Utilize uma lista de emojis na sua campanha de marketing e aumente a empatia dos clientes com a sua marca
A lista de emojis saiu do chat online e foi parar nas estratégias de marketing digital das maiores empresas do mundo! O emoji marketing se tornou uma técnica utilizada para aumentar a empatia e engajamento do cliente com sua marca. Pense: um rosto simpático consegue gerar mais vendas para um negócio? Sim! No conteúdo online, a ideia é transmitir essa mesma sensação por meio dos emojis!
Desde a invenção dos chats online, as pessoas utilizam carinhas nos textos como forma de aumentar a expressividade.
Quem viveu nos dias de glória do MSN certamente conhece os emoticons, mesmo antes deles as pessoas utilizavam as teclas do teclado para criar rostinhos como este :).
Outras maneiras de adicionar expressividade ao texto foram surgindo e o emoji é uma delas!
Com a popularização do WhatsApp essas carinhas estão em todos os lugares, inclusive ganharam um filme no ano passado!
Esse recurso do chat online ficou tão famoso que muitas empresas passaram a utilizar em suas campanhas de marketing.
Quer saber como entrar nessa nova onda do marketing digital? Então confira nosso conteúdo!
Abaixo você encontra a lista dos tópicos desse artigo:
Entenda o conceito de emoji e por que utilizá-lo em sua estratégia de marketing
Emoji é uma palavra de origem japonesa, ela é a junção de “e” (絵) significando imagem e “moji” (文字) que significa letra.
Sendo assim podemos definir o emoji como símbolos representando ideias, palavras ou até mesmo uma frase completa.
Os emojis são símbolos com a aparência de expressões humanas, objetos, animais, entre outras coisas que ganharam bastante espaço com a popularização dos celulares.
A diferença entre os emojis e os emoticons está baseada na relação de dependência.
Enquanto emoticons são carinhas ou símbolos criados a partir dos caracteres do teclado, os emojis são caracteres independentes.
Basta abrir o whatsapp para perceber a diferença! O teclado de letras pode ser substituído pela lista de emoji.
Essa maneira de se comunicar faz parte da escrita e são considerados uma nova linguagem, inclusive o dicionário Oxford elegeu um emoji como a palavra do ano de 2015.
Mas por que utilizá-los em sua estratégia de marketing?
Gere empatia, aumente a proximidade com o cliente!
Dentro das estratégias do marketing digital, a utilização de uma lista de emoji desempenha um papel de grande importância.
Estar próximo do cliente é o maior desejo de uma empresa que quer se manter no topo!
A lista de emoji está na comunicação de grande parte das pessoas, em especial o público jovem!
Ao utilizar uma lista de emojis em uma ação de marketing, você se aproxima da linguagem dos seus clientes, transformando as mensagens mais “humanas” e expressivas!
Com isso, você aumenta as chances de gerar empatia dos clientes com a marca, crescendo o engajamento a ela!
Clientes engajados são clientes que divulgam sua marca e que possuem potencial de fidelização.
Dessa forma, a utilização de uma lista de emoji tem o poder de se aproximar do cliente de forma mais calorosa, gerar empatia, aumentar a fidelização e, como consequência, crescer as vendas!
Depois dessa definição, vamos conhecer um pouco da história deste recurso.
A história dos emojis
Como vimos acima o termo “emoji” tem sua origem na língua japonesa, mas não só a palavra como os próprios emojis surgiram na terra do sol nascente.
O ano é 1999, a empresa de telefonia móvel NTT DoCoMo estava desenvolvendo um pacote de informações mobile na tentativa de revolucionar o modo de comunicação dos japoneses.
Daí, surgiu o I-mode, o nome do projeto que buscava incluir e-mail, previsão do tempo, notícias e acesso à internet nos celulares japoneses.
Shigetaka Kurita, um dos colaboradores envolvidos no projeto I-mode percebeu uma demanda.
A maneira de comunicação era por vezes ambígua e fria, pensando em como resolver isso Kurita planejou maneiras de tornar as mensagens mais humanas e calorosas.
Foi neste cenário que surgiu o primeiro projeto emoji da história!
Porém, como toda ideia genial ela foi rejeitada pelos principais parceiros do projeto, foi então que o japonês reuniu uma equipe enxuta e limitado a 12×12 pixels criou a primeira lista de emojis, contando com 176 caracteres!
