Conheça o Googlebot e saiba como ele pode impactar a indexação das suas páginas

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Publicado: 27 de setembro de 2018 | Atualizado: 14 de agosto de 2019.

O Googlebot é um dos robôs do Google responsáveis pelo funcionamento da plataforma. Aliás, você conhece a forma como ele faz a indexação e armazenamento das páginas? Descubra agora como funciona o Googlebot e mantenha seu site mais que reconhecido!

Você já parou para pensar como o Google conhece, seleciona e “guarda” todos os sites existentes na internet?

Ou seja, como ele apresenta, de prontidão, o que mais se adequa à sua pesquisa feita no buscador?

A resposta é: Googlebot – robô do Google.

É ele que está por trás dos bastidores com o objetivo de rastrear as páginas públicas de toda a web.

Quer entender melhor? Acredite é importante conhecer melhor sobre o assunto, afinal, certamente você tem um canal que represente a sua marca na web, não é mesmo?

Então, vamos começar?!

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Como funciona o Googlebot?

Entenda o que é o Googlebot

Bom, em primeiro lugar, vamos entender:

O Googlebot se trata de um programa de computador desenvolvido pelo próprio Google com o fim de rastrear as páginas públicas de toda a internet.

Também conhecido por crawler, spider ou bot (versão otimizada de se referir ao bot), esse software percorre pagina por pagina por meio de links encontrados nas buscas de novas webpages ou conteúdos atualizados.

Depois dessa localização esses canais serão adicionados ao índice do Google, o processo também conhecido como indexação.

O índice funciona simplesmente como um banco de dados do mecanismo de busca.

É justamente lá que ficam armazenadas as informações que o Googlebot conseguiu examinar nos canais pelos quais passou, como a URL, título e o conteúdo textual.

Importante pontuar que para conseguir visitar tantas páginas existentes, o Google precisa manter e alimentar diversos elementos desses bots funcionando simultaneamente em um conjunto de computadores.

Como o Googlebot impacta o seu site?

Saiba como o Googlebot pode impactar o seu site

Bem, o Googlebot parte suas avaliações de uma lista de URLs pré-existentes tendo como base rastreamentos já realizados.

Essa lista também é atualizada com ajuda dos próprios webmasters, os quais podem enviar seus sitemaps por meio do Search Console – ferramenta gratuita com inúmeros recursos que analisam a situação do seu site no Google.

Mas conforme ela encontra conteúdos novos, alterações nas páginas e links quebrados, isto é, quando um link não direciona para uma página válida e exibe o código de “error 404, esses dados são enviados ao índice para que ele seja atualizado.

Portanto, preste atenção e mantenha sua página sempre completa, preenchida com um conteúdo de qualidade, pautada nos padrões HTML e não se esqueça de deixar aquilo que pode e deve ser analisado pelo Googlebot com acesso público.

Você já conhece o robô do Google!

Conheça Googlebot

Tá vendo como apesar de ser um termo estranho o Googlebot não é nenhum bicho de sete cabeças e ainda te ajuda ao indexar seu site?

Para isso, lembre-se: invista em um conteúdo de extrema qualidade, mantenha seu canal de acordo com os padrões HTML e não o mantenha com acesso totalmente público.

Isto é, se atente ao arquivo robots.txt, ou seja, aquele que fica na raiz do seu site e delimita as páginas ou diretórios que os bots poderão acessar ou não.

E para te ajudar não só a entender como vai a indexação de seu site mas também a estruturá -lo com muito mais inteligência estratégica, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre ferramentas de SEO!

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