Influencer de marketing digital e sua importância no crescimento do negócio
Influencer de marketing digital é uma pessoa com muitos seguidores que dá dicas e informações sobre marketing digital, de forma bem resumida. Mas quem são eles e como podem te ajudar no crescimento da sua empresa online?
Com a popularização da internet e, principalmente, das redes sociais, muitas profissões digitais surgiram.
Podemos falar dos youtubers, criadores de conteúdos e influencers digitais. No texto de hoje, vamos falar sobre um nicho específico de profissionais: influencer de marketing digital.
Mas antes de falar sobre influencers marketing em si, vamos discutir a relevância e importância do marketing digital nos dias atuais.
Afinal, esse modelo de negócios vem crescendo muito nos últimos anos, dando oportunidades a pessoas que sonham em se tornar empreendedores digitais.
Com o marketing digital, é possível ganhar dinheiro de forma remota e construir sua própria empresa dentro do cenário digital.
E como em qualquer mercado em crescimento, muitas vertentes profissionais e ferramentas digitais surgem acompanhando sua evolução.
Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre esse novo perfil profissional: influencer de marketing digital. E se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, acompanhe algumas informações que trazemos especialmente para você!
O que é marketing de influência?
Marketing de influência pode ser definido como uma estratégia utilizada para gerar engajamento e interações na internet, principalmente nas redes sociais.
O influenciador de marketing digital, por exemplo, é a pessoa que gera esse tipo de engajamento e interações só que voltados para o marketing digital.
Os influencers marketing trabalham também com a promoção de produtos e ideias, sempre buscando engajar o maior número de pessoas possível.
Portanto, é certo dizer que o influencer de marketing digital é fundamental para o desenvolvimento do próprio marketing digital, visto que ele divulga a estratégia para uma massa enorme de usuários.
Como trabalhar com um influencer de marketing digital?
Existem muitas maneiras de trabalhar com um influenciador de marketing digital para sua empresa, mas primeiro é necessário definir o planejamento e os objetivos da sua ação de marketing.
A partir disso, a escolha do influencer também precisa ser pensada de uma forma macro.
A partir desse planejamento, você pode pensar no canal de comunicação da sua ação de marketing (youtube, instagram, twitter) e no respectivo influencer de marketing digital que mais faz sentido para a sua estratégia.
E para escolher o influenciador certo, é preciso entender a necessidade da sua empresa e da sua campanha de marketing.
Ou seja, é preciso escolher influencers marketing que falam e abordam temas interessantes para a sua empresa e, principalmente, para os seus clientes.
Por fim, é preciso analisar as estratégias dos influenciadores para escolher a abordagem correta de acordo com seu público.
Como fazer uma curadoria de influenciadores digitais no Instagram?
Como falamos acima, a escolha certa do influencer de marketing digital é fundamental para o sucesso da campanha publicitária.
Por exemplo, não adianta nada escolher um grande influencer que não tem nada a ver com sua empresa ou produto.
Simplesmente não vai dar certo.
Para escolher os influencers marketing certos, é necessário fazer um planejamento profundo da pessoa e do perfil, saber o que ela fala e para quem ela fala.
O público do influenciador deve ser o mesmo público do seu negócio. Com os mesmos interesses e objetivos de compra de produtos.
Além disso, é preciso ter em mente que número de seguidores não é tudo nas redes sociais.
É importante analisar os comentários e curtidas de cada publicação, as interações e o engajamento e o perfil do público.
Somente após essa análise completa é possível escolher com segurança o influencer de marketing digital certo.
Portanto vale ressaltar mais uma vez: planejamento e estratégia são fundamentais na hora de escolher o influencer para determinada campanha de marketing.
10 influenciadores do marketing digital para você seguir
Agora que já explicamos o marketing de influência e falamos sobre os influencers marketing, vamos te mostrar alguns influenciadores de marketing digital que fazem um trabalho bacana no mundo digital! São eles:
- Thais Bittencourt;
- Fabio Ricotta;
- André Siqueira;
- Jeff Bullas;
- Jessé Rodrigues;
- Rafael Albertoni;
- Camila Porto;
- Joanna Wiebe;
- John Rampton;
- Raphael Lassance.
Vale lembrar que existem influencers brasileiros e estrangeiros, que falam sobre diversos temas dentro do marketing digital.
Portanto, se você se interessou pelo assunto e quer trabalhar com um influenciador de marketing digital, se planeje e faça a escolha certa.
Influenciadores digitais são muito importantes para o mercado digital
Como vimos no conteúdo, influencers marketing existem e são muito importantes para o desenvolvimento do marketing digital como um todo, bem como para as pessoas que sonham em se tornar empreendedores digitais.
Essas pessoas são importantes interlocutoras do mundo digital e ajudam muito no seu crescimento.
Claro que, cada influenciador fala sobre determinados assuntos do marketing digital, mas todos eles são importantes para o seu desenvolvimento.
E se você se interessou pelo trabalho deles e busca parcerias para a sua empresa, tenha sempre duas palavras em mente: planejamento e estratégia.
Como falamos acima, é fundamental se planejar para escolher o influencer de marketing digital correto.
Levando em conta as diretrizes da sua empresa, o conhecimento do influenciador e, principalmente, os interesses em comum dos dois públicos (da sua empresa e do influencer).
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre digital influencers, marketing digital e mídias na web, não perca mais tempo e acesse o nosso blog.
Temos o compromisso de sempre trazer informações e dicas valiosas sobre o mundo digital, seus métodos e ferramentas. Portanto, aproveite e busque conhecimento com a gente!