações do público nas redes sociais.
Para isso, a aplicação dessa estratégia requer a utilização produção de conteúdos valiosos compartilhados em diferentes canais de comunicação.
Por essa razão, seu conteúdo precisa ir na contramão de “pedir dinheiro” ao usuário. Ele deve oferecer soluções reais para problemas da audiência para gerar engajamento.
Esses materiais devem possibilitar e incentivar:
- Curtidas;
- Compartilhamentos;
- Comentários;
- Reposts.
Isso porque, estamos na era do consumidor 4.0. Esse novo perfil de comprador prioriza experiências qualificadas, capazes de atender e melhorar toda jornada de compra.
As empresas precisam estabelecer diálogos, abrindo a comunicação para participação do público. Dessa forma, os canais sociais permitem feedbacks, sugestões e indicações.
Por que é importante investir em Marketing de Engajamento?
Quanto maior é o engajamento, maiores são as chances de consolidar relacionamentos duradouros. Relações criadas com base na confiança e relevância são lucrativas para o público e para a marca.
No entanto, os benefícios do marketing de engajamento vão muito além desse ganho comercial de longo prazo.
No curto e médio prazos, podemos pensar na geração de tráfego e leads qualificados. Essa captação de usuários é fundamental para o Mix de Marketing.
Outras vantagens importantes da estratégia são:
- Geração de conhecimento sobre a persona;
- Aumento da autoridade da marca;
- Expansão do alcance orgânico dos conteúdos;
- Otimização da estratégia de Marketing.
Em todo caso, o marketing de engajamento te ajuda a construir um alicerce bastante sólido para alcançar seus objetivos no ambiente digital.
Como aplicar o Marketing de Engajamento
Agora que você sabe o conceito de marketing de engajamento e seus principais benefícios. Vamos às melhores dicas para você colocar a estratégia em prática:
Crie conteúdo relevante
O conteúdo relevante é aquele que gera valor para a sua audiência. Materiais como posts, e-book e vídeos devem oferecer soluções para questões do público.
A melhor forma de compreender o que é valioso para seus leads e seguidores é perguntando a eles.
Faça postagens de pesquisas do tipo nas suas redes sociais para estimular o engajamento de imediato. De quebra, você entende as dores e desejos do público-alvo para orientar suas ações a longo prazo.
Outra maneira de garantir conteúdos relevantes é criando calendários de postagens para redes sociais, blogs e outros canais.
Nesse sentido, o Marketing de Engajamento pode e deve ser aliado ao trabalho de SEO e Inbound Marketing.
Dessa forma, você garante que assuntos importantes para a audiência não passem despercebidos em meio à rotina.
Invista em personalização
Personalize a user experience para fortalecer a identificação do usuário com a sua marca. Investir em um tratamento personalizado te aproxima do consumidor e, naturalmente, estimula o engajamento.
Use o conhecimento da sua persona para estruturar ações de marketing capazes de gerar um impacto imediato no leitor.
Aposte no Marketing de Conteúdo
Resumidamente, Marketing de Conteúdo é a produção de materiais qualificados para todas as etapas do Funil de Vendas.
Para essa estratégia funcionar, ela precisa ser baseada nas melhores práticas de SEO. Até porque o foco é gerar tráfego qualificado para seus canais a partir desse planejamento de conteúdo.
É possível estabelecer uma linha clara de diálogo ao entender as necessidades de cada uma das três fases do funil de marketing(topo, médio e fundo). Dessa forma, solucionar as dores da audiência de maneira assertiva.
Portanto, dedicar-se a essa estratégia é fundamental para obter resultados positivos no seu marketing de engajamento.
Escolha os melhores canais de comunicação
Você pode utilizar uma série de canais digitais para otimizar seu marketing de engajamento. No entanto, é impossível não falar das redes sociais.
Plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e YouTube são excelentes para impulsionar o engajamento do seu público.
São meios que contam com inúmeros usuários todos os dias ao redor do mundo, e grande parte segue ou acompanha ao menos um perfil corporativo.
No Instagram, por exemplo, 90% dos usuários seguem uma ou mais empresas. Logo, vale muito a pena formular estratégias para impactar esse público.
Considere o Marketing de Interação
O Marketing Interativo tem na interatividade o ponto central da produção de conteúdo. A vantagem é que materiais interativos possuem taxas de engajamento maiores que os estáticos.
Isso ocorre justamente porque eles motivam o contato do usuário. Para isso, sua estratégia precisa entender as principais características e comportamento da audiência.
Aproveite ainda para transformar conteúdos estáticos já existentes em interativos, adicionando opções para facilitar a navegação e o engajamento.
Também utilize calls-to-action, chamados a ação, para persuadir e influenciar o usuário a interagir com as postagens.
Escute feedbacks e mensure os resultados
Seu processo deve ser guiado por análises qualificadas e dados relevantes. Lembre-se que o objetivo é gerar interesse e estimular a interação do usuário. Por isso, é fundamental saber o que eles têm a dizer.
Para isso, você deve monitorar mensagens nas redes sociais, promover pesquisas de opinião e mais.
Consequentemente, sua empresa passa a ter insumos valiosos para otimizar seus esforços futuros.
Ferramentas para trabalhar o Marketing de Engajamento
Antes de concluir o artigo, vamos falar sobre as melhores ferramentas que vão trazer sucesso para seu marketing de engajamento.
Plataformas de e-mail marketing
Plataformas de e-mail marketing permitem armazenar e organizar os leads que se cadastraram em diferentes pontos de contato, como landing pages e redes sociais.
Além do mais, você consegue mensurar indicadores como as taxas de conversão e de abertura, entre outros.
Dependendo da ferramenta que escolher, existem ainda mais funcionalidades interessantes para aprimorar sua estratégia de marketing de engajamento.
Gestão de redes sociais
As redes sociais deram origem ao marketing de engajamento e continuam sendo fundamentais para seu sucesso. Afinal, elas são terrenos férteis para interações entre público e empresas.
É possível utilizar ferramentas de gestão para mídias sociais para obter insights sobre a marca, conhecer novas tendências e analisar os resultados com profundidade.
Dentre as principais opções do mercado, podemos destacar:
Tenha em mente que as funcionalidades de um sistema de gestão de redes sociais variam de acordo com a ferramenta.
Portanto, analise suas necessidades e escolha a opção que irá proporcionar os melhores resultados.
Ferramentas de automação de marketing
Bons softwares de automação contam com uma série de recursos para criar e disparar e-mails, SMS, gerenciar redes sociais e integrar ferramentas.
É o caso da ferramenta de automação da Ideal Marketing, um dos softwares de marketing mais qualificados do mercado.
Além disso, ela permite qualificar leads e criar landing pages, CTA, fazer análises de SEO e gerar relatórios detalhados.
Aumente seu engajamento com qualidade e inteligência
Neste conteúdo você descobriu o que é marketing de engajamento, por que investir na estratégia e as melhores formas de colocá-la em prática no seu negócio.
Também abordamos as principais ferramentas para otimizar esforços, permitindo que sua empresa alcance resultados satisfatórios.
Para isso, é necessário compreender e mensurar seu engajamento a fim de encontrar os melhores caminhos para aumentá-lo.
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