Manual de identidade visual: o que é e como sua empresa pode criar um
O manual de identidade visual é indispensável para construção de marca e estratégias marcantes para se destacar no mercado. Quer saber como essa estratégia pode te ajudar? Acompanhe o artigo.
O manual de identidade visual surgiu para auxiliar a definição e padronização dos artigos visuais que uma empresa criou para sua comunicação.
Este é um processo importante para estabelecer a melhor forma de diálogo com seu público. Afinal, não faz sentido usar formas diferentes de se comunicar.
Para definir esse controle de qualidade nas mensagens, é necessário criar um manual que contenha orientações claras para a sua equipe criativa.
Acompanhe este artigo para entender melhor a importância do manual de identidade visual e como você pode o implementar em suas estratégias.
O que é identidade visual?
Por trás de toda comunicação de uma empresa existe um conceito que foi criado especialmente para ela.
Elementos como: nome, logo, forma de se expressar e até mesmo as postagens que são realizadas em suas redes sociais. Tudo isso faz parte da identidade, ou ID como também é conhecida.
Esses componentes representam uma marca e toda a ideia que surgiu durante sua concepção.
Uma ID bem estruturada ajuda o negócio a se tornar Top of Mind, ou seja, aquele nome que vem em nossa cabeça assim que nos deparamos com um elemento específico.
Por exemplo: uma corporação de bebidas que utiliza o urso polar em suas campanhas. Não é preciso citar o nome para saber de quem estamos falando, certo?
Aqui a coesão é o elemento primordial, tudo que diz respeito ao empreendimento deve seguir o mesmo padrão. Dessa forma, os consumidores a reconhecem com facilidade.
A importância para as empresas
Uma identidade visual bem feita ajuda os consumidores a lembrarem da empresa, de uma forma positiva ou, em alguns casos, de forma negativa.
Não é difícil encontrar casos de criações que encontraram ruídos em sua concepção. Com isso, pode ocorrer a perda da credibilidade, algo difícil de contornar.
A ID distinta e bem construída colabora na comunicação com o público e pode até mesmo fortalecer essa conexão entre empresa e consumidor. Tenha em mente que, lealdade e confiança também entram nessa equação.
Mas além disso ajuda a criar uma personalidade única, fazendo com que o negócio se diferencie em meio aos concorrentes.
O que é um manual de identidade visual?
Para conseguir cozinhar um prato agradável é necessário uma receita bem elaborada, certo? Dentro do marketing a lógica é a mesma.
Na hora de criar uma campanha para redes sociais, uma persona bem definida ou uma pesquisa de mercado é preciso seguir uma série de etapas. O mesmo ocorre com a elaboração de uma ID.
O manual que falamos aqui é um guia prático que a sua empresa deve construir para padronizar toda a criação das peças usadas em sua comunicação.
As pessoas que fazem parte da equipe criativa necessitam de um direcionamento para conseguir entregar o melhor conteúdo.
Manual de identidade visual e manual de marca não são a mesma coisa
Quando nos deparamos com conceitos parecidos é comum confundir suas funcionalidades. Neste caso, os dois termos carregam práticas diferentes e é essencial entender para então as aplicar.
O manual de marca foi desenvolvido com o intuito de definir os procedimentos adotados pelos criadores no momento de sua divulgação. Mas também aborda tópicos conceituais.
Nele estão informações extensas sobre cada detalhe que compõe a apresentação visual da empresa e os motivos de sua escolha.
Presente no documento está a descrição do comportamento que o público tem e como é criada toda a experiência com ele.
O manual de identidade visual é uma das vertentes que englobam esse processo. É onde está definido o que os designers, redatores e outros profissionais devem fazer na concepção de uma peça.
É importante sempre lembrar que os dois se completam e devem ser pensados juntos para que a estratégia de comunicação seja bem feita.
Como criar um bom manual de identidade visual
Tenha em mente que criar algo tão importante para sua empresa deve ser feito com cuidado e profissionalismo. Portanto, não deixe de investir em profissionais capacitados para isso.
Escolher cores, formas e texturas pode até parecer simples, mas esse processo demanda muito estudo para encontrar o resultado ideal e assim atingir o público-alvo.
Além disso, é necessário ter claro qual é a personalidade da sua marca. Neste ponto, pense no que você quer comunicar através de seu negócio, qual é a razão pela qual ele existe e com quem você quer falar.
Tenha em mente que, para descobrir como construir a voz do seu empreendimento, você precisa conhecer a sua concorrência.
Pesquise quem está no mercado e analise a identidade que eles construíram, essa é uma ótima forma de saber o que funciona para você e quais são as estratégias que deve seguir.
Passando para o processo mais prático, separe tempo e energia para criar de fato um manual. Não se esqueça de que, quanto mais detalhes nesse documento, mais padronizada e coesa sua marca é para o público.
Alguns elementos fundamentais que o seu manual deve conter são:
- Introdução;
- Apresentação da marca;
- Tipografia escolhida;
- Cartela de cores;
- Imagens e ícones;
- Layouts.
Exemplos para você se inspirar
As marcas mais conhecidas possuem identidades visuais únicas. Ao olhar uma determinada cor, ou ler algo com uma tipografia característica, lembramos rapidamente de uma empresa.
O azul turquesa por si só é uma cor notável, mas adicione isso a uma marca clássica de jóias.
A joalheria mais famosa do mundo, Tiffany & Co, utilizou tão bem esse tom que ele é automaticamente associado a ela.
Ainda nas cores, o streaming de música Spotify é outro exemplo de como utilizar esse elemento da forma correta.
O verde característico da plataforma comunica a modernidade com um toque de calma, perfeito para os usuários.
Grandes nomes como Disney, Nike e Google encontraram o equilíbrio perfeito entre criatividade e inovação. É quase impossível não as reconhecer apenas observando a fonte com que foram escritas.
Os manuais criados por eles possuem todos esses detalhes. Dessa forma, em qualquer mídia que estejam, o público consegue os reconhecer.
Encontre sua voz!
Comunicação com seu público é um dos aspectos mais importantes na hora de desenvolver seu negócio. Para isso, criar uma identidade visual única é essencial e faz toda a diferença.
Após definir o tom de voz da sua empresa, criar um manual para padronizar toda a apresentação é imprescindível. Com ele, a sua mensagem será coerente e clara para quem a está recebendo.
Busque entender mais sobre o que você pretende alcançar e como a concorrência se porta com os consumidores. Dessa forma, você terá o direcionamento necessário para criar uma ID perfeita.
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