Como o marketing de atração pode ajudar no aumento das suas vendas

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Publicado: 8 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 30 de julho de 2019.

Você sabe o que é marketing de atração? Conquistar os clientes, atualmente, requer estratégias mais otimizadas e direcionadas. Chegou a sua hora de conhecer as novas iscas capazes de pescar muitos clientes para o seu negócio.

Gerir um negócio envolve diversas dificuldades, desde questões administrativas até relacionamento com cliente, fornecedores etc.

No meio de toda demanda as técnicas de vendas de tempos em tempos demonstram carecer de atualizações, reajustes e novas perspectivas.

Isso porque o comportamento do consumidor tem mudado numa frequência significante, ou seja, o negócio precisa acompanhar essa evolução.

Panfletagem, anúncios vagos na internet, promoções absurdas e tudo o mais que pode parecer estratégias de atração interessantes, atualmente, só fazem desperdiçar o investimento sem trazer o resultado esperado.

E a questão é simples: é preciso deixar de lado a propaganda à moda antiga e focar naquilo que é eficiente hoje em dia.

Por isso conheceremos no conteúdo de hoje o que é marketing de atração, um método inovador, e simples, para aumentar as vendas com base no novo comportamento e expectativas do consumidor.

Vamos lá?

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O que é marketing de atração

Também conhecido como Inbound Marketing, o marketing de atração é uma metodologia que surgiu em 2006, nos EUA, a partir de um estudo do comportamento das pessoas na web.

Conforme o próprio nome já indica, o objetivo é atrair clientes, mas não só isso, essa atração deve acontecer de forma completamente adversa do marketing tradicional, no qual a comunicação com o cliente era invasiva e muitas vezes desagradável.

Você pode, por exemplo, substituir a panfletagem genérica por anúncios que chegam, oportunamente, ao seu público específico

A ideia é que ao invés de forçar a apresentação do seu produto para o cliente, por meio de qualquer canal aleatório, se use campanhas e materiais relevantes os quais sirvam como isca para que o próprio cliente vá, espontaneamente, até você.

Postagens engajadores nas redes sociais e blogs, anúncios nos mecanismos de busca, peças de e-mail, entre outras, são técnicas usadas nesse tipo de marketing.

Trata-se de uma série de ações que atraem e educam os internautas, num processo contínuo, desde o primeiro momento em que eles interagem com algum canal da empresa até a conclusão da venda.

Vantagens do marketing de atração

Vantagens do marketing de atração

Adotar o marketing de atração como estratégia para conquistar novos clientes pode trazer benefícios em diversas frentes do negócio.

A primeira vantagem que vamos destacar é a redução de custos. Isso porque os canais mais usados para divulgar os materiais e comunicação com o cliente são redes sociais, blog, site, e-mail etc. Isto é, meios online que funcionam 24 horas por um custo baixíssimo.

Além disso, ao contrário das campanhas antigas que não podiam ser alteradas depois de impressas, por exemplo, o marketing de atração permite avaliação e mensuração dos resultados em tempo real o que permite reajustes e melhorias a qualquer momento.

A possibilidade de fazer publicidade dirigida também é um claro benefício do marketing de atração.

Quando você faz uma pesquisa no google e em seguida se depara com anúncios e notícias no facebook relacionadas ao tema buscado, acredite, não é coincidência.

Faz parte de uma inteligência virtual que ajuda empresas a conhecerem as preferências de seus consumidores, por meio do comportamento na web, e assim direcionarem ofertas mais assertivas a eles.

Como investir no marketing de atração

Se agora que você já entendeu o que é marketing de atração está pensando em como aplicar esse método no seu negócio, fique atento pois vamos dar algumas dicas simples e aplicáveis.

Em primeiro lugar não poderíamos deixar de sugerir que se invista no poder do blog.

Para ser atraído o consumidor precisa encontrar a empresa e um blog corporativo, com conteúdos relevantes, tem sido um dos canais mais populares para atração e conversão, atualmente.

Aliás, posts pagos a serem publicados por blogueiros que seu público tem afinidade também é uma boa maneira de conquistar relevância por meio do alcance dos formadores de opinião. Mas cuidado com a publicidade velada, hein.

Isto é, a parceria estabelecida precisa ser algo claro.

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Você também pode e deve usar técnicas de SEO para que os canais da marca sejam encontrados mais facilmente na rede.

Faça pesquisas de palavras-chave e estude as boas práticas de ranqueamento para conquistar uma boa posição nos mecanismos de busca.

Além disso, os materiais ricos (como ebooks e infográficos) são uma excelente isca para atrair novos clientes.

Conforme falamos, o objetivo do marketing de atração é atrair, educar e converter, e esse processo se dá principalmente por meio da oferta de materiais informativos que agregam valor ao conhecimento do consumidor.

Por isso, promova esses materiais e estimule o download por meio de landing pages, pedindo em troca dados de contato do internauta fazendo-o, assim, torna-se um lead!

Você já pode investir no marketing para atrair clientes!

Investir no marketing par atrair

No conteúdo de hoje aprendemos o que é marketing de atração e como esse é um dos tipos de marketing mais bem sucedidos do momento.

Isso porque ele leva em consideração as expectativas e comportamento do consumidor da atualidade, aproveitando a interação nas redes sociais e outros canais online para promover uma comunicação agradável, atraente e engajadora.

Dessa forma, o cliente chega por livre e espontânea vontade até você, depois de ter sido educado para o segmento e recebido diversos estímulos estratégicos e nada invasivos.

É claro que é preciso ter paciência, ações de comunicação bem sucedidas exigem acompanhamento e o resultado vem depois de algum tempo de maturação.

Portanto não ache que um conteúdo postado no blog em determinado dia trará um cliente à sua loja preparado para compra logo em seguida.

Mas acredite, quando os resultados vierem farão o esforço e espera ter valido a pena.

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