O que é Google Helpful Content? Saiba tudo sobre a atualização de conteúdo

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Publicado: 24 de janeiro de 2023 | Atualizado: 24 de janeiro de 2023.

O Google Helpful Content é uma atualização focada em estimular conteúdos que aprimorem a experiência do usuário e nos combate às práticas incorretas de SEO. Entenda como essa novidade interfere nos conteúdos da sua empresa. 

A qualidade dos materiais que são publicados diariamente na internet é uma preocupação constante para os produtores de conteúdo.

Afinal, é preciso criar peças capazes de gerar valor ao usuário e, de quebra, que sejam capazes de ter um bom posicionamento nos motores de busca.

Entretanto, há pessoas que utilizam técnicas para burlar os buscadores e posicionar conteúdos de baixa qualidade. Essa prática é conhecida como SEO Black Hat.

Pensando em punir as técnicas de Black Hat e estimular a criação de materiais realmente valiosos para o leitor, o Google lançou a atualização Helpful Content. 

Acompanhe o conteúdo e entenda tudo sobre o Google Helpful Content, como produzir materiais da forma correta e dicas de como adaptar as suas peças. Boa leitura!

O que é o Google Helpful Content?

O Google Helpful Content é uma atualização no algoritmo do buscador que visa melhorar a qualidade dos conteúdos que aparecem nos resultados de pesquisa.

O update foi anunciado no dia 18 de agosto de 2022 e terminou de ser implementado cerca de duas semanas depois.

Vale dizer que já tivemos diversas atualizações no algoritmo do Google com foco no conteúdo:

Helpful Content significa “conteúdo útil” em inglês. Ou seja, o Google quer que os criadores façam materiais focados em resolver os problemas do usuário e não apenas aparecer no topo da primeira página. 

Este artigo publicado no blog de desenvolvedores do buscador diz que a produção de conteúdo precisa considerar “pessoas em primeiro lugar”. 

Em outras palavras, a atualização de conteúdo útil tem como objetivo recompensar os materiais que forneçam a melhor experiência possível ao usuário. Ou seja, eles precisam ser produzidos para pessoas, não robôs. 

Pensando nisso, o buscador atualizou o algoritmo para priorizar o Google Helpful Content. Mas afinal, o que define um conteúdo como Helpful ou Unhelpful?

Entendendo o Unhelpful Content

google content

O Google classifica seus conteúdos em Helpful e Unhelpful – úteis e inúteis, respectivamente. Portanto, vamos entender cada um deles:

Helpful Content

Um conteúdo é considerado Helpful a partir do momento em que ele possui as seguintes características:

  • Foca em solucionar o problema do usuário;
  • Evita agradar os motores de busca acima de qualquer coisa.

O ranqueamento é super importante em qualquer estratégia de SEO. No entanto, o Helpful Content é aquele que se posiciona bem em consequência do valor que ele agregou à busca do usuário.

Se uma pessoa pesquisar “como vender na internet”, seu conteúdo com essa palavra-chave deve responder a essa pergunta. 

Por isso, dê dicas de ferramentas úteis, crie um passo a passo rico em detalhes, enfim, solucione o problema. 

A partir disso, o bom posicionamento acaba vindo com o tempo. Assim, sua marca constrói autoridade e estimula o buscador a priorizá-la em relação à concorrência. 

Entretanto, ter um conteúdo na primeira página não significa que o seu trabalho está concluído.

Algum tempo depois de publicar o material, é muito provável que existam novas informações relevantes sobre o tema. Com isso, é seu papel atualizá-lo para o manter útil por um longo período. 

Como recompensa, você pode ter um conteúdo bem posicionado durante anos, sem que ele perca a sua relevância.

Unhelpful Content

Se você costuma fazer pesquisas no buscador, já deve ter se deparado com alguns exemplos de Unhelpful Content (conteúdo inútil). 

Estamos falando de conteúdos em massa que não oferecem soluções ou caminhos para as pessoas solucionarem seus problemas.

Podemos encontrar bons exemplos de Unhelpful Content nos textos criados por inteligências artificiais, como o GPT-3 – uma tecnologia que replica a escrita humana com bastante semelhança.

O problema é que essa espécie de conteúdo é incapaz de gerar o mesmo valor que um artigo produzido por um redator experiente e capacitado. 

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Como produzir conteúdos da maneira correta?

A atualização Google Helpful Content faz com que seja necessário adotar algumas boas práticas em toda a sua produção para conquistar bons resultados com Marketing de Conteúdo. Vamos às principais:

Evite conteúdos genéricos

Evite escrever posts genéricos e incapazes de solucionar os problemas da sua audiência. 

Além disso, foque em textos criativos e originais para se destacar da concorrência. Assim, é natural alcançar bons resultados com a estratégia de produção de conteúdo – mais visitas, leads, autoridade e posicionamento.

Crie materiais de valor

A finalidade do seu conteúdo precisa ser a de resolver um problema ou indicar a melhor solução para o usuário. 

Portanto, os conteúdos devem ser baseados em dados, pesquisas, relatos importantes e outras fontes de informação capazes de agregar valor a esses materiais. 

Mapeie as necessidades do público

Para produzir conteúdos úteis, você precisa entender o que o seu público-alvo realmente precisa.

De nada adianta fazer materiais com pouco ou nenhum embasamento e torcer para que eles correspondam ao que o usuário está procurando.

Pensando nisso, faça um mapeamento para entender elementos como: 

  • Dores;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Dúvidas;
  • Hábitos.

Você pode coletar essas informações utilizando questionários, ferramentas de SEO ou simplesmente por meio de pesquisas inteligentes no próprio Google.

Adapte seu conteúdo ao Google Helpful Content

google helpful

O Google Helpful Content veio para mudar a forma que o conteúdo para internet é produzido. 

Com isso, é preciso adaptar as estratégias de Marketing de Conteúdo para contemplar a frase que está no centro desse update: “pessoas em primeiro lugar”.

Produza conteúdos verdadeiramente valiosos, capazes de dialogar com os problemas que as pessoas estão enfrentando e solucioná-los. 

Dessa forma, você sai na frente de todas as empresas que insistem na produção de conteúdo genérico e gera ótimos resultados para a sua empresa na internet.

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