Como o lead tracking pode ajudar o seu negócio a converter mais clientes

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Publicado: 28 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 24 de julho de 2019.

O que você faz para saber como anda a interação do lead com o seu negócio? Como checar se um e-mail foi aberto e determinado conteúdo baixado? O lead tracking pode te ajudar com esse tipo de questionamento. É hora de aperfeiçoar a sua nutrição de leads!

Personalizar o relacionamento com o seu cliente e ser capaz de oferecer uma comunicação dirigida a ele é uma das chaves para que um negócio seja bem-sucedido.

Além disso vivemos em um momento de “marketing de permissão”, ou seja, é preciso atrair a atenção do consumidor e provocar nele o desejo pela informação, sem que ele se sinta incomodado pela sua mensagem.

Por isso, customizar e direcionar a mensagem em cada etapa da jornada de compra do consumidor tornou-se essencial.

Coletar dados dos seus leads, entendendo as suas intenções, fase de amadurecimento etc, é fundamental para interações bem-sucedidas e engajadas por ambos os lados.

Para conhecer melhor a necessidade e perfil dos seus potenciais clientes e saber como eles estão interagindo com a sua empresa, aumentando a eficiência das suas estratégias de vendas, você pode utilizar o lead tracking.

Aliás, você sabe o que é lead tracking e como usá-lo? Confira o conteúdo a seguir e não deixe mais de acompanhar nem um passo sequer do seu possível cliente em direção ao seu negócio.

O que é Lead Tracking e por que essa técnica é tão importante

Conforme você já deve saber, dentro do Inbound Marketing e das demais estratégias de Marketing Digital, todo o visitante que demonstra interesse em seu produto passa a ser categorizado como lead.

Isso porque, seja por meio de uma mensagem enviada para o chat da empresa ou preenchimento de uma landing page, ele demonstra que deseja saber mais sobre o seu segmento e/ou serviço, podendo ser assim considerado como um possível cliente.

Mas para que essa possibilidade se transforme em um negócio concreto, é preciso continuar nutrindo o lead com conteúdos relevantes para fazer com que ele avance na jornada de compra por meio do seu funil de vendas.

Lembre-se que funil de vendas é um modelo estratégico de atração, nutrição e conversão que visa acompanhar e incentivar a jornada de compras desde o primeiro contato do cliente com a empresa até o fechamento do negócio.

E é justamente para metrificar se o contato está sendo bem nutrido, educado para o mercado, e se tornando um lead qualificado que podemos contar com o lead tracking.

Mas o que é lead tracking?

O lead tracking nada mais é que um recurso dentro das ferramentas de automação de marketing que te permite rastrear o comportamento do seu lead.

Ou seja, ele é capaz de identificar se o seu lead tem lido conteúdos no blog, se têm aberto seus emails marketing e até baixado materiais educativos complementares, ou se não tem feito nada disso.

Agora, não é preciso nem falar o porquê desse tipo de instrumento ser importante, não é mesmo?

Afinal, é evidente que a partir dos dados coletados você conseguirá fortalecer as ações que estão dando resultado e identificar aquelas que não estão gerando engajamento no lead podendo, assim, ajustar a estratégia.

Como acompanhar o amadurecimento do seu lead

Ainda que o Google Analytics seja uma das ferramentas mais populares para medir o desempenho das ações de marketing digital, ela não oferece o lead tracking como recurso.

Entretanto, você pode encontrar no mercado diversas plataformas de automação de marketing as quais oferecem, entre outras funcionalidades, um módulo para o lead tracking.

E para acompanhar como vai o desenvolvimento dos seus leads e interação com as suas mensagens e canais, basta adicionar nas configurações da ferramenta as ações desejadas para análise, como cliques em email, conversão de formulário, conteúdos acessados etc.

Além disso, também é possível programar ações a fim de garantir a nutrição com a frequência adequada; você pode criar uma sequência de emails para quem clica em determinado link e até notificações a partir de uma ação específica.

Com essa automação tão eficiente e completa, a sua equipe não perde uma só ação concluída da sua base de leads qualificados e, assim, otimiza a estratégia de marketing e vendas no processo de conquista do cliente.

Você já conhece o lead tracking. Foco nos leads qualificados!

No conteúdo de hoje nós vimos como o lead tracking pode ajudar a sua equipe de marketing a se comunicar de forma mais assertiva com os possíveis clientes.

Isso porque o lead tracking permite que você monitore as páginas mais importantes do seu site e interaja de forma personalizada com seus leads, baseando-se no comportamento dele ao longo da jornada de compra a partir de dados de interação concretos.

Ou seja, desde a primeira visita é possível ir acompanhando cada ação do lead e, assim, ter uma base real de como continuar seguindo com as estratégias de atração do cliente.

Sendo assim, não perca mais tempo e comece agora mesmo.

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