Aprenda a criar um perfil no Instagram comercial e potencialize as vendas na rede

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Publicado: 25 de outubro de 2023 | Atualizado: 25 de outubro de 2023.

O Instagram se tornou um dos principais canais de venda online por sua praticidade, aprenda a criar um perfil no Instagram comercial e potencialize os negócios da sua empresa no ambiente digital.

Apenas no Brasil, o Instagram possui mais de 113,5 milhões de contas. Esse número mostra o potencial que essa plataforma tem e abre espaço para o investimento de grandes e pequenas empresas. 

Esse espaço pode ser utilizado para divulgação de produtos, aumento de autoridade da marca, qualificação de leads e muito mais. Entre as vantagens de se inserir no Instagram estão sua praticidade e recursos para empresas.

Por meio do Instagram comercial, o empreendedor pode criar um perfil voltado para seus clientes, produzir conteúdos sobre a empresa e conquistar mais vendas.

Aprenda a criar e utilizar o Instagram comercial e potencialize seu negócio.

O que é Instagram Comercial?

O Instagram Business, ou Instagram comercial, foi criado em 2016 e é uma extensão da plataforma focada em negócios. Essa versão é gratuita e funciona como uma conta pessoal, mas com alguns recursos adicionais para análise e produção de conteúdo.

O layout e as funcionalidades do perfil comercial são similares a versão que já conhecemos, tornando a transição mais fluida para quem está começando a trabalhar com a rede social em suas estratégias.

Para que a rede seja usada com eficiência e atinja os objetivos do empreendedor, é preciso elaborar um perfil otimizado, com boas imagens, conteúdos de qualidade e uma bio para Instagram que mostre os pontos fortes da marca.

Por que fazer uma conta no Instagram comercial?

Segundo levantamento do site Statista, o Instagram é a quarta rede social mais usada no mundo. Já um estudo feito pela Opinion Box revelou que 44% dos usuários no Brasil usam a plataforma para interagir com empresas.

Esses números mostram um pouco do que é a potência dessa rede e é um grande incentivo para que mais empreendedores comecem a utilizar esse espaço para vender. 

Mas não é só isso, confira a seguir as principais vantagens de fazer uma conta no Instagram comercial:

Controle de métricas

A opção comercial do Instagram oferece alguns recursos exclusivos para empresas, entre eles está a possibilidade de analisar de forma mais precisa algumas métricas importantes, como:

  • Atividade;
  • Conteúdo;
  • Público.

Cada uma delas possui uma aba com todas as informações que você precisa para acompanhar o andamento das estratégias na plataforma. Além disso, os dados são apresentados de forma simples e fácil de entender.

Mais visibilidade

Produzir para as redes sociais faz parte do Marketing de Conteúdo, por meio desses materiais a marca pode mostrar o que tem a oferecer aos seus potenciais clientes e ainda constrói uma relação mais próxima com eles.

Com isso, mais pessoas passam a conhecer a empresa, seja por encontrar uma publicação na aba “explorar” ou ver um repost de um amigo. 

Aumento de autoridade

A autoridade diz respeito à percepção que o público tem sobre uma marca. É por meio de conteúdos de qualidade que a empresa constrói seu nome e mostra como ela pode ajudar seus clientes.

Além disso, nesse espaço, existe a possibilidade de humanizar a marca e construir uma relação mais próxima e duradoura com o consumidor. Podendo estar presente em todos os momentos da compra e sendo capaz de aplicar abordagens de fidelização.

Maior taxa de conversão

Com os conteúdos certos, é possível educar mais os consumidores ao mostrar as soluções da empresa, o que ela tem a oferecer e seu diferencial. Isso faz com que as pessoas que seguem o perfil entendam mais sobre a organização. 

Com isso, a marca consegue guiar esses consumidores por meio de sua jornada de compra com mais facilidade, uma vez que eles já tem um certo conhecimento do que querem.

Contato direto com o cliente

Com o aumento de uso nas redes sociais, se aproximar do cliente é muito mais simples. Agora, um empreendimento pode criar conteúdos em diferentes formatos e engajar seus seguidores, aproximando eles e construindo um relacionamento.

A partir disso, essas pessoas passam a confiar mais na empresa e podem até voltar a comprar mais vezes.

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Passo a passo para criar um Instagram comercial

Agora que você já sabe as principais vantagens de criar uma conta comercial no Instagram, chegou a hora de fazer o seu perfil. A primeira etapa é acessar a conta por um desktop ou smartphone. Depois, siga os passos abaixo:

1) Com a conta logada, acesse o menu “Configurações”;

2) Depois, seleciona a opção “Mudar para conta profissional”;

3) Escolha a opção melhor se encaixa com o seu modelo de negócio;

4) Selecione uma categoria para a sua conta;

5) Em seguida, coloque as principais informações de contato do seu empreendimento. Coloque dados que realmente são usados para evitar ruídos na comunicação com os clientes;

Prontinho! Seu perfil no Instagram comercial está disponível e pronto para ser otimizado.

Dê like nas vendas pelo Instagram

O Instagram é a quarta rede social mais usada no mundo, as possibilidades de vendas para as empresas são inúmeras e esse é o espaço ideal para construir a autoridade da marca. Além disso, é uma forma eficiente de se aproximar do consumidor.

Ao investir nessa plataforma, o empreendedor pode alcançar ainda mais visibilidade e com o Instagram comercial pode acompanhar as principais métricas para o sucesso de suas estratégias. 

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