O que é inteligência competitiva e qual sua importância para empresas?

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Publicado: 20 de setembro de 2023 | Atualizado: 20 de setembro de 2023.

A Inteligência competitiva analisa o mercado, público e concorrência auxiliando na tomada estratégica de decisões no negócio. Acompanhe o artigo e saiba como avaliar as forças e fraqueza da sua empresa.

Para que a empresa realmente alcance crescimento é preciso estar atento às novas tecnologias, tendências e à concorrência. É preciso adquirir conhecimento e informações de outras áreas para identificar erros e encontrar oportunidades.

Isso porque, os fatores e variáveis externos do mercado são tão relevantes na tomada de decisão quanto os processos internos da empresa. E é aqui que entra a inteligência competitiva.

Por meio da inteligência competitiva, é possível analisar as informações relevantes e comportamentos dos concorrentes, do público e do segmento, avaliando fraquezas e melhorias na estratégia do negócio.

Neste conteúdo, vamos mostrar como tomar melhores decisões e aumentar a eficiência de processos. Acompanhe e saiba tudo sobre inteligência competitiva e seus benefícios.

O que é inteligência competitiva?

A imagem mostra um sala de reunião com um time reunido em volta de uma mesa, conversando

Inteligência competitiva é uma abordagem que permite análise da concorrência para fortalecer processos internos de uma empresa.

Por meio de um estudo de mercado, essa estratégia busca por insights de novos processos, tecnologias e metodologias inovadoras para desenvolver o empreendimento. Não esquecendo, claro, de estudar também seus próprios processos internos.

É importante ressaltar que a inteligência competitiva não é uma forma de espionagem de outras empresas para roubar informações. Mas sim, um método de aprendizado e análise de dados para auxiliar em tomadas de decisão.

Vantagens da inteligência competitiva

De forma prática, a inteligência competitiva tira os “achismos” da equação. Isso porque, esse é um método que foca em análise de dados, coleta de informações e diagnósticos assertivos sobre o mercado.

Portanto, é um processo fundamental para uma empresa que deseja encontrar novas oportunidades e se desenvolver. Confira algumas das principais vantagens dessa abordagem:

Aumenta a competitividade

Monitorar o mercado de forma constante ajuda a entender as demandas do público, assim como, se preparar para eventuais mudanças.

Isso porque, ao observar como a concorrência está se portando perante os desafios, o empreendimento é capaz de lidar melhor com os impactos dessas mudanças.

Facilita o encontro de novas oportunidades

A melhor maneira de encontrar oportunidades é sabendo o que os concorrentes não estão fazendo. Com isso, uma empresa pode encontrar seu nicho de mercado com maior efetividade e propor soluções para consumidores que não são atendidos.

Além disso, ao fazer essa análise, é possível estar lado a lado com as tendências e aprimorar o que for preciso para não ficar para trás.

Melhora na implementação de estratégias

Nem sempre as estratégias dão os resultados esperados e tudo bem. Contanto que o empreendimento esteja preparado para lidar com as consequências e entenda o momento de tentar algo diferente.

Nesse ponto, a inteligência competitiva auxilia na tomada de decisão ao mostrar o que vale a pena investir e o que pode esperar um pouco.

Dicas para implementar inteligência competitiva no seu negócio

Como vimos, a inteligência competitiva é uma estratégia que traz resultados positivos às empresas que se dedicam a implementá-la com eficiência.

Agora, chegou a hora de aprender como colocar em prática para potencializar o desenvolvimento saudável do empreendimento, confira:

Estabeleça os objetivos

Pode até parecer algo básico, mas muitas empresas esquecem que não existe caminho a trilhar sem um objetivo. Portanto, é fundamental colocar no papel quais as metas do empreendimento.

Com isso, é possível identificar em quais processos e tecnologias são necessários e o que não é urgente no momento. E assim, economizar recursos que podem ser utilizados mais para frente.

Para isso, a empresa pode utilizar ferramentas como o Método SMART que apresenta de forma macro onde ela quer chegar e seu prazo para isso.

Crie um plano de ação

Com os objetivos definidos, chegou a hora de traçar o caminho. Mas, como exatamente fazer isso? Quais recursos é preciso ter? Em quais ferramentas investir?

É aqui que entra o plano de ação, recurso essencial na hora de tirar os sonhos do papel e realizá-los. Nesse momento, vale criar um plano detalhado para cada meta traçada.

Com isso, todos os envolvidos entendem exatamente o que precisam fazer sem ruídos que abaixem a produtividade. Vale lembrar que quanto mais informações e detalhes, melhor.

Reúna informações

A inteligência competitiva se beneficia da coleta e análise de informações. Portanto, é preciso conseguir dados claros, precisos e importantes para implementar uma estratégia eficiente.

Para isso, é preciso ter em mente que o concorrente, assim como a sua empresa, não disponibiliza suas informações internas em qualquer lugar.

Portanto, é preciso pensar com cuidado em quais ferramentas serão utilizadas nesta análise, onde é possível encontrar informações que são públicas e como será o processo de comparação e análise.

Analise os concorrentes

Como é possível fazer essa coleta de dados? Na prática, isso é feito por meios como:

  • Observar publicações na web;
  • Compra produtos para análise;
  • Reunir peças publicitárias;
  • Inscrever-se para receber materiais ricos.

Por meio de ações como essas, uma empresa é capaz de ter em mãos os principais esforços externos de uma organização.

Estude os clientes

É fundamental compreender também como o concorrente lida com seus clientes.

Para isso, busque observar avaliações e comentários em sites especializados no assunto e em redes sociais para compreender como é a relação dos consumidores com a empresa e como ela lida com essa relação.

Além disso, é válido observar os próprios consumidores para identificar pontos de melhoria em áreas como atendimento e suporte.

Mensure os dados

Depois de reunir todas essas informações é preciso realizar uma análise aprofundada sobre os principais pontos de interesse da empresa.

É nesse momento onde é decidido o que se deve fazer com os dados coletados e tudo que aprendeu em sua busca. Para isso, é preciso prestar atenção em pontos como:

  • Tecnologias utilizadas pela concorrência;
  • Seus principais recursos;
  • Quais são as inovações em termos de ferramentas;
  • Onde eles estão falhando;
  • Onde estão crescendo.

Observe o mercado e torne o sucesso uma realidade

Homem parado em frente a uma janela com projeções de gráficos e análises

A inteligência competitiva é uma estratégia de estudo e análise da concorrência para que uma empresa seja capaz de se desenvolver com maior assertividade e se manter lado a lado com outras organizações do mercado.

Para isso, é preciso observar de forma precisa os movimentos dos concorrentes, encontrar seus pontos de falhas para explorá-los. Além de identificar onde a sua empresa deve investir para potencializar seu crescimento.

Isso só é possível com uma definição clara dos objetivos, coleta de informações e estudo de dados. A partir disso, a organização aumenta sua produtividade e atinge resultados com muito mais eficiência.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Ideal Marketing para aprender muito mais sobre sua concorrência.

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