Image SEO: 5 Ferramentas Que Tem de Conhecer
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 31 de março de 2022 | Atualizado: 31 de março de 2022.
Image SEO:
O termo “Image SEO” refere-se à prática de otimizar imagens para motores de pesquisa por meio de alt text – ou texto alternativo – legendas, tags, dimensões do ficheiro, etc. O SEO de imagem permite, não só, tornar as imagens de um determinado website mais fáceis de encontrar, mas também facilitar a interpretação do mesmo por rastreadores de motores de pesquisa – o que, em torno, melhora a classificação do website.
Nos Estados Unidos, mais de 20% de todas as pesquisas online acontecem no Google Images (Jumpshot, 2018). Porque é que isto é importante?
Bem, quantas vezes é que já fez uma pesquisa e acabou por não clicar em nenhum dos resultados da página inicial do Google? A verdade é que muitas vezes procuramos uma informação simples, uma clarificação que facilmente se satisfaz visualmente – e, por isso, procuramos imagens ao invés de texto.
A otimização de imagens traz, na verdade, muito mais vantagens do que se possa pensar à partida. Além de ser um veículo adicional para levar novos utilizadores ao website, a otimização permite melhorar a experiência desses mesmos utilizadores ao tornar a página mais acessível e rápida.
Mas quais são, afinal, os fatores mais importantes para garantir que as suas imagens estão otimizadas? Passamos a explicar:
O TIPO DE IMAGEM
Segundo o HTTP Archive, em média, as imagens de um website representam cerca de 43,7% do peso total do mesmo – peso este que pode torná-lo lento.
Não só é o tempo de carregamento da página em si, um elemento crucial para o SEO, mas uma página com carregamento lento tem também uma maior probabilidade de ser abandonada, aumentando assim o bounce rate. Para impedir que isto aconteça, é importante escolher o tipo de ficheiro e compressão mais adequados, de modo a permitir a redução do peso da imagem, sem afetar a qualidade.
No entanto, é importante notar que o Google não analisa cada tamanho de imagem individual – ele analisa o tamanho total da página.
Isto permite-lhe ter flexibilidade para comprimir mais uma imagem onde as diferenças de qualidade sejam pouco notórias, mantendo uma, onde a perda de qualidade após compactação seja mais evidente, maior. Como uma regra geral, tente manter as imagens abaixo de 100 Kb.
USAR IMAGENS ÚNICAS
Embora fotos de stock possam ser uma ferramenta útil, utilizá-las em demasia pode impedir que o seu website se destaque. Mesmo estando perfeitamente otimizadas, elas não terão o mesmo impacto no utilizador ou os benefícios de SEO que uma imagem original.
Em última análise, os utilizadores – e, por extensão, o Google – priorizam o conteúdo original. Isto significa que se espera que as suas imagens consigam uma posição favorável nas páginas de resultados da imagem, é crucial que use imagens únicas
NOME DO FICHEIRO
Quando se trata de SEO, atribuir um nome descritivo e rico em palavras-chave aos ficheiros é absolutamente crucial. Os nomes dos arquivos de imagem permitem aos motores de pesquisa saber qual o assunto que trata cada imagem e, assim, categorizá-la. Consequentemente, isto pode ajudar a garantir que as suas imagens aparecem na página de resultados da pesquisa de imagens.
Isto não significa, no entanto, que deva usar todas as palavras-chave debaixo do Sol. Mantenha o nome dos seus ficheiros descritivos, mas sucintos e diretos. O nome do ficheiro funciona um pouco como o alt text, que vamos abordar de seguida.
ALT TEXT E DESCRIÇÃO
O texto alternativo desempenha dois papéis fundamentais em SEO:
Primeiro, o texto alternativo – também conhecido como tags alt ou descrições alt – ajuda os rastreadores dos motores de pesquisa a indexar o website de forma mais eficaz.
Em segundo lugar, o texto alternativo melhora a experiência do utilizador. O texto alternativo pode descrever uma imagem para um leitor com deficiência visual e também ajuda se, por algum motivo, a imagem não carregar corretamente, sendo, em alternativa, mostrado o texto alt.
Para escrever alt text eficiente, foque-se em escrever uma pequena frase que descreva a imagem, imagine que está a completar a frase “Isto é uma imagem de…”. Pegando no exemplo acima:
“Isto é uma imagem de… cachorro dálmata a jogar à apanhada”
Fonte: Michael Walk @ Unsplash
Além do texto alternativo, também o texto que rodeia as imagens na página tem uma importância acrescida. Sempre que possível, certifique-se de que as imagens estão perto do texto relevante e em páginas relevantes para o assunto da mesma.
USAR COMO OPORTUNIDADE DE BACKLINK
Criar imagens originais, únicas e de alta qualidade pode ser uma ótima oportunidade para ganhar backlinks se outros websites utilizarem as suas imagens para as suas próprias páginas. Por si, a mera existência de backlinks é uma enorme uma mais valia para o ranking do seu website, dado que, aos olhos do Google, demonstra confiança. Mas, além disso, os backlinks podem servir como um veículo de captação de novas audiências e, quem sabe, clientes.