Lifetime Value (LTV): o que é, importância e como aumentar o da sua empresa
Lifetime Value (LTV) é a estimativa da receita gerada durante todo período de relacionamento entre cliente e empresa. Saiba como calcular e a importância dessa métrica.
Quem já vive no mundo do marketing digital já deve estar acostumado com tantos diferentes termos usados no dia a dia. O Lifetime Value, ou simplesmente, LTV é um dos mais importantes entre todos.
Essa métrica aponta o valor do ciclo de vida do cliente dentro da sua empresa, ou seja, toda receita gerada ao longo do tempo de relacionamento com a empresa.
O que acontece é que nem todas as empresas sabem da real importância desse indicador. Ele tem como função metrificar o cenário dos últimos meses e guiar o seu negócio para as próximas decisões.
Se você quer se aprofundar mais neste assunto, continue lendo esse artigo e acompanhe os tópicos que serão abordados:
O que é Lifetime Value?
De maneira simples, o Lifetime Value é uma métrica que, em tradução literal, significa “valor por tempo de vida”. Trata-se de um cálculo feito pela empresa para descobrir qual o valor líquido gerado por um cliente.
Ou seja, é por meio desse indicador que a sua empresa pode medir quanto de dinheiro é investido por um cliente enquanto o relacionamento ou contrato estiver vigente.
O interessante é que o Lifetime Value auxilia na retenção de clientes. É uma forma da sua empresa ficar por dentro de como as estratégias de vendas estão se saindo.
Além disso, este cálculo pode te orientar na hora de decidir futuros investimentos.
Qual a importância do LTV para o seu negócio?
O uso do LTV é muito importante, mas muito mais do que isso, essa métrica pode ser ainda mais eficiente se usada em conjunto com outras. A grande vantagem está em prever investimentos futuros.
Um exemplo disso é cálculo do CAC, ou custo de aquisição de cliente. Para fins de comparação: quanto maior o LTV, menor deve ser o CAC.
É por meio do Lifetime Value que é possível prever quanto o seu cliente gasta e a partir de qual momento desse ciclo de vida passa a existir lucro.
Imagine, por exemplo, um serviço de assinatura de streaming. A maioria das plataformas oferece um período gratuito de teste, além disso, existem os custos de divulgação e produção de conteúdo.
Ou seja, pelos primeiros meses, é muito provável que não haja lucro algum em relação àquele cliente. Porém, se prevermos que o cliente permanecerá assinante por um ano, o lucro será maior que o investimento feito.
É por meio do Lifetime Value que descobrimos o valor dos futuros investimentos e qual será o lucro consequente.
Como calcular o Lifetime Value com facilidade?
Antes de aplicar o cálculo, você vai precisar de algumas informações como:
- Ticket médio;
- Tempo médio de compra;
- Média de tempo de relacionamento com o cliente;.
Com tudo pronto, as informações são aplicadas em uma fórmula simples:
LTV= (Ticket médio x Tempo médio de compra) x Média do tempo de relacionamento
Para facilitar, vamos dar um exemplo de como essa conta funciona com valores reais. Imagine que a sua empresa ofereça assinatura de revistas. Cada mensalidade custa 100 reais, esse é o seu ticket médio.
Como estamos falando de uma assinatura, a média é que os planos anuais sejam mais consumidos, portanto 12 meses seria o tempo médio de compra do seu cliente. Ainda, suponha que esse cliente fique com a sua empresa por 3 anos.
Sendo assim, teremos:
LTV= (100 x 12) x 3
LTV= 1200 x 3
LTV= 3600
Nesse caso, o LTV da sua empresa seria de 3,6 mil reais. Ou seja, esse é o valor que cada cliente gasta com sua marca durante o ciclo de vida dele.
De quais indicadores o Lifetime Value depende?
Para que o LTV seja eficaz, é preciso analisá-lo dentro de um contexto. Como mencionado anteriormente, o Lifetime Value alcança melhores resultados quando trabalhado com outros indicadores.
A comparação com outras métricas ajuda a prever diferentes cenários e mostra a situação atual na qual a empresa está. Dessa forma, fica mais fácil saber o que precisa ser aprimorado.
São elas:
Churn Rate (Taxa de abandono)
Essa métrica aponta o índice de clientes perdidos na sua carteira. É importante perceber que a taxa de churn deve ser avaliada separadamente, pois ela vai no sentido contrário do Lifetime Value.
