Gestão de equipe: 5 dicas valiosas para gestores

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Publicado: 28 de julho de 2021 | Atualizado: 28 de julho de 2021.

Certamente, todos os negócios que possuem mais de uma pessoa no time precisam da gestão de equipe.

Afinal, os colaboradores são a peça chave para o sucesso de qualquer empresa. Por outro lado, é preciso saber como mantê-los engajados, produtivos e comprometidos com a busca pelos mesmos resultados.

Neste post separamos cinco dicas valiosas para você que busca aumentar a eficiência da sua gestão e tornar a sua equipe ainda mais produtiva.

Confira!

O que é gestão de equipes?

Antes de conferir as dicas, é importante que você saiba que a gestão de equipes é um processo que reúne boas práticas voltadas para o aumento da produtividade de uma equipe.

Além disso, dentro de cada grupo de colaboradores, existe um gestor. E é ele quem fica responsável por distribuir as demandas entre o time, de modo que mantenha a equipe sempre engajada, ativa e motivada.

É função do gestor ainda, definir as metas, avaliar resultados, direcionar adequadamente os recursos, gerenciar conflitos e alinhar o time de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

É muita responsabilidade, não é mesmo?

Por que fazer gestão de equipes?

Engana-se quem acha que fazer a gestão de equipes é uma tarefa desnecessária. Muito pelo contrário. Esse trabalho é extremamente importante para alinhar toda a equipe à missão, visão e valores da organização, ao passo que os mantém satisfeitos, motivados e comprometidos. 

Portanto, uma gestão eficiente é, sim, necessária para gerar resultados a longo prazo. E isso é determinante para o futuro de qualquer negócio.

Dessa forma, é provável que cada colaborador realize o trabalho com o máximo de desempenho possível, gerando um trabalho com produtividade e qualidade.

5 dicas de como fazer gestão de equipes

Confira agora 5 dicas fundamentais para tornar a sua gestão de equipes mais eficiente.

1 . Alinhe a missão, visão e valores

Como foi dito anteriormente, uma das principais funções do gestor é manter a equipe alinhada aos princípios da empresa. Normalmente, esses princípios estão descritos na missão, visão e valores da organização.

Este alinhamento é importante, principalmente em casos onde há trocas constantes no quadro de funcionários. Dessa forma, os novos colaboradores conseguem se alinhar com mais rapidez e facilidade.

2 . Mantenha uma comunicação eficaz

Você já deve ter ouvido falar que a comunicação é essencial para todo e qualquer tipo de relacionamento. E no ambiente corporativo não é diferente. 

Porém, é necessário que o gestor garanta a eficácia dessa comunicação. Certifique-se de que não há ruídos na comunicação e trabalhe com ferramentas que atendam as necessidades do time como um todo.

Plataformas como o slack e o google drive , por exemplo, podem ser eficientes na troca de informações, assim como no compartilhamento e armazenamento de arquivos que são de interesse coletivo.

3 . Valorize as habilidades de cada um

Para que as atividades fluem mais naturalmente, valorize as habilidades de cada colaborador de modo com que cada um trabalhe naquilo que mais atende as suas aptidões.

Talvez, um colaborador que está responsável pelas vendas dos produtos seja mais bem aproveitado se colocado no departamento de entregas, por exemplo. 

Por isso, passe um tempo com cada integrante do time. Assim, você consegue descobrir as preferências de cada um, assim como as demais tarefas que ele consegue se destacar.

4. Seja um exemplo

Antes de exigir algum tipo de comportamento dos colaboradores, seja um exemplo a ser seguido. Em outras palavras, seja o primeiro a estar alinhado aos princípios e a manter uma comunicação eficaz.

Afinal, a sua equipe precisa ter alguém para se espelhar. Além disso, você precisa passar respeito, confiança, e sobretudo, credibilidade em suas palavras e ações.

5 . Saiba dar e receber feedbacks

As devolutivas são uma via de mão dupla. Por isso, saiba trabalhar com o feedback para alinhar pontos importantes, não só sobre o desempenho de cada colaborador, como também sobre a sua própria forma de fazer gestão.

Por isso, tenha cuidado ao fazer críticas construtivas e esteja sempre atento ao que cada um tem a dizer. 

Dica extra: invista na tecnologia

Assim como é importante selecionar boas ferramentas de comunicação, também é importante que você busque o apoio da tecnologia para facilitar o trabalho da equipe como um todo.

Além disso, com o avanço da tecnologia nos últimos anos, surgiram várias ferramentas de gestão. Com elas, boa parte do seu trabalho e da sua equipe fica bem mais fácil. 

Afinal, muitas das ferramentas já possibilitam o agendamento de tarefas, monitoramento da equipe e roteirização de atividades a um clique de distância. 

Sobretudo se você for gestor de uma equipe de campo, afinal, fica bem mais difícil gerenciar uma equipe sem estar 100% de olho nos colaboradores, não é mesmo?

Se você gostou dessas dicas ou ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato com a gente. Será um prazer conversar com você!