Growth Hacking: estratégia e crescimento andam juntos

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Publicado: 14 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 14 de fevereiro de 2022.

O mundo corporativo está cada vez mais concorrido, todos os dias surgem novas empresas que têm um claro objetivo em comum: o crescimento.  

Por isso, é preciso estar antenado ao mercado do marketing digital para conseguir agir estrategicamente perante a concorrência e conquistar novos e potenciais clientes. 

Para tanto, vamos te apresentar, neste artigo, o Growth Hacking, que talvez você já tenha ouvido falar, mas você sabe o que ele realmente significa? Acompanhe. 

Entenda, o que é Growth Hacking 

O conceito de Growth Hacking foi criado pelo americano  Sean Ellis, que o definiu como “marketing orientado a experimentos”. Esta é uma nova forma de adotar estratégias específicas visando o crescimento acelerado da empresa a partir da assimilação dos seus pontos críticos.  

A equipe que segue essas técnicas elabora hipóteses, testes e estudos, que descobrem brechas ou oportunidades para fazer o negócio crescer de forma mais rápida e inteligente. 

Muitas dessas técnicas envolvem o uso do marketing digital e algum conhecimento de programação e análise de dados. 

Como o Growth Hacking funciona na prática?  

Como falamos acima, o Growth Hacking é uma filosofia voltada para o crescimento, que deve ser incorporada à cultura organizacional da empresa. Para começar a desenvolvê-la, uma série de metodologias devem ser aplicadas no dia a dia. 

Conheça agora, uma forma de executar o Growth Hacking dividida em passos: 

1. Identificação da demanda; 

2. Criação de hipóteses; 

3. Modelagem da solução; 

4. Teste; 

5. Avaliação de resultados; 

6. Implementação ou descarte. 

Cumprir cada uma dessas etapas é fundamental, por isso, é importante seguir com o experimento até o final, garantindo que a equipe aprenderá com os erros. Tudo isso gera maior velocidade para as aplicações das próximas hipóteses. 

São elas: 

1. Identificação da demanda 

O crescimento acelerado começa com a identificação das lacunas do negócio e as áreas estratégicas que devem ser priorizadas. 

Com o modelo de Growth Hacking, o crescimento é rápido, mas não desordenado. Para identificar onde agir é necessário ser o mais específico possível na coleta de dados, e avaliar os indicadores estratégicos em busca de gargalos que devem ser modificados. 

2. Criação de hipóteses 

Com o problema definido é hora de criar hipóteses de como resolvê-lo.  Pense em soluções focadas em otimizar o problema, feito isso, defina quais métricas você deseja impactar, como por exemplo: melhorar as taxas de conversão. 

Lembre-se que existem muitas soluções simples. Comece por elas. Além disso, envolva a equipe e faça um brainstorming para definir hipóteses de soluções. 

3. Modelagem da solução 

Com a hipótese em mente, organize a solução que será testada.  

  • Qual é a hipótese; 
  • Quais métricas devem ser impactadas e avaliadas; 
  • Profissionais que estão envolvidos no processo; 
  • Ferramentas que serão usadas; 
  • Lista de atividades do experimento; 
  • Qual a periodicidade do acompanhamento. 

4. Faça o teste 

Nesta fase, é hora de colocar em prática o que foi planejado. Lembre-se de garantir que as etapas serão cumpridas e o projeto será executado com a qualidade e a dedicação necessárias.  

Organizar a priorização das ideiasetestá-lasé uma etapa indispensável para avaliar hipóteses e seus resultados.  

5. Avalie os resultados 

Tão importante quanto criar estratégias e transformá-las em ações, é essencial medir os resultados. E, para o  Growth Hacking, podemos dizer que essa é uma etapa imprescindível. Isso, porque a possibilidade de os experimentos darem errado, até que se chegue a uma ação de sucesso, é alta. 

6. Implementação ou descarte 

Se os processos e as hipóteses forem confirmados, busque entendercomo escalar esses resultadose as etapas que foram pré-estabelecidas para alcançá-lo. O crescimento, usado na mentalidade de Growth Hacker, está relacionado à capacidade de administrar um processo, replicando-o e automatizando-o. 

De forma resumida, a aplicação pode ser transcrita para uma metodologia baseada em:  

  • Definição de um objetivo claro; 
  • Apresentação de uma hipótese sobre causas e soluções; 
  • Realização de experimentos que comprovam (ou não) a hipótese; 
  • Uso de ferramentas de teste e acompanhamento. 

Benefícios de implementar a mentalidade Growth Hacking para o aumento de vendas 

No decorrer deste artigo, você já notou quais são os principais benefícios do Growth Hacking. Entretanto, se faz necessário listar aqui itens que organizem tudo que sua empresa pode esperar para vender maisao adotar esse modo de pensar, como: 

  • Crescimento acelerado; 
  • Decisões com base em dados; 
  • Redução da participação de “achismos” na estratégia; 
  • Capacidade de testar uma hipótese, reduzindo riscos; 
  • Maior segurança na realização de investimentos; 
  • Criar negócios escaláveis, repetíveis e sustentáveis; 
  • Redução de custos associados a experimentos; 
  • Prioriza o crescimento sustentável; 
  • Maior taxa no volume de vendas.

Ferramentas de Growth Hacking 

Todo e qualquer método adotado para gerar um crescimento empresarial, precisa investir em ferramentas que vão auxiliar as atividades e na aplicação dos conceitos relacionados acima.  

Ferramentas para coleta e análise de dados 

Uma vez que as decisões e hipóteses do modelo são aplicadas a partir de dados, é fundamental o uso de ferramentas capazes de coletar e integrar esses dados. Alguns exemplos são:  

  • Google Analytics, principal ferramenta gratuita de Digital Analytics; 
  • Hotjar, para analisar a experiência do usuário em um site e colher feedbacks em tempo real; 
  • SimilarWeb, para análise de sites e concorrência; 
  • As próprias redes sociais, que possuem ferramentas de análise de dados nativas.

E, por fim, vale ressaltar que, empresas que desejam alcançar alto crescimento, precisam do apoio de ferramentas que contribuam com tecnologia suficientepara atender as demandas internas e do mercado.