O que é Link Building? Aprenda TUDO sobre o conceito e qual a importância da troca de links para um bom posicionamento online

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Publicado: 12 de julho de 2018 | Atualizado: 3 de março de 2020.

O que é link building? Você já ouviu esse termo antes? Bom, ele é basicamente uma das técnicas mais importantes para posicionamento de páginas online quando o assunto é SEO! Então está na hora de descobrir qual a importância da troca de links para um bom posicionamento online!

Ter uma boa presença online é um dos critérios capazes de definir o sucesso de uma empresa no mundo moderno.

Isso porque, segundo o IBGE, mais de 60% da população brasileira está conectada à rede mundial de computadores e está compartilhando, curtindo, pesquisando e consumindo conteúdos.

Como podemos ver, o comportamento do público mudou graças às facilidades oferecidas na internet. Hoje, quem precisa encontrar algum serviço ou produto faz isso por meio dos buscadores online como Google, Yahoo e Bing.

Tanto é que, segundo a Moz, maior empresa de SEO da atualidade, cerca de 5 bilhões de pesquisas são realizadas diariamente.

Por isso, as empresas também começaram a investir em maneiras de serem mais facilmente encontradas nesses buscadores.

Foi aí então que surgiram as técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization, as quais contribuem para o posicionamento na primeira página de busca, o que resulta em mais visitas ao site e, consequentemente, mais novos clientes.

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Entre essas técnicas, está o link building, uma das principais maneiras de posicionar seu site entre os de maior sucesso na internet. E é disso que falaremos hoje!

Afinal, você já sabe o que é link building, como fazer link building, quais são as técnicas de link building ou quem é o link builder?

Então dá só uma olhada nos principais tópicos do conteúdo:

O que é link building?

Descubra o que é link building

Para simplificar, link building é uma atividade que consiste em adquirir links de outros sites, os quais direcionam para sua página na web, e criar linkagens em suas páginas direcionadas a outros sites.

Por isso, o nome: link building! Em tradução livre significa construir links.

Falando assim, o link building pode até parecer uma atividade de pouca importância. No entanto, esse é um dos trabalhos mais importantes dos profissionais de SEO.

Afinal, ele é a maneira mais eficiente de garantir o posicionamento de sites nos resultados dos principais buscadores como Google, Yahoo e Bing.

Isso porque esses buscadores consideram os links como se fossem votos de relevância e confiança. Ou seja, quanto mais sites direcionarem para o seu, mais ele se tornará bem visto pelos motores de busca.

Por outro lado, quando sua página direciona a outra a qual o buscador considera ter conteúdo relevante e de qualidade, ela também ganha alguns pontos na disputa pelo primeiro lugar nas pesquisas.

Esse efeito ocorre, pois os motores de buscas acreditam que seu site está oferecendo uma experiência de maior qualidade ao usuário.

É mesmo uma forma diferente de engenharia, não é? Ou talvez até uma forma de arte! Nós te dissemos: o link building é um dos trabalhos mais importantes do SEO.

Sendo assim, o profissional dessa área precisa ser atencioso e dedicado como um engenheiro, mas também criativo e cativante como artistas. Inclusive, vamos falar mais dele agora!

Quem é o link builder?

Agora que você sabe o que é link building, está na hora de aprender mais sobre o profissional da área: o link builder!

Esse verdadeiro talento da sua empresa tem o cargo de nome link builder. Ele será responsável por desenvolver textos no blog da empresa e também criar conteúdos nos sites de seus parceiros de links.

Assim, o conhecimento de línguas e a boa escrita são características essenciais ao link builder.

Além disso, essa função exige do profissional a capacidade de reconhecer a qualidade de um link e isso não é nada simples, como veremos mais a frente aqui no texto.

No entanto, esse tipo de trabalho, mesmo tão importante, dificilmente é ensinado em faculdade, mesmo em cursos de Marketing Digital.

