Google Marketing Platform: saiba tudo sobre a plataforma
Lançado em julho de 2018, o Google Marketing Platform é a ferramenta que unifica os principais recursos de Marketing Digital e Analytics do Google. Acompanhe o conteúdo e confira os benefícios desta plataforma.
Não é de hoje que o Google está entre os principais canais do Marketing Digital. Milhões de usuários utilizam o site diariamente em busca de produtos e serviços, soluções e conteúdos informativos.
Para atender às demandas das empresas que anunciam no Google Ads, trabalham com SEO e Marketing de Conteúdo ou usam outros recursos, o buscador criou o Google Marketing Platform.
Lançada em Julho de 2018, a plataforma reúne as ferramentas Google de marketing e analytics e é integrada com os recursos da DoubleClick Digital Marketing. Por meio dela, o anunciante pode gerir campanhas, automatizar processos e encontrar insights do público-alvo.
Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre o Google Marketing Platform e seus benefícios.
O que é Google Marketing Platform?
O Google Marketing Platform é a unificação de alguns dos principais produtos de análise do Google. Lançada em julho de 2018, a plataforma oferece uma interface dinâmica com todas as informações que o usuário precisa.
Os serviços de anúncios DoubleClick e Google Analytics 360 Suite ganharam um novo espaço e agora fazem parte dessa nova plataforma. O objetivo principal do navegador com essa mudança é proporcionar uma usabilidade mais ágil e assertiva.
Além disso, o Google informou que deseja se adaptar a uma realidade onde os usuários tenham maior controle sob suas informações e oferecer maior domínio para seus trabalhos.
Ferramentas do Google Marketing Platform
A plataforma de Marketing do Google possui em seu catálogo 8 ferramentas utilizadas na divulgação de produtos na internet. São elas:
- Google Analytics: talvez a ferramenta do google mais utilizada, o Google Analytics também integra o Google Marketing Platform possibilitando uma visualização dinâmica das informações de leads e clientes;
- Data Studio: o objetivo desse recurso é integrar diferentes fontes de dados e os organizar de maneira customizada para melhor entendimento. Além disso, ele possibilita o compartilhamento dessas informações com outras pessoas;
- Google Optimize: plataforma de teste A/B que permite a experimentação de um site antes de seu lançamento. Com esse recurso, é possível visualizar pontos de melhoria no desempenho de domínio para assegurar uma boa funcionalidade ao usuário;
- Google Surveys: para que uma empresa possa compreender melhor sua audiência, o Surveys possibilita a criação de formulários personalizados que coletam e organizam as respostas dos usuários com eficiência;
- Gerenciador de tags: o Tag Manager facilita o processo de ranqueamento com uma varredura de erros garantindo um carregamento rápido;
- Campaign Manager 360: para a otimização da veiculação de anúncios online, essa ferramenta é a ideal. Isso porque, ela oferece suporte para gerenciamento de campanhas para sites e smartphones;
- Display & Vídeo 360: esse recurso permite a integração de dados com mídia por meio de um gerenciamento modular que alinha todos os processos que envolvem a produção de campanhas;
- Search Ads 360: a plataforma de Ads 360 foi criada para campanhas de pesquisa. Com ela, é possível acompanhar resultados dos anúncios e entender como elas influenciam os resultados de outros canais.
Vantagens do Google Marketing Platforma
Como vimos no tópico anterior, as principais ferramentas de publicidade do Google estão reunidas em sua plataforma de Marketing. Isso por si só já é uma mão na roda para o sucesso de todos os processos que compõem o desenvolvimento de uma campanha.
Mas, para além das inúmeras possibilidades que a integração traz, existem outros benefícios que utilizar essa plataforma pode oferecer às empresas, confira:
Rapidez nas ações de Marketing
A plataforma de marketing do Google possibilita a automação de diversos processos e tarefas diárias. Além disso, o usuário pode planejar e acompanhar todas essas ações com eficiência e agilidade.
Com isso, o desenvolvimento de campanhas se torna mais dinâmico e simples de acompanhar. Isso porque, todas as informações mais importantes são agrupadas de forma clara e com acesso rápido.
Mais controle nas campanhas
Nem todas as campanhas de Marketing são bem sucedidas e tudo bem, faz parte do processo de desenvolvimento. Mas, o que a empresa não deve esquecer, é que é fundamental observar com cuidado essas baixas e agir para contornar esses problemas.
Para isso, basta que o usuário fique atento aos insights que a plataforma oferece e faça alterações em suas campanhas. Desta forma, é possível assegurar uma boa experiência aos leads e clientes sem perder seus investimentos.
Maior eficiência nos compartilhamentos
Um dos principais fatores do Google Marketing Platform são as possibilidades de compartilhamento entre membros de uma equipe e de diferentes times.
Isso permite um alinhamento estratégico mais eficiente, transformando os esforços individuais em conquistas conjuntas.
Com a plataforma, esse diálogo é eficiente e os insights, ruídos e tomadas de decisões passam a envolver todas as pessoas que fazem parte do desenvolvimento das campanhas.
Visão ampla sobre público
Não é possível chegar a algum lugar sem um conhecimento profundo sobre a audiência. Portanto, é mais do que essencial que uma empresa reúna seus esforços para entender seu público-alvo.
Por meio de alguns dos principais recursos da plataforma de Marketing do Google, é possível observar o engajamento do público e formas de atrair ainda mais tráfego.
Plataforma de Marketing que une o que é importante
O Google Marketing Platform, lançado em julho de 2018, unifica as principais ferramentas do Google de forma eficiente e dinâmica. Com ele, as empresas encontram infinitas possibilidades de levar suas campanhas ao sucesso.
Dentre os recursos que compõem seu catálogo estão o DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite, nomes indispensáveis para quem desenvolve campanhas publicitárias.
A plataforma de Marketing do Google possui integração entre equipes, oferece insights valiosos para identificar pontos de melhoria e novas oportunidades, além de automatizar processos diários.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações