HTML para email marketing: 6 boas práticas de criação de templates
Usar código HTML para email marketing é uma das melhores maneiras de criar conteúdos de divulgação do seu negócio. No entanto, é preciso conhecer as melhores formas de usar essa linguagem de programação no desenvolvimento do conteúdo se quiser extrair o máximo do potencial.
O email marketing é a forma favorita de divulgação de muitos especialistas em marketing do mercado.
Essa preferência não é de graça, afinal, essa estratégia além de barata é extremamente eficiente. O melhor, ela pode ser aplicada em todo tipo de necessidade, desde a divulgação de eventos e oferta até a nutrição de leads com newsletter e materiais educativos.
Por esse motivo, saber realmente como usar HTML para email marketing da maneira correta é um grande passo na caminhada pelo crescimento de qualquer empresa.
Então, separamos aqui no conteúdo algumas dicas do que fazer e do que não fazer na hora de usar o HTML para email marketing.
Não transforme todo email em uma imagem só
Na criação de HTML para email marketing pode parecer muito mais simples criar toda a mensagem como uma só mensagem.
Apesar de muitas empresas fazerem exatamente desse jeito, essa prática não deve nem passar pela sua cabeça.
Isso porque, a maior parte dos serviços de email, como o Gmal, Hotmail, Outlook, Yahoo entre tantos outros, realiza o bloqueio de exibição de imagens em qualquer formato dentro do corpo da mensagem
O motivo desse bloqueio é bem simples, esse tipo de prática é muito usado em SPAM. Ou seja, ao usar uma única imagem seu email será considerado como uma mensagem ruim pelos servidores.
Use tabelas
Em vez de criar como imagem única, utilize tabelas em sua formatação de HTML para email marketing.
Sim, tabelas. Tabelas! Como os antigos sites do passado da internet. Elas são a melhor forma de estruturar seu email.
Essa prática tem sua razão de ser, afinal, essas tabelas permitem dividir o espaço exato de cada elemento de sua mensagem de email marketing, tanto textos quanto imagens.
Além disso, o uso de tabelas permite que seu email seja lido por todos os integrantes de seu público, sem problemas de exibição.
Por isso, deixe de lado o CSS, aquela folha de estilo utilizado em sites, pois nem todo serviço de email tem capacidade de realizar a leitura da forma correta.
Outra dica nesse ponto, é evitar a mesclagem de células em sua formatação, porque alguns emails não fazem a leitura adequada desse comando. Então, esqueças os comandos “colspan” e “rowspan”.
Fique atento ao equilíbrio de imagens e textos
Como falamos antes, os serviços de email tendem a bloquear imagens, por entenderem-as como SPAM.
Então, divida seu conteúdo entre esses arquivos de imagens e textos. Dessa forma, você evita sofrer esse bloqueio e consegue atingir mais leads.
Alguns especialistas recomendam a proporção de 60% texto e 40% imagem. Esse equilíbrio não só aumenta as taxas de entrega e leitura como também deixa sua mensagem de email com uma estrutura mais engajadora.
No entanto, é claro, essa imagens precisam ser boas e seu texto tem que ter poder de convencimento. Isso não depende do HTML para email marketing, mas sim do trabalho criativo.
Por isso, vale a pena a leitura do nosso conteúdo sobre Tudo que você precisa saber sobre modelo de email marketing.
Cuidados com as imagens
As imagens são o ponto mais crucial do HTML para email marketing, pois, como até já vimos por aqui, existem muitas regrinhas relacionadas a elas.
Em primeiro lugar, na hora de inserir imagens externas, é preciso aplicar a url absoluta do local da imagem. Caso contrário, a leitura do serviço de email pode não ser realizada corretamente.
Então, prefira sempre o < img src=”http://www.exemplo.com.br/admin/images/logo_exemplomail_marketing.jpg” border=”0″>
Aliás, nosso exemplo traz outra dica importante, deixe sempre o “border=0”, dessa forma você evitará a famosa borda azul indesejada.
Também é importante se atentar ao peso das imagens, o máximo deve ser de 100 kb por imagem e 470 kb no total. Grande parte dos provedores não aceitam imagens maiores que isso.
Além disso, é importante se atentar ao formato, evite ao máximo imagens PNG e GIF’s, porque alguns provadores mais antigos não tem capacidade de leitura.
Outro ponto importante é usar alt tags nas imagens, ele é o texto descritivo dela. Assim, é possível transmitir ao leitor a ideia daquela imagem mesmo quando não aberta e, ao mesmo tempo, encorajar a exibição pela vontade do leitor
Por último, mas não menos importante, coloque links nas imagens, dessa forma, mesmo que elas não sejam exibidas, ainda permanecem clicáveis.
Evite formulários
Muitos servidores não fazem a leitura de formulários. Então, quando inseridos no email eles podem diminuir suas taxas de entrega e abertura.
A melhor forma de captar informações de seus leads, nesse sentido, é desenvolver um email com link.
Dessa forma, ao clicar o leitor será direcionado a uma página na qual estará inserida o formulário de captação.
Para isso, insira uma call-to-action atrativa em seu HTML para email marketing, conquistando maior engajamento dos leitores e conquistando dados importantes dos leads.
Atenção às tags não recomendadas
Alguns especialistas de programação recomendam evitar o uso de tags específicas, pois elas não são compatíveis a todos tipos de leitura.
Segue nossa lista:
- <meta> Não compatível com mensagens em HTML;
- <title> Utilizada apenas em páginas HTML, evite usar em mensagens;
- <link> Evite usar como referência de arquivos de css;
- <style> Alguns servidores de emails, como o Gmail, removem esta tag.
Aqui estão as tags aceitáveis:
Códigos, códigos e vendas
Neste conteúdo, trouxemos uma lista com 6 ótimas dicas de boas práticas de HTML para email marketing.
Com essas informações, você será capaz de criar mensagens poderosas, com taxas de abertura e engajamento surpreendentes.
Por isso, não se esqueça de se atentar as tags usadas, adicionar textos poderosos, cuidar da formatação por tabela e, principalmente, trabalhar muito bem as imagens.
Dessa forma, seu investimento em emails será sinônimo de sucesso e aumento nas vendas.
Se quiser ainda mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Ideal Marketing.