Por essa razão, normalmente o link builder é o profissional da área de comunicação, como jornalistas, publicitários ou relações públicas. Eles aprendem a exercer a função dentro da empresa ou por meio de cursos online.

Mas esse investimento de instruir o funcionário vale a pena! Não acredita?! Então, confira só o próximo tópico do conteúdo.

Como o link building contribui para o sucesso online do seu negócio

Saiba por que é importante incluir o link building na estratégia online da sua empresa

Como vimos, a importância do link building está ligada a sua capacidade de posicionar um site na primeira página dos buscadores, mas o que isso significa de fato?

Aparecer entre os primeiros resultados do Google, por exemplo, significa aumentar o tráfego do site da sua empresa. Afinal, esses serão os resultados mais vistos por quem pesquisar sobre o seu segmento ou produto.

Com mais visitantes no site, maiores serão as chances de conquistar novos clientes e aumentar as vendas na internet.

Junto com isso, existe um outro benefício incrível. Todo o tráfego conquistado com as estratégias de link building é orgânico, ou seja, não é pago.

Dessa forma, os únicos gastos relacionados a esse trabalho são os de contratação de profissionais e manutenção das ferramentas. Não existem custos com publicidade!

Por isso, você precisa entender como fazer o bom trabalho de link building e para realizar esse trabalho é preciso conhecer as características de um bom link, assim como as melhores técnicas de link building para gerar bons resultados online.

Ficou clara qual é a função do link builder? Então agora vamos à prática!

Descubra as características de um bom link

Mas como fazer link building de qualidade?

Primeiramente, precisamos entender que os links não são iguais. Existem tipos diferentes entre si, por isso são avaliados de forma distinta pelos buscadores.

Alguns podem ter resultados mais positivos se comparados a outros.

Ao mesmo tempo, existem aqueles os quais podem prejudicar sua página ou até trazer punições se forem considerados pelos motores de busca como estratégia de má fé.

Portanto, em sua estratégia de link building será preciso identificar aqueles bons e os outros prejudiciais, não é só uma questão de quantidade.

Além disso, existem outras questões como texto âncora, qualidade da página linkada, idade do domínio, posições do link… Realmente é muita coisa!

Mas calma! Estamos aqui e vamos te explicar tudo sobre as técnicas de link building, já que até aqui você já aprendeu sobre o que é link building e quem é o link builder, então agora vamos te ensinar como fazer link building visando o topo do Google!

Quantidade de links

No início, os links eram o único critério para evitar a perda de posicionamento nos motores de busca. Basicamente quanto mais links um conteúdo tivesse, melhor seria sua avaliação.

Porém, como vimos, a avaliação desses buscadores se tornaram mais exigentes com a qualidade com o passar do tempo.

Mesmo assim, ainda existem questões tão relevantes quanto a quantidade de links de um conteúdo e a quantidade de linkagens feitas para uma página.

A primeira delas é a quantidade de domínios realizando linkagens a sua páginas.

Lembra quando dissemos sobre os buscadores considerarem isso votos? Pois então, quanto mais votos, melhor!

Fora essa quantidade, os motores também levam em consideração a diversidade.

Se diversos tipos de domínios têm links direcionados as suas página, o buscador considera ela mais relevante.

Por isso, um bom trabalho de link building faz uso de tipos diversos de sites, desde blogs e portais de notícias até redes sociais.

Qualidade de links

Para entender a qualidade de links é necessário ter a compreensão de vários fatores, desde o já citado texto âncora até a própria anatomia do link.

Por isso, como dissemos lá em cima, o link builder precisa ser alguém entre um engenheiro e um artista capaz de saber satisfazer os motores de busca.

Com isso em mente, vamos dar uma olhada nos fatores de qualidade:

Texto âncora

O texto âncora são as palavras clicáveis em que o usuário visualiza o link. Fica mais fácil se dissermos: é aquela parte azul sublinhada na qual o cursor do seu mouse muda.

