Google Pagerank: conheça a ferramenta capaz de aumentar o tráfego no seu site!

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Publicado: 22 de agosto de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

Você sabe o que é Pagerank do Google? Trata-se de um algoritmo para rankear os sites a partir da importância deles. Ou seja, ele tem um papel fundamental para conseguir mais acessos. Que tal ver um pouco mais sobre ele?

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Quando se trabalha com marketing digital é extremamente importante saber qual o alcance das suas publicações. Afinal, será assim que você saberá se seus materiais atingem ou não o seu público-alvo.

E para atingi-lo, nada melhor do que estar presente logo na primeira página do Google com uma palavra-chave estratégica do seu negócio, não acha?

Aliás, o Google Pagerank ajuda nessa tarefa de posicionamento, isso porque ele é um indicador de quão bem seu site está trabalhando.

Tudo baseado na combinação da qualidade do conteúdo, da otimização do seu site/blog e também da audiência recebida.

Portanto, se você trabalha com um site ou blog da sua empresa já fique sabendo: o Google Pagerank será um importante aliado para o seus conteúdos serem cada vez mais acessados.

Para você entender melhor e saber como aumentar sua classificação, veja os temas trabalhados na sequência do material:

O que é Pagerank: conheça um pouco mais essa ferramenta

Entenda o que é o Google Pagerank

O Google Pagerank já está na ativa há 20 anos. Ele foi desenvolvido por Larry Page com o auxílio de Sergey Brin, na Universidade de Stanford.

Desde então ele passou a ser usado pelo Google como a principal ferramenta de avaliação entre sites.

Além de apontar o posicionamento dos conteúdos na web, ele tem a função de organizar listas de sites que aparecem na busca do google de acordo com o número de acessos recebidos por cada uma das páginas.

Mesmo sem saber muito bem a respeito do Pagerank Google, muitos profissionais que trabalham com conteúdos no ambiente digital já tiveram contato com ele. Mas mesmo assim é importante se atualizar sobre a ferramenta, não acha?

Mas fique calmo, por incrível que pareça não ocorreram tantas mudanças assim nesse período.

E se você não sabe muita coisa sobre esse tal de Google Pagerank, não tem problema, o conteúdo também é para você.

Afinal, estar na primeira página do Google é o sonho de qualquer empreendedor, não?

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Como funciona o Google Pagerank?

Bom, inicialmente pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não se engane, trata-se de uma ferramenta simples de entender.

O Pagerank tem um rank de 0 a 10, ou seja, cada site recebe uma nota dada pelo próprio Google.

Sabe como essa pontuação é estipulada? Por meio de uma espécie de votos. Sim, é isso mesmo.

Esses “votos” são realizados por outros sites que fazem referência a algum material da sua página com links direcionando os usuários até ela. Como, por exemplo, aqueles conteúdos que dão dados sobre algum órgão como fonte, sabe?

Se essa linkagem feita for de algum site do mesmo segmento, será muito melhor. Afinal, não faria sentido algum um site de uma empresa de materiais de construção indicar um conteúdo no site de marketing digital, não é?

Isso mesmo. Os robôs no Google estão ligados até nisso. Não tem como escapar!

Mas tenha calma, você não depende apenas disso para ter um bom posicionamento nos buscadores do Google.

Hoje ele também usa como métrica para avaliar cada um dos sites três características importantes: a quantidade, a qualidade e o contexto dos cliques recebidos pelas páginas.

E atenção: para ter uma pontuação legal no Google Pagerank as três características destacadas devem vir juntas para conseguir um bom posicionamento no buscador online.

O que isso quer dizer?

Se você tiver muitos cliques, mas não tiver nenhuma qualidade, seu rankeamento no Google não vai ser lá essas coisas.

Já viu que o Google não está de brincadeira e só os bons estarão nas posições de destaque, né? Então continue conosco e seja um deles!

Saiba a importância do Google Pagerank para seu site

Entenda a importância de ter um bom Google Pagerank

Agora você já sabe o que é Pagerank e como funciona essa plataforma que define o posicionamento de páginas nos buscadores do Google. Então chegou a hora de falarmos um pouco sobre sua importância.

Talvez essa questão já esteja um pouco clara na sua mente, mas vamos reforçá-la mais um pouco por aqui.

Como destacamos neste mesmo conteúdo, estar na primeira página do Google é como bater um pênalti sem goleiro. A chance de tudo dar certo é muito maior, a não ser que você seja um perna de pau extremo!

Nessa posição de destaque você será encontrado por qualquer usuário que desejar algum produto vendido por sua empresa. Desde que você trabalhe com a palavra-chave digitada por ele, é claro.

