Importância do marketing digital no e-commerce
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 18 de agosto de 2021 | Atualizado: 18 de agosto de 2021.
Quem é empreendedor sabe da importância do marketing para os negócios. E muito mais antigo do que a internet, o marketing está presente na divulgação de lojas, produtos e serviços, a fim de aumentar as vendas e deixar a marca conhecida.
O mesmo não podia ser diferente quando falamos sobre e-commerce. O marketing digital é de extrema importância para o negócio e é uma das bases que estruturam a operação do comércio eletrônico.
Por isso, vamos falar sobre a importância do marketing digital no e-commerce e algumas dicas para a sua loja sair na frente dos concorrentes.
Os pilares do e-commerce
Segundo a metodologia da Doutor E-commerce, uma loja virtual bem estruturada possui 9 pilares que sustentam a operação online.
- Planejamento
- Sistemas e Integração
- Equipe
- Comunicação Visual
- Conteúdo
- Logística
- Pagamento
- Selos e segurança
- Marketing
Último, porém, não menos importante, o marketing digital são as estratégias de divulgação que vão trazer novos consumidores para a sua loja, divulgar os seus produtos e serviços.
Cada um destes pilares precisa estar bem estruturado para que o e-commerce tenha uma base sólida para crescer no futuro. Caso contrário, é como construir um grande negócio em cima de um suporte nada confiável, eventualmente ele irá cair.
Qual a importância de investir em marketing digital?
Diferente das lojas físicas que muito do movimento inicial do comércio varia com o ponto de localização, na internet o e-commerce não compete apenas com as lojas do bairro, mas sim com todo o ambiente que é a internet, seja lojas de outras cidades, estados e até mesmo de outros países.
Por isso torna-se essencial o marketing digital para e-commerce.
É através de estratégias de marketing que a marca ficará conhecida no ambiente digital, captará novos consumidores, elaborará estratégias para aumentar as vendas e autoridade dentro do ambiente.
Mesmo que a loja exista no físico, a marca ainda não existe na internet, por isso é preciso que os investimentos para estabelecer a posição da marca dentro do ambiente virtual sejam feitos para que consumidores saibam quem é a loja e o que oferece.
Qual investimento ideal em marketing?
Grande dúvida de muitos empreendedores é estabelecer o quanto é o ideal de investimento na sua loja virtual. No entanto, não existe uma quantia exata, uma fórmula mágica que trará resultados independente do trabalho executado.
O investimento ideal é aquele que cabe dentro do orçamento do empreendedor. Afinal, não existem lojas iguais, projetos com os mesmos recursos e tamanhos. Por isso as lojas menores podem não dispor de tanta verba como os grandes projetos, porém as estratégias de marketing podem ser tão eficientes quanto.
A grande sacada do marketing é saber oferecer o produto certo, para o consumidor certo e na hora certa. Especialmente quando o e-commerce trabalha com um público mais específico, não adianta gastar caminhões em investimentos para públicos que não comprarão os seus produtos.
É como oferecer carne para uma pessoa vegetariana. Não existe a “possibilidade” de ela ser atraída pelo comercial e se interessar na compra do produto, pois não é o consumidor da sua loja. Dessa forma, as campanhas mais eficientes são aquelas que sabem para quem estão vendendo e entendem o que estão oferecendo.
Claro que o investimento no marketing pode variar o resultado final. Não se pode esperar um retorno de milhões de reais com investimento mínimo. Casos em que isso aconteceu são extremamente fora da curva e não podem ser acreditados como uma solução.
Estratégias de marketing digital para alavancar as vendas
Vamos oferecer algumas dicas na hora de pensar na campanha do seu e-commerce e alavancar as vendas online.
· Definição de público alvo
Antes de começar os investimentos, é necessário saber quem é o público da sua loja. São homens ou mulheres? Pertencentes a que classe social? E a faixa etária?
Pois dessa forma é mais fácil direcionar a campanha, bem como criar uma comunicação que fale com o público.
· Fidelização
Novos consumidores são importantes para o e-commerce, mas é muito mais barato investir na fidelização de pessoas que já compraram em sua loja do que conquistar novos compradores todos os dias.
Além de trabalhar a relação loja – consumidor, oferecendo experiências únicas de compra.
· Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas como Dia das Mães, Natal e Black Friday são ótimas para fomentar as compras online e captar novos consumidor através de promoções e ofertas. Mas, é preciso de planejar com antecedência para que as campanhas não sejam feitas em cima da hora.
Artigo elaborado por Carolina Kiuchi da equipe da Doutor E-commerce.