O que é Largest Contentful Paint? Descubra mais sobre essa importante métrica de SEO

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 26 de setembro de 2022 | Atualizado: 8 de fevereiro de 2023.

O Largest Contentful Paint pode ser definido como uma das métricas mais importantes do Core Web Vitals. A sua principal utilidade é medir a velocidade de uma página. Entenda como essa ferramenta pode melhorar a experiência do usuário da sua empresa.

Para começar a ler este artigo, é essencial que você saiba a importância do Largest Contentful Paint. Conhecido pela sigla LCP, a ferramenta ajuda a garantir uma melhor experiência ao usuário do seu site.

Ele está entre as métricas que representam como as pessoas interagem com o seu site. E reflete o tempo de carregamento de uma página.

A velocidade que ele quantifica é aquela em que a página renderiza os seus maiores elementos. Entre eles, os blocos de textos e as imagens, que, geralmente, são mais pesadas.

Uma pontuação positiva de LCP é a indicação de uma boa experiência para o visitante da sua página. Já a consequência disso é uma menor taxa de rejeição.

Para que você entenda o conceito e aprenda como utilizar de forma correta, abordaremos os seguintes pontos:

O que é a Largest Contentful Paint?

O Largest Contentful Paint serve para informar o tempo em que o principal conteúdo de um site, ou de uma página da web, demora para ser carregado.

Isso significa, basicamente, quanto tempo leva para que o usuário consiga ver o que é oferecido naquele espaço.

O LCP é considerado fundamental para a experiência da pessoa que navega no seu site. Se o carregamento for longo, os visitantes simplesmente desistem e vão para a página do concorrente.

Portanto, fique atento a quantidade de tempo que o seu site leva para ter as informações dispostas. Se ele não estiver configurado da maneira correta, a taxa de rejeição pode ser maior.

Como medir seu LCP?

É muito importante que você saiba as orientações do Google sobre isso. De acordo com o buscador, o conteúdo principal da página deve ser carregado nos primeiros 2,5 segundos.

Se demorar mais do que isso durante uma visita de um usuário, a qualidade do seu LCP pode não ser tão boa.

Com um tempo superior a cinco segundos, para que o conteúdo principal seja carregado, o seu domínio perde visitas. Com isso, seu negócio pode sofrer com a perda de possíveis leads.

E tem mais: o seu LCP deve ser considerado como bom por, pelo menos, 75% do tempo.

Ao conseguir atingir um nível positivo, o desempenho do seu site pode melhorar muito. Nesse caso, a retenção daquele visitante, certamente, é maior.

Portanto, preste atenção nesses tempos iniciais do seu site. Pode parecer um mero detalhe, mas são eles que definem a qualidade do seu domínio.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas

Como arrumar uma Largest Contentful Pain ruim?

Depois de ler o tópico anterior, você deve estar fazendo justamente esta pergunta.

É importante que você saiba o que pode tornar uma pagespeed Largest Contentful Paint ruim. A resposta é muito simples: qualquer coisa que ocupe muito espaço.

Podem ser reprodutores de mídia integrados, slides de imagens não otimizadas ou botões para redes sociais.

Fique atento também aos widgets como login, formulários de inscrição de newsletter, entre outros pontos existentes em um site, seja ele pessoal ou comercial.

Existem medidas para corrigir uma LCP ruim. Algumas mais fáceis, outras nem tanto. Mas todas são viáveis e ajudam a melhorar a velocidade do seu site.

A medida principal a ser tomada, para uma melhor renderização, é otimizar as imagens. Para isso, você deve:

  • Comprimir as imagens;
  • Converter para formatos mais eficientes;
  • Configurar as dimensões;
  • Elementos visuais leves;
  • Analisar se o conteúdo de fato necessita de uma figura.

Descubra qual é o seu LCP

Duas pessoas discutem em frente a um notebook. Uma delas segura uma caneta enquanto a outra digita

Existem formas profissionais de descobrir o seu LCP. É muito importante que você saiba fazer isso. Afinal, a velocidade do seu site vai definir o desenvolvimento do seu negócio.

Um bom começo para que o desempenho do seu LCP seja verificado, e corrigido se necessário, é usar as ferramentas oferecidas.

O próprio Google disponibiliza meios para fazer isso. Esses recursos são simples de usar e eficientes para tornar seu site melhor para os usuários.

Uma das ferramentas é o Google Search Console. Outras duas são o Google Page Insights e o Lighthouse.

Existe, ainda, um guia do Core Web Vitals na barra de navegação do Google Search Console.

Neste manual, pode ser encontrada uma visão geral das URLs e é muito fácil conferir a origem dos problemas e encontrar uma solução para melhorar o desempenho das páginas.

Garanta a velocidade do seu site e melhore os resultados!

Todas essas dicas servem para que a sua página fique mais veloz. Dessa forma, você não perde usuários por peso de imagens ou vídeos e nem pela lentidão do site.

Invista no bom funcionamento do seu LCP e fique atento à eficácia da ferramenta. Afinal, não adianta ter um conteúdo de qualidade se o seu potencial cliente desiste da sua página nos primeiros segundos.

Tenha em mente que o cenário mundial atual é veloz e ágil. Portanto, o seu negócio também deve ser. E o Largest Contentful Paint deve ser usado a seu favor.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos sobre métricas que ajudam a melhorar o SEO da sua empresa!

E-book gratuito da Ideal Marketing com diversas dicas para aumentar as vendas.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!