Se você tem um negócio de manutenção de eletrodomésticos na cidade de São Caetano, por exemplo, e alguém digita a palavra “arrumar geladeira em São Caetano” a chance de venda é muito grande, concorda?

Ah, se você não sabe o que é palavra-chave, trata-se dos termos buscados por usuários na web. Eles podem ser compostos por apenas uma ou mais palavras.

Voltando ao nosso assunto…

Claro, estar ali nas primeiras posições nem sempre é o bastante. Mas se você tiver um conteúdo de qualidade e interessante para oferecer ao seu público, a chance de venda só aumenta.

Por isso é tão importante saber sobre o Google Pagerank, afinal ele define em qual posição seu site/blog irá aparecer quando uma busca é feita na web, ou seja, ele tem a chave do sucesso no ambiente digital nas mãos, tente pegá-la para conseguir se destacar!

9 dicas para conseguir um bom desempenho no Pagerank

Confira 9 dicas para melhorar o seu Google Pagerank

Agora vamos falar sobre as tão esperadas dicas para ter melhores pontuações no Google Pagerank e, assim, conseguir uma boa posição nos mecanismos de busca online.

Atente-se a cada uma delas:

1. Conteúdo exclusivo

Crie um conteúdo relevante no seu site/blog. Claro, pode pegar outros materiais como referência, mas nunca faça uma cópia.

Quando se trabalha com conteúdos únicos você notará com facilidade: a indexação, ou seja, a varredura nos conteúdos do seu site será muito mais frequente, pois você estará oferecendo conteúdos de qualidade para os usuários.

Isso faz o Google “notar” algo realmente importante para quem está navegando na web e procura por algo semelhante.

Se você quiser entender mais sobre essa estratégia, confira o conteúdo sobre Marketing de Conteúdo.

2. Aposte em tags de cabeçalho e também em palavras-chave

Sim, nós falamos para ter conteúdos de qualidade e assim você alcançará o reconhecimento.

Mas isso não basta.

Não vale de nada ter um conteúdo perfeito, rico em informações e não estar na primeira página. Como já sabemos, pouquíssimas pessoas acessam materiais que não estejam presentes nela.

Antes de tudo é bom destacar: tags de cabeçalho é o mesmo que títulos e subtítulos e aqui nos referimos a eles como H1, sendo o título principal, H2 como subtítulos e os demais (H3, H4, H5…) são trabalhados como subtópicos dentro dos subtítulos, ok?

Se quiser um bom posicionamento nos buscadores da web é bom já se familiarizar com esses termos aí, pois o Google Pagerank também considera como positivo a utilização de cada um deles.

Além disso, você também precisa trabalhar com uma palavra-chave ideal para o produto em questão, como falamos um pouco acima.

Se você quer saber qual a palavra-chave com mais força para seu empreendimento, temos um conteúdo legal para indicar.

Aprenda o que é Google AdWords e saiba como conduzir a seleção de palavra-chave da melhor maneira.

3. Backlinks internos

Lembra da tal votação para conseguir uma pontuação melhor no Google Pagerank e, assim, também ter uma melhor posição nos resultados de busca?

Aqui é uma maneira semelhante, mas em outro contexto.

Você precisa fazer backlinks, ou seja, disponibilizar links que direcionam o usuário para um conteúdo do seu site ou blog.

Esta é uma das técnicas de SEO para você conseguir uma pontuação maior no Google Pagerank.

Acabamos de fazer isso aqui neste artigo, você notou? Logo acima, quando sugerimos um conteúdo sobre Google AdWords.

Esta é uma prática fundamental e deve ser atribuída a todo conteúdo criado dentro do site/blog da sua empresa.

4. Interaja com referências do mercado

Pode não parecer, mas criar uma boa relação com outros blogueiros do seu segmento pode ser uma boa estratégia com o intuito de melhorar o seu Google Pagerank.

Seja ativo em webinários, fóruns de discussão, entre outras alternativas a fim de melhorar a relação da sua empresa com o mercado.

A partir daí você consegue pedir para outros profissionais indicarem seu conteúdo em suas páginas, as quais serão capazes de agregar valor à sua.

De novo aquele famoso “voto” com o objetivo de aumentar a pontuação no Google Pagerank e melhorar sua posição nos buscadores.

5. Links quebrados

Se não você não tem noção do que é um link quebrado, não tem problema, vamos dar uma breve explicação por aqui.

Você certamente já se deparou com a seguinte mensagem ao abrir uma página: “erro 404 not found“.

Isso é um link quebrado, ou seja, ele não existe mais por talvez ter sido excluído ou por ter ocorrido alguma mudança na postagem e alteraram o link original do conteúdo.

Isso pode não parecer um problema tão grande no início, mas ele afeta bastante a pontuação Google Pagerank do seu material.

