Market Share: o que é, como calcular e aumentar a participação de mercado do seu negócio
O Market Share é a quota, participação ou fatia do mercado que uma empresa detém em seu segmento. Esse cálculo pode representar vendas totais, preferências do consumidor e demais fatores importantes em relação à concorrência.
Já ouviu falar em Market Share? Também conhecida como participação de mercado, é um cálculo que representa a relevância que a empresa tem em seu segmento de atuação.
Normalmente, esse indicador trata do total de vendas que uma empresa possui em relação ao todo em seu mercado. No entanto, a quota de mercado também pode se refir ao número de usuários ou preferências do público consumidor.
Com essa métrica, o negócio pode estruturar suas estratégias de marketing e vendas, criar previsões e estudar os concorrentes. Quanto maior é o seu Market Share, maior é o público que alcançado pela empresa.
Para entender melhor esse conceito, como calcular e as melhores estratégias para aumentar a sua participação de mercado, continue a leitura do nosso artigo.
O que é Market Share?
Market Share (traduzido do inglês como participação, quota ou fatia de mercado) é um cálculo usado para indicar o sucesso de uma empresa no mercado.
Seja qual for a métrica escolhida para analisar, o market share é sempre o quanto um negócio se sobressai em relação à concorrência. Portanto, a participação de mercado deve levar em consideração uma marca e todos os seus concorrentes.
Um exemplo: segundo o portal de estatísticas Statista, a Deloitte possui a maior fatia de mercado das empresas de consultoria no mundo, com 10,9%.
Dessa forma, é possíve entender o grau de penetração da companhia em seu público-alvo, que também está sendo disputado pelas demais empresas do setor.
Podemos avaliar a fatia de mercado por meio de diferentes pontos de vista, como:
- Quantidade de vendas em relação ao total do mercado;
- Número de usuários;
- Faturamento.
Com base nessas informações, é possível compreender o tamanho de uma operação em relação ao todo.
Se uma empresa possui 15% do faturamento total do seu mercado mas tem apenas 10% do volume de vendas, seus produtos são mais caros que os da concorrência.
É claro que isso não quer dizer muito, afinal, a política de preços da marca pode fazer total sentido. Para pensar em uma alteração, é preciso analisar diversos fatores alheios ao market share.
No entanto, essa informação exemplifica que ter acesso a esses dados fornece insumos valiosos para sua marca.
Com eles, você consegue compreender não só sua própria performance, como também insights sobre os concorrentes.
Por que o Market Share é importante?
O market share é fundamental para um gestor acompanhar a participação de mercado da sua empresa e ajustar a estratégia com o passar do tempo.
Afinal, monitorar sua quota de mercado ajuda a avaliar o sucesso das ações de marketing e vendas, além do planejamento estratégico como um todo.
Em caso de aumento do market share, seus esforços estão surtindo o efeito desejado. Caso sua fatia de mercado diminua, é hora de pensar em formas de recuperar o que foi perdido.
Porém, o principal benefício de analisar o market share é a possibilidade de comparar seus resultados com os da concorrência.
Em vez de focar apenas nos processos internos, você consegue entender o que tem funcionado a nível de mercado, identificar lacunas no planejamento e encontrar possibilidades de crescimento.
Quanto maior é seu market share, mais a sua empresa passa a ser vista como referência. Isso proporciona uma série de vantagens competitivas, atraindo novos clientes e parceiros com maior facilidade.
Da mesma forma, ter uma participação de mercado muito baixa é sinal de que a empresa pode não estar seguindo o caminho ideal.
Portanto, vale a pena rever seu planejamento, adotando boas práticas que estejam funcionando nos líderes do setor.
Os principais tipos de Market Share
Existem dois tipos principais de market share: o de valor e o de volume de vendas.
- Market share de valor: Indica o quanto a marca faturou no período analisado dentro de seu nicho de atuação. O que importa é o valor arrecadado, e não o número de vendas.
- Market share de volume: Representa a quantidade de vendas realizadas no mesmo período em relação ao mercado, desconsiderando o quanto foi arrecadado.
Em ambos os casos, o cálculo é feito a partir do quanto ele representa em relação ao todo. Assim, se você faturou R$1 milhão em um mercado que gerou R$5 milhões, seu market share é 20%.
Vale dizer que esses cálculos podem ser intercalados para assegurar uma análise completa do seu desempenho no mercado.
Ao cruzar ambos os dados, você consegue observar oscilações importantes que podem ditar os rumos da sua empresa.
Caso o valor gerado esteja muito baixo mas o volume de vendas seja razoável, é provável que suas soluções sejam baratas demais.
Ao analisar o market share das empresas concorrentes, é possível atestar se a hipótese é verdadeira.
A partir disso, você consegue implementar ajustes certeiros para garantir um market share cada vez maior e mais sustentável.
Como calcular sua participação de mercado?
Mas afinal, como calcular o market share? Vamos entender a forma simples de identificar sua participação de mercado.
Para começar, estipule o período que você deseja analisar. Pode ser o último mês, trimestre, semestre, ano etc.
Com o período definido, basta dividir o número da sua empresa pelo total do seu mercado e multiplicar por 100.
Vamos supor que você tenha vendido 500 produtos em um mês, e o mercado tenha contabilizado um total de 5.000. Dessa forma, a conta é a seguinte:
500/5000 = 0,10
0,10 x 100 = 10%
Com o cálculo acima, seu cálculo de market share seria de 10%. Simples e objetivo, não é mesmo?
Como aumentar o market share da sua empresa?
Tendo em vista que market share é um indicador fundamental para medir o sucesso da sua empresa, vamos às principais dicas para otimizar sua participação de mercado.
Aposte no Marketing Digital
O Marketing Digital é uma das estratégias mais eficazes para elevar os resultados de uma empresa. Com investimentos mais baixos que ações de publicidade mais tradicionais, os resultados tendem a ser ainda melhores.
Com isso, você pode divulgar suas soluções nos canais mais adequados à marca e atingir a audiência com qualidade.
Muitas vezes a empresa possui bons produtos e serviços, mas peca na hora de transmiti-los ao público. Portanto, é fundamental investir em estratégias de marketing digital.
Otimize a jornada de compra
Se o seu market share não está no patamar desejado, verifique se você está entregando a melhor experiência possível para os clientes.
Garanta que a jornada de compra seja a mais agradável possível, com etapas bem definidas para conduzir o consumidor pelo funil de vendas com inteligência.
Ofereça um pós-venda qualificado
De nada adianta realizar uma venda e abandonar o cliente logo depois. Pense que esse consumidor pode ser cooptado por um concorrente direto da sua marca, reduzindo a sua fatia de mercado.
Para isso, ofereça um pós-venda da mais alta qualidade. Garanta que a experiência do cliente com a solução adquirida seja a melhor possível com o Customer Success, estimulando a permanência do consumidor por mais tempo.
Dessa forma, você estimula a fidelização de clientes, um dos fatores mais importantes para empresas que buscam aumentar o market share.
Aumente a participação de mercado do seu negócio!
Agora você já sabe o que é market share, como calcular e possui insights valiosos para aumentar o seu.
Conferimos as diferentes formas de calcular essa métrica, além de formas para integrar os cálculos e obter uma visão panorâmica dos resultados em relação ao mercado de atuação do seu negócio.
Com uma participação de mercado mais relevante, seus resultados só têm a crescer e impulsionar sua autoridade no mercado.
Se você quer criar as melhores campanhas de marketing digital para melhorar sua participação de mercado, baixe o nosso e-book gratuito:
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