Descubra o poder do LinkedIn para empresas e por que investir nessa rede social é essencial para o seu negócio
O LinkedIn para empresas pode ser mais benéfico do que se imagina, afinal quando você investe em marketing no LinkedIn, além de atrair novos clientes, você também pode conquistar reconhecimento de marca. Por esses e outros motivos, criar uma conta nessa rede social pode determinar o sucesso do seu negócio.
Quando lançado, o maior objetivo do LinkedIn era aumentar o networking profissional. E esse ainda continua sendo o diferencial dessa rede social que se distingue das outras.
Redes sociais como: Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, visam promover a imagem do usuário. Seja com fotos pessoais ou momentos compartilhados. Ou seja, essas redes sociais são mais voltadas ao lazer do usuário. Já o LinkedIn é uma plataforma totalmente profissional.
Você com certeza não verá aquela sua tia distante postando uma imagem de um solzão com palavras motivadoras em plena segunda-feira de manhã, desejando bom dia.
Se você quer adentrar esse terreno fértil que é o LinkedIn, é essencial saber que manter sua página atualizada é muito importante! Não deixe seu perfil morrer!
Além de tudo, este material é gratuito! Pois é, aposto que seu bolso gostou dessa informação não é mesmo?
Mas vamos voltar a falar sobre o nosso texto.
Ainda vamos mostrar o quão importante é investir no LinkedIn para empresas, e como o marketing no LinkedIn pode ser o diferencial para o seu negócio.
Neste conteúdo iremos abordar os seguintes temas:
O que é LinkedIn e qual sua função?
O LinkedIn é uma das redes sociais com mais internautas ativos, em abril de 2017 os números chegaram a 500 milhões de usuários.
Por isso, o público viu a importância de conhecer o que é LinkedIn. Mas não só as pessoas, o LinkedIn para empresas também começou a ganhar espaço.
Ou seja, seus usuários podem ser pessoas físicas, com o objetivo de aumentar suas conexões, ou empresas que visam ter um maior reconhecimento e atrair mais clientes.
Além disso, o LinkedIn para empresas pode funcionar também como uma ferramenta para buscar novos profissionais. Tanto que os usuários desempregados, mantém sempre o currículo atualizado na plataforma e procuram oportunidades nessa rede social.
Então se alguém te perguntar “O que é LinkedIn?” Você pode responder que é a maior rede social voltada para o mundo corporativo.”
“E o que é o LinkedIn para empresas?” Você pode dizer que é uma plataforma muito útil para buscar novos profissionais e também eficiente quando o assunto é atrair novos clientes ao seu negócio.
Mas não só para isso serve essa rede social. Nem todas empresas que têm um perfil na rede social pretendem buscar novos colaboradores, algumas só estão ativas para mostrar seu trabalho, publicar materiais e interagir com seus consumidores.
Essa é uma forma de desenvolver o marketing nas redes sociais, afinal interagir com o público é fundamental.
Empresas investem em marketing nas mídias sociais para poder receber feedback dos usuários e, com o resultado obtido, melhorar o seu desempenho.
No LinkedIn para empresas, já são mais de 9 milhões de negócios cadastrados, dos mais diversos ramos e segmentos.
No Brasil mais de 29 milhões de internautas tem uma conta no LinkedIn.
Quando falamos sobre publicações, precisamos frisar que elas devem ter um tom mais informativo, porque o usuário do LinkedIn não quer ver uma foto do seu almoço com 15 hashtags.
Portanto, no LinkedIn para empresas o conteúdo deve despertar o interesse do público, pois os internautas buscam por informações e, na verdade, essa é a rede social mais indicada para isso.
Com conteúdos interessantes, as empresas atraem novos visitantes na rede social.
Como criar conta no LinkedIn?
Ensinamos como funciona o LinkedIn para empresas, e nada mais justo do que mostrar como criar uma conta não é?
Para começar, você deve acessar o site www.linkedin.com.br ou acessar pelo aplicativo, disponível em todas as plataformas.
Neste exemplo, iremos mostrar como criar uma conta no LinkedIn usando o seu computador.
