Growth Hacking: Aprenda a encontrar melhorias para crescer o seu negócio!

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Publicado: 17 de novembro de 2022 | Atualizado: 17 de novembro de 2022.

Todo mundo, ao menos alguma vez, olhou para seu site ou negócio online e pensou “não sei mais o que fazer”. Calma, que para tudo há uma saída. No caso de alguém que deseja otimizar os resultados ainda mais e quer ir além dos princípios de marketing, o Growth Hacking é uma solução viável e até facilitada.

Seja contratando um profissional da área ou investindo você mesmo em cursos sobre o assunto, aplicar os princípios de growth mudará a forma com que a empresa identifica melhorias para se tornar mais rentável. 

Se ficou com curiosidade sobre como isso funciona, vamos mostrar mais sobre o growth hacking no texto a seguir.

O que é o Growth Hacking?

Para quem ainda não conhecia, o Growth Hacking é um método ou conjunto de práticas que permitem que uma empresa melhore seus processos internos e externos, principalmente seus esforços online para qualificar resultados.

Usando de experimentos e testes com produtos e serviços, o growth hacker é o profissional que documenta os testes e melhorias que a empresa faz ao longo do tempo.

A maior faceta das “práticas de crescimento” é que, muitas vezes, são identificadas oportunidades que não possuem gastos diretos, como melhorar os processos de automação da empresa.

Graças a esse tipo de trabalho, áreas como marketing, produto e, principalmente, vendas começam a ter melhorias consideráveis no curto e médio prazo. Isso porque, para se ter uma ideia, o growth pode trazer resultados em questão de 4 ou 6 meses.

Como exemplos de atividades da área, há a implementação de boas práticas de follow-up com uso de CRM, implementação de estratégias de SEO ou tráfego pago, otimização das páginas do site da empresa (o que pode ou não exigir programação) e/ou melhoria contínua das campanhas de e-mail.

Como é trabalhar na área de Growth Hacking no Brasil?

Muitos podem discordar, mas essa ainda é uma área nova no Brasil. 

Por mais que já se fale há alguns anos de growth hacking, poucos profissionais juntaram experiência suficiente para serem “heads” de área a ponto de poderem tomar conta das múltiplas responsabilidades do growth em uma grande empresa. Ou seja, muitos ainda estão aprendendo e se desenvolvendo com o segmento.

Por isso, quem começa a aprender sobre o assunto, e começa a praticar na área que atua os princípios de growth hacking, começa a agregar muito no local em que trabalham e em seus próprios currículos.  

No caso do Brasil, há bastante busca por pessoas na categoria sênior na área, o que pode exigir alguma experiência anterior com marketing digital ou com startups e empresas de tecnologia. 

Pelo fato de existirem poucas pessoas com o conhecimento necessário para atuar com o assunto em questão, é normal ver growth hackers atuando sozinhos em algumas empresas.

Com o tempo, eles passam a treinar pessoas para entrarem em suas equipes, que crescem com o passar dos meses. 

Quais conhecimentos são exigidos para trabalhar nessa área?

Mas afinal, o que é necessário para entrar nesse mercado tão interessante?

Algo inseparável da área de growth é a utilização das ferramentas virtuais de marketing que “comandam” as atividades da área. 

Sem as ferramentas de Martech, a área pode simplesmente não funcionar ou não evoluir como é esperado. 

Não adianta nada querer ter resultados excepcionais com vendas online e aquisição de clientes em um SaaS sem munir-se de boas ferramentas e de boas práticas de growth marketing.

Tudo relacionado ao growth hacking é aprendido com cursos livres e com muita prática. Ou seja, é crucial colocar a mão na massa em projetos reais. 

Ser alguém formado em cursos de faculdade como programação ou engenharia é de grande ajuda, mas não é uma exigência.

Boa parte dos profissionais da área não estudaram esses cursos na faculdade, ou nem mesmo possuem diploma.

Por isso, se deseja saber qual nosso maior conselho para quem pensa em trabalhar com isso considere começar de baixo, atuando em áreas mais “básicas” do marketing, como tráfego pago.

Quem trabalha com produto ou como product owners também possuem bastante facilidade para entrarem ou migrarem de área, uma vez que esse tipo de conhecimento é muito utilizado no desenvolvimento de novos produtos ou melhorias de fluxos.

O que pode ser feito em seu negócio para identificar melhorias? 

Quando o assunto é marketing digital ou empresas que vendem serviços digitais, as possibilidades de melhoria são muito amplas.

A prova disso é que uma empresa utiliza diversos canais de atração e de prospecção de clientes

Isso vai desde anúncios online (os banners espalhados pela internet), como vídeos no Youtube para falar de algo que você faz ou desenvolve como empresa.

Caso você tenha ou use redes sociais em sua empresa, já há uma enorme margem para testar alguns tipos de campanhas e publicações. 

Vamos supor que você queira aplicar um pouco do growth hacking em seus perfis. O que pode ser feito é:

  • Ver o tipo de post com mais interação;
  • Realizar testes A/B;
  • Avaliar quais plataformas proporcionam mais tráfego;
  • Mapear horários e dias para publicações e campanhas.

De forma mais específica, é possível identificar o comportamento dos próprios clientes/público, aperfeiçoando a campanha nas redes. Por exemplo:

  1. Posts com mais interação geralmente são vídeos, mas em redes como o Linkedin, um insight em formato de texto pode ter um resultado melhor;
  2. Para testes A/B é possível colocar o mesmo tipo de post ou imagem com pequenas alterações para ver qual atrai mais o público;
  3. Mais ainda, para o tráfego, é possível colocar essas campanhas em redes sociais diferentes. Depois é possível analisar qual trouxe mais usuários até seu site ou loja virtual;
  4. Normalmente growth hackers criam cupons específicos, que permitem mapear qual foi o melhor horário e melhor versão de um anúncio pago nas redes sociais, melhorando as campanhas.

Tudo isso que falamos é apenas uma fração do que é feito na área de growth hacking. 

Há muito ainda sobre a área, principalmente envolvendo teste de produtos e pesquisas com clientes e com usuários que podem promover feedbacks qualificados sobre o que você faz.

Importância do registro e do Growth Hacking

Por fim, lembre-se que nessa área, tudo que é feito precisa ser registrado em algum dashboard, assim outras pessoas do seu time podem acompanhar e entender o que está sendo feito e quais caminhos seguir.

A grande vantagem dessa área é poder provar seu ROI (return over investiment), uma vez que é possível mostrar em números todas as melhorias que você faz ou gera com a ajuda de outras equipes e profissionais.

Sendo assim, os gestores e clientes terão clareza sobre o que você faz e todo o resultado que proporciona, de fato, e qual o retorno para a empresa!

Esse artigo foi desenvolvido pela Growth Lovers, um portal que dissemina boas práticas de growth e de marketing digital Brasil afora.