GPT-4: saiba o que mudou na versão mais avançada do ChatGPT
O GPT-4 é uma atualização do ChatGPT. A nova versão da inteligência artificial permite obter respostas a partir de imagens e é considerada mais confiável, criativa e capaz de entender instruções mais específicas que a anterior.
É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre – ou utilizado – o Chat GPT. A inteligência artificial da OpenAI foi lançada em novembro de 2022 e conquistou mais de 100 milhões de usuários nos primeiros 2 meses de operação.
E mesmo com tão pouco tempo de funcionamento, a criadora do chatbot já anunciou uma versão atualizada da ferramenta: o GPT-4.
Esse update é um modelo de linguagem que, assim como o original, é capaz de ter diálogos realistas com o usuário a partir das solicitações que recebe.
Porém, o GPT-4 conta com uma novidade: agora também é possível inserir imagens e obter respostas ainda mais precisas.
Vamos entender melhor o que muda na ferramenta e como o GPT-4 pode ser útil para sua empresa? É só continuar a leitura do nosso artigo.
O que é o ChatGPT
Chat GPT (sigla em inglês que representa Transformador Generativo Pré-treinado) é um chatbot de inteligência artificial que utiliza redes neurais e outras tecnologias para simular o pensamento humano.
Essa ferramenta é capaz de absorver inúmeros dados da internet para gerar respostas às solicitações do usuário.
Ela é treinada utilizando o Machine Learning para garantir que os resultados gerados tendem a ser cada vez mais próximos do ideal.
O ChatGPT já está integrado aos resultados do Bing, o buscador da Microsoft, em uma parceria que promete agitar a disputa nesse mercado com o gigante Google.
Vale dizer que com a integração das ferramentas, o Bing atingiu 100 milhões de usuários pela primeira vez desde seu lançamento em 2009.
O que muda com o GPT-4?
Segundo a OpenAI, o GPT-4 é um “modelo multimodal, ou seja, capaz de aceitar entradas de texto e imagem e gerar resultados em texto”.
Portanto, agora a ferramenta passa a ser capaz de identificar e descrever elementos de imagens, como memes e gráficos.
Nos testes divulgados pela empresa, o GPT-4 descreve o que está acontecendo em algumas fotos com precisão. Essa função ainda não foi disponibilizada ao público.
Respostas mais assertivas para questões complexas
A atualização aumenta a capacidade da ferramenta lidar com instruções mais específicas.
Isso porque o GPT-3.5 (a primeira versão da inteligência artificial) apresenta dificuldades
para gerar respostas bem elaboradas sobre assuntos complexos.
De acordo com a empresa, a ferramenta consegue gerar textos mais longos, detalhados e confiáveis. Agora, os resultados gerados chegam até 25 mil caracteres, bem mais que os 4 mil da primeira versão.
Codificação
Outra mudança importante é na codificação. A OpenAI considera o GPT-4 capaz de escrever códigos em todas as principais linguagens de programação.
Assim, os usuários iniciais do recurso conseguiram recriar jogos clássicos, como Tetris e Snake, além de codificar games autorais.
O GPT-4 já está disponível para assinantes do Chat GPT Plus, a versão paga da ferramenta.
Testes profissionais e acadêmicos
O GPT-4 apresenta desempenho de nível humano em testes profissionais e acadêmicos. Ainda assim, seu desempenho é considerado inferior ao humano.
A versão foi testada em diversos exames para universidades e outros objetivos, e teve um resultados superior ao do GPT-3.5 em quase todos eles.
Em um dos testes, a ferramenta ficou entre os 10% melhores, enquanto a versão anterior havia ficado entre os 10% piores.
Limitações e desafios da ferramenta
Por se tratar de mudanças sutis – segundo a própria criadora do chatbot -, as limitações da ferramenta são semelhantes às do GPT-3.5.
Além disso, os resultados gerados continuam se baseando no período anterior a setembro de 2021. Dentre os possíveis riscos e falhas que continuam presentes, podemos citar:
- Conselhos indevidos;
- Bugs na geração de códigos;
- Informações incorretas.
No entanto, com a adição e otimização das funcionalidades mencionadas, surgem outros riscos.
Por isso, a OpenAI consultou mais de 50 especialistas em cibersegurança, biossegurança e segurança internacional para testar a atualização.
Com base nos feedbacks obtidos, a empresa treinou novos dispositivos de segurança no ChatGPT para recusar solicitações que possam causar dano.
Para evitar que pedidos válidos sejam barrados pelo algoritmo, a IA conta com uma base de dados diversa para identificar o caráter de cada input e oferecer a resposta mais adequada.
Como o Chat GPT-4 pode ajudar sua empresa
Os benefícios da nova versão do Chat GPT são parecidos com os da anterior. Afinal, não houve uma mudança significativa na estrutura da ferramenta.
É importante saber que o chatbot não é capaz de substituir o trabalho e pensamento crítico humano, e sim ajudá-lo a executar suas tarefas.
O recurso é útil em diversas áreas do mercado de trabalho e pode contribuir com:
- Automatização do atendimento ao cliente;
- Geração de pautas para estratégias de Marketing de Conteúdo;
- Geração de relatórios complexos em poucos minutos;
- Análise de dados com precisão e agilidade.
Integre a ferramenta ao dia-a-dia da sua empresa para otimizar tempo e recursos valiosos.
Use o GPT-4 com inteligência
As mudanças do ChatGPT tendem a continuar acontecendo. Afinal, a ferramenta foi lançada no final de 2022 e ainda tem muito a aprender e se aprimorar.
No entanto, é possível usar a tecnologia a seu favor de diversas maneiras para otimizar o trabalho humano.
Neste conteúdo você aprendeu o que é o GPT-4, suas diferenças e aprimoramentos em relação à versão inicial e as limitações da ferramenta.
Também falamos dos novos riscos que podem surgir e as medidas tomadas pela OpenAI para diminuir as chances disso acontecer.
Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo? Então confira outros artigos do nosso blog que podem ser do seu interesse:
O que é Chat GPT, para que serve e como usar
Utilize o chat web para melhorar a comunicação com seus clientes e aumente suas vendas
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações