Inbound Marketing para Aplicativos Mobile

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Publicado: 13 de agosto de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Atualmente, percebe-se uma grande mudança em relação a como as pessoas buscam por produtos, serviços e informações. Atrair downloads para o seu aplicativo ou usuários para a sua startup, tem sido cada vez mais desafiador. 

Visto a grande gama de opções e valores, chamar a atenção das pessoas para o seu empreendimento, tem se tornado cada vez mais complexo e desafiador.

A jornada de compra dos consumidores tem mudado drasticamente com a internet, e podemos dizer que é impossível conseguir usuários para o seu app sem aplicar o inbound marketing. Seu aplicativo pode estar leve e fluido, o design pode estar impecável e até não existir concorrência no meio escolhido. Nada significa essas qualidades se você não fizer um bom bom trabalho estratégico de inbound marketing para seu aplicativo.

Como funciona o inbound marketing para aplicativos?

O inbound marketing, diferentemente do tradicional que busca chamar a atenção dos clientes através de anúncios e propagandas, procura conquistar um público comprometido com o seu produto por meio da produção de conteúdo expressivo e educativo, que os auxiliam com suas inspirações.

Em aplicativos, ter presença nas lojas virtuais e torná-la um canal de divulgação é fundamental. A grande parte dos usuários utiliza a própria loja para navegar e achar aplicativos que resolvam seus problemas e que sejam interessantes ao seu gosto.

Portanto, é essencial otimizar a descrição do seu aplicativo com palavras-chave apropriadas à solução que ele apresenta, além de um bom nome e ter um ícone de destaque. Depois, garanta a sua presença online através de um blog com conteúdo relevante e que acrescente valor ao seu app. 

Manter seu público-alvo empenhado com conteúdo relacionado à sua sessão de negócio, e direcionar essa audiência para o seu site, além de gerar autoridade, tornam esses visitantes em clientes potenciais para fazer o download do seu app.

Comece chamando a atenção do consumidor dando à ele informações atraentes e de qualidade. Você pode fazer isso através de blogs, vídeos, redes sociais e infográficos. Em seguida, proponha algum benefício em troca do e-mail da pessoa que lê seu conteúdo, ou outras informações convenientes para você. Ao adquirir essas informações, ela passará de leitor à lead.

Nessa fase, você continuará nutrindo esse lead com informações relevantes, só que mais destacada para seus produtos. Dessa forma, ele terá mais contato, e consequentemente confiará mais em seu negócio, provavelmente efetuando uma compra, e se tornando um cliente.

Mecanismos de busca

A melhoria dos instrumentos de busca é parte fundamental das estratégias de inbound marketing. Um plano de SEO bem feito é capaz de criar ótimos resultados a médio/longo prazo.

Nos últimos anos, técnicas de SEO voltadas para o ranqueamento de aplicativos nas lojas tem obtido cada vez mais notoriedade, já que o número de apps continua em crescimento, e isto tem provocado uma disputa acirrada pelos resultados nas buscas.

Para assegurar um bom posicionamento nas pesquisas é importante se atentar ao:

  • Título do aplicativo;
  • Descrição;
  • Imagens/Videos;
  • Palavras chave;
  • Avaliações (comentários dos usuários);
  • Links externos (em outros sites e blogs).

Todos esses mecanismos são importantíssimos no ranqueamento do seu conteúdo. Ter um título e descrições atraentes são fundamentais para que o leitor simplesmente não rejeite o assunto.

 A utilização de palavras-chaves da maneira correta conta muito para conectar de maneira fácil e prática o usuário com sua real dúvida, e consequentemente ao seu conteúdo. Imagens e vídeos são excelentes formas de alcançar mais pessoas, pois são grandes tendências do mercado digital. 

O grande diferencial das imagens e vídeos está na sua forte capacidade de imersão e velocidade de consumo. Um conteúdo em texto leva mais tempo para ser consumido do que o mesmo conteúdo em imagem ou vídeo. 

Outro ponto fundamental é a linkagem de conteúdos externos e internos. A linkagem interna proporciona ao leitor a conexão em outros assuntos do seu blog, proporcionando uma maior imersão no seu conteúdo.

Já com a linkagem externa você irá proporcionar mais informações para o leitor. Por isso, tente apenas redirecionar para sites ou blogs com conteúdo de qualidade e necessários para seus usuários.

Tenha atenção na construção da sua comunidade

Produza conteúdos educativos sobre seu produto, não se limitando às questões técnicas, aproveitando este modelo para educar e ajudar seus clientes a solucionar problemas se aproximando deles. Isso agrega a visão de valor ao cliente, trazendo resultados incríveis.

Tenha um atendimento ágil e prestativo. Muitas empresas erram na hora de oferecer um suporte adequado, não solucionando o problema dos usuários e consequentemente os perdendo.

Utilize notificações via push tanto para veicular ofertas, quanto para promover novos conteúdos e materiais. Essa é uma ótima ferramenta para criar proximidade para com os usuários. 

Foque na experiência do usuário

Caso esteja pensando em ter um negócio online, você deve compreender que é necessário se fazer conhecido pelo seu nicho para que o seu conteúdo tenha credibilidade. 

Quanto mais envolvido estiver o usuário, mais feliz ele estará com seu aplicativo. Você pode ter um ótimo app e com uma grande quantidade de downloads, porém, caso você não esteja se relacionando com os usuários, terá muitos problemas em elevar a quantidade de clientes ativos e fazer com que eles executem ações sem estímulos.

Conte bem sua história, trabalhe bem sua marca e crie autoridade, assim você fará com que os usuários compartilhem seu conteúdo.

Este conteúdo foi produzido pela Use Mobile.

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