Existem 5 tipos de âncoras trabalhadas no link building:

  • Âncora perfeita – termo genérico com assunto da página linkada;
  • Âncora parcial – palavras mais específicas do conteúdo direcionado;
  • Âncora de marca – nome do site o qual será linkado;
  • Âncora aleatória – “neste link”, “este site”, “aqui” etc.;
  • Âncora URL – endereço da página linkada.

Qualquer boa estratégia de link building varia bastante o tipo de ancoragem. Isso ocorre, pois o excesso de qualquer uma delas pode ser interpretado como truque pelos motores e causa penalização.

Alguns especialistas sugerem o uso mais frequente das âncoras de marca e de URL, com o uso mais cuidadoso dos demais tipos.

Texto ao redor do link

Falando em crenças de especialistas, muitos profissionais de link building e SEO defendem a influência das palavras em volta do link em sua qualidade.

Sendo verdade ou não, vale a pena investir em conhecimentos sobre como escrever textos ou até mesmo técnicas de o que é copywriting, mesmo que só com a intenção de engajar o leitor em um link para o qual você deseja direcioná-lo.

Posição do link

Os buscadores entendem que você facilita a experiência do usuário quando posiciona seus links em locais de mais fácil acesso.

Dessa forma, ao fazer seu trabalho de link building lembre-se: links posicionados dentro do conteúdo tendem a ter mais valor se comparado a links laterais ou embaixo da página.

Links de texto x links de imagens

Os motores de busca são capazes de reconhecer apenas textos. No caso de imagens, o buscador lê apenas o texto alternativo da imagem, ou seja, como ela foi “batizada” ao ser postada.

Por isso, os links de texto são melhores reconhecidos na hora de atribuir qualidade a sua página. Leve isso em consideração nas estratégias de link building.

Naturalidade

Atualmente, grande parte da importância dos links está na compreensão dos motores de busca sobre a melhoria da experiência do usuário.

Isso quer dizer: se os buscadores entendem que seu site ajuda a sanar a dúvida do usuário levando ele a conteúdos relevantes pela nobre razão de ajuda, sua página será melhor vista.

Por isso, seu trabalho de link building deve fazer as linkagens parecerem sempre naturais. Como se não tivesse a intenção explícita de conquistar o bom posicionamento.

Essa é uma das técnicas de link building que tornam o trabalho mais personalizado e estratégico. É por ela que o link builder investe na qualidade de texto.

URL

Pode parecer óbvio, mas vale reforçar: as URLs linkadas em seu conteúdo precisam ser acessíveis aos motores de buscas.

Caso contrário, esse link não contará os pontos positivos no seu posicionamento.

Nofollow x Dofollow

O Nofollow é uma característica atribuída a um link para comunicar aos motores de busca o fato daquele link não interferir no posicionamento online de uma página.

Enquanto isso, o Dofollow foi um termo criado com a intenção de representar links que devem interferir no posicionamento.

Isso será determinado pelo site em seu código de HTML.

Por isso, quando seu link builder conseguir um link, confira se ele é Nofollow ou Dofollow.

Para facilitar essa identificação, trouxemos esse infográfico sobre a anatomia de um link.

Conheça a anatomia de uma URL dentro do link building

Viu só? Conhecendo mais sobre as técnicas de link building, não fica tão complicado atuar!

Características da página

Além dos links, as características das páginas em que se encontram essas linkagens são muito importantes na sua estratégia de link building.

Pense como se sua página fosse um artista ou uma banda de sucesso. Se um indivíduo comum diz gostar da sua música, isso tem seu valor. Mas quando esse indivíduo é um crítico renomado, o valor aumenta ainda mais.

Dessa forma, existem vários elementos de uma página capazes de influenciar nessa relevância dos links. Vamos conferir:

Idade do domínio

Dizem alguns especialistas que a idade do domínio influencia na autoridade da página.

