O impacto positivo da LGPD no seu negócio

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Publicado: 31 de março de 2022 | Atualizado: 31 de março de 2022.

Primeiramente, é possível afirmar que os dados pessoais são fornecidos o tempo todo e a todo o momento sem saber o que é fornecido sem necessidade e o que é de fato obrigatório.

È importante frisar que, é através da coleta de dados pessoais que as empresas conseguem melhorar seus produtos e serviços, pois é possível identificar os gostos, preferências, perfis de compra e comportamento.

Deste modo, ninguém melhor que os clientes para dar as coordenadas para a empresa aprimorar seu modelo de negócio, permitindo assim uma melhor experiência, onde se direciona estratégicamente propagandas para potenciais clientes e até mesmo atraí-los sem a necessidade de fazer a “venda” direta, como é muito utilizado nas estratégias do marketing digital e inbound marketing.

Todavia, as empresas vem criando cada vez mais consciência da importância dos dados pessoais para o seu negócio, o que vem aumentando exponencialmente seu faturamento, por isso que os dados são apelidados de “novo petróleo”, pois é uma fonte riquíssima que, se bem explorada e dentro da legalidade, acarretarão em crescimento considerável do seu negócio.

Entretanto, esta coleta desenfreada passou a gerar muitos abusos e inconvenientes aos titulares, ou seja, clientes, consumidores, razão pela qual se criou a Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei 13.709/18 que veio regulamentar todo tratamento de dados pessoais, garantir os direitos dos titulares dos dados e outras disposições.

LGPD COMO UMA OPORTUNIDADE

De antemão, que a LGPD é uma lei e que ela é obrigatória todo mundo já sabe, não é uma faculdade, se você não está adequado você está violando a lei, simples assim; embora a maioria das empresas ainda insista em deixar para depois.

A questão é: não tem como fugir da lei, mas ao invés de pensar que a LGPD veio atrapalhar ou “é mais uma lei para burocratizar o seu negócio“ você deve pensar como uma oportunidade de se diferenciar dos seus concorrentes.

SUA EMPRESA ABERTA PARA INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS

Vale ressaltar que as empresas estrangeiras devem se adequar a GDPR (General Data Protection Regulamentation) lei europeia que trata da regulamentação de uso dos dados pessoais por toda Europa.

Nesse ínterim, muitas empresas aqui do Brasil possuem contratos com empresas do estrangeiro e consequentemente estas exigem das empresas daqui que demonstrem que estão adequadas á legislação brasileira, é o chamado “efeito cascata”, pois naturalmente optam por manter contratos com parceiros que ofereçam segurança jurídica, ou seja, vão exigir que demonstrem o mínimo de preocupação em relação à privacidade e proteção dos dados para que estas mantenham seus contratos.

No Programa SHARK TANK BRASIL, o João Apolinário condicionou o aporte de R$ 2 milhões em uma Startup na área de varejo á adequação á LGPD. Esse exemplo como o do Programa Shark Tank Brasil, vem se tornando cada vez mais comum e frequente para Captar investimentos e até mesmo para fechar um contrato com um grande parceiro comercial.

Neste sentido, você já ouviu falar em VALUATION?

É o processo pelo qual se mensura o valor de mercado de uma empresa, onde se realiza análise quantitativa e estimativas subjetivas. O impacto da LGPD pode influenciar no valor de mercado da sua empresa e, por consequência influenciar na decisão do investidor em investir ou não o capital no seu negócio.

A ausência da adequação á Lei de Proteção de dados além de diminuir atratividade e angariar investimentos, pode impactar negativamente no valor da sua marca e no seu valor de mercado e ainda impedir bons contratos para o seu negócio.

Portanto, procure o seu diferencial, se destaque perante os seus concorrentes. Com a segurança jurídica que isso gera aos olhos dos estrangeiros faz com que estimule cada vez mais o investimento aqui no Brasil.

A Lei de proteção de dados veio não só regulamentar o uso de dados pelas empresas como dito anteriormente, mas também estimular o desenvolvimento econômico das organizações, permitindo que as empresas continuem com seu modelo de negócio.

LGPD E SUAS VANTAGENS

Mais do que aplicação da legislação, com a adequação a sua empresa explora a melhor performance, pois no momento em que a lei é implementada, conjuntamente é revisto os processos internos de todos os setores,mapeando e retirando dados excessivos que não agregam em nada e só expõe a riscos.

É realizada uma profunda imersão em rotinas, processos, sistemas, formulários, e dessa forma otimiza-se tempo e o volume de dados, tornando os processos mais “limpos” deixando sua empresa mais eficiente, aperfeiçoando a rotina, tornando-a mais ágil em decorrência da organização e com o consequente aumento da produtividade te faz diferenciar do seus concorrentes.

Sob o mesmo ponto de vista, ao revisar os processos internos são descartados os dados excessivos e que não tem nenhuma finalidade específica, diminuindo assim custos com armazenamento em nuvem e diminuindo riscos de exposição.

Do mesmo modo, melhora o seu modelo de negócio pois a adequação é uma forma da empresa crescer comercialmente, favorecendo a potencialização dos seus resultados consolidando sua imagem com os clientes e melhorando assim sua reputação.

Bem como aumenta a confiabilidade de clientes, pois com a preocupação em relação á privacidade dos dados que são deles, acaba demonstrando mais valor e consequentemente o cliente se sente mais seguro em adquirir aquele produto ou serviço.

PROGRAMA PERMANENTE EM PRIVACIDADE

Além da LGPD, a empresa entra em compliance com outras normas ligadas a proteção de dados pessoais como: Código de Defesa do Consumidor, Marco civil da internet, lei de acesso á informação etc; tornando assim sua empresa mais preparada para defesas em processos judiciais.

Deste modo, a organização também garante a privacidade dos titulares. A autodeterminação informativa, que é um princípio da LGPD, Artigo 2º inciso II, coloca o titular como protagonismo em relação a seus próprios dados, isso também se aplica aos funcionários da empresa.

MAIS DO QUE A LEI, PERFORMAR SUA EMPRESA NO DIGITAL

Toda empresa inteligente sabe que o mundo está no digital e que a suas vendas dependem quase sempre dos Dados Pessoais, pois com eles é possível identificar os gostos dos seus clientes, preferências, faixa etária do seu público-alvo, sendo possível otimizar e personalizar cada vez mais seu produto ou serviço.

Muitas empresas ainda enxergam a Lei de Proteção de dados como: “mais uma lei para burocratizar…” ou para atrapalhar o tratamento de dados. Não! Ao contrário, A Lei veio para transformar as empresas no mundo digital.

Além disso, abre espaço para a inovação! Aprimorando e alavancando cada vez mais o seu negócio, criando um DIFERENCIAL COMPETITIVO e que consequentemente aumentará o seu potencial de vendas e lucros. É usar a LGPD para fazer a diferença!

Em outras palavras, é aproveitar a adequação á lei e fazer o marketing positivo, abrilhantando os olhos dos clientes, gerando confiança, segurança e valor á eles.

Portanto, Uma empresa inteligente sabe que o mundo está no digital, é presente e é futuro. Se ela possui esse feeling certamente é uma empresa visionária. Busca o seu melhor, enxerga além do seu tempo, vislumbra infinitas possibilidades e uma empresa visionária não existe sem proteção de dados.

Vocês buscam ser os melhores?

Stephannie Veloso

Advogada e Consultora Especialista Em Proteção de Dados e Direito Digital.