Ao acessar, você irá se deparar com uma página semelhante a essa. Você precisa inserir seu nome e sobrenome; e-mail ou telefone; e uma senha que será usada para acessar seu perfil.
Depois de colocar os seus dados, o LinkedIn pede para inserir o seu número de telefone para receber um SMS ou ligação com o código de confirmação. Depois de receber o código, basta completar as informações.
Após isso concluído esses passos, você pode se orgulhar. Você acabou de criar uma conta no LinkedIn!
Criar uma company page
Depois de explicar como criar uma conta no LinkedIn, você deve querer entrar no mundo do LinkedIn para empresas. Afinal é importante frisar, não é recomendado que um negócio tenha uma página.
O mais recomendado é uma company page. Esse formato de página foi desenhado exclusivamente para empresas e organizações.
Existe um único porém, para criar uma company page, você precisa ter uma conta pessoal no LinkedIn, portanto, de qualquer jeito você já precisa estar conectado à rede.
Para começar sua caminhada no LinkedIn para empresas, você precisa clicar no botão “Soluções” na parte de cima da sua página inicial.
Depois, de clicar em soluções, você irá se deparar com algumas opções, e a última delas é a opção de criar uma company page.
Depois de clicar para criar sua company page, você deverá começar a pensar na página da sua empresa. Você deve colocar o nome da sua empresa.
Ao colocar o nome da sua empresa, o sistema irá preencher como ficará a URL da sua página do LinkedIn.
Após preencher todas as opções e concordar ao ser o representante oficial da empresa, sua company page estará criada.
*Não é possível criar uma company page com nome igual ao de uma já existente, ou seja, se o nome da sua empresa já estiver em uso, você irá precisar colocar uma variação.
Depois disso, basta colocar imagem de perfil, de capa e sua página estará perfeita, pronta para fazer sucesso no LinkedIn.
3 Dicas de marketing no LinkedIn
Bom, depois de conhecer como criar uma conta no LinkedIn, deve estar ansioso para aumentar suas conexões e fazer seu perfil crescer.
Confira essas 3 dicas simples para alavancar sua página, pode confiar elas são realmente confiáveis.
1- Use palavras-chave
As palavras-chave são usadas no LinkedIn para aprimorar a busca dos usuários, ou nesse caso, os resultados. Tudo bem, talvez tenha ficado meio confuso, então vou ser mais didático.
Quando você for publicar um material para suas conexões, use palavras que eles irão utilizar nas buscas por resultados, assim seu conteúdo aparecerá para mais pessoas.
Sua funcionalidade assemelha-se ao uso de hashtags em redes sociais como Twitter e Instagram, e dessa maneira mais pessoas podem te encontrar.
2- Aumente sua rede de contatos
Ampliar sua rede de contatos é extremamente vantajoso, pois dessa maneira você ganha exposição orgânica, ou seja, sem gastar com anúncio. Isso acontece quando você motiva seus funcionários a usar essa rede e incentiva que todos compartilhem seus conteúdos.
Quanto mais compartilhamentos, mais pessoas são atingidas, e é dessa maneira que a exposição orgânica acontece.
3- Otimize sua URL
URL é o domínio do seu perfil, ou seja, aquilo que vem depois do “www.”. É possível otimizar a URL alterando-a. Se essa URL já estiver em uso, você pode colocar algo relacionado, por exemplo o nome da sua empresa e o segmento de atuação.
Normalmente a URL de um perfil são números aleatórios que para nós não fazem sentido nenhum. Então, otimize sua URL, essa é mais uma maneira de facilitar que seus clientes te encontrem.
O que é LinkedIn Pulse
“Mas o que é LinkedIn Pulse?” Essa é uma ferramenta que essa rede social oferece às pessoas para que elas possam escrever artigos e compartilhem o resultado com suas conexões.
O Pulse, como é chamado, permite que as pessoas tragam opiniões e ideias para os outros, desenvolvendo a interação entre os usuários.
Porém o LinkedIn Pulse é exclusivo a usuários, company pages não podem postar nesta plataforma. Ou seja, se uma empresa possui uma company page ela não pode postar no Pulse, entretanto, se essa empresa possuir um perfil, ela pode postar normalmente, como se fosse um usuário qualquer.