Mesmo não sendo consenso entre os profissionais da área de SEO, vale a pena dedicar seus esforços de link builder com a intenção de conseguir links de domínios mais antigos na internet.

Assim, sua página poderá ter o voto de confiança de outras já conhecidas e renomadas. Isso pode ser bom, mesmo que não influencie no posicionamento, afinal, dessa forma é possível atrair leitores de outros sites com mais públicos.

Conheça 5 técnicas de link building

Confira 5 técnicas de link building

Bom, depois de entender as características de um bom link você está pronto para conhecer algumas técnicas para incrementar sua estratégia de SEO.

Então, vamos lá?

1. Guest Post

O Guest Post, ou post convidado, traduzindo para o português, consiste basicamente na prática de produzir e publicar um conteúdo para outro blog.

Essa técnica é interessante, pois você pode focar seus esforços para firmar parcerias com os sites de de alta qualidade.

E para somar ainda mais votos importantes para provar sua autoridade e conseguir um bom posicionamento, também dá para escolher o texto âncora do link e ainda escolher a qual página ele vai levar o usuário.

2. Links dos concorrentes

Essa técnica apesar de trabalhosa é bem simples: ela consiste na análise das URLs dos seus concorrentes a fim de descobrir quais oportunidades de links eles já conseguiram.

Assim você consegue ver não só os backlinks de um site como também ver quais são os que possuem maior autoridade na web e usá-lo para a sua estratégia vendo se também consegue um link.

E é possível checar essas informações por meio de sites como o Open Site Explorer, da Moz, ou o Majestic, nos quais basta inserir uma URL na caixa de texto para obter a análise.

3. Links dos clientes

Se é interessante realizar parcerias com sites relacionados, por que também não fazer isso com os clientes os quais possuem uma página na web?

Sendo assim, essa técnica é bem parecida com a anterior, ou seja, cheque a autoridade do domínio de seus clientes e faça cair uma chuva de links.

E para checar se eles possuem uma boa autoridade na web, você pode usar um SEO Checker.

4. Referências a marca sem links

Durante a produção de um conteúdo é comum citarmos alguma marca ou pessoa sem fazer nenhum link.

Por isso, essa técnica existe para tornar essa referência já existente em um backlink.

Para isso, monitore todas as menções que fazem da sua empresa e depois procure entrar em contato com essa marca para realizar uma troca de link.

Apesar de parecer trabalhoso, existem ferramentas como o Google Alerts, na qual você pode criar um filtro e fazer com que ele te avise toda vez que houver uma nova menção.

5. Tradução de conteúdo

Em uma pesquisa pode acontecer de o melhor conteúdo estar em outra língua.

Mas isso não significa o fim do mundo! Aliás, muito pelo contrário, pois te dá a oportunidade de conseguir um link de alta qualidade.

Isso porque você pode entrar em contato com essa empresa e pedir autorização para traduzir o conteúdo, podendo assim conseguir mais link para o seu site.

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Use essas dicas de link building e melhore o posicionamento da sua empresa na web

Nesta publicação você conheceu um dos segredos de uma boa estratégia de SEO: o link building, o qual consiste na troca de links com sites de autoridade na web.

Como dissemos, o link building é uma das principais técnicas responsáveis por ajudar as páginas a saber como aparecer no Google.

Além disso, te mostramos o que um bom profissional da área, o link builder, precisa saber para trazer resultados a sua empresa.

E para isso, apresentamos aqui todas as características de um bom link, como a posição dele e até a qualidade do texto em volta dele.

Por fim, ensinamos 5 técnicas de link building e ainda te indicamos sites nos quais você pode checar a autoridade de URL e conseguir realizar parcerias para melhorar o seu posicionamento.

E aí, gostou do conteúdo? Então confira mais dicas no blog da Ideal Marketing.

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