Após o lançamento da primeira lista de emoji ao grande público, outras empresas de telecomunicação japonesas incorporaram a tecnologia aos seus produtos.
Essa incorporação aliada ao fato da empresa de Kurita não patentear a ideia fez com que cada empresa criasse sua própria lista de emojis.
A padronização da lista de emoji só aconteceu em 2005 quando as empresas buscaram mapear os caracteres.
O mundo ocidental somente conheceu os emojis após a incorporação dos caracteres pela Apple em 2010 e, na sequência, a Google e Microssoft.
Depois disso, sua popularização só cresceu, prova disso é que o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) incorporou os emojis originais à sua coleção permanente.
Além disso, os emojis ganharam uma data comemorativa, o dia 17 de julho — a data presente no emoji de calendário.
Bem legal, não é?
Depois de ler toda essa história dos emojis, vamos dar uma olhada nas estatísticas da lista de emojis pelo mundo.
Os números estão do lado dos emojis!
A Quintely, uma ferramenta de análise de performance em redes sociais disponibilizou uma pesquisa sobre a utilização da lista de emojis nas redes.
A seguir vão alguns números sobre os emojis:
- 92% das pessoas que navegam na internet usam emojis;
- 72% das pessoas abaixo de 25 anos usam uma lista de emoji com frequência;
- Com pessoas entre 25 e 29 anos esse número salta para 75,9%;
- Entre as pessoas de 30 a 35 anos a porcentagem apresenta leve queda: 68,3%;
- Quando pensamos em pessoas acima de 35 anos a porcentagem é de 62,3%.
Os emojis nas redes sociais
As redes sociais são o principal canal de utilização de emojis, vamos ver alguns dados sobre a lista de emojis nesses canais:
- Utilizar emojis aumenta o engajamento de postagens no Twitter em 25,4% ;
- O número de likes no Facebook aumenta em 57% com a utilização de emojis, os comentários e os compartilhamentos em 33%
- 56% dos perfis no Instagram utilizam emojis em sua descrição;
- Uma publicação no Insta tem cerca de 17% mais engajamento quando usa emojis;
Esses números te deixaram contente?
Então veja a maneira de aplicar uma lista de emojis em seu negócio.
Como utilizar emojis no marketing digital
Depois de te explicar todos os conceitos, além da história e estatísticas dos emojis chegou o momento de colocar a mão na massa.
Para saber como utilizar uma lista de emoji em suas ações de marketing você precisa estar atento a algumas regras de conduta.
Defina o perfil de seu cliente
Antes de começar a utilizar uma lista de emojis o primeiro passo é estabelecer o perfil do cliente a quem se direciona suas ações.
Defina a maneira que a sua persona (cliente ideal) se comunica para conseguir acertar na hora de usar os emojis.
Uma boa maneira de identificar isso é através de pesquisas e testes, assim você terá uma ideia da linguagem utilizada por sua persona e não corre o risco de utilizar emojis para se comunicar com pessoas que não o utilizam.
O passo seguinte tem a ver com o sentido de cada emoji!
Entenda o significado dos emojis
Você não pegaria um dicionário de inglês e escolheria palavras aleatórias, sem saber o significado, para adicionar em seu texto não é mesmo?
Como a lista de emojis não deve ser diferente.
É preciso conhecer o significado de um caracter antes de utilizá-lo em sua campanha de marketing, ou em interações com usuários.
Existem enciclopédias com a definição de cada emoji, a Emojipédia!
Além disso, outra maneira de compreender o significado de um emoji é analisando as postagens de outras empresas, ou mesmo de usuários para entender a usagem.
Humanize as mensagens de sua empresa com emojis
Seguindo a mesma linha de raciocínio do criador dos emojis, Shigetaka Kurita, utilize sua lista de emojis para deixar as mensagens ou ações de marketing mais calorosas, mais humanas.
O mais indicado é utilizar os emojis nas interações em tempo real como em comentários elogiosos, por exemplo.
Use emojis, também para aumentar o engajamento de sua postagem nas redes sociais.
Porém, não é toda hora que você pode escrever com estes carcteres!