Isso porque, quanto maior for o índice de clientes perdidos, menor será o seu LTV.
Obviamente, o mesmo funciona no caminho inverso. Quanto maior for o seu Lifetime Value, menor será a taxa de churn, por isso, foque seus esforços para a retenção de clientes e para a satisfação deles.
Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Esse é um indicador que deve ser comparado com o LTV frequentemente. Ao calcular o Custo de Aquisição de Cliente, percebemos o quanto a empresa gasta para fechar uma venda.
O valor do CAC nunca deve ser mais alto do que o LTV. Nem mesmo chegar próximo a esse valor. Isso porque, se o seu custo de aquisição for próximo ou maior do que o lucro de ter aquele cliente na carteira, o lucro será existente.
Ticket Médio
Você já percebeu que essa métrica é muito importante, não é mesmo? O Ticket Médio faz parte da fórmula do LTV.
Esse indicador nada mais é do que o valor que cada cliente gasta, em média, com a sua empresa. Quanto maior for o seu Ticket Médio, maior será o seu Lifetime Value.
Lembre-se de oferecer um produto ou serviço de excelente qualidade, pois só assim o seu cliente estará disposto a permanecer mais tempo com a sua empresa e a investir mais conforme o tempo.
Dicas para aumentar o LTV da sua empresa
Como vimos antes, para que os investimentos valham a pena, é necessário motivar o cliente a ficar o maior tempo possível com você. Para isso, existem boas práticas capazes de incentivar tal comportamento.
Aposte no Marketing de Conteúdo
Sempre ressaltamos aqui no blog, a importância de investir no marketing de conteúdo. Esse é um precioso recurso que funciona independentemente do tamanho do seu negócio. E o melhor de tudo: ele pode ser aplicado em diferentes plataformas.
Seja por meio de blogs, vídeos, e-mail marketing ou materiais ricos, o marketing de conteúdo é a criação de um conteúdo de qualidade. Esse tipo de produção gera autoridade para a sua empresa e atrai cada vez mais clientes.
Não se esqueça de que essa é uma estratégia de demanda tempo e dedicação. É preciso manter constância, além da qualidade, para que os resultados apareçam.
Fidelize seus clientes
Invista no pós-venda. Depois que uma venda é fechada, o trabalho continua para fidelizar o cliente. Treine sua equipe de atendimento para que eles possam continuar nutrindo a carteira de clientes.
O descaso desse tópico, pode fazer com que o índice de churn aumente e o valor do Lifetime Value já não seja suficiente.
Invista no sucesso do cliente (CS)
Para que o cliente seja atendido da melhor forma, sua empresa pode contar com uma equipe de CS. Esse time vai garantir que todo o produto ou serviço contratado, esteja sendo entregue com excelência.
São eles, também, que devem atender o cliente com a devida atenção. Ouvir os clientes e prever problemas, assim como resolvê-los, é uma parte essencial do trabalho dessa equipe.
Foque em seus clientes mais valiosos
Com o tempo, você será capaz de identificar qual é o cliente mais lucrativo da sua empresa. Isto é, o que mais gasta com a sua marca. Invista nele.
Encontre maneiras de mostrar que você o valoriza. Faça ações para esse cliente, direcione campanhas de marketing exclusivas para ele, proponha programas de fidelidade.
Dessa forma, você aumenta a probabilidade de acerto e mantém um bom relacionamento construído com base na confiança e dedicação mútua.
Fique atento às novas tecnologias
Preste atenção às mudanças recorrentes do mercado. Novas tecnologias são implementadas com frequência e sua empresa deve saber como se adaptar a cada uma delas.
Entendendo o Lifetime Value como, não só um investimento atual, mas também para o futuro, torna-se essencial acompanhar as tendências.
Do contrário, sua empresa pode acabar ficando para trás.
É hora de aumentar a vida útil dos seus clientes!
Depois de ler esse artigo você já sabe como funciona o Lifetime Value, qual a sua importância e como aplicá-lo com outras métricas.
Levante as informações necessárias, faça as contas e trace estratégias para o futuro da sua empresa. Acompanhe os indicadores e avalie a eficácia dos seus investimentos. Tenha em mente que esse é um processo de média a longo prazo e demanda constante dedicação.
Coloque a mão na massa hoje mesmo e veja os resultados. Invista no Lifetime Value e conquiste a fidelização e retenção de clientes.
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