Na internet você encontra algumas ferramentas para verificar os links do seu site/blog, como o Broken Link ou Link Cheker, por exemplo.

Utilize essas alternativas e evite uma má pontuação no Pagerank Google.

6. Promova testemunhos

Isso é fato: a declaração de um cliente sobre a satisfação de ter adquirido seu produto pesa muito na decisão de outros potenciais consumidores.

Então temos que aproveitar isso, não acha?

Essa é mais uma forma de conseguir bons resultados no Google Pagerank. Isso instiga a curiosidade dos usuários e os leva até o site/blog da sua empresa.

Por isso é bom você incentivar essa prática nas redes sociais ou até mesmo em alguns espaços da sua landing page.

Isso certamente irá aumentar o seu número de visitas e, consequentemente, a sua marca terá um melhor posicionamento nos buscadores.

Ah, você não sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Acesse esse material e veja em quais você deve estar presente para interagir com seu público-alvo.

7. Ofereça vantagens

Um ponto atrativo para qualquer público-alvo são as vantagens oferecidas para ele caso aceite sua oferta.

Chamar atenção de consumidores com descontos ou até mesmo períodos gratuitos para testar o seu produto é uma forma de conseguir mais tráfego dentro da sua página.

E isso, como você já sabe, é uma forma de conseguir bons números no Google Pagerank.

Essa divulgação pode ser feita por meio de e-mail marketing, publicações em redes sociais ou até mesmo em anúncios pagos na web. Essa última alternativa você também pode conferir no conteúdo de Google AdWords.

8. Invista nas redes sociais

Não é mais novidade: as redes sociais têm sido aliadas fundamentais em qualquer ação de marketing digital.

E aqui não vai ser diferente.

Elas são essenciais para uma comunicação mais direta e direcionada apenas ao público do seu empreendimento.

Mas o sucesso aqui vai depender muito de como você lida com as pessoas interessadas no seu negócio.

Você terá de saber quais os melhores horários para interação, tipos de publicações, tamanhos de fotos vídeos etc. Tudo isso você consegue testando, como em qualquer outra campanha de marketing digital.

O trabalho de melhoria na pontuação do Google Pagerank vai além de atividades realizadas nos motores de busca, por isso é importante investir em ações por meio das redes sociais.

9. Traduza seu site

Se você está tendo um trabalhão para conseguir posicionar seus conteúdos na web, então vamos sonhar grande e aproveitar todos esses esforços da melhor maneira.

Afinal, sonhar grande exige a mesma energia que sonhar pequeno. Então ter grandes sonhos é o melhor para sua empresa, não acha?

Seguindo essa linha, contrate tradutores ou tenha uma equipe de pessoas para traduzir seu conteúdo para outros idiomas. Isso aumentará significativamente o seu público e também o Google Pagerank do seu site ou blog.

Sonhe grande e seja do tamanho do seu sonho!

Por que nem todos dão importância ao Pagerank?

Já batemos na mesma tecla algumas vezes durante este conteúdo: o Pagerank é a ferramenta que define sua posição nos buscadores online.

Mas mesmo assim alguns administradores de sites não dão tanta importância a ele, acredita?

Você já viu um time de futebol ser campeão sem se atualizar? Sem contratar novos jogadores ou investir em infraestrutura?

Bem difícil manter bons resultados sem atualização no futebol. Com o Google Pagerank é mesma coisa.

Isso porque o Pagerank é atualizado em média a cada três meses. E por isso muitos desanimam e acabam deixando essa ferramenta do Google de lado.

Mas mesmo assim reforçamos: se você quer acessos e resultados para o seu negócio, jamais deixe o Google Pagerank de lado.

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Não faça como muitos: fique atento com o Pagerank Google

Pronto, agora você já sabe o que é Pagerank e o site do seu empreendimento não corre o risco de ficar lá nas páginas acessadas por quase nenhum usuário.

Também conversamos sobre a importância de ficar por dentro de tudo que envolver esse tal de Google Pagerank, afinal, ele será o responsável por trazer tráfego e consequentemente potenciais clientes para dentro do seu blog.

Não paramos por aí.

Demos 9 dicas essenciais para conseguir uma boa pontuação no Google Pagerank e, assim, ficar em um lugar de destaque nos mecanismos de busca da internet.

E você também soube qual o motivo de alguns administradores deixarem essa ferramenta de lado, mesmo com toda a sua importância.

Agora, quando estiver entre outros blogueiros, você já sabe que não deve seguir esse tipo de conselho, pois será prejudicial ao seu negócio.

Então, é isso.

Não deixe de apostar no Google Pagerank e venha aqui no Blog contar como estão os resultados da sua empresa no ambiente digital.

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