Marketing de Conteúdo: aumente as visitas do seu site
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 26 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Você sabe como escolher conteúdo de um site?
Se você possui dificuldades em torno dessa situação, está na hora de mudar e passar a entender melhor sobre o famoso marketing de conteúdo.
Afinal de contas, se você não produz conteúdos relevantes e/ou interessantes, os quais abordam o produto ou serviço do seu e-commerce, a atração de possíveis consumidores e, por conseguinte, o aumento no que diz respeito aos lucros serão pouco eficientes e minimamente satisfatórios.
A criação de blogs, atualmente, tem sofrido uma maximização bem significativa e isso acaba gerando o crescimento da concorrência.
Portanto, o diferencial do seu website deve estar diretamente ligado a uma produção de conteúdo de excelência, pois, somente dessa forma, haverá o aumento de visitas em sua página e, com isso, a possibilidade da aquisição de leads e de clientes propriamente ditos serão, também, assegurados.
As vantagens no que se refere ao investimento em estratégias de marketing de conteúdo são, basicamente, as seguintes:
- Facilidade em ser encontrado/maior visibilidade no mercado;
- Maior credibilidade e autoridade em relação aos concorrentes;
- Aumento da quantidade de vendas;
- Otimização dos investimentos em marketing;
- Fidelização de clientes.
Ficou interessado(a) em saber mais sobre o processo no momento de escolher o conteúdo de um site?
Continue a leitura deste artigo e confira mais algumas informações, além de dicas importantes para garantir que o seu site obtenha sucesso!
O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é, em suma, a escolha, a criação e a publicação de certos conteúdos, os quais são específicos, personalizados e direcionados a um certo tipo de nicho.
Iisto é, voltados para um grupo específico de pessoas com interesse naquele determinado assunto, produto ou serviço.
Dessa maneira, o indivíduo responsável pela criação de conteúdos deve conhecer o público-alvo, deve planejar quais pautas serão abordadas, atendendo aquilo que é mais atrativo e que gera maior interesse, criando conteúdos chamativos (palavras chaves, cores, fonte, tamanho, título, entre outros), usando mecanismos corretos de divulgação e muito mais.
Nesse contexto, podemos definir o marketing de conteúdo como uma estratégia fundamental a fim de atrair potenciais clientes (leads).
Por intermédio de instrumentos que aumentam o engajamento, que são educativos, que oferecem maior informação de relevância e que são, de fato, úteis tanto no aprendizado quanto na resolução de dúvidas e ou problemas.
Mas, para isso, é importante saber por onde começar todo o projeto em cima da escolha de qual conteúdo apostar, não é mesmo?
Logo a seguir, você irá ver algumas dicas essenciais para que seu site ou e-commerce tenha bons resultados!
Dicas de Marketing de Conteúdo
Como citado anteriormente, escolher conteúdo para ser publicado em uma página, com o objetivo de aumentar o número de visitas, não é tarefa muito simples, haja vista a necessidade de selecionar e de adotar medidas que irão, realmente, atrair, agregar e interessar o público-alvo.
Para elucidar todo esse processo e, consequentemente, ajudar que o seu site tenha um bom desempenho, você deve atentar-se as seguintes dicas:
Entenda quais são os objetivos da sua marca/produto/serviço
Não pense que criar conteúdos aleatórios irão trazer bons resultados!
Você precisa compreender o objetivo daquilo que você quer vender, saber com quem você está falando, entender de que forma você quer passar aquele conteúdo e de que maneira ele será visto como valioso para o seu público-alvo.
Você precisa basear o seu conteúdo na essência do seu negócio, de acordo com os valores e princípios que você enxerga como importante, visando garantir que a credibilidade e a confiança sejam característicos do seu projeto.
Conheça o seu público-alvo
Você deve pesquisar sobre as pessoas as quais você deseja engajar, atrair e manter o interesse!
Para isso, você deve entender:
- quais são as maiores dificuldades desse grupo;
- quais as dúvidas mais frequentes;
- o que gera mais interesse;
- o que essas pessoas fazem;
- quais são os canais que elas mais acessam;
- qual a faixa etária;
- qual o gênero mais interessado;
- como elas gostam de consumir esse tipo de conteúdo;
- quais são os objetivos e desejos;
- o comportamento característico desse público,
- entre outros pontos específicos das personas do seu site.
Defina metas
Imagine ficar produzindo conteúdos, mesmo eles sendo considerados atrativos, mas sem ser assertivo?
Então crie metas e caso verifique que elas não estão sendo alcançadas, tente refletir como mudar e o que você pode melhorar.
Exemplos de metas:
- Atrair “x” visitantes por dia/por mês/por ano;
- Aumentar o percentual de engajamento em “y” nas redes sociais;
- Vender determinada quantidade desse produto em certo período;
Dica: Utilize o Google Analytics para analisar as métricas dos seus conteúdos e confrontar com as metas que foram estabelecidas.
Faça um planejamento de conteúdos
O planejamento é muito importante para manter sempre a atenção dos seus clientes ou leads!
A frequência com que você publica seus conteúdos (cadência e constância), as pautas as quais serão tratadas (evitando que o conteúdo se torne cansativo e repetitivo), a escolha das palavras chaves para serem inseridas nesses materiais que serão produzidos, etc., são pontos imprescindíveis para alavancar o seu website.
Integre redes sociais
Integrar outras redes/mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube, por exemplo) pode ajudar na divulgação do seu website.
Com isso, seu e-commerce ou site pode obter maior visibilidade, maior participação e engajamento, além de ser mais fácil para que seu público-alvo esteja sempre atento (e que lembre de checar sempre o site) às novidades.
Conclusão
Para propiciar o aumento de visitantes em um site, é indubitavelmente necessário a escolha de conteúdos relevantes e de caráter valioso, gerando maior atração e interesse das suas personas.
Isso tudo se resume à adoção de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, a qual vai ajudar no sucesso do seu negócio!