Atenção para o contexto
Se você lançar mão da lista de emojis esteja atento ao contexto da mensagem, pois algumas vezes ele pode ter um efeito contrário ao esperado.
Mensagens com um teor mais sério como respondendo à reclamações devem evitar esse tipo de linguagem.
Elas podem confundir ou irritar o seu cliente, por isso utilize de maneira criteriosa.
Outro aspecto que deve ser levado em conta na utilização de uma lista de emojis é estar atento às novidades.
Fique ligado nas novidades
Se você é um heavy user das redes sociais, ou de apps de comunicação como WhatsApp, deve ter percebido que a lista de emojis é constantemente atualizada.
Por isso, fique atento às atualizações desses caracteres, pois um deles pode cair como uma luva em suas mensagens seja pensando no perfil da sua marca, seja na persona de sua empresa.
Isso nos lembra outro ponto importante, adequação de emoji à mensagem.
Adicione emojis pertinentes às suas mensagens
Você deve ter se ligado na importância de utilizar uma lista de emojis em suas campanhas e interações certo?!
Então é importante entender que você não deve utilizar essa linguagem de maneira descontextualizada, o emoji precisa ter uma relação direta com a mensagem.
O que isso significa?
Se você for agradecer a um comentário positivo, por exemplo, pode utilizar um rosto feliz, às vezes uma carinha com com olhos de coração, já um animal não faria o menor sentido!
Pense nisso antes de adicionar um emoji em seus textos.
Outra questão importante é evitar mensagens cheias de emojis.
Cuidado com as mensagens criptografadas
Quando você adiciona uma lista de emojis muito extensa em suas mensagens corre o risco de codificá-las, por isso evite o uso exagerado.
Caso você queira fazer uma brincadeira com sua persona fazendo uma mensagem exclusivamente com emojis tenha o cuidado de fazer uma tradução.
Assim, você não corre o risco de ser incompreendido pelos seus clientes.
E, aí, ficou empolgado com a utilização de uma lista de emojis nas suas ações e interações?
Então vamos dar uma olhada em alguns exemplos de uso dessa linguagem.
Exemplos de ações utilizando emojis
Muitas empresas norte-americanas utilizaram uma lista de emojis em suas ações.
Confira abaixo alguns exemplos dessas ações.
Deadpool
Nem sempre as mensagens criptografadas são ruins, a campanha do filme Deadpool é um exemplo de acerto no uso dos emojis.
Eles utilizaram a caveira simbolizando a morte (Dead, em inglês) e o cocozinho (Poo, em inglês) com a letra L do alfabeto, o resultado foi essa divulgação genial.
Quem conhece o filme do herói sabe que essa campanha tem o mesmo perfil: brincalhão e irreverente.
Além do que, os fãs de Deadpool são em sua maioria jovens, dessa forma se encaixa no público que utiliza a linguagem emoji na sua comunicação.
Bud Light
Que os norte-americanos são patriotas ao extremo não é novidade para ninguém!
Pensando nisso a marca de cervejas Bud Light fez uma publicação em seu perfil do Twitter em comemoração ao dia da Independência dos E.U.A, 4 de Julho.
Eles usaram uma lista de emojis relativos à data comemorativa para criar uma bandeira americana com os caracteres.
Como resultado, um engajamento gigantesco, com milhares de retweets e “favoritagens” na postagem.
Itaú
O banco Itaú fez uma Campanha de São João para promover o aplicativo de celular da empresa.
Como a campanha era direcionada para uma aplicação mobile, eles optaram por fazer uma animação, acompanhada de música, fazendo uso de uma lista de emojis.
O resultado foi um comercial que prende a atenção e está completamente alinhado com os objetivos da campanha.
Agora que você já teve alguns exemplos inspiradores chegou sua vez de aplicar essa linguagem nas interações e campanhas de seu negócio.
Aproxime-se do seu cliente e crie empatia com os emojis!
Nos tópicos anteriores nós fizemos uma vasta revisão do emoji, explicando para você desde a origem, até a aplicação dele em campanhas e ações de marketing
Agora é sua vez!
Utilize o emoji marketing para manter uma comunicação mais humana com seus leads (clientes em potencial) e clientes.
Assim você aumenta a empatia dos consumidores com a marca, o que possibilita a fidelização deles!
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