Entenda de uma vez por todas a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

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Publicado: 14 de agosto de 2018 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Entender as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é fundamental para criar estratégias mais assertivas. Esclareça agora todas as suas dúvidas e esteja preparado para mudar o futuro da sua empresa.

Com a consolidação do Marketing Digital no mercado, passou a se falar muito de dois conceitos: o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O primeiro deles, também chamado de Marketing de Atração, é uma metodologia na qual consiste em educar o possível cliente a fim de que ele contate a sua empresa por livre e espontânea vontade.

Ela tem total coerência com o atual comportamento do consumidor, o qual consiste em pesquisar tudo sobre o seu problema e as melhores opções para saná-lo.

Por isso é importante investir na produção de um conteúdo rico em dados para satisfazer essa necessidade por informações do seu possível cliente.

Dessa forma esse mercado consumidor encara a sua empresa como referência e confia nela para ser a solução ideal para seu problema.

Tanto é que de acordo com uma pesquisa pela iMedia Connection, 60% dos consumidores passaram a ter uma imagem positiva da marca após acessarem seu conteúdo.

É justamente nesse cenário que entra o Marketing de Conteúdo, que engloba tudo o que for produzido para atrair, entreter e educar o consumidor.

Por andar tão junto do Inbound Marketing, é bastante comum confundir esses dois conceitos.

Mas a partir deste conteúdo, vamos deixar qualquer dúvida no passado e entender de uma vez por todas as diferenças entre Inbound e Marketing de Conteúdo.

Vamos lá?

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

inbound marketing e marketing de conteúdo

Para entender a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é preciso entender que eles se complementam.

Isso porque o conceito de Inbound Marketing abrange várias técnicas para atrair e converter possíveis clientes por meio da educação do mercado consumidor.

O que queremos dizer com isso é que o Marketing de Conteúdo é um dos combustíveis utilizados para fazer a mecânica do Inbound rodar.

Entretanto, a produção de material relevante é importante dentro da metodologia, mas não a única.

Além dela, as técnicas de SEO também são necessárias para atrair visitantes e gerar leads, por exemplo.

Por isso, não podemos entender um como sinônimo do outro, e sim como metodologias complementares.

Então, podemos compreender o Marketing de Conteúdo como uma estratégia de relacionamento com o consumidor e o Inbound como uma de conversão e vendas.

Tanto é que segundo pesquisa da Martech, as empresas que usam o Inbound para prospectar clientes tem um custo por lead 3x menor se comparado com as que não utilizam essa metodologia.

Existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo?

existe inbound marketing sem marketing de conteudo

Como concluímos anteriormente, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing.

Porém, mesmo não praticando o Inbound Marketing é possível usar o de Conteúdo, pois produzir materiais para blogs e mídias sociais não está necessariamente atrelado ao Inbound.

Mas lembre-se que os resultados dessa estratégia são inferiores se comparado quando está aliado ao Marketing de Atração.

No entanto, não há Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo.

Isso porque como o conteúdo é o principal método utilizado para educar o mercado consumidor, não tem como desvincular o Inbound Marketing do Marketing de Conteúdo.

Por isso, em uma estratégia assertiva não existe um ou o outro, e sim ambos.

Use o Inbound e Conteúdo para melhorar os resultados da sua empresa

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Nesta publicação você aprendeu que o Inbound Marketing é uma forma atrair e converter leads de forma espontânea por meio de técnicas para educar o mercado consumidor.

E uma das técnicas usadas com esse intuito é a produção de material relevante para atrair e conscientizar esse público, as quais estão dentro do Marketing de Conteúdo.

Sendo assim, concluímos que apesar de diferentes, essas duas metodologias são complementares e podem te ajudar a alcançar resultados melhores para a sua empresa.

Isso porque o conteúdo irá ajudar a melhorar a imagem da sua empresa, enquanto as estratégias de Inbound são capazes de te fazer gerar mais leads e aumentar as vendas.

Tanto é que segundo pesquisas realizadas por agências do setor, 72% das empresas tiveram um aumento na suas vendas depois que passaram a investir no Inbound Marketing.

Então, se você também quer ver esses números impactarem o seu negócio, confira o conteúdo sobre como fazer Inbound Marketing.

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