Há um tempo atrás, o LinkedIn Pulse era um “clube” muito privado, existiam muitas metas que precisavam ser alcançadas, mas hoje é uma plataforma aberta ao público e todos podem postar lá.
Ele permite que em sua publicação você inclua links, fotos e vídeos, tudo para deixar seu post mais atrativo possível. Depois de concluído você pode ver quantas pessoas visualizaram e curtiram sua publicação.
Formatos disponíveis para saber como anunciar no LinkedIn
Se você pensa que saber o que é LinkedIn, e criar uma conta no LinkedIn não é o bastante para o seu negócio, você pode anunciar nessa plataforma também. Os anúncios atingem mais pessoas, porém eles requerem um investimento.
Mas antes de ensinar como publicar no LinkedIn, vamos mostrar quais os tipos de anúncio que o LinkedIn oferece, ou seja, os tipos de LinkedIn Ads.
São 3 tipos de anúncios:
- Sponsored Content;
- Text Ads;
- Sponsored InMail.
Sponsored Content
Em tradução livre significa conteúdo patrocinado. É um formato que promove o seu próprio material, mas para usar a ferramenta é preciso ter uma company page, pois ela irá direcionar para a página da sua empresa.
Text Ads
São os anúncios de textos. Não é necessário ter perfil e nem uma company page nesse caso, pois esse tipo de formato funciona como um link externo, ou seja, ele irá direcionar os usuários para seu website.
Se assemelha a um anúncio do Google Ads.
Sponsored InMail
Provavelmente é a forma que mais chama a atenção do usuário, pois uma mensagem é encaminhada diretamente a caixa de entrada pessoal.
Esse formato só pode ser feito através de uma nova conta com o gerente de contas do LinkedIn.
Agora sim! Como anunciar no LinkedIn?
Sabendo o que é LinkedIn Ads, agora para criar o seu anúncio os passos são bem simples.
Você precisa entrar em “gerenciador de campanhas LinkedIn Ads” e ir em “criar campanha” (poderá aparecer como Create Campaign).
Depois disso você pode selecionar qual a melhor campanha se encaixa no seu objetivo, um anúncio de conteúdo ou anúncio de texto.
Quando selecionado, basta você nomear a campanha e criá-la.
Bônus: personagens famosos que ganharam um LinkedIn!
Em outubro de 2017, a agência David desenvolveu uma ação espetacular, a qual gerou comentários por todo o mundo para a empresa Viacom Velocity. Bob Esponja (um desenho animado da Nickelodeon), Judite (personagem do canal Portas dos Fundos) e Thiago Ventura (comediante do Comedy Central) ganharam um perfil no LinkedIn.
A ação tinha como objetivo mostrar às pessoas que gerenciam marcas, que a Viacom também queria se relacionar com elas.
“Esta ação que desenvolvemos junto com a DAVID reflete atitude que queremos passar ao mercado sobre a Viacom Velocity, mudando a percepção de sermos apenas veículos de mídia para sermos percebidos também como marcas que desenvolvem soluções para os desafios dos clientes, gerando conversa das marcas com as audiências dos nossos diferentes canais ”
Palavras ditas por Ari Martire, diretor comercial da Viacom.
Afinal, você não achou que o Siri Cascudo ia mesmo dar uma brecha dessas e dispensar o melhor cozinheiro da Fenda do Biquíni, não é?
Ou será que até o Bob Esponja se ligou no que é LinkedIn e percebeu como é importante criar uma conta nessa rede social?
O LinkedIn para empresas pode ser a chave do sucesso
Neste conteúdo mostramos que o LinkedIn para empresas é essencial para o sucesso do seu negócio, te ensinamos a criar conta no LinkedIn, exploramos dicas para fazer marketing no LinkedIn e até explicamos resumidamente como anunciar no LinkedIn.
Se o seu negócio não está presente no LinkedIn para empresas, pode ter certeza que você está perdendo a oportunidade de estar em uma rede social onde os usuários podem estar procurando pelo seu negócio.
Então pare de perder tempo, invista em marketing nas redes sociais e comece a criar conta no LinkedIn para conquistar novos consumidores!