Lead time: o que é e como reduzir o tempo de espera do cliente
Lead time é o tempo de produção desde o momento em que um pedido é feito até a entrega. Entenda a importância desse conceito e como otimizar o tempo de espera da sua empresa.
O dinamismo em que o mundo se encontra atualmente tem um impacto significativo nas compras. Agora, quanto menor for o tempo de espera do consumidor, melhor é sua visão sobre a empresa em que escolheu comprar.
Isso significa que, trabalhar para otimizar esse tempo deve fazer parte da gestão do negócio, afinal, deixar o cliente esperando, seja em uma fila de loja ou entrega de um produto, faz com que a satisfação dessa pessoa diminua.
Para atingir um bom desempenho em relação ao ciclo de produção, é preciso uma boa gestão de estoque, atenção aos prazos e recursos eficientes. Tudo isso contribui para a diminuição do lead time, o famoso tempo de espera.
E é por meio desse conceito que as empresas podem analisar e transformar seu ciclo de produção para potencializar a boa experiência de seus consumidores.
Quer saber como otimizar esse ciclo? Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre lead time.
O que é Lead Time?
Lead time representa o tempo usado para que todo o ciclo de produção aconteça, do momento em que um pedido é realizado até sua entrega ao consumidor.
Esse período é observado de formas diferentes, isso porque, o consumidor considera de uma forma mais ampla, compra até recebimento, enquanto a empresa analisa de uma forma mais detalhada, com os processos de produção envolvidos.
No caso dos empreendimentos, esse período se divide nas seguintes etapas:
- Consumidor faz o pedido;
- Início da produção;
- Processamento;
- Montagem;
- Expedição;
- Entrega.
Em cada um desses processos estão questões como a logística, fornecedores, administração, maquinários e toda e qualquer etapa pelo qual esse pedido passa até chegar às mãos do consumidor final.
Princípios do Lead Time
O lead time, visto pela perspectiva da empresa, possui três princípios que fazem parte da análise de todo o ciclo de produção, são eles:
Entrega
Se refere a todo o período do momento em que o consumidor confirma o pedido até o produto chegar até ele. O que inclui aspectos como: expedição, prazo, embalagem e frete.
Todo esse processo deve ser feito de uma forma que contribua para a boa experiência do cliente, o que inclui o site onde a compra foi realizada, meios de pagamento e tudo mais que envolva essa aquisição.
Produção
O tempo de produção engloba todo o processo de transformação da matéria-prima no produto final. Esse é um passo importante da jornada de compra e deve estar sob olhar atento das empresas para que não ocorram atrasos ou desperdícios.
Para evitar desvios no processo, é importante que a empresa mantenha um controle de estoque bem montado, um bom relacionamento com os fornecedores e siga um fluxo eficiente de produção.
Compras
Aqui, o período de compras não diz respeito aos clientes e sim a empresa. Isso porque, é nesse momento onde a organização compra suas matérias-primas de seus fornecedores.
Nesse processo a organização e comunicação entre os envolvidos é fundamental, uma vez que em caso de atrasos, a entrega ao cliente final será prejudicada.
Por que é importante entender o Lead Time?
A logística é parte importante do funcionamento de uma empresa, afinal, não adianta criar um produto revolucionário e que atenda as necessidades do público e não entregar isso a ele.
Portanto, o amplo conhecimento acerca do ciclo de produção é aliado do sucesso e evolução de qualquer empreendimento. A partir disso, a satisfação e boa experiência do cliente é sempre garantida.
Veja a seguir as principais vantagens que a otimização do lead time oferece:
Intensifica a melhora de processos
Com o entendimento do lead time, a empresa consegue observar com detalhes cada um dos processos que os produtos passam, desde o fornecimento da matéria-prima até as embalagens usadas para envio.
Essa observação minuciosa permite a análise dos pontos fracos do ciclo de produção que devem ser atualizados ou mudados completamente e assim assegurar o bom desempenho da produção.
Além disso, esses insights permitem um planejamento e organização mais eficientes, fazendo com que gargalos diminuam e os processos sejam feitos com mais autonomia e assertividade.
Diminui prejuízos
Erros podem acontecer, mas é preciso estar preparado para eles. Com um conhecimento aprofundado sobre o ciclo de produção, a empresa evita compras excessivas de matéria-prima e investimentos em processos que não precisam.
Além disso, otimiza o tempo de espera e aumenta a atratividade da empresa perante seu público-alvo, fazendo com que mais negócios sejam fechados em relação à concorrência por oferecer uma entrega rápida e com qualidade.
Vale ressaltar que, com um planejamento bem estruturado a empresa evita ações intuitivas que podem sair mais caro, se antecipando com eventuais problemas e podendo agir com cautela.
Potencializa a qualidade na produção
A otimização dos processos na produção impacta diretamente a qualidade do trabalho e desempenho dos profissionais envolvidos. Isso porque, o planejamento, recursos e tecnologias usadas atendem exatamente suas necessidades.
Isso faz com que não seja necessário recorrer ao famoso “jeitinho” para lidar com erros, o que torna o trabalho mais técnico e assertivo. Além de ser fundamental para encontrar pontos de melhoria e assim potencializar ainda mais a performance da empresa.
Observar de perto o ciclo de produção ajuda também a analisar os materiais usados, com isso a empresa pode considerar novas opções para evoluir sua entrega ao consumidor final.
Aumenta a produtividade
Com a padronização e otimização de processos, a produtividade tende a aumentar significativamente, uma vez que os processos são mais claros e os recursos eficientes e de qualidade.
Por meio dessa melhora, o fluxo de produção segue um caminho melhor delineado, fazendo com que os profissionais envolvidos possam investir seu tempo em tarefas bem definidas, economizando o tempo e diminuindo o gasto de recursos.
Melhora a experiência do cliente
A experiência do cliente deve ser peça central das estratégias e ações de uma empresa. Isso inclui o ciclo de produção, uma vez que questões como preço do frete e demora de entrega entram nesse cálculo.
Encontrar o equilíbrio entre esses fatores otimiza ainda mais a produção e reduz o tempo de espera do cliente. Com isso, a empresa garante uma vivência positiva ao seu consumidor, entregando o que ele deseja com qualidade.
Destaca a empresa
Quantas vezes você já não desistiu de uma compra por conta da demora de entrega? Com o dinamismo do consumidor atualmente, esse é um ponto importante a se atentar na hora de definir o ciclo de produção de um produto.
A entrega rápida é um diferencial em meio a concorrência e pode ser utilizada para incentivar a compra. Além disso, o frete também deve ser considerado e pensado de forma estratégica para evitar prejuízos.
Como melhorar o Lead Time do seu negócio
Agora que você sabe o que é lead time e os benefícios para o seu empreendimento, chegou a hora de aprender a colocar algumas ações em prática para diminuir esse tempo de espera. Confira:
Escolha bons fornecedores
A cadeia de produção começa com a matéria-prima e a menos que o seu empreendimento crie esses materiais, será necessário comprá-los com fornecedores. Portanto, eles são fundamentais no cálculo do lead time.
Escolher boas empresas de fornecimento garante que todos os processos do ciclo de produção aconteçam com eficiência e sem atrasos. Além disso, é preciso manter uma boa relação e uma comunicação clara para evitar problemas ou desvios.
Se atente as datas de compra
No momento em que um cliente realiza a compra, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como: expedição, local de destino, meio de transporte etc. Todas essas características devem estar na ponta do lápis da empresa.
Isso porque, é preciso planejar com cuidado como e quando essa compra chegará ao consumidor final. Levando em consideração potenciais problemas como extravio, furto, quebra de produtos e tudo que pode acontecer durante o envio.
Portanto, esse cálculo deve contar com uma margem de erro para que o cliente não seja surpreendido e a empresa possa lidar com esses gargalos.
Faça manutenção constantemente
Todo e qualquer processo influencia diretamente no tempo de espera, sendo assim, é preciso se atentar a cada etapa do ciclo de compra e se certificar que tudo está funcionando devidamente.
Durante a produção, ferramentas podem parar de funcionar, matérias-primas podem acabar e mais inúmeras coisas que atrasam o processo podem acontecer. Por esse motivo, a manutenção constante de cada uma das etapas é tão importante.
Além disso, essa é uma forma de evitar que problemas maiores aconteçam, como a perda total de uma máquina, por exemplo.
Otimize processos
Otimizar processos reduz o tempo de trabalho e oferece maior autonomia aos profissionais que trabalham em outras pontas mais urgentes, deixando as atividades burocráticas e mecânicas nas mãos da tecnologia.
Isso pode ser feito por meio de ferramentas como o ERP, novas tecnologias e treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos. Dessa forma, cada etapa do processo é feita de forma assertiva, oferecendo a agilidade e qualidade que os clientes procuram.
Como calcular o Lead Time
Para assegurar a diminuição do tempo de espera, é preciso realizar um cálculo com todos os aspectos que envolvem a cadeia de produção, vamos lá:
Comece criando uma lista com todos os produtos necessários para a fabricação de cada produto, basicamente, uma listagem com cada matéria-prima usada.
A seguir, defina o tempo necessário de compra dessa matéria -prima, incluindo uma margem de erro que inclui transporte e fiscalização. Quanto mais detalhado, melhor.
Por fim, é necessário incluir também o tempo de fabricação de cada item, podendo variar de dias até meses a depender do produto. Lembre-se de que é preciso sempre considerar os eventuais atrasos.
E pronto! Seu lead time está devidamente calculado.
Diminua o tempo e aumente as vendas
O lead time é o tempo de produção que vai desde o momento em que um pedido foi feito até a chegada no cliente final. O que inclui, transporte, produção, envio, compra e mais.
Otimizar esse tempo e diminuir a espera do cliente faz com que a empresa se destaque em meio a concorrência, diminui prejuízos e potencializa a qualidade na produção.
Para isso, é preciso escolher bons fornecedores e acompanhar de perto cada etapa do processo de compra. Dessa forma, a empresa se certifica que está oferecendo a melhor experiência possível ao